Por que os morangos secam e o que fazer?

Contente
  1. Motivos principais
  2. Tratamento de doenças
  3. Controle de pragas
  4. Medidas de prevenção

Muitas pessoas adoram morangos. No entanto, muitas vezes acontece que os arbustos de morango começam a murchar e secar inesperadamente. Por causa do que isso pode acontecer e o que fazer a respeito, vamos contar a você neste artigo.

Motivos principais

Existem muitos motivos pelos quais os morangos podem secar. A mais óbvia delas são vários tipos de doenças e insetos nocivos.... No entanto, muitas vezes acontece que a razão está em outro lugar.

Portanto, na maioria das vezes, a secagem dos morangos é um processo natural - a folhagem velha simplesmente morre. Em média, uma folha de morango vive cerca de três meses, após os quais gradualmente desbota e seca. Normalmente, essa folhagem é colhida em agosto, próximo ao outono, deixando apenas as folhas novas e mantendo o ponto de crescimento. Mas, se a folhagem jovem começar a secar, à qual freqüentemente se agregam frutos estragados, então, na maioria dos casos, isso indica uma praga ou a presença de uma doença na planta.

Outra razão para as folhas dos arbustos de morango secarem é a irrigação insuficiente.

A falta da quantidade certa de umidade pode levar à morte da maior parte da safra. É muito simples entender que a planta não tem água suficiente: as folhas inferiores se enrolam e caem, o que é especialmente evidente nas primeiras variedades da planta, e o solo está coberto de rachaduras.

Ao regar canteiros com arbustos de morango, você deve ser guiado por uma série de certas regras. A rega inadequada também pode causar folhas secas. Portanto, a planta deve ser regada antes do nascer do sol ou após o pôr do sol, bem como em dias nublados. Em qualquer outro momento, a rega pode ser feita estritamente na raiz, sendo necessário evitar que gotas de água caiam sobre as folhas, flores e frutos. Isso pode queimar a planta.

No período quente, ao regar, recomenda-se utilizar água sedimentada e aquecida ao sol. Além disso, após cada rega, o solo deve ser afrouxado ou a cobertura morta deve ser renovada. Isso deve ser feito de forma que uma crosta não apareça na superfície do leito.

Tratamento de doenças

As doenças são uma das razões mais comuns pelas quais morangos plantados morrem. Se você não lutar contra eles, existe um grande risco de perder toda ou a maior parte da safra. Além disso, a doença pode mudar para outras plantas.

Podridão cinzenta

Uma das doenças fúngicas mais insidiosas, cuja presença é evidenciada por manchas marrons e marrons na folhagem, que estão aumentando ativamente de tamanho. Ao longo do caminho, você pode ver que as bagas também estão morrendo: amolecem, perdem a cor, tornam-se impróprias para a alimentação, apodrecem, mas continuam penduradas no arbusto. Essas bagas retiram os sucos do arbusto, o que, subsequentemente, faz com que as folhas sequem. Os próprios frutos podres ficam cobertos de penugem cinzenta com o tempo.

O caráter insidioso da podridão cinzenta reside no fato de que é simplesmente impossível saber sobre sua aparência nos estágios iniciais. O arbusto pode parecer completamente saudável, e o fungo que vive no solo, entretanto, precipitará os ovários maduros.

Nada pode ser feito a respeito dessa doença, ela não pode ser tratada. Se você conseguiu encontrá-lo, então o arbusto deve ser arrancado e queimado, caso contrário, o resto dos arbustos que estavam saudáveis ​​também começarão a desaparecer.

Após a remoção das plantas doentes, a terra deve ser cultivada, pois os esporos dos fungos podem persistir nela por até 3 anos. Isso pode ser feito com Bordeaux líquido ou uma solução fraca de permanganato de potássio.

Oídio

Outra doença que afeta a folhagem do morango, depois os caules, os bigodes e os frutos silvestres. Muitas vezes esta doença ocorre durante o período de floração do arbusto, que posteriormente afeta os frutos: eles são formados por curvas e perdem o sabor. O oídio é especialmente característico dos arbustos de morango cultivados em casa de vegetação. Aparece devido à ventilação insuficiente, o que provoca um alto nível de umidade.

É possível determinar a presença desta doença em uma planta por uma flor branca na folhagem, que logo começa a enrolar, para de crescer e se desfaz.

Oídio é tratável... Você pode combatê-la com a ajuda de misturas especiais feitas de acordo com as receitas populares. Portanto, uma solução a base de iodo é perfeita contra essa doença, que pode ser feita a partir de 10 mililitros do produto principal e 10 litros de água.

Uma mistura à base de leite ou soro de leite também é adequada para o tratamento desta doença. Para isso, é necessário diluir o produto principal com água na proporção de 1 para 3. Misture tudo isso com água ou borrife os morangos com o produto resultante.

Murcha vertical

Uma das doenças fúngicas mais perigosas. O perigo desta doença é que os esporos desse fungo são tenazes, permanecem no solo por cerca de 15 anos. Além disso, é muito fácil infectar outras plantas com esta doença: na maioria das vezes isso acontece por meio de ferramentas de jardim não esterilizadas.

O fato de a planta ter contraído esse fungo é evidenciado pelas folhas inferiores, que estão secando ativamente. Essa folhagem geralmente assume uma tonalidade marrom ou marrom nas bordas. Posteriormente, o arbusto morre completamente. A doença também pode ser detectada pelos pecíolos, que adquirem uma tonalidade avermelhada, bem como pela parte terrestre da planta, que parece anã.

Não faz sentido lutar contra essa doença fúngica. É necessário livrar-se imediatamente da planta afetada para que o fungo não comece a precipitar outros arbustos.

As mudas doentes, via de regra, são arrancadas e queimadas. Após a destruição do arbusto doente, a terra é cuidadosamente tratada com "Fitosporin" ou líquido de Bordéus. Observe que essas preparações não podem ser usadas durante o período de colheita.

Se estivermos falando de plantas que são cultivadas em uma estufa, é recomendável livrar-se da camada superior de terra.

De outros

Outras doenças também são generalizadas, devido às quais a folhagem do morango seca. Entre eles, manchas são freqüentemente encontradas: marrom e branco. Com manchas marrons, formam-se na folha manchas pretas ou marrons, que crescem e posteriormente capturam toda a parte terrestre. Com a mancha branca, quase o mesmo acontece, apenas uma mancha branca se forma no meio da folha, posteriormente pode aparecer um buraco.

Não há cura para essas duas doenças. Para evitar a propagação, as plantas doentes devem ser eliminadas. Depois disso, o terreno deve ser tratado com líquido bordalês.

Recomenda-se que os arbustos não afetados pela doença sejam borrifados com sulfato de cobre ou uma solução à base de cinza de madeira ou sabão em pó.

Outra doença comum é praga tardia... Afeta ativamente a folhagem do arbusto: manchas marrons se formam nele, após o que começa a secar. A consequência é o apodrecimento das bagas: formam-se nelas manchas duras, as próprias frutas perdem a doçura e a suavidade.

A doença é tratável. Para combatê-lo, utiliza-se o Bordeaux líquido e a "Fitosporina", mas vale a pena considerar que todos esses recursos podem ser utilizados antes do ovário do fruto. Soluções feitas de acordo com receitas populares também podem ser usadas, e geralmente são totalmente atóxicas.Na maioria das vezes, essas misturas são feitas à base de soro e sabão em pó.

Controle de pragas

As pragas também costumam causar o ressecamento da folhagem. Entre os parasitas que gostam de se banquetear com morangos, encontram-se os ácaros do morango, o gorgulho do morango, as lesmas e os nematóides. Os sintomas que surgem após o ataque de insetos nocivos são semelhantes: a planta começa a piorar, pois a praga se alimenta ativamente de seus sucos ou infecta a raiz, o que posteriormente faz com que a folhagem seque e os frutos morram.

Você pode entender qual inseto atacou a planta por uma série de sinais. Assim, o ácaro do morango deixa para trás uma camada oleosa e aparece mais frequentemente em condições de alta umidade e temperatura.

O gorgulho do morango se manifesta em cores: é um inseto preto com tromba curvada para baixo.

Normalmente contra esses dois insetos que eles usam "Karbofos"no entanto, só pode ser usado antes da floração e após a colheita. Remédios populares à base de alcatrão de bétula ou sabão em pó também podem ajudar. No entanto, em alguns casos, quando os insetos conseguem se reproduzir, o que geralmente acontece com os carrapatos, os arbustos fortemente afetados são removidos e o restante é completamente pulverizado.

Lesmas, que são difíceis de detectar durante o dia, pois se ativam à noite, são mais bem utilizadas cobertura com serragem e agulhas, bem como várias soluções... Misturas à base de mostarda ou ervas verdes funcionam melhor contra essa praga. Nematoda também pode causar ondulação, encolhimento e amarelecimento das plantas. Para evitar que ela apareça nas camas, recomenda-se borrifar os arbustos de morango com uma solução de sulfato de cobre a 5% ou regá-los com tintura de alho.

Medidas de prevenção

Para prevenir o aparecimento de pragas e doenças, é necessário seguir algumas medidas preventivas.

  • Portanto, os morangos precisam de umidade. Porém, não é só a deficiência que é prejudicial, mas também o excesso, pois a umidade elevada costuma ser a causa do desenvolvimento do fungo.
  • Se você estiver cultivando a planta em um ambiente de estufa, é recomendável ventilar a estufa com mais freqüência. Caso contrário, existe o risco de surgimento e reprodução ativa de insetos nocivos.
  • Trate arbustos de morango regularmente com remédios populares: isso ajudará a prevenir a ocorrência de parasitas e doenças.
  • Tente se livrar da folhagem velha e seca... Recomenda-se queimá-lo, pois nele muitas vezes se escondem pragas e esporos de fungos nocivos, que sobreviverão facilmente ao inverno e se tornarão mais ativos no próximo ano, privando-o de sua colheita.
  • Tire as ervas daninhas regularmente... Na maioria das vezes, são portadores de parasitas.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário