É possível plantar alho em morangos e como cuidar do canteiro?
Como economizar espaço quando o site é pequeno? Você pode, por exemplo, plantar mais alho em um jardim de morango? E por que aqueles que não têm déficit de terras fazem isso de qualquer maneira? Com o material do artigo, você descobrirá se é possível plantar alho em morangos e como cuidar de tal cama, e também falaremos sobre as vantagens e desvantagens de tal bairro.
Prós e contras de pousar
No final das contas, o vegetal quente é ótimo em uma horta de morangos. O alho ainda contribui para maiores rendimentos de morango, então as colheitas são compatíveis, e esta vizinhança é de benefício mútuo.
Você pode plantar alho em morangos com segurança se quiser obter frutos limpos, sem "química".
Obviamente, essa compatibilidade tem mais vantagens do que desvantagens:
- uso racional da terra;
- não há necessidade de aplicar fertilizantes químicos para alimentar morangos;
- coleta de safras ambientalmente corretas;
- evitar o esgotamento do solo;
- economia em fertilizantes;
- protegendo morangos de pragas e doenças.
O alho é considerado um inseticida natural, plantá-lo ao lado dos morangos protege a colheita da baga das seguintes pragas:
- pulgões;
- Urso;
- formigas de vários tipos;
- ácaros da aranha;
- vermes e lesmas;
- gorgulhos do morango, etc.
As propriedades fungicidas do alho ajudam os morangos a lidar com as seguintes doenças:
- requeima e fusarium;
- podridão de cores diferentes (cinza, branco, etc.);
- oídio;
- mancha branca;
- antracnose, etc.
Entre as desvantagens, talvez apenas a dúvida que alguns jardineiros expressam: Dizem que o alho não ajuda o morango, mas, ao contrário, só leva ao seu "rastro". As pragas supostamente contornam a cultura das queimadas e "grudam" com zelo duplo nos arbustos de bagas.
Além disso, como argumentam os oponentes da vizinhança alho-morango, essas culturas têm um inimigo comum - o nematóide.
Esta é uma praga que come morangos e alho de forma igualmente glutona, e todas as plantas morrem. É quase impossível vê-los assim (eles se reproduzem e vivem no nível das raízes), então os residentes de verão costumam se surpreender quando as mudas morrem.
E eles simplesmente sugam a seiva das plantas através do sistema radicular, este último murcha e na melhor das hipóteses eles simplesmente não darão frutos, na pior, eles morrerão. Como essa versão é plausível, todos podem verificar em seu site plantando alho em uma horta de morango.
Aliás, os adeptos desse bairro dizem que o morango também ajuda o alho: perto dele, este forma cabeças mais fortes e maiores. E contra um inimigo comum existe um caminho seguro - plantar malmequeres, crisântemos ou calêndulas nas proximidades.
Você pode simplesmente espalhar as copas dessas plantas com flores entre arbustos de morango e alho. Portanto, há mais vantagens em favor do plantio conjunto e, portanto, muitos imediatamente após o plantio de morangos adotam a propagação da cultura em chamas entre os arbustos de bagas.
Como plantar corretamente?
A agrotecnologia de cultivo de alho junto com morango é bastante simples. O plantio do cravo-da-índia é realizado da seguinte forma:
- escolha dentes de alho de inverno para plantar (embora o alho de primavera também seja adequado, sujeito a certas regras);
- entre os arbustos de morangos de jardim e buracos soltar o solo;
- plantar alho em solo solto a uma profundidade de 4-6 cm;
- então você precisa fazer cobertura morta (para isso eles tomam composto ou húmus, misture com cinzas);
- no final, eles constroem um abrigo adicional feito de palha (folhas caídas ou grama cortada também são adequadas para esse negócio).
O melhor é colocar as fileiras de alho no corredor dos arbustos de morango. Alguns residentes de verão não cobrem imediatamente a plantação, mas despejam as cinzas de madeira misturadas com o solo nas reentrâncias. Aliás, eles não têm pressa em regar os dentes imediatamente plantados (se for alho de inverno).
O curativo mineral é feito no outono, acredita-se que assim o alho ganha força para um maior crescimento, e na primavera é alimentado com uma composição orgânica e um pouco mais de mineral - isso já é mais necessário para a formação de lindas cabeças.
As variedades de inverno são plantadas em meados de outubro, quando toda a colheita de morango está totalmente colhida e todas as medidas foram tomadas para preparar a colheita para o inverno.
Esse alho surge cedo (em abril) e, posteriormente, forma grandes cabeças com um diâmetro de 6-8 cm. Durante todo o verão, além das flechas, você pode comer os topos vitamínicos do alho sem tocar na parte subterrânea. Se você desenterrar todo o alho, uma nova plantação virá na nova estação. Cultivar morangos e alho juntos ou não é a escolha de todo jardineiro.
Devemos também levar em consideração as condições de cultivo. Se não for possível fazer isso em uma plantação, você pode colocar os canteiros de alho ao lado dos morangos: os fitoncidas de alho de qualquer forma farão seu trabalho para a cultura de bagas.
Cuidado de cama de jardim
Cuidam do alho que cresce na mesma plantação com o morango, da mesma forma como se a cultura crescesse sozinha: regar na hora certa é importante, é preciso afrouxá-la, passar o tempero. Só todas as medidas agrotécnicas são realizadas com muito cuidado para não "alarmar" o vizinho.
Aliás, os oponentes do plantio conjunto argumentam que não é possível trabalhar com cuidado sob as condições do bairro, que as raízes do morango ainda se tocam a cada vez que soltam o solo, ao desenterrar o alho, mesmo na hora do plantio. Mas depende do jardineiro.
Para obter grandes cabeças de alho, você precisa quebrar as flechas. Não precisam de ser deitados fora - são adequados para a alimentação: são cozidos, fritos, escaldados, podem ser congelados para o inverno ou simplesmente preparar uma infusão contra as pragas do jardim. Eles contêm ésteres de alho, que são prejudiciais para muitas doenças e criaturas de jardim prejudiciais.
A propósito, se o alho é plantado apenas para proteger os morangos e criar um ambiente favorável para o seu desenvolvimento e frutificação, então você não deve prestar muita atenção aos cuidados e não precisa desenterrá-lo para o inverno. Se você deixá-lo no solo, na primavera ele germinará brotos de cura para os morangos.
Muitos jardineiros colhem apenas parcialmente de tais plantações de alho, como dizem, eles cavam por conta própria, mas principalmente cultivam alho em morangos especificamente para obter uma boa colheita de frutas silvestres.
Se morangos são primários, o cuidado pode não ser tão completo, pois o alho é exigente e brotará de qualquer maneira.
A única condição, talvez, que deve ser cumprida é a rega regular. Mas os morangos não se desenvolverão bem sem isso: tanto as colheitas de frutos quanto as de alho como solo úmido. Se estiver quente, então você precisa regá-lo em 3-4 dias, se o tempo estiver chuvoso, é suficiente 1 vez em 5-7 dias ou dependendo das condições climáticas.
O comentário foi enviado com sucesso.