Cultivo de morangos sob agrofibra

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos de material
  3. Datas de desembarque
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado

Muitos jardineiros cultivam morangos em seus terrenos. Atualmente, um grande número de diferentes tecnologias para o plantio dessa cultura tem sido desenvolvido. O plantio sob agrofibras especiais está ganhando cada vez mais popularidade.

Vantagens e desvantagens

Plantar uma safra sob esse material de cobertura tem uma série de vantagens.

  • Mulching. O produto irá suportar perfeitamente o procedimento de cobertura morta, não precisará ser executado sozinho.
  • Hidratante. O material evita a rápida evaporação da umidade, mantém um teor de umidade adequado, o que permite reduzir o número de irrigações.
  • Evita a formação de ervas daninhas. A agro-fibra evita o crescimento de ervas daninhas, por isso não é necessário remover ervas daninhas regularmente.
  • A colheita é fácil. Neste caso, os frutos maduros brilhantes se destacam fortemente contra um fundo preto, enquanto todos eles não entrarão em contato com o solo, portanto, permanecerão limpos.
  • Saturação com luz. Estas bases têxteis deixam facilmente entrar os raios solares, necessários para o crescimento e desenvolvimento normal da cultura.
  • Apodrecimento é excluído. Com chuvas fortes e frequentes, a vegetação não entra em contato com o solo úmido e não apodrece.
  • Proteção contra pragas e doenças fúngicas. A agrofibra evita que organismos prejudiciais entrem no sistema radicular do morango. Geotêxteis freqüentemente fornecem proteção confiável contra intempéries.
  • Uso múltiplo. O mesmo material de cobertura é suficiente para 4-5 temporadas.
  • Frutificação rápida. Quando uma cultura é plantada sob geotêxteis, ela começa a dar frutos após apenas 2 a 3 semanas.

Mas existem algumas desvantagens deste método de plantio.

  • Preço Alto. Hoje, em lojas especializadas você encontra opções de orçamento, mas se pretende plantar grandes áreas terá que gastar muito.
  • Baixo nível de força. Esses geotêxteis podem ser facilmente danificados por tensões mecânicas, então você terá que trabalhar com eles o mais cuidadosamente possível.

Tipos de material

Atualmente, diferentes tipos de geotêxteis são produzidos para esta cultura.

  • Preto. Este material é usado para cobrir o terreno como uma camada de cobertura morta. Muitas vezes também é chamado de spunbond preto. Os produtos têm a mesma densidade, que é de 50 gramas por 1 sq. m. Eles impedem o crescimento de ervas daninhas.
  • Branco. Este geotêxtil cria um efeito estufa. Mas ao mesmo tempo é capaz de passar umidade e ar. Via de regra, a variedade branca é usada como abrigo confiável de chuvas e ventos. Isso torna possível se manter aquecido. Mas para morangos, essa fibra de carbono raramente é usada.
  • Preto e branco. Esta opção de cobertura é colocada com o lado preto no chão. Tem todas as propriedades da fibra agrícola preta normal. O lado branco é colocado em direção ao sol: a luz branca refletirá os raios, então as plantas não superaquecerão.

Além disso, esses geotêxteis podem variar em sua densidade. Quanto mais denso o material, melhor protege a colheita da geada.

Datas de desembarque

É melhor plantar morangos sob um pano de cobertura na primavera. Nas regiões com clima quente, isso é feito em abril, com as frias - em maio. Mudas jovens se desenvolvem muito rapidamente na primavera, e novas gavinhas também aparecem rapidamente.

No próximo ano será possível fazer uma colheita plena. Às vezes, o plantio é realizado no outono. Mas isso só pode ser feito antes do início da geada - em outubro. Será mais conveniente trabalhar na estação quente do outono, neste caso a cultura certamente terá tempo para criar raízes.

Aterrissagem

A seguir, analisaremos o esquema de plantio de morangos com agrofibra no outono.

