Descrição de doenças e pragas de morangos e seu controle

Contente
  1. Doenças e seu tratamento
  2. Como se livrar de pragas?
  3. Medidas de prevenção

Morangos, como qualquer outra cultura, são propensos a uma variedade de doenças. O tratamento de cada um deles envolve certas manipulações e o uso de meios especiais. Neste artigo, veremos mais de perto a descrição das doenças e pragas mais comuns dos morangos, bem como saberemos como lidar com elas.

Doenças e seu tratamento

Os morangos são uma das culturas mais populares. Muitos jardineiros cultivam em seus lotes. Infelizmente, as bagas doces e brilhantes estão frequentemente sujeitas a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Estamos falando sobre podridão cinzenta, mancha marrom e muitas outras doenças.

Se sua cultura sofreu de problemas semelhantes, não há necessidade de se desesperar. As doenças do morango podem e devem ser combatidas, o principal é agir em tempo hábil.

Aprenderemos mais sobre as doenças mais comuns dos morangos e também como se livrar delas.

Oídio

O oídio é uma das doenças mais comuns que afetam os frutos do jardim. Essa grave enfermidade se manifesta na forma de placa esbranquiçada que se forma tanto nos frutos quanto nas placas da folhagem da cultura. Ao mesmo tempo, os últimos são distorcidos. Depois de um tempo, essa placa muda de cor e torna-se marrom-escura, forte. As próprias bagas estão cobertas por muitas fissuras. A folhagem seca sob a influência do oídio.

Aos primeiros sinais da doença em questão, é necessário agir o mais rápido possível para eliminá-la. Na maioria das vezes, quando esse problema ocorre, os residentes de verão recorrem ao uso de remédios populares ou preparações contendo cobre. Estes incluem Topázio e Karatan.

A fim de evitar esta doença perigosa, é permitido aplicar ao procedimento de pulverização com enxofre coloidal especial. Uma solução de sulfato de cobre também é adequada.

Podridão cinzenta

Doenças como podridão cinzenta e negra são de grande perigo. Essas doenças costumam afetar morangos de jardim. O agente causador da podridão cinzenta é o fungo Botrytis fuckeliana, que se caracteriza por uma maturação bastante rápida dos esporos. Se a doença atacou o plantio, então os frutos são cobertos com uma camada característica de flor fofa cinza. Se você tocá-lo, a poeira da mesma cor aumentará imediatamente. Deve-se ter em mente que esta doença está se espalhando rapidamente pelo método de contato.

Variedades de bagas de jardim de amadurecimento precoce, por exemplo, "Victoria", não são tão suscetíveis à podridão cinzenta. Esta doença pode se manifestar apenas em condições de fatores favoráveis ​​para ela. Estamos falando de falta de luz natural, umidade elevada, excesso de nitrogênio no solo. Se esses problemas ocorrerem, os morangos maduros precoces também podem adoecer com podridão cinzenta.

A doença em questão deve ser tratada a tempo. Para esses fins, o uso de meios como "HOM", "Tirama", "Figona" é ideal. Além disso, o residente de verão deve remover regularmente todas as folhas e frutos que já foram afetados pela doença. Os arbustos precisam ser desbastados e a quantidade de rega deve ser reduzida. Recomenda-se regar as plantas com solução de permanganato de potássio, sendo também necessário cobertura morta com cinza de madeira.

Além disso, a alimentação foliar é recomendada.Uma combinação de 2 g de ácido bórico e 20 gotas de iodo misturadas em 10 litros de água é ideal para isso.

Podridão da raiz negra (crosta)

Nenhuma doença menos perigosa. Seu outro nome é rizoctoníase. Inicialmente, a doença se manifesta nas raízes do morango, e depois de um tempo ele se desloca para a parte da planta que fica acima do solo.

Normalmente, a podridão negra estraga as plantas nesses canteiros que são usados ​​após o cultivo de beladonas neles. O principal sintoma da doença em questão é o aparecimento de rizomas pretos e escorregadios. E também as lâminas das folhas ficam pretas, ao mesmo tempo que se tornam mais quebradiças e frágeis. Os caules também sofrem. Por causa desses sintomas, um arbusto adulto pode ser facilmente arrancado do solo no jardim.

É quase impossível lidar completamente com esta doença perigosa. Você só pode recorrer a medidas preventivas na forma de cumprimento de todas as regras básicas da tecnologia agrícola no momento do plantio de plantas. Antes de plantar as raízes, é necessário segurar por 3 minutos em água quente ou em solução com Fitosporin, mas já por 10 minutos. Se a sintomatologia tocou metade da planta acima do solo, isso indicará que a doença está progredindo rapidamente.

