O que você pode plantar depois dos morangos?
Os arbustos de morango são um dos primeiros habitantes do local. Enquanto ainda estão crescendo ativamente, eles já estão se deliciando com suas frutas suculentas. De 3 a 5 anos, em média, os morangos crescem em um local da parcela e depois mudam de local. E o dono do jardim costuma pensar no que plantar no lugar onde a baga cresceu.
Características de rotação de cultura
Para que uma safra seja feliz, ela deve crescer em condições adequadas. Esta é uma característica bastante extensa, consistindo de uma variedade de fatores. Um deles é a microflora normal. Para mantê-lo, é necessária uma rotação regular da cultura. Se a rotação de culturas for ignorada, os rendimentos definitivamente diminuirão.
Cada planta plantada no local é exigente com o solo. E esses requisitos podem ser diferentes: acidez, densidade - todo um espectro de qualidades do solo pode ser "avaliado" de maneiras completamente diferentes por plantações de jardim.
Se você não seguir a alternância de plantios, o terreno ficará esgotado. As pragas começarão a se multiplicar mais ativamente do que antes (e algumas aparecerão juntas, como se do nada). E todos sofrerão com erros na rotação de culturas: aquelas que já estão crescendo em terras degradadas e aquelas que não encontraram um local adequado.
Por que você precisa de uma rotação de cultura:
- aumenta a fertilidade do solo;
- os nutrientes são usados com mais eficiência;
- o volume da colheita está crescendo;
- descontaminação de pragas;
- os riscos de erosão eólica e hídrica são reduzidos.
Os cientistas estabeleceram há muito tempo que existem pelo menos 3 razões que obrigam o jardineiro à rotação de culturas: menos contaminação do solo com ervas daninhas, preservação da estrutura ideal da camada superior do solo e reposição do suprimento de nutrientes da terra.
Existem plantas que consomem nutrientes apenas da camada superior do solo, e existem aquelas que chegam ao fundo. E o consumo de substâncias em si é quantitativamente diferente. É uma questão retórica se uma cultura que é incapaz de penetrar profundamente crescerá onde "sugou" tudo da camada superior do solo por 3 ou até 5 anos consecutivos.
Além disso, as raízes de algumas plantas são capazes de liberar toxinas. E enquanto algumas culturas não respondem a eles, outras são extremamente sensíveis. As plantas da mesma família são geralmente suscetíveis. Isso não se aplica tanto aos morangos, mas, por exemplo, cenouras, beterrabas e espinafre podem ficar presos nessa "armadilha".
Os mais resistentes às toxinas são milho, legumes, alho-poró.
Se resumirmos o que foi dito e o designarmos do ponto de vista científico, então existem 4 grupos de razões ao mesmo tempo, explicando a necessidade da alternância de culturas.
- O primeiro grupo é por razões físicas: por exemplo, as gramíneas perenes fornecem uma grande quantidade de resíduos vegetais, o que repõe o equilíbrio da matéria orgânica, e os indicadores de fertilidade de uma determinada área aumentam. Mas as colheitas cultivadas, infelizmente, diluem o húmus.
- O segundo grupo são os motivos químicos, estão associados a uma desproporção no balanço do Ministério das Substâncias, se as safras forem cultivadas em caráter permanente.
- O terceiro grupo - causas biológicas - fala do acúmulo de patógenos (até níveis críticos) em solos permanentes.
- Por fim, o quarto - grupo econômico - está associado a fatores organizacionais e tecnológicos.
O que você pode plantar?
Na terceira - quinta safra de cultivo de morangos no mesmo local, é hora de pensar sobre sua "migração". Após a colheita, os arbustos são desenterrados, um grande pedaço de terra é encontrado e precisa ser preenchido no próximo ano.
Vamos descobrir o que pode ser plantado neste jardim em vez de morangos.
- Flores. Aqui está o que exatamente cresce bem no lugar das bagas. A melhor ideia é realmente montar um jardim de flores e plantar plantas humildes lá. Margaridas de jardim, peônias, íris, bem como tulipas e açafrões se instalam neste local com taxa de sobrevivência quase ideal.
- Cebola e alho. Estas são algumas das culturas menos exigentes que criam raízes em praticamente qualquer parte do local depois de qualquer planta. E também são maravilhosos porque desinfetam o solo de maneira natural e eficaz. Eles matam esporos de fungos e patógenos. Ao mesmo tempo, o plantio dessas plantas não terá tanto sucesso se os morangos forem colhidos de sua "casa" prematuramente. Ela deve passar pelo menos 3 anos em um lugar; se você removê-lo antes, a cebola e o alho criarão raízes com muito menos eficiência.
- Legumes. Soja, lentilha, feijão e ervilha são candidatos ideais para um morango. Não há nitrogênio suficiente nos canteiros de onde a baga é colhida. Mas os legumes realmente não precisam disso. Eles próprios lidam com a saturação do solo com nitrogênio, ou seja, alimentam a área escassa. No sistema radicular das leguminosas, existem bactérias que não acumulam nitrogênio - elas, pelo contrário, o liberam. Ou seja, se você plantar leguminosas em vez de morangos, no próximo ano esse pedaço de terra será enriquecido e dará uma colheita fresca.
- Culturas de raízes e melões. Eles são considerados candidatos adequados porque seu sistema radicular não é particularmente profundo e essas plantas não têm medo de doenças do morango. Mas o plantio só é possível depois de fertilizar o solo.
- Cereais. Se o local precisa de adubo verde, é hora de semear trigo sarraceno, aveia e centeio aqui. Não há melhores candidatos para a restauração da microflora do solo. O centeio retarda significativamente o crescimento das ervas daninhas, a aveia alimenta o solo com potássio e o trigo sarraceno com fosfatos. Você também pode plantar alfafa ou mostarda no local, eles vão lidar com a missão dos siderados em meados do verão, para que possam ser ceifados antes do final da temporada.
Todas as outras safras não garantem esses resultados bem-sucedidos. E há algumas plantas que em nenhum caso devem substituir o morango.
O que não deve ser plantado?
Os morangos são considerados um antecessor extremamente infeliz das framboesas, roseira brava, espinheiro e freixo da montanha. Esses quatro não podem "fazer amizade" com a terra que os morangos vão deixar para trás. Por exemplo, uma framboesa passa mal da mesma coisa que um morango - já basta procurar outro lugar para os arbustos. Solo empobrecido também não fornecerá nutrição normal para framboesas.
Batatas e tomates também são seguidores infelizes dos morangos. Eles têm as mesmas doenças, simplesmente não conseguem se proteger do solo, que se esgota depois dos morangos. Se alguém, ao contrário das recomendações, decidir cultivar essas plantas neste local, então você pode manter um diário de crescimento e produção. Será óbvio como é difícil para essas plantas combater a natureza.
Nuances da preparação do local
O território libertado, antes que seja necessário semear nele, deve ser qualitativamente preparado para isso. Os arbustos de morango escavados são transplantados para outro lugar ou jogados fora como desatualizados. Se os morangos foram afetados por pragas (e seriamente), é melhor descartar os arbustos imediatamente após a escavação. As ervas daninhas devem ser completamente removidas do solo (isso é importante). O canteiro deve ser bem cavado, esperando que tenha que ir mais fundo por 2 baionetas. Então, o húmus ou uma matéria orgânica semelhante é introduzido na terra escavada.
Vamos estudar as características da preparação do sítio após os morangos.
- Compostagem de superfície. Uma excelente medida eficaz que melhora definitivamente a fertilidade do solo. Assim que os últimos frutos são removidos, os arbustos de morango são simplesmente pressionados contra a superfície do solo - eles não puxam nada, apenas pressionam. A grama cortada é espalhada na cama em uma camada uniforme, e depois o composto já podre.Você pode adicionar a preparação "Baikal - M1", e então cobrir tudo com um corte de polietileno preto.
- Organização de um casal. Não se pode planejar nenhuma mudança de cultura, mas sim dar a terra em regime ameno para ficar saturada de nitrogênio, para descansar. O Steam é um campo livre de culturas. Depois que todas as ervas daninhas foram removidas do solo, eles o escavam bem e o fertilizam. Já na primavera, as lavouras de grãos podem ser plantadas neste local para melhorar o solo. No meio do verão, esta área é desenterrada - junto com os grãos e grama cultivados. O solo ficará mais rico em nitrogênio, húmus útil se formará nele.
Existem mais algumas dicas que afetam a produtividade do site após a rotação de culturas.
Mesmo que os proprietários tenham conseguido processar adequadamente o solo, desinfetá-lo, etc., isso não protegerá contra alguns erros. Por exemplo, você não deve plantar safras próximas que são muito sensíveis à irrigação. Os morangos não toleram a seca, mas também são sensíveis à abundância de água.
E aqui vai outra dica, mais precisamente, um esquema popular de plantio de plantas por ano.
- Primeiro ano. Os vegetais são plantados: rabanete ou rabanete, couve-flor precoce também é possível. Mas, neste caso, os morangos jovens são plantados em seu lugar.
- Segundo ano. Os morangos crescem no primeiro ano.
- Terceiro ano. Morango crescendo no segundo ano.
- Quarto ano. É hora de mudar a cultura e plantar couve-flor e pepino neste lugar.
- Quinto ano. Rabanetes, rabanetes e cenouras podem substituir seus antecessores.
- Sexto ano. Beterraba, salsa e outras verduras caberão perfeitamente neste local após seu bom processamento no outono, proteção para o inverno.
O comentário foi enviado com sucesso.