Regras e tecnologia para regar morangos
A rega de morangos, como qualquer outra cultura de jardim, deve obedecer a todas as recomendações necessárias. Somente neste caso a quantidade necessária de umidade será fornecida às raízes da planta. Em certos momentos, a rega é combinada com a alimentação das plantas.
A necessidade de regar
Os morangos, independentemente da variedade, são um dos principais consumidores de água. Durante o período de frutificação, incluindo o amadurecimento dos frutos, a quantidade de umidade deve ser suficiente para que a colheita seja uma quantidade decente e os bagos sejam saborosos e saudáveis.
Se negligenciarmos a rega, descartando tudo para a precipitação, o que em certos dias e até semanas pode não ser, então as plantas vão secar. Com umidade excessiva, os morangos podem, ao contrário, apodrecer - eles não crescem em solo pantanoso.
Quando você achar que o fluxo de água está muito alto, o sistema de irrigação precisa ser modificado.
Com que freqüência você deve regar?
Não importa que tipo de morango é usado - remontant, "Victoria" e outras variedades semelhantes, um híbrido de morangos e morangos, ou morangos "puros": o regime de rega ideal para cultivo em estufa é uma vez à noite. Ao mesmo tempo, todo o volume de água é despejado imediatamente - para cada arbusto. Para facilitar o crescimento e o desenvolvimento dos arbustos de morango, use medidas adicionais - soltar o solo sob o arbusto, fazer cobertura morta.
Você pode plantar morangos em sombra parcial - os canteiros ficam próximos a árvores frutíferas, enquanto a influência do calor e do calor será enfraquecida, o que torna possível reduzir a irrigação para uma ou duas vezes a cada 2-3 dias.
Os morangos não "gostam" da terra, que parece lama líquida - em tal solo, a água finalmente deslocaria o ar de sua zona radicular e, sem respiração normal, as raízes apodreciam e morriam.
Quantidade e temperatura da água
Para cada arbusto novo recém-plantado, você precisará de cerca de meio litro ou um litro de água por dia. Os arbustos cultivados com 5 anos de idade - neste exato momento os morangos dão frutos tanto quanto possível - requerem até 5 litros de água por dia. Não importa como será introduzida no solo - por irrigação de uma mangueira ou por gotejamento - a quantidade de água é adicionada por litro adicional por dia todos os anos. Em seguida, os arbustos são transplantados - os morangos velhos reduzem gradualmente o número de frutas de cada metro quadrado de matagal.
Temperaturas abaixo de 16 graus (água fria) são geralmente proibidas para regar: um resfriamento acentuado do solo em 20 graus ou mais pode retardar a reprodução e o desenvolvimento de qualquer horta. Os morangos não fogem a esta regra: se despejar praticamente água gelada sobre um solo aquecido a 40 graus, as plantas começam a amarelar e a morrer, “considerando” que veio uma forte onda de frio.
Horas do dia
Durante o dia, com calor e céu limpo, não é possível regar as plantas, nem mesmo as árvores frutíferas, sem falar nas bagas, que incluem os morangos. As gotículas de água que caem nas folhas e caules, frutos maduros, desempenham o papel de recolher as lentes que concentram o fluxo da luz solar. E onde estava a queda, haverá uma queimadura. O solo derramado, imediatamente aquecido sob os raios quentes do sol, se transformará em uma espécie de banho-maria: água a 40 graus literalmente escaldará as plantas vivas.
A rega deve ser feita ao pôr-do-sol à noite ou de manhã antes do nascer do sol.Em tempo nublado, quando a luz do sol está espalhada, você pode regar os morangos durante o dia - por qualquer meio. Se o sol está fraco, mas os raios ainda rompem a cobertura de nuvens, a aspersão não deve ser feita. A irrigação por gotejamento pode ser deixada durante a noite: à noite, o suprimento de água se abre ou os recipientes são preenchidos nos quais a água é vertida. Durante a noite, a água vai infiltrar-se no solo e, quando o calor começar, o solo vai secar.
Visualizações
A rega dos morangos realiza-se de três formas: a habitual (regador ou mangueira), gota a gota e aspersão.
Manual
A rega manual ou convencional é feita com regador ou mangueira. Uma versão melhorada é um bico para regador na extremidade de um tubo curto (até 1 m) conectado a uma mangueira. Isso permite chegar a uma fileira de matagais de até 1 m de largura, sem a necessidade de passar por entre os arbustos, percorrendo o caminho entre as fileiras de arbustos.
Pingar
Três opções são usadas como sistema de irrigação por gotejamento.
- Uma garrafa perfurada inserida no solo perto de cada arbusto. Qualquer um é usado - de 1 a 5 litros.
- Gotejadores suspensos acima de cada arbusto... Tal como acontece com as garrafas, é necessário completar com água de um regador ou mangueira.
- Mangueira ou tubo de fibra de vidro. Um orifício do tamanho de uma agulha de seringa foi feito próximo a cada um dos arbustos - o suficiente para irrigar o solo apenas ao redor do arbusto, sem derramar água em toda a área.
As vantagens da irrigação por gotejamento são a redução do crescimento de ervas daninhas que não recebem umidade, podendo ficar ausentes durante o processo de irrigação. A peculiaridade do sistema de gotejamento é finalmente parar de desperdiçar o excesso de água com ervas daninhas que procuram uma razão para germinar próximo a uma cultura útil, tirando dela nutrientes do solo. As plantas recebem umidade sem a intervenção de um jardineiro: no caso de usar um sistema de encanamento, a água flui de forma independente, 24 horas por dia, gota a gota uma vez a cada segundo ou em alguns segundos. Como resultado, o custo da irrigação é reduzido várias vezes: a água não é consumida onde praticamente não é necessária.
Com o gotejamento, a irrigação constante de um canteiro de morangueiros semi-sombreado sob as copas das árvores frutíferas, o conceito de frequência de rega torna-se inaplicável à situação atual - não para, mas é abrandado o suficiente para que os canteiros não se tornem uma espécie do pântano, e pára quando chove. A vida útil dos tubos do sistema é de até 20 anos. A desvantagem é que a água não tratada pode obstruir os furos, o que significa que é necessário instalar um filtro na entrada da tubulação comum. Para o inverno, antes do início da geada, a água é completamente drenada do sistema de gotejamento. Os tubos também podem ser substituídos por uma mangueira transparente ou de cor clara.
Como regar corretamente?
Para regar as plantações da horta, incluindo morangos, é importante cumprir as seguintes regras.
- Evite respingar água em lugares diferentes da localização das rosetas das raízes dos arbustos... Se o arbusto deu um novo "bigode", a partir do qual se formou uma nova raiz, e o arbusto filho começou a crescer, faça um novo furo neste local no cano ou na mangueira, ou pendure um conta-gotas.
- A água flui suavemente, na raiz - não causa erosão no solo, mas para e penetra no solo. Independentemente do "fluxo" ou "gotejamento" da irrigação, o excesso de água não deve ser derramado.
- Observe os tempos de rega estritamente. Evite regar os morangos em climas quentes ou geadas durante a noite.
- Não borrife com o vento: ele leva a fonte para o lado, e até metade da água pode ser perdida para irrigar lugares onde pode haver apenas ervas daninhas.
De acordo com as fases da vegetação, recomenda-se seguir a seguinte rotina.
- No início do crescimento ativo - na primavera, quando novos botões florescem e brotam deles, os arbustos de morango são regados, gastando-se meio litro de água para cada arbusto. A umidade moderada está associada à falta de calor.Uma dose diária de 0,5 litros é dividida em 2-3 sessões de irrigação - isso permitirá que a água flua uniformemente para todos os processos radiculares.
- Se os arbustos de morango foram plantados no ano passado ou antes, a primeira rega é feita após o fim da geada, descongelamento e quando o solo começa a secar... Recomenda-se que a primeira irrigação seja feita por aspersão - a chuva artificial levará a poeira e sujeira dos galhos, coletadas, por exemplo, durante chuvas intensas no outono passado. O método de aspersão é permitido apenas até que as flores apareçam - caso contrário, o pólen delas será removido, e isso pode causar problemas de colheita.
- Duas semanas depois, novas mudas - para o primeiro ano - são transferidas para uma taxa de dosagem de 12 l / m2... Após cada rega, ao constatar que a camada superficial do solo secou, esta se solta - o afrouxamento reduz o consumo de umidade e proporciona às raízes uma respiração aceitável. Em todos os casos, a água deve ser aquecida à temperatura ambiente.
- Ao cobrir os canteiros com agrofibra ou filme, verifique o estado do solo. Se estiver úmido, é melhor adiar a rega - morangos, como muitas outras culturas, não toleram solo encharcado.
- A irrigação por aspersão não é usada durante a floração - transfira os morangos para a irrigação por jato de raiz ou irrigação por gotejamento. O orvalho e a chuva natural nem sempre compensam todas as necessidades de umidade dos arbustos. Quando o calor começa em abril e maio, os morangos são regados a cada dois dias. O clima moderadamente quente permite que os arbustos de morango sejam regados uma ou duas vezes por semana - a evaporação da umidade é retardada. O consumo de água aumenta para 18-20 l / m2. Flores, inflorescências e folhas devem permanecer secas.
- Os morangos não têm a simultânea - em pouco tempo - floração e polinização das flores... Tendo encontrado frutos maduros - por exemplo, no final de maio - colete-os antes da próxima rega. Esta é uma característica desta cultura durante a frutificação. Os bagos maduros são colhidos a tempo, antes de se deteriorarem: os recursos remanescentes são direcionados para o amadurecimento dos bagos remanescentes e a formação de novos ramos (bigodes). A rega deve ser feita uma vez por semana, desde que o aquecimento regular ainda não tenha começado. O consumo de água é de até 30 l / m2. Idealmente, apenas o solo deve ser irrigado - não a parte acima do solo do arbusto.
- Após a colheita, final da época do “morango” (no final de junho para as regiões do sul), a rega dos morangos não para. Isso permite que as plantas recuperem as forças perdidas, gerem novos brotos e criem raízes em lugares próximos: essa é a chave para uma colheita ainda mais abundante para o próximo ano.
- Como qualquer cultura de jardim, os morangos são regados com antecedência.
Combinação com curativos
A cobertura, a rega e o uso de produtos de controle de pragas de todos os tipos e variedades são combinados.
- O sulfato de cobre é diluído na quantidade de uma colher de chá por balde (10 l) de água. É necessário para que os arbustos não sofram de fungos e bolores.
- Permanganato de potássio é usado para destruir pragas - duas semanas após o derretimento da neve. A solução deve ficar vermelha.
- O iodo é adicionado na quantidade de uma colher de sopa por balde. Graças a ele, a podridão não se forma nas folhas e caules. A solução é aplicada por pulverização. Você pode substituir o iodo por ácido bórico.
Protegido de pragas, caules e folhas criam todas as condições para a formação de mais flores. A rega regular é combinada com a rega nutritiva - sais de potássio e fosfato, fezes sedimentadas, urina são misturados como fertilizantes.
Você não pode exceder a dosagem - até 10 g por balde de água: as raízes dos arbustos morrerão. Os fertilizantes são derramados ou aplicados na primavera e após a colheita.
Características de regar camas diferentes
Os leitos de irrigação de diferentes locais diferem no método pelo qual são produzidos.
Para alto
Canteiros altos (soltos), usados principalmente em áreas com uma profundidade significativa de congelamento do solo, tornam necessário abandonar a aspersão usual. Eles precisam ser regados apenas por gotejamento.A tarefa é garantir que o solo seja umedecido em no máximo 40 cm. A irrigação de camadas mais profundas do solo é inútil - as raízes dos arbustos de morango e morango atingem uma profundidade não superior à marca na baioneta de uma pá presa ao muito lidar.
Se o solo for "derramado" com mais abundância, a umidade restante simplesmente fluirá sem dar nenhum resultado. Leitos altos são reservatórios alongados com paredes construídas com materiais resistentes à corrosão, como plástico não biodegradável ou argila, com orifícios no fundo.
O princípio geral é que aqui é importante evitar o alagamento da terra neles.
Sob o material de cobertura
A agrofibra permite que a umidade passe de cima (chuva, aspersão artificial), mas retarda seu retorno (evaporação). Também priva o resto do terreno aberto de luz - como todas as plantas, as ervas daninhas não podem crescer em lugares onde ela está completamente ausente. Isso facilita o cuidado com os matagais da cultura, poupando o tempo do jardineiro.
A melhor solução é ter uma sobreposição preta com sobreposição branca. O preto não transmite luz, o branco reflete os raios visíveis de qualquer cor, o que reduz em 10 ou mais vezes o aquecimento do material de cobertura, que, se superaquecido, funcionaria como um banho de vapor, causando a morte do sistema radicular do cultivado cortar. A vantagem também é a ausência da necessidade de afrouxar o solo, e não apenas livrar-se da capina.
Agropotno é o melhor assistente, junto com a irrigação por gotejamento, para os residentes de verão que valorizam seu tempo.
Erros comuns
Os erros mais comuns incluem:
- rega muito frequente ou, inversamente, rara;
- uma tentativa de cobrir todas as mudas jovens com uma película branca ou transparente, não deixando nenhuma lacuna para a evaporação do excesso de umidade;
- aplicação como fertilizante de esterco verde, excrementos de galinha que não se transformaram em composto completo;
- despejar urina concentrada como um curativo superior - em vez de sua solução aquosa fraca;
- excedendo a concentração de vitríolo, permanganato de potássio, iodo - a fim de proteger contra pragas;
- parar de regar após a colheita;
- plantar arbustos de morango em locais despreparados e desprotegidos, onde há um crescimento violento de ervas daninhas;
- plantar mudas não na primavera, mas no verão - elas não têm tempo para ganhar volume e crescer, para enraizar plenamente, por isso morrem rapidamente;
- ignorando outros métodos de irrigação - usando apenas aspersores.
Um dos erros listados pode anular a colheita esperada e vários podem destruir toda a horta de morangos.
Dicas úteis
O calor dos morangos não deve surpreendê-los. A melhor opção para todas as culturas de jardim é construir uma estufa na qual os arbustos sejam protegidos do calor escaldante, furacões e pragas. A germinação de ervas daninhas logo após a remoção das ervas daninhas do local é excluída - as antigas são fáceis de limpar completamente e as sementes das novas não penetram na estufa. As condições de cultivo em estufa podem permitir duas colheitas por ano. Antes da alimentação, os arbustos de morango são regados previamente com água limpa. Isso se aplica à alimentação e proteção contra pragas de raízes que destroem as partes subterrâneas e acima do solo das plantas. A introdução de cobertura e compostos de proteção no solo é realizada após a chuva já ter passado. O horário ideal de alimentação é de manhã ou à noite.
A água destinada à irrigação deve normalmente estar livre de lama e algas - para evitar o entupimento do sistema de irrigação. Deve-se excluir a presença de sulfeto de hidrogênio e ferro na água - o sulfeto de hidrogênio reduz a taxa de crescimento, reagindo com o oxigênio dissolvido na água, forma ácido sulfuroso. Como regra, a água ácida inibe o crescimento da vegetação, pois está "morta". O óxido de ferro, adicionalmente oxidado por oxigênio, forma óxido - ferrugem, entupindo tubulações e pequenos orifícios feitos nele, o que encurta a vida útil do sistema.
O comentário foi enviado com sucesso.