Se a podridão negra em questão aparecer em vários arbustos ao mesmo tempo, eles devem ser retirados e destruídos o mais rápido possível. Neste campo, o solo definitivamente precisará ser tratado com uma solução de sulfato de cobre a 3%. E também um líquido Bordeaux muito eficaz é adequado para processamento.

Podridão coriácea

Outro nome para esta doença é a requeima. É um grande perigo não só para os morangos, mas também para outras culturas no local. A doença também pode afetar batatas, tomates e outras plantas.

Se os arbustos de morango adoecem com podridão coriácea, eles ficam visivelmente deformados. Os botões podem ficar pretos. Manchas marrons visíveis aparecem na folhagem e nos caules. Os frutos afetados não têm o sabor amargo mais agradável. O sistema radicular de um morango doente seca e torna-se muito áspero.

Se forem encontrados casos isolados de aparecimento de podridão coriácea que atacou as bagas, você pode recorrer à escavação de arbustos infectados. Depois disso, eles devem ser queimados, e não apenas coletados em um monte de lixo. Depois disso, a terra precisará ser tratada com permanganato de potássio.

Se a infecção com a doença for maciça, a única saída é a limpeza completa de todas as plantas plantadas. Em seguida, deve-se semear a área com malmequeres para que o solo aos poucos venha se recuperando.

Mancha marrom

Esta doença afeta ativamente morangos e morangos de várias variedades. Seu aparecimento é provocado pelo cogumelo Marssonina potentilla. Não é apenas marrom, mas também mancha branca. A primeira doença é mais perigosa e agressiva. Manchas marrons podem levar a uma deformação muito forte das placas das folhas, uma desaceleração acentuada em seu crescimento e até mesmo a morte em massa. Por causa disso, a frutificação cai, a qualidade da fruta se deteriora visivelmente.

Normalmente, o desenvolvimento de manchas marrons começa no início da primavera. O desenvolvimento ativo do patógeno é facilitado por um regime de temperatura entre 20-25 graus Celsius, bem como um nível de umidade elevado. Danos massivos ocorrem no período de agosto a setembro, quando a quantidade de precipitação aumenta.

A doença se manifesta nos seguintes sintomas perigosos.

  • Pequenos pontos de formato irregular e em grande quantidade se formam na folhagem das plantas. Sua cor é geralmente vermelho carmim e seu diâmetro varia de 1 a 5 mm.
  • Nos tecidos afetados das bagas, aparecem almofadas escuras características na forma de pequenos pontos.
  • Os sintomas são especialmente pronunciados nas lâminas externas das folhas velhas e totalmente desenvolvidas, que eventualmente ficam vermelhas e perdem o brilho da cor.
  • Se os microorganismos patogênicos se espalharam significativamente e também há uma infecção forte, as manchas que aparecem podem se fundir com o aparecimento de grandes áreas necróticas marrom-avermelhadas.
  • As folhas infectadas começam a morrer.
  • A manifestação de sintomas em outros elementos do arbusto em crescimento leva necessariamente à sua dessecação, uma diminuição nas taxas de crescimento. A condição das plantas se deteriora como um todo.

Mancha marrom deve ser tratada corretamente. Vários fungicidas usados ​​para combater o mofo cinza são capazes de limitar a intensidade das manchas marrons. Hoje, os residentes de verão costumam usar um remédio como o Vaxiplant SL para proteção preventiva.

Um efeito notável é demonstrado pela pulverização profilática de plantas com o líquido Bordeaux, que é popular entre os residentes de verão (1%).

Antracnose

Uma doença grave que causa danos consideráveis ​​aos morangos, reduzindo seu rendimento. Se houver todas as condições favoráveis ​​ao crescimento dos cogumelos, então as perdas provocadas pela antracnose podem chegar a 80%.

O agente causador da doença em questão é o perigoso fungo Colletotrichum acutatum. O fungo desenvolve-se muito ativamente em um ambiente de clima quente. E também o aumento da umidade com uma grande quantidade de precipitação leva ao desenvolvimento de doenças perigosas.

Se as plantas são caracterizadas por densidade excessiva, crescem em condições de um nível impressionante de umidade, então mais cedo ou mais tarde surge a antracnose. Os fungos também podem entrar na área junto com mudas que já foram infectadas. Muitas vezes, o patógeno nocivo vive escondido nas plantações, podendo desenvolver-se exclusivamente no ambiente mais favorável.

A antracnose é capaz de infectar quase todas as áreas das plantas, sejam flores, botões jovens, caules, brotos, frutos silvestres. Se esta doença aparecer, então manchas ligeiramente recuadas são formadas. Eles podem ficar cobertos por esporos de fungos conídios.

Se as variedades de bagas são cultivadas no local que são mais suscetíveis à antracnose, então elas devem ser pulverizadas com preparações especiais em medidas preventivas, especialmente durante a floração e o crescimento inicial dos frutos. O popular Scorpion 325 SC demonstra um desempenho muito bom, que é um fungicida de intervenção.

Ao usá-lo, você deve suportar tempos de espera curtos, que chegam a 3 dias.

Mancha branca na folha

Doença frequente. Leva a um declínio perceptível no rendimento, afeta negativamente a qualidade da fruta. Considere os principais sintomas da mancha branca.

  • Na parte superior das placas foliares, formam-se várias manchas, que com o tempo "capturam" áreas mais extensas.
  • E também aparecem pontos claros com bordas marrons.

Lesões especialmente fortes e extensas com mancha branca podem ocorrer em povoamentos antigos, especialmente se a densidade das plantas for alta.

A doença desenvolve-se de forma especialmente ativa em áreas que antes eram cobertas com filme ou agrotêxtil especial. Depois de coletar esses materiais, você precisa avaliar imediatamente a possível ameaça, porque mesmo um dano mínimo corre o risco de acabar com uma ampla disseminação da infecção.

Se a lesão com mancha branca for bastante forte, é aconselhável realizar os primeiros procedimentos de processamento imediatamente após o aparecimento dos sintomas iniciais. Na maioria das vezes, estamos falando sobre o período antes e durante a floração. Perto do final da safra, no outono, é necessário processar os bagos se a doença for grave.

As seguintes preparações são mais adequadas para uso antes da floração:

  • Vaxiplant SL;
  • Domark 100 EC;
  • Yamato 303 SE (em clima quente);
  • Nordox 75 WG e outros.

Mancha foliar angular bacteriana

Esse incômodo pode levar a grandes perdas, especialmente nos anos em que a quantidade de precipitação torna-se muito grande. Vamos dar uma olhada nos sintomas típicos que manifestam manchas bacterianas.

  • Inicialmente, a doença se manifesta sob a forma de formação de manchas pequenas e caoticamente dispersas com estrutura aquosa. Seu diâmetro pode ser de 1 a 4 mm. Essas manchas tornam-se perceptíveis apenas na zona inferior das lâminas foliares.
  • Com o desenvolvimento da doença, as manchas vão crescendo, se fundindo umas com as outras. Eles se movem para a parte externa das folhas, parecem pontinhos umedecidos marrom-avermelhados angulares.
  • Contra o fundo de um alto nível de umidade do ar, as áreas secas podem adquirir uma tonalidade marrom incomum.
  • Quando as áreas de mudança de cor se tornam numerosas, elas começam a se fundir em linhas ao longo das veias principal e lateral.
  • Bactérias perigosas podem se espalhar para outras plantas plantadas no local.

Se o risco desta doença for alto, é recomendado o uso de fertilizantes que contenham cobre. Por exemplo, as variantes Nordox 75 WG e Viflo CuB são caracterizadas por uma ação muito boa. Eles também contêm oligoelementos essenciais e úteis.

Esses fertilizantes têm um efeito absolutamente seguro, especialmente durante a floração e durante toda a estação de crescimento.

Verticilose

Esta doença é fúngica. Ele ataca as plantas especialmente rapidamente em dias de clima quente ou úmido. A doença se manifesta morrendo, que começa nas folhas inferiores. Depois de um tempo, a lesão se espalha por todo o arbusto, provocando sua morte. Normalmente, a verticilose ataca as raízes e a roseta das plantas.

A doença apresenta os seguintes sintomas.

  • O aparecimento de uma cor marrom nas bordas da folhagem, perda de turgor, morrendo.
  • Alterar o tamanho da folhagem jovem.
  • Perto do final da estação de crescimento, os pecíolos das lâminas das folhas ficam vermelhos.
  • Os arbustos doentes ficam para trás em seu crescimento.
  • O componente interno da raiz fica marrom, morre.

Na luta contra esta doença, você pode usar o extrato de cavalinha ou Topsin M500 SC. Este último medicamento é capaz de tratar plantas já afetadas pelo verticillium. E também pode ser usado para operações preventivas.

Antes de usar o concentrado, deve ser diluído com água.

Amarelecimento das bordas das folhas

O curso desta doença viral passa sem sintomas. Não é muito perigoso para morangos. Provoca um crescimento mais lento das plantações, leva ao amarelecimento das lâminas das folhas. Para superar essa doença, você pode começar a pulverizar com pulgões. É essa praga que carrega o vírus, na maioria das vezes ataca morangos remanescentes.

Podridão da raiz da requeima

Doença perigosa causada pelo fungo Phytophthora fragariae var. Fragariae. O patógeno é capaz de infectar raízes jovens, fazendo com que apodreçam na parte superior. Rizomas infectados certamente morrerão e então se separarão completamente. O sistema radicular é reduzido em tamanho. Partículas em decomposição costumam se assemelhar a caudas de rato. A folhagem de plantações doentes perde sua cor normal, torna-se opaca.

Vamos analisar os principais métodos de proteção contra esta doença grave.

  • É necessário plantar inicialmente mudas saudáveis.
  • O plantio é necessário em solos suficientemente drenados.

Produtos químicos destinados a combater eficazmente a podridão radicular ainda não foram registrados.

Como se livrar de pragas?

Vamos examinar uma descrição de alguns métodos eficazes de lidar com as pragas que afetam os morangos.

  • As larvas do besouro, cujo comprimento varia de 2 a 5 cm, podem prejudicar os morangos. Têm cor branca cremosa, formato curvo. As plantas atacadas por essas pragas murcham e depois secam completamente. Um besouro que se instalou no canteiro de um jardim pode comer a folhagem das plantas, arrancar a polpa da fruta com uma mordida. O combate a esses parasitas deve ser iniciado com antecedência, antes do plantio. Isso é feito do final de abril a agosto, com preparações contendo clorpirifós.Os produtos devem ser misturados com o solo.
  • Perigoso para morangos e gorgulho-framboesa. Ele ataca os botões da fruta, deixando buracos profundos neles. Neles, a fêmea do parasita põe ovos, roe o caule do botão para que caia. Para combater essa praga, são realizadas podas e queima de resíduos vegetais secos dos canteiros. Eles recorrem à pulverização com o preparado "Karate" no momento da extensão do botão.
  • Os ácaros da aranha podem causar danos muito graves aos morangos. É de tamanho pequeno e de cor verde-amarelada. O parasita ataca a plantação alimentando-se na parte inferior das lâminas das folhas. O aparecimento de um carrapato pode ser indicado pela teia de aranha formada e manchas amareladas. Os arbustos podem ser salvos com spray Neudosan, inseticida Talstar 100 EC, Ortus 05 SC, Envidor 240 SC antes da floração e Safran 018 EC após a floração.

Medidas de prevenção

Vamos conhecer as principais medidas preventivas que podem prevenir eficazmente o aparecimento de doenças e parasitas que atacam os morangos.

  • É fortemente desencorajado plantar as plantas muito densa e perto umas das outras. Cada unidade deve crescer separadamente, sem tocar nos arbustos adjacentes. Muitas vezes, a não observância dessa condição é a principal causa de muitos problemas.
  • Para fins de prevenção, é permitido polvilhar canteiros de morangos com cinza de madeira picada. Para 1 quadrado de área cultivada, é suficiente para levar até 70 g de cinza.
  • Plantar cebolas ou alho no corredor servirá como uma excelente medida preventiva.
  • Recomenda-se escolher cultivar apenas as variedades de morango resistentes a vários tipos de doenças. E você também pode dar preferência a variedades híbridas.
  • Recomenda-se o cultivo de morangos em fibras agrícolas especiais. Graças a este componente, é possível formar canteiros limpos e uniformes, proteger os arbustos de ervas daninhas desnecessárias e prejudiciais e impedir a propagação de parasitas perigosos.
  • É sempre necessário manter sob controle o estado das plantações no local. É necessário monitorar os morangos antes e depois da colheita. Além disso, você precisa se livrar regularmente das ervas daninhas que crescem demais. O solo deve estar suficientemente solto.
  • O surgimento de um grande número de problemas pode impedir a habitual observância de todas as regras da tecnologia agrícola no plantio de morangos no local.
  • Os morangos precisam de uma alimentação correta e oportuna na primavera e no outono. Eles devem ser inseridos estritamente de acordo com as instruções.
  • Para o plantio da cultura em questão, é aconselhável escolher apenas os locais que tenham acesso a uma quantidade suficiente de luz natural.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário