Quando e como plantar morangos?
A popularidade dos morangos como cultura de frutos silvestres não pode ser negada: eles podem ser propagados de diferentes maneiras (com gavinhas ou sementes) e plantados em diferentes solos, e até mesmo em diferentes épocas do ano, em certas circunstâncias, é claro. Mas exatamente como plantar, o que usar no plantio, que vizinhos colher para frutos, como cuidar - informações para toda uma palestra. No entanto, pode ser muito interessante.
Preparação
Idealmente, se for selecionada uma área ensolarada e plana para os morangos, que seja protegida das correntes de ar (seus frutos estão um pouco assustados). Os morangos gostam da abundância de luz, adoram solos férteis, a ausência de ervas daninhas e também não toleram águas subterrâneas próximas.
Mas nas terras baixas, onde é especialmente frio pela manhã, os morangos criam raízes com dificuldade - pelo menos a colheita não será suficiente.
Material de plantio
As variedades reparadas são especialmente procuradas hoje, porque florescem ao longo da estação de cultivo, o que significa que os morangos não florescem apenas no inverno. Ou seja, duas ou até três safras podem ser colhidas de um arbusto por estação / ano.
Como escolher morangos para plantar:
- arbusto bem desenvolvido com 3-7 folhas;
- folhas brilhantes sem danificar e florir, com superfície lisa, sem manchas;
- saída não muito alta e forte;
- rim grande central;
- a raiz é clara, volumosa - se o sistema radicular for escuro, a planta está doente;
- 7 mm (no mínimo) é o diâmetro do colo da raiz, e se a raiz tiver mais de 2 cm de diâmetro, os morangos já começam a dar frutos no ano do plantio.
Se o arbusto de plantio floresceu, o tamanho da flor deve ser estimado. Uma inflorescência grande quase sempre promete uma grande baga, mas mudas com flores pequenas (ou mesmo sem botões) são inadequadas para o plantio. Se a casa de campo de verão for nova, os especialistas aconselham escolher não uma variedade, mas pelo menos 3-4 variedades de morangos. Isso contribui para a polinização cruzada, ou seja, aumenta a produtividade.
Se você deseja planejar uma colheita alta, é melhor levar mudas pertencentes às variedades elite da primeira reprodução. Faz sentido molhar as raízes antes de plantar, para o que se usa água com Kornevin, por exemplo. E também aí você pode adicionar um pouco de cristais de sulfato de cobre, mergulhe as raízes nisso por meia hora. Por que isso é feito: com grande probabilidade, após tais procedimentos, as mudas enraizarão mais rápido.
O solo
A área selecionada, ensolarada e alta, deve primeiro ser limpa. Remover detritos, arrancar ervas daninhas, pedras, folhas, galhos e remover deste local. Você pode remover tudo isso manualmente, ou pode tratá-lo com herbicidas, ou ainda cobrir a plantação selecionada com uma película densa. Sob o filme, as mesmas ervas daninhas morrerão em duas ou três semanas.
As pragas também terão que ser tratadas, porque as larvas dos insetos e os esporos dos fungos podem se transformar em problemas sérios. A este respeito, lavoura envolve o uso de água com amônia, você também pode usar a droga "Roundup" ou seu equivalente.
Para preparar uma solução de trabalho, você precisa agitar 100 g de um produto altamente concentrado em 10 litros de água. Essa solução é suficiente para 2 hectares de terra.
Ao lado do que você pode plantar?
É extremamente importante levar em consideração a vizinhança e a compatibilidade de culturas, porque vizinhos malsucedidos interferem uns nos outros, afetam-se negativamente. Você não deve plantar frutas ao lado de tomates, berinjelas e outras beladonas - os principais inimigos dos morangos, por assim dizer. Alcachofra de Jerusalém, girassóis, repolho e cravo também não devem ser vizinhos da baga.
Quais culturas são favoráveis como vizinhas para morangos: cenoura, rabanete, alho, cebola, espinafre, leguminosas, sálvia, alface, azeda, salsa. O bairro com flores - tulipa, íris, malmequeres, clematis, peônia, delfínio também terá sucesso. As leguminosas têm um efeito particularmente bom sobre os morangos: soltam notavelmente o solo e saturam-no de nutrientes. E para uma espécie de desinfecção do solo, usa-se alho e cebola, malmequeres, sálvia - eles não deixam os morangos adoecerem.
Distância de pouso
Existem muitas sutilezas e dimensões na engenharia agrícola. Por exemplo, é importante não apenas manter um equilíbrio entre solo adequado, variedade de qualidade e preparação geral: você precisa plantar morangos levando em consideração a distância entre os arbustos. Varia de 7 a 60 cm, o vão é grande, mas isso é ditado pelos métodos de plantio. Com o método do tapete, o espaçamento será mínimo, com o método da linha, o máximo. Também vale a pena falar sobre a profundidade de plantio: o ponto de crescimento (coração) deve ficar acima do solo. Abaixo / acima - e as mudas já estão crescendo mal, ou até morrendo por completo.
Se você tiver que plantar as raízes das mudas com um sistema radicular fechado, elas não precisam ser endireitadas.
Maneiras melhores
E agora, passo a passo sobre como exatamente plantar morangos ou morangos no local. Cada um desses métodos dá um bom resultado se você plantar e organizar os cuidados de acompanhamento corretamente.
- Camas trapezoidais. O método é bom nos casos em que não é possível fazer um sistema de drenagem. Temos que elevar manualmente as plataformas de terra. As camas são feitas em 3 fileiras, com intervalo de cinco metros. Suas bordas devem ser reforçadas com ramos, o que ajudará mais tarde na colheita. Em seguida, os canteiros são cobertos por um filme com orifícios previamente feitos nele, que proporcionarão ventilação.
- Túneis de filme. Uma ótima solução se o clima na região é mutável. Acima das fileiras com morangos, são colocados túneis feitos de filme, que protegem a cultura do excesso de luz solar, evaporação de umidade e correntes de ar de forma confiável. Mas você terá que mexer muito com eles: terá que monitorar indicadores como o nível de umidade e a temperatura exigida dentro do túnel.
- Sacos de plástico. O método também é comum para o cultivo de morangos de jardim. Nestes sacos é introduzido um substrato, que se mistura com fertilizantes, deve ser humedecido de forma regular e moderada. Neles são feitos furos em forma de cruz, e as mudas selecionadas são enviadas para lá. Um sistema de irrigação por gotejamento é fornecido aos sacos para que a planta receba a nutrição necessária. Aliás, a peculiaridade desta cama é a sua mobilidade, é muito conveniente movê-la.
- Camas verticais. Para implementar esta opção, você precisará de estopa, uma grade de construção, um tubo de plástico com um diâmetro bastante grande, pneus velhos ou vasos que permitem que você construa uma pirâmide de maneira conveniente e bonita. A opção é boa porque em uma área pequena economiza espaço, os morangos crescem de forma compacta, mas frutífera. É verdade que regar essas camas não é a ocupação mais confortável.
- Em uma pinha. Para que o arbusto da muda se posicione corretamente na cova, é necessário formar um montículo a partir do solo, no qual são colocados os morangos com as raízes distribuídas. Para simplificar o procedimento (e é bastante trabalhoso), você precisa usar uma pinha comum. Ele é colocado em vez de um monte, alguns grânulos de fertilizante são colocados nele e morangos são enviados a esse "trono". Uma ideia muito legal para uma boa colheita, a única questão é encontrar a quantidade necessária de pinhas.
- Em pneus. Este método também é usado para criar uma cama vertical. A altura do prédio é determinada apenas por decisão do proprietário do local, pois a estabilidade dos pneus em si é suficiente. Também plantam morangos em caixas e paletes, pneus são apenas uma variação.Embora os canteiros de flores sejam diferentes deles, o tamanho e o diâmetro dos pneus decidem. O virado pode então ser cilíndrico ou cônico. Os pneus precisam ser colocados uns em cima dos outros, preencher o solo por dentro. Pneus de diâmetros diferentes formam uma pirâmide, bigodes são plantados ao redor de todo o perímetro.
E se os pneus são iguais, simplesmente são feitos furos neles para o plantio de mudas.
De outros
Deve ser dito sobre métodos não tão exóticos. Por exemplo, o método do arbusto é o plantio de bagas com arbustos em intervalos de 50-60 cm, mas para que as plantas não se entrelacem (ou seja, as antenas terão que ser removidas regularmente). Mas o método, claro, é muito trabalhoso: além da remoção constante das antenas, é necessário também afrouxar o solo. Mas o resultado é excelente - uma grande baga, porque as condições para seu crescimento e desenvolvimento são simplesmente "sanatório".
E você também pode plantar morangos em fileiras, mantendo a distância entre os arbustos em 20 cm, e nos corredores - 40 cm. O solo também terá que se afrouxar constantemente, combater as ervas daninhas e lembrar de tirar o bigode. Ou seja, a mesma laboriosidade do processo de cultivo dos bagos será a principal desvantagem do método, mas a principal vantagem é uma excelente colheita. O método de nidificação está associado à formação dos chamados ninhos de morangueiro. Uma planta deve ser plantada no centro, mais 6 peças ao redor da circunferência, 7 a 8 centímetros. Sim, provavelmente será necessário muito material de plantio, mas espera-se que a colheita seja grande.
O método de plantio mais fácil é o chamado carpete, porque o bigode não precisa ser retirado da planta, a cultura cresce em toda a área. Além disso, variedades de cobertura vegetal naturais são formadas sob os arbustos. E o mulch não cria apenas um clima confortável para o desenvolvimento da planta, ele faz uma barreira para as ervas daninhas, ou seja, também é necessário que a grama não cresça ao lado dos morangos. Nem todos são métodos de plantio: os morangos são plantados em sarjetas, em sulcos longos, em cristas e muito mais. Mas é raro plantar uma planta - não significa garantir uma colheita especial, muitas vezes é feito devido à compactação do local, para fins decorativos e atualização do projeto paisagístico do jardim e da horta.
Como plantar corretamente em terreno aberto?
Existe uma tecnologia de plantio de mudas e existe uma tecnologia de plantio de sementes. O primeiro método é mais comum e apresenta menos riscos.
Plantinha
As regras são simples: cerca de 2 semanas antes do plantio das mudas em campo aberto, elas precisam ser endurecidas, acostumadas às condições em que os morangos devem crescer. Durante o dia, isso é feito pela primeira vez em meia hora, depois a sessão se torna mais longa e se repete várias vezes ao dia. Um dia antes do plantio dos morangos, eles são levados para a sacada / varanda, onde a temperatura do ar atingiu 10 graus positivos. Quando não houver mais ameaça de geadas de retorno, o solo deve aquecer até pelo menos +12. Ou seja, geralmente é meados de maio, início de junho - neste momento é seguro plantar a baga. Seria ótimo se ela fosse para o solo negro fertilizado com cinzas.
Técnica de desembarque:
- preparar o terreno - cavar, remover ervas daninhas e pragas;
- um dia nublado ou hora após o pôr do sol são bons para o desembarque;
- com o método padrão, os furos são colocados entre 35-50 cm e o espaçamento entre linhas será de 40 cm;
- o solo retirado das covas deve ser misturado com fertilizantes (por exemplo, para 1 balde de terra, 2 copos de cinzas, para um balde de estrume e húmus);
- em cada cova é feita uma lâmina de mistura de solo, onde a muda é instalada, suas raízes são esticadas, a mistura de solo vai para a cova, despeja água ali;
- Marco - após o plantio, o coração da muda deve estar no nível da superfície.
Resta polvilhar os buracos com mudas neles com terra, cobertura morta usando uma película de cobertura (pano, fibra agrícola). E também mulch feito de palha ou grama seca serve.
Sementes
Este processo provavelmente será mais complicado. Normalmente, as sementes são colocadas primeiro em um guardanapo, embebidas em uma mistura de ácido succínico por pelo menos um mês, e depois armazenadas na geladeira. Então, compra-se um solo para flores de alta qualidade, coloca-se um recipiente de plástico, cheio até a metade com esse solo.
50 sementes são colocadas na superfície do solo, elas também precisam ser regadas. O recipiente é coberto com uma tampa, esconde-se por 8 dias em local aquecido com rega a cada 3 dias. E assim - até que os tiros sejam perceptíveis. E então a terra com essas mudas é plantada em terreno aberto da mesma forma que as mudas prontas.
As nuances do plantio em diferentes épocas do ano
O plantio na primavera é bom porque a planta tem tempo suficiente para formar um sistema radicular desenvolvido, congela menos no inverno. O solo absorve bem a água derretida, ou seja, os morangos terão que ser menos regados. É verdade que a principal desvantagem é significativa - você pode esperar por uma colheita de alta qualidade apenas no próximo ano.
Mas o plantio de outono aproxima o momento da colheita. Aliás, é mais fácil escolher o material de plantio no outono, desde o clássico "Victoria" até variedades completamente raras. No solo aquecido no verão, os morangos se enraízam bem, pois os arbustos se desenvolvem mais rápido. Na verdade, há apenas um risco (também é uma desvantagem) - o arbusto pode não ter tempo de criar raízes até a primeira geada.
Cuidados de acompanhamento
As peculiaridades de cuidar da baga não são tão assustadoras quanto os iniciantes às vezes parecem. Embora a cultura despretensiosa não pode ser chamada.
Um pouco sobre regar as frutas:
- se crescer em argila, você precisa ter um cuidado especial com a rega - a planta precisa de uma quantidade regular e suficiente de água;
- é melhor regar os morangos pela manhã para que a umidade seja absorvida pelo solo antes mesmo do anoitecer;
- enquanto não houver flores na planta, ela pode ser regada por aspersão (a irrigação por gotejamento também é possível);
- depois que as mudas vão para o solo, o arbusto também deve ser regado e aspergido com adubo (a água ficará melhor retida no solo);
- nas primeiras semanas, a rega deve ser tratada com atenção especial - a planta deve criar raízes bem, então a rega é reduzida para uma vez a cada 3 dias.
A rega excessiva também não deve ser, caso contrário, a planta ficará vulnerável à geada, muitas vezes doerá. Fertilizar morangos, é claro, também é necessário. Normalmente, os fertilizantes são aplicados no solo com antecedência, mais frequentemente durante a escavação no outono. Durante o período vegetativo, a planta deve ser alimentada três vezes ao dia: antes da formação das flores, após a frutificação e antes da preparação para o inverno. Ou seja, na primavera, verão e outono. Mas se o solo no local estiver esgotado, você precisará alimentá-lo constantemente - tanto com fertilizantes minerais quanto com matéria orgânica.
Na primavera, os morangos são sempre alimentados com nitrogênio. No outono, durante a escavação, o fósforo e o potássio são introduzidos no solo, o que tem um bom efeito no desenvolvimento do rizoma. Aliás, esses componentes também são necessários para a doçura da baga.... Os fertilizantes minerais podem ser substituídos com segurança por fezes de galinha ou esterco (só precisam ser diluídos em água e observar todas as proporções necessárias). No cuidado do morango, não se deve esquecer de utilizar um instrumento exclusivamente desinfetado, que é através dele que muitas vezes as pragas chegam aos arbustos de morango.
Pode ser difícil para os iniciantes cuidar da cultura: faz sentido manter um diário de procedimentos, anotar o que foi feito e quando. Aliás, é bem possível fazer isso em um smartphone, e ao mesmo tempo habilitar a função de lembretes das próximas manipulações.
Possíveis erros
Infelizmente, existem muitos deles, e alguns deles são permitidos por novos jardineiros com suas próprias mãos. Não vale a pena se preocupar, muito pode ser consertado, mas ainda é melhor fazer um treinamento teórico. Isso o salvará rapidamente de possíveis erros.
Cultivamos morangos corretamente.
- Esta baga pertence às culturas de envelhecimento rápido. Os arbustos não devem permanecer no mesmo lugar por mais de 5 anos. Seria bom plantar um novo canteiro anualmente e limpá-lo após 5 anos. Assim, vários grupos de arbustos se formarão na horta: novas plantações, frutificação do primeiro ano (a colheita será pequena), parcelas produtivas de três anos, parcelas produtivas de quatro anos e um plano de envelhecimento de cinco anos, que será então arrancado e preparado para um plantio de hortaliças.
- Cultivar as mesmas variedades todos os anos não é totalmente produtivo. Os patógenos se adaptam bem à variedade de vida longa e a atacam com mais eficácia. Mas aqui também há uma nuance: nenhuma publicidade, nenhum especialista garantirá o sucesso da variedade nesta ou naquela área. Você tem que compreender tudo por sua própria experiência, exclusivamente por experimento e análise.
- O solo onde a nova planta será plantada deve ser "repousado" dos morangos por pelo menos quatro anos. E de batatas, tomates e berinjelas - pelo menos alguns anos. É ótimo se as bagas forem plantadas na área onde a beterraba e a cenoura costumavam crescer.
- O morango é uma planta que dá o máximo rendimento no segundo ano de plantio.... Ou seja, seu período de frutificação é muito limitado, o que deve ser levado em consideração com antecedência. Os iniciantes podem nem saber que a primeira temporada os deixará sem frutos e até mesmo desenterrará arbustos "sem sentido".
- Esta cultura é do sul porque adora lugares quentes e ensolarados. Terras baixas e úmidas são a pior coisa a se escolher para um morango. As raízes da baga congelam, molham-se, ferem-se e suportam mal a sua função. E aqui não há adaptações: apenas um local adequado e a criação de condições confortáveis para os frutos silvestres. É ingênuo acreditar em arbustos de morango tolerantes à sombra, especialmente se os vendedores de mudas "vivas" no mercado o dizem - é apenas uma jogada de marketing.
- Durante o período de maturação da colheita, a falta de rega também afetará negativamente o crescimento dos frutos.... Morangos pequenos e letárgicos costumam ser o resultado de irrigação insuficiente.
- Cozinhar um jardim com pressa é o mesmo erro... É preciso começar a preparar um ano antes do plantio (ou até dois), com a escavação obrigatória, a introdução de uma quantidade considerável de matéria orgânica, com o cultivo de adubo verde.
- E muitas vezes os iniciantes escolhem arbustos de morango jovens com folhagem muito exuberante, provavelmente, parece-lhes ser sinônimo de boa saúde de mudas.... Mas este é um movimento errado: um arbusto plantado no solo começará a consumir muita nutrição para manter as folhas, e a planta jovem não resistirá a um vetor tão estreito. Ele precisa ficar mais forte, criar raízes e toda a energia vai para as folhas.
- Longas raízes de morangos precisam ser torcidas em ninhos, embora muitos iniciantes tenham medo disso.... Eles espalham as raízes vigorosamente, com medo de torcê-las em espiral. Mas a raiz longa é uma longa transferência de poder. Portanto, o comprimento das raízes durante o plantio não deve ser superior a 10 cm, elas podem ser aparadas com tesouras limpas (desinfetadas).
E claro, você não pode plantar arbustos de diferentes idades intercalados... Não haverá resultados impressionantes, as plantas interferirão umas nas outras. Provavelmente, todos começarão a doer. Este é o preço de uma pequena baga deliciosa, doce e comparável. Se é alto, cabe ao próprio jardineiro.
Mas o processo de crescimento, por mais problemático que seja, costuma ser um prazer. Afinal, não é à toa que dizem que a terra nutre não só as culturas que nela crescem, mas também a pessoa que segue tudo isso.
O comentário foi enviado com sucesso.