De que tipo de solo o morango gosta?

Contente
  1. Que tipo de solo é necessário?
  2. Preparando o solo para o plantio
  3. Depois do qual você pode plantar morangos?

A baga é mais popular do que os morangos, você ainda precisa procurar. Pelo menos todo jardineiro busca adquirir um par de canteiros em seu terreno para plantar uma fruta doce. Mas nem todo mundo sabe onde é melhor para ela crescer: que tipo de solo ela prefere, como preparar o solo para o plantio, como fertilizar e assim por diante. A questão é muito importante, porque está em jogo a colheita do morango. Vale a pena entender.

Que tipo de solo é necessário?

Os morangos são, felizmente, uma cultura prolífica. Ele cria raízes bem, mesmo em solos não os mais adequados. Mesmo assim, a composição do solo é importante: se os morangos forem colocados no solo com a acidez errada, os indicadores errados, o fruto ficará azedo. Morangos pequenos também costumam ser um erro na composição do solo, e uma pequena colheita costuma estar associada ao preparo insuficiente da terra.

O que NÃO é adequado para morangos:

  • solo de argila - não conduz o ar bem o suficiente, congela rapidamente;
  • arenoso - nesse tipo de solo faltam nutrientes, ele se aquece rapidamente sob a luz ultravioleta e logo perde umidade;
  • turfa e solo calcário tem uma composição que não é adequada para o crescimento de morangos.

Mas a melhor escolha de solo para morangos de jardim será solo argiloso e argiloso. Por que: ambas as opções são de excelente permeabilidade ao ar, não acumulam umidade, ao mesmo tempo não secam muito rapidamente, contêm nutrientes valiosos na balança e, o que também é importante, não formam uma crosta.

Qual deve ser o solo para os morangos em termos de acidez:

  • amores de morango solo levemente ácido, com pH neutro de 5,5-7;
  • o nível de acidez pode ser determinado usando um teste de tornassol - um cantinho com terra é mergulhado em um copo de água, um teste de tornassol é enviado lá, se ficar azul ou verde, o solo está adequado;
  • solo muito ácido - perigo para o sistema radicular, tal solo está esgotado, contém pouco nitrogênio, potássio e fósforo, mas muito alumínio e ferro;
  • o aumento da acidez do solo é determinado pelo vermelho (ou perto disso) divórciosque ocorre entre as cristas, pela cor enferrujada da parte superior do solo, pela abundância de ervas daninhas em crescimento, como rabo de cavalo e junco.

Se o solo for ácido, é necessário enriquecê-lo com cal. Mas vale a pena se preparar: a composição vai mudar por vários anos. Porém, se o solo é alcalino no local, a situação não é melhor. Isso significa que o solo carece de nitrogênio e fósforo, mas o cobre e o zinco são abundantes nele. As folhas de morango vão enrolar e cair. O solo terá que ser acidificado com fertilizantes ideais.

Resumindo: para um melhor crescimento dos morangos, deve haver solo levemente ácido ou solo com reação neutra no local. A composição de solos levemente ácidos é quase ideal para bagas, e solos com uma reação neutra não são melhores de serem encontrados.

Preparando o solo para o plantio

As condições podem não ser as ideais, o solo não é exatamente o que gostaríamos, mas isso não é motivo para recusar o plantio de morangos. É preciso atuar em duas direções: tratamento do solo e fertilização.

Tratamento

Se o local for novo e nunca tiver sido usado antes, sua preparação deve ser levada especialmente a sério. Isso levará um ou dois anos. Em primeiro lugar, o local espera uma escavação profunda, limpeza de ervas daninhas, remoção de pedras, raízes, galhos. Se necessário, o solo deverá ser desoxidado. Isso geralmente é feito com cinza de madeira ou farinha de dolomita rica em magnésio.

Etapas de processamento do site.

  1. O enredo, ou melhor, a parte que deveria ser dada para os morangos, protege das correntes de ar e ao mesmo tempo está aberto ao sol. O ideal é que árvores não muito altas cresçam ao redor do perímetro, o que criará uma sombra nos canteiros de morangos. O local em si deve ser plano, se houver uma inclinação, então uma pequena. Mas nas terras baixas, os morangos não crescem bem, porque há excesso de umidade ali.
  2. À medida que o solo é usado, organismos patogênicos se acumulam nele cada vez mais, que prejudicam as safras cultivadas. Lá, larvas e insetos, que são ativados na primavera, podem passar o inverno tranquilamente. Portanto, o solo deve ser descontaminado. Se você fizer isso quimicamente, precisa entender todos os riscos. Por exemplo, o famoso sulfato de cobre é usado no máximo uma vez a cada cinco anos, caso contrário, o cobre se acumulará excessivamente no solo.
  3. O fungicida TMTD não é considerado perigoso para as culturas, portanto, é perfeitamente possível usá-lo antes de pousar. É prejudicial para a phytophthora, não deixa chance de apodrecimento da raiz. Alternativamente, o fungicida "Rovral" também não é ruim, pode ser enviado para a cova de plantio sem medo. Ele protegerá com sucesso os arbustos de bagas de fungos.
  4. Para uma desinfecção mais segura, são adequados produtos biológicos, que são ainda mais fáceis de recolher... Além disso, eles não apenas desinfetam o solo, mas também curam as plantas. E em qualquer estágio de crescimento. Entre esses meios estão "Gamair", "Alirin-B", "Fitosporin-M", "Baktofit".
  5. Também existe método agrotécnico de desinfecção, e deve ser usado corretamente. Desenterrando o solo em setembro ou outubro, você deve limpá-lo manualmente de resíduos de plantas. E na área entre os canteiros, é imprescindível plantar plantas que funcionem como repelentes eficazes. Ou seja, eles vão espantar os insetos, protegendo assim a plantação. Que plantas são essas: malmequeres, absinto, alho, tanásia e também capuchinha.

Jardineiros experientes que cultivam morangos em campo aberto aconselham não abandonar os métodos "antiquados". O solo do local, que é usado há pelo menos 3 anos, precisa ser cavado em camadas. Em seguida, as camadas do solo são empilhadas em pilhas, não esquecendo de processá-las com esterco líquido. E por 3 anos a terra vai "descansar", mas os proprietários terão que cavar as camadas de vez em quando e remover as ervas daninhas a tempo.

Este período de descanso é muito útil para o solo, no qual esporos de fungos perigosos e outros patógenos morrerão durante este período. E as sementes das ervas daninhas também vão pegá-lo.

Em suma, basta dar um descanso à terra e, em 3-4 anos, ela estará quase perfeitamente pronta para o cultivo de morangos.

Fertilizantes

A fertilidade do solo é, senão tudo o que é necessário para a qualidade da colheita, então um fator extremamente importante para o crescimento bem-sucedido. Por exemplo, deve haver pelo menos 3% de húmus no solo. Húmus é o nome de compostos orgânicos nitrogenados que aparecem como resultado da decomposição de resíduos vegetais. E as minhocas e alguns microorganismos ajudam nessa formação.

Características da alimentação no outono.

  • É importante, pois o rendimento da próxima temporada também dependerá disso.... Se você adicionar serragem, palha, turfa e, claro, folhas caídas ao solo, na primavera tudo apodrecerá e se assentará no solo. E esta é uma ótima maneira de fertilizar o solo naturalmente com nitrogênio.
  • Mesmo antes da cobertura morta, vale a pena adicionar superfosfato ou humato de potássio ao solo. Essas substâncias irão se dissolver no solo por um longo tempo, devido ao qual o solo ficará saturado com componentes significativos. E ficará cheio por muito tempo.
  • O estrume é frequentemente usado na fertilização do solo, por isso pode (e deve) ser poupado. O estrume é diluído um a um com água, após o que deve ser infundido por 10 dias. A solução é regar entre as camas.
  • Se o plantio de morangos for planejado para o outono, o solo deverá ser preparado 2 semanas antes.... Basta adicionar superfosfato duplo ao solo.
  • Também faz sentido colocar areia grossa entre as cristas após o plantio de frutas no outono. Esta é uma boa maneira de se proteger de ataques de pragas.

É verdade que também há uma história inversa: os jardineiros novatos têm tanto medo de que a terra fique insuficientemente saturada de fertilizantes que é banal alimentá-la em excesso. Mas a superalimentação é ainda mais perigosa, muitas vezes até morangos teimosos morrem por causa disso. E se você exagerar com curativos contendo nitrogênio, um enorme arbusto de morango verde crescerá. Só sem frutas. Aliás, a superalimentação acontece com verbasco e fezes de frango. Se ocorrer superalimentação, nada mais é adicionado ao solo durante o ano.

Dicas de jardineiro - Truques para uma alimentação adequada:

  • se você fertilizar o solo produtos lácteos fermentados (soro de leite, por exemplo), será saturado com fosfato, cálcio, enxofre, nitrogênio;
  • produtos de leite fermentado são desejáveis misture com cinza de madeira ou mesmo estrume;
  • alimentação de fermento acidifica bem o solo, a planta cresce melhor (basta deixar o pão de molho por uma semana, e depois diluir com água na proporção de 1: 10);
  • o seguinte curativo de cobertura também será eficaz (por 1 litro de água): 30 gotas de iodo, 1 colher de chá de cinza de madeira, 1 colher de chá de ácido bórico.

Cada variedade requer alimentação individual. E isso nem sempre é indicado pelo fabricante na embalagem de sementes, e se você comprar mudas prontas, as informações são ainda menos conhecidas. Na maioria das vezes, já no decorrer do crescimento, o jardineiro começa a entender o que a variedade precisa especialmente.

Depois do qual você pode plantar morangos?

A rotação de culturas é um elemento indispensável da horticultura e horticultura, sem a qual não se pode esperar uma colheita estável e boa. Além de melhorar a fertilidade do solo, a rotação de culturas reduz o risco de contaminação das plantas. As raízes de morango, em sua maioria, ficam bem próximas à superfície do solo, a cerca de 20-25 cm dela. Portanto, as plantas que estavam no jardim antes dos morangos devem ter um sistema radicular que consome os alimentos das camadas inferiores do solo. Assim, a nutrição das safras será racional, os morangos não se estabelecerão em solo empobrecido.

Os melhores predecessores de morangos são siderados... São culturas verdes que ajudam os solos esgotados a serem saturados com nutrientes essenciais. Estes são principalmente mostarda, tremoço, ervilhaca, phacelia. A Siderata faz um excelente trabalho de soltar o solo. Se você cortar seus caules e depois enterrá-los no solo, as raízes permanecerão na espessura e se decomporão ali. Conseqüentemente - melhor permeabilidade ao ar no solo. O cultivo de adubo verde é considerado um método totalmente seguro, natural e justificado.

Depois do qual as plantas não podem ser plantadas com morangos:

  • batata - tanto devido ao risco de requeima (inerente a ambas as culturas), e devido a danos por um verme perigoso, e porque depois das batatas não há nada para tirar os morangos do solo na profundidade necessária;
  • abobrinha - durante o seu ciclo, esta planta esgota o solo, sendo também considerada "devoradora" de azoto, o que faz com que os morangos que crescem no local de uma medula vegetal corram o risco de abrandar o seu crescimento;
  • pepino - ambas as culturas têm medo de fusarium, e o pepino também tira muito nitrogênio do solo;
  • tomates - acidificam o solo o suficiente, o que os morangos simplesmente não toleram, e ambas as plantas têm medo da requeima.

Plantas precursoras de morango aceitáveis ​​incluem beterraba, cenoura e repolho. Você pode plantar morangos no local onde crescem cebolas, rabanetes, ervilhas, mostarda e alho.

Processe, fertilize, verifique a acidez - o jardineiro tem muitas preocupações... Mas parece que os morangos, em termos de suas características de sabor e previsões de produção, justificam todas essas preocupações e problemas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário