Tudo o que você precisa saber sobre morangos e morangos ampelous
Devido às suas propriedades únicas, muitos estão agora tentando descobrir tudo o que precisam saber sobre morangos ampelous, que são uma espécie de morango comum. Esta é uma das espécies obtidas por criação. A principal característica e vantagem é a combinação dos benefícios práticos da cultura e da estética. A frutificação abundante e a longo prazo, tecendo variedades ampelous, torna-se uma verdadeira decoração. Eles podem ser vistos na forma de slides alpinos em jardins e pequenos pátios, bem como em vários vasos, que são elementos de interiores.
Peculiaridades
A descrição das variedades ampelosas deve partir do fato de sua principal característica ser a formação de frutos. Nos morangos crespos, as bagas estão presentes não apenas nos caules, mas também nos bigodes. Aliás, é importante notar que no sentido literal da palavra, não é uma cascata. Na esmagadora maioria dos casos, são escolhidas espécies remanescentes para o plantio, cuja característica distintiva é o grande número de bigodes, além de escoadouros capazes de liberar seus brotos com pedúnculos sem tocar o solo.
Para avaliar todas as características das plantas descritas, vale destacar suas principais vantagens.
-
a capacidade de se desenvolver, florescer e frutificar plenamente com a falta de luz solar;
-
frutificação de longo prazo;
-
sabor marcante;
-
alta produtividade;
-
a capacidade de formar qualquer composição, inclusive em canteiros de flores verticais.
Por contras incluem transplantes frequentes e altos requisitos para a qualidade do substrato, incluindo umidade.
Além do sabor marcante da fruta, a trepadeira ampelosa do morango é capaz de impressionar pelas suas qualidades estéticas. São cascatas de rebentos, primeiro decoradas com flores brancas e depois com frutos silvestres. É importante notar que os criadores criaram variedades varietais de morangos trepadeiras com flores rosa, únicas em termos de decoratividade.
Variedades
- Gosto: apimentado
- O tamanho: ampla
- Peso: 30 g
- Reparabilidade: Sim
- desvantagens: sensível a alagamento
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: Vermelho
- Amplitude: Sim
- Forma de baga: alongado
- Aroma: pronunciado
- Transportabilidade: Sim
- Gosto: doce
- O tamanho: grande ou médio
- Peso: 30 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1,5 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Gosto: açúcar de fusão, aveludado, com acidez
- O tamanho: ampla
- Peso: 60-90 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,9 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-50 gr
- Produção: 2,5 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Compromisso: universal
- Gosto: super doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-40 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 25-30 gr
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Descrição do arbusto: compacto
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-60 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: mais de 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: mais de 50 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1,2-1,5 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Gosto: doce
- O tamanho: média
- Peso: 35 g
- Produção: 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Descrição do arbusto: curto, agachamento
- Gosto: doce
- O tamanho: média
- Taxa de rendimento: Alto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
Aterrissagem
Apesar de as espécies ampelosas serem caracterizadas pela resistência ao gelo, são bastante sensíveis ao retorno das geadas. É por isso que o desembarque deve ser realizado apenas com temperatura positiva estável. As variedades em questão podem ser cultivadas em canteiros comuns, mas mais frequentemente esses arbustos podem ser vistos de uma forma mais exótica:
-
em uma panela;
-
em bolsas;
-
em caixas instaladas em racks verticais;
-
em vasos de flores;
-
em canteiros de flores verticais (estrutura colunar);
-
nos slides alpinos;
-
em tubos instalados verticalmente.
A prática provou que as variedades de morangos descritas parecem espetaculares em vasos: chão e suspensão. Com este método de plantio, é importante considerar os seguintes pontos.
-
O volume da panela deve corresponder ao tamanho potencial do arbusto.
-
É necessária uma camada de drenagem.
-
O solo deve ser o mais nutritivo possível e ter altas propriedades de drenagem.
-
O processo de plantio é padrão.
-
É imprescindível que após o plantio seja necessário regar a muda, e colocar o vaso em local bem iluminado, mas ao mesmo tempo protegido de correntes de ar de forma confiável.
Cuidado
Naturalmente, não será suficiente apenas plantar corretamente as variedades de morango descritas. Somente um cuidado competente permitirá alcançar resultados no contexto da frutificação e da estética. Por exemplo, atenção especial deve ser dada a como preservar as plantas no inverno. No entanto, é importante notar que é bastante simples cultivar morangos ampelous, incluindo manipulações destinadas a prepará-lo para o inverno no outono.
Jardineiros novatos que cuidarão dessas plantas pela primeira vez não terão que lidar com nada incomum. Todos os procedimentos fornecidos pela tecnologia agrícola são padrão:
-
rega;
-
fertilização;
-
poda.
Além de tudo isso, o afrouxamento dos canteiros e a capina devem ser obrigatórios. Jardineiros experientes também recomendam a cobertura do solo e o cultivo de morangos jovens sob uma película.
Regar e alimentar
A irrigação de morangos ampelous deve ser moderada com monitoramento constante do estado do solo. Essas plantas reagem igualmente negativamente à seca e ao excesso de umidade. No primeiro caso, vamos falar sobre a diminuição da produtividade e, no segundo, sobre o risco de desenvolver doenças.
É importante lembrar que arbustos cultivados em contêineres suspensos são regados exclusivamente por meio de paletes. Isso permite que você forneça a quantidade necessária de umidade para as plantas e evite a estagnação do solo. Nos canteiros e frequentemente no jardim, os sistemas de irrigação por gotejamento são usados com sucesso.
Como vestir complexos orgânicos e minerais serão necessários. É importante notar que a primeira opção é mais relevante para morangos cultivados em campo aberto. Se estamos falando de arbustos cultivados dentro de casa, é melhor usar misturas especiais prontas. No estágio inicial de crescimento da planta, a fertilização contendo nitrogênio será necessária e, a partir do estágio de floração, serão necessários suplementos de fósforo e potássio.
Poda
Nesse caso, é importante destacar as seguintes etapas-chave do desempenho do trabalho.
-
Removendo os primeiros pedúnculos. Isso aumentará significativamente o rendimento.
-
Livrar-se das folhas inferiores. Isso deve ser feito imediatamente após a primeira colheita estar totalmente madura.
-
Corte de bigode.Como os brotos em excesso absorvem nutrientes e retardam a formação dos ovários, não sobram mais do que 5 bigodes.
É importante destacar que o número de brotos necessários é determinado individualmente em cada caso específico, levando em consideração as características varietais e as condições de detenção.
Reprodução
Inicialmente, é importante observar que muitas novas variedades não têm bigode. A reprodução de plantas por divisão está associada a certas dificuldades. Com base em todos os itens acima, Muitos jardineiros consideram a melhor opção para propagar variedades de frutos pequenos de morangos ampelous por sementes e espécies de frutos grandes por mudas cultivadas em viveiros.
Se estamos falando de enraizamento de pontos de venda, então deve-se ter em mente que várias novas unidades podem ser obtidas de um arbusto para a próxima temporada. Para fazer isso, você não precisará deixar mais de 5 bigodes no arbusto-mãe para frutificar no primeiro ano. Todo o resto terá de ser plantado em pequenos vasos localizados nas proximidades. Os recipientes com o material são colocados por 10-12 dias em sombra parcial. É importante remover pedúnculos em crescimento jovem.
O algoritmo de ações para propagação por sementes é o seguinte.
-
Preparação de um substrato leve.
-
Distribuição das sementes na superfície (não é necessário aprofundamento tendo em conta o tamanho).
-
Cobrir a semeadura com papel alumínio ou vidro.
-
Colocar uma estufa em um local quente (+25 graus). É importante arejar o plantio diariamente.
-
Transfira a estufa para um local bem iluminado após a germinação (1-3 semanas) das mudas.
-
Removendo o esconderijo quando aparecerem 2 folhas verdadeiras. A rega é realizada com uma pipeta ou seringa.
-
A colheita de mudas na fase de formação de 2-3 folhas. A temperatura nesta fase deve ser de 15-16 graus.
-
Plantar em local permanente quando aparecerem 5-6 folhas.
Resumindo, é importante notar que o cultivo do morango com bigode vem acompanhado do risco de doenças virais.
Doenças e pragas
Devido às variedades ampelosas terem contato mínimo com o solo nos canteiros, ou seja, em terreno aberto, apresentam menor probabilidade de sofrer doenças e ataques de pragas. No entanto, isso não significa que o risco esteja completamente ausente, e os jardineiros que cultivam belas composições colunares às vezes têm que enfrentar os seguintes problemas.
-
Requeima, levando à secagem das placas das folhas e danos às raízes. Para fins preventivos, o líquido Bordeaux é usado com sucesso.
-
Oídio o principal sintoma será uma floração característica nos frutos. Como no caso anterior, o tratamento com os meios especificados é eficaz.
-
Podridão cinzenta. O desenvolvimento desse fungo é resultado do excesso de umidade e se manifesta por manchas marrons nas folhas. Tendo encontrado este último, é necessário tratar os arbustos com preparações que contenham cobre.
Se falamos de ataques de insetos nocivos, então os ácaros e gorgulhos do morango, assim como os nematóides, são freqüentemente parasitados em variedades de ampel. Tradicionalmente, o meio de controle mais eficaz é o tratamento das plantas com inseticidas.
O comentário foi enviado com sucesso.