Preparação

Primeiro, você deve realizar todos os procedimentos preparatórios necessários. Para fazer isso, você deve escolher o local mais adequado em seu terreno. Lembre-se que deve ser bem iluminado pelo sol e também bem ventilado.

O local para os futuros canteiros é cuidadosamente limpo, todas as ervas daninhas, junto com as raízes, devem ser removidas dele. Depois disso, os fertilizantes são colocados no local. Neste caso, é melhor usar húmus, superfosfato, componentes de potássio, cinzas de madeira.

Depois é preciso desenterrar o território com todas as composições introduzidas. A profundidade aproximada de escavação deve ser de cerca de 25-30 cm. O local é ligeiramente nivelado com um ancinho de jardim.

Tecnologia

Em seguida, a própria agrofibra é colocada. É necessário espalhar o material estritamente de acordo com as dimensões das linhas que você preparou previamente para a cultura. Se você pegar pedaços separados de geotêxtil, lembre-se de que eles devem ser fixados uns sobre os outros com uma ligeira sobreposição (não mais do que 20-25 cm). É melhor regar todas as fileiras antes de puxar a fibra. Nesse caso, será muito mais fácil fazer orifícios de aterrissagem. Depois disso, as bordas do material devem ser fixadas temporariamente, o que pode ser feito com pedras ou outros objetos pesados.

Em seguida, será necessário fixar com segurança o geotêxtil ao solo. Para isso, é melhor usar grampos especiais de metal. Você pode fazer uma montagem adequada com suas próprias mãos. Para isso, são preparados pedaços de fio de metal grosso, com comprimento de cerca de 75 a 80 cm, que são dobrados em ambos os lados ao mesmo tempo, de modo que se obtém um suporte.

Com a ajuda de fechos de metal, as pontas do pano de jardim são fixadas nas pontas. Lembre-se que a agrofibra deve ser bem justa. Depois disso, você pode prosseguir diretamente para o plantio de mudas. Isso pode ser feito de duas maneiras principais.

  • Tecnologia de uma linha. Neste caso, a distância entre os arbustos de morango deve ser de cerca de 15-25 cm, e a distância entre as fileiras individuais deve ser de cerca de 75-80 cm.
  • Tecnologia de duas linhas. Nesse caso, a distância entre os arbustos chegará a 30-40 cm, e a segunda fileira de plantas é plantada na mesma distância. Depois de 70–80 cm, outra fileira de duas fileiras começa a se formar.
  • Tecnologia de três linhas. Este método raramente é usado: é muito trabalhoso. A distância entre as linhas será de cerca de 40 cm, entre os arbustos - cerca de 30 cm.

Freqüentemente, as marcações esquemáticas são feitas na agrofibra, dependendo do método de plantio escolhido. Para fazer isso, você pode usar giz simples. Então você deve imediatamente delinear o lugar onde você fará os caminhos ao longo dos quais uma pessoa pode se mover.

Além disso, os furos são feitos na tela esticada. No futuro, as safras serão plantadas neles. Você pode usar uma faca de escritório comum para modelá-los, mas outra ferramenta afiada também pode funcionar. É mais conveniente cortar círculos ou fazer cortes em forma de cruz com dimensões de 10x10 centímetros. Buracos muito pequenos não devem ser cortados, caso contrário, a vegetação ficará muito aglomerada.

É melhor envolver todas as arestas vivas dos cortes imediatamente na parte interna. Posteriormente, são formados os buracos de plantio, cuja profundidade deve ser de cerca de 10-15 cm.Se você estiver usando vegetação com sistema radicular fechado, então os buracos em profundidade devem corresponder ao tamanho de uma coma com o solo.Verifique se não há saliências na superfície, o material deve ser uniforme.

Se você não aplicou fertilizantes antes, isso pode ser feito nesta fase. Freqüentemente, uma pequena quantidade de húmus e cinza de madeira é colocada no fundo de cada cova de plantio e tudo isso é borrifado em cima com terra. Só então a vegetação pode ser plantada. As mudas são colocadas em covas preparadas. Neste caso, é recomendável endireitar ligeiramente o sistema radicular das plantas. Se você estiver usando mudas com sistema de raiz aberto, elas precisarão ser colocadas em linha reta.

O ponto de crescimento de cada muda deverá estar localizado no nível da superfície do solo. Na fase final, as plantas plantadas são borrifadas um pouco com terra e levemente socadas. Imediatamente após o procedimento, os arbustos devem ser bem regados (cerca de um litro de água deve cair sobre um arbusto).

Cuidado

Cuidar dessa lavoura, que foi plantada com agrofibra, é quase igual ao dos arbustos com plantio padrão. Além disso, sair será ainda mais fácil. Para que o pano de cobertura sirva o máximo possível, você não deve pisar nele. É melhor colocar tábuas de madeira nos caminhos formados ou despejar serragem e palha lá.

Para plantas de agrofibras, a irrigação por gotejamento é a melhor. A estrutura é permitida tanto para ser fixada sob o geotêxtil, como simplesmente para ser fixada no topo da superfície. Para áreas com invernos amenos sem temperaturas abaixo de zero, a primeira opção é preferível. Se o líquido começar a congelar, a fita pode ficar danificada, por isso ela é fixada principalmente sobre o material de cobertura para que no outono possa ser fácil e rapidamente guardada para armazenamento.

Ao fixar essas fitas, você deve primeiro calcular corretamente onde os arbustos de morango serão colocados. Seguindo estritamente essas linhas, a estrutura de irrigação por gotejamento está sendo instalada. Após a fixação, a linha é coberta com geotêxteis. Nesse caso, você não precisa puxar muito. Caso contrário, você pode mover facilmente os elementos. Será possível verificar novamente se a peça não está virada, se está perto o suficiente dos furos. Se você planeja colocar o sistema simplesmente em cima da agrofibra, todos os elementos devem ser colocados o mais próximo possível das mudas.

Se você for regar com uma mangueira, precisará usar os bicos adicionais apropriados para isso, porque muita pressão da água pode simplesmente erodir o solo próximo ao sistema radicular. Não é recomendado o uso de líquido frio, a água decantada será a melhor opção para irrigação.

A hidratação periódica permitirá que os arbustos de morango criem raízes muito mais facilmente após o plantio. Nas primeiras duas semanas após o plantio, recomenda-se regar a vegetação à medida que o solo seca. Depois disso, cerca de uma vez por semana.

Se o tempo estiver quente e seco, é melhor hidratá-lo três vezes por semana. Além disso, por 1 sq. m. deve representar cerca de dez litros de água. Mas durante a floração, 1 sq. m) vale a pena usar já cerca de 25 litros de líquido, pois neste período as mudas precisam ser umedecidas o máximo possível. Não se esqueça do enfeite superior. Eles devem ser trazidos a partir do segundo ano após o plantio. Ao crescer, os morangos precisam de vários elementos minerais: fósforo, magnésio, nitrogênio. Você pode comprar fertilizantes minerais complexos especiais para morangos em lojas de jardinagem. Na primeira vez, eles são usados ​​na primavera, após uma escavação completa da terra. Ao realizar este procedimento, vale a pena adicionar húmus e esterco.

Durante a frutificação ativa, as plantas não precisarão de nutrientes adicionais, portanto, nenhum fertilizante é aplicado durante este período. Após a colheita, você pode usar um complexo de fertilizantes ou simplesmente componentes minerais diluídos.Para morangos que foram plantados em fibra agrícola há 3-4 anos, os fertilizantes inorgânicos serão a melhor opção.

Não se esqueça da poda regular. Esses procedimentos são realizados na primavera. Neste caso, todos os arbustos são examinados cuidadosamente. As peças doentes e danificadas são removidas imediatamente. Na temporada de verão, você precisará cortar todas as antenas, exceto aquelas que planeja usar para mudas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário