Por que as folhas de morango estão manchadas e o que fazer?
A formação de manchas marrons, roxas, framboesas e brancas em morangos de jardim é o primeiro sintoma de uma infecção fúngica. Os esporos de fungos hibernam nas camadas superficiais do solo e, assim que se estabelecem condições de conforto para eles, nomeadamente elevada humidade, excesso de azoto e falta de radiação ultravioleta, começam a multiplicar-se de forma intensa. A doença pode afetar todas as partes da planta: raízes, caules, bem como folhas e até frutos silvestres.
Tratamento da ramularíase
Uma das causas mais comuns de manchas nas folhas de morango é a ramularíase. O primeiro sinal de patologia são pequenas formações marrom-avermelhadas nas lâminas das folhas. Conforme a infecção se desenvolve, eles começam a crescer gradualmente e brilhar no centro. Logo a área clara seca, cai e as folhas ficam perfuradas. Das placas foliares, a infecção passa para os caules e pedúnculos, e daí para as raízes. Se não for tratado, o arbusto morre muito rapidamente.
O pico da atividade fúngica ocorre no final de maio - junho, na época da floração dos morangos do jardim. Durante este tempo, os esporos são transportados pelo vento e por insetos polinizadores. As condições prévias para o desenvolvimento da infecção são umidade elevada, espessamento excessivo das plantações e clima quente. O perigo da ramularíase é que esse fungo tolera facilmente até o inverno mais rigoroso. Além disso, pode afetar a cultura do jardim não apenas em áreas abertas, mas também em estufas.
A ramularíase se espalha muito rapidamente e é capaz de destruir uma plantação inteira de morango em questão de semanas. No entanto, se o tratamento for iniciado imediatamente, pode ser curado.
- Primeiro, você deve colher frutas e folhas afetadas e doentes.... Se o sistema radicular for afetado, não faz sentido borrifar a planta, ela deve ser desenterrada e queimada.
- Para o tratamento, os arbustos são irrigados, e a terra é derramada com uma solução de Bordeaux líquido 1%. Isso deve ser feito antes da floração, bem como no período após a frutificação.
- Um bom medicamento contra o fungo é o Ridomil, para realizar o beneficiamento dos plantios, é criado na proporção de 25 g de pó por balde de água.
- As medidas preventivas dão um bom efeito. Para prevenir a infecção, você deve desbastar regularmente os canteiros e abordar cuidadosamente a fertilização do solo com fertilizantes minerais.
Como lidar com a mancha marrom?
Outra doença comum é manchas marrons.... Em primeiro lugar, as manchas são formadas nas bordas, após as quais crescem rapidamente por toda a folha. Posteriormente, formam-se neles áreas com esporos de fungos, de cor escura.
Os fungos são mais ativos em condições de plantações espessas, falta de raios solares e alta umidade. Quando ocorre uma infecção, os arbustos afetados devem ser destruídos. As plantações saudáveis para prevenção são pulverizadas com 1% de Bordeaux líquido ou sulfato de cobre. Para o período de tratamento, a introdução de fertilização com nitrogênio deve ser excluída e a irrigação deve ser reduzida. Após a frutificação, os arbustos de morango são derramados com "Fitosporin".
Para prevenir o desenvolvimento de infecções, toda a folhagem invernada deve ser removida em tempo hábil. É muito importante lidar com pragas de jardim que se tornam portadoras de esporos. A cobertura morta da plantação desempenha um papel especial, é melhor levar palha ou cinza para isso.
Como tratar a ferrugem da folha?
A ferrugem decídua é uma infecção fúngica comum que se manifesta na primavera. O patógeno provoca o aparecimento de manchas amareladas, que com o tempo escurecem e adquirem uma cor enferrujada. A área afetada cresce rapidamente em toda a superfície da folha e aumenta de volume, assemelhando-se a uma camada mofada de tonalidade vermelha. Os caules e as folhas secam, os frutos param de crescer e amadurecer. Se não houver ação imediata, o arbusto infectado murchará rapidamente e o fungo se espalhará para outras plantas.
Se aparecer ferrugem na cama do morango, coloque um filme sob o arbusto, coloque luvas nas mãos e corte todas as folhas e caules danificados pela raiz. Verduras infectadas queimar, não se pode enterrá-lo no solo, senão o fungo hibernará no solo e, com a chegada da primavera, voltará a atacar as plantas cultivadas. Após a poda, os morangos do jardim são pulverizados com fungicidas líquidos ou sistêmicos Bordeaux (Titan, Agrolekar). Com uma grande zona de danos, toda a plantação é pulverizada com fungicidas. Mas deve ser lembrado que eles podem conter cobre e mercúrio, que são tóxicos para os humanos, por isso são usados somente após o período de frutificação.
Como medida preventiva, é necessário preste atenção à observância da tecnologia agrícola. Remoção de ervas daninhas em tempo hábil, remoção de ervas daninhas, cobertura morta dos canteiros e aplicação de cinzas - essas medidas simples irão reduzir significativamente o risco de infecção fúngica.
A observância da rotação de culturas se tornará uma medida eficaz de prevenção da ferrugem; é indesejável cultivar arbustos de morango no mesmo local por mais de 5 anos.
Tratamento de outras doenças
Outras doenças fúngicas também podem causar manchas.
Antracnose
A antracnose é popularmente chamada de mancha preta, pois é acompanhada pela formação de um grande número de manchas marrons nas lâminas das folhas. À medida que a infecção progride, eles se fundem e tornam-se quase pretos, a superfície dos bigodes e dos caules jovens fica coberta de feridas. Especialmente frequentemente, a antracnose ocorre em estufas, ela afeta todas as partes da planta: folhas, flores, frutos, brotos e raízes. Este tipo de fungo resiste facilmente a fatores adversos externos. Ele se sente confortável com parâmetros de umidade de 90 a 100% e temperaturas de 20 a 28 graus Celsius. Mas temperaturas acima de 32 ° C são destrutivas para ele.
Quando aparecem os primeiros sintomas de infecção, as plantas são tratadas com agentes fungicidas - Signum ou Metaxil. A solução de trabalho é composta por 40-50 g do medicamento, diluído em um balde de água. Você pode salvar um arbusto infectado se apenas as folhas estiverem danificadas. Quando a infecção se espalha para os brotos, pecíolos e raízes, essa planta só pode ser destruída. Todos os arbustos vizinhos são pulverizados com soluções fungicidas para profilaxia, neste caso a concentração de trabalho da substância ativa é reduzida para metade.
Fusarium
Esta infecção é transmitida pelo sistema radicular. O primeiro sinal de patologia será a formação de manchas marrons nas folhas. Logo as folhas ficam amarelas, ondulam e os brotos ficam marrons. Conforme a doença piora, as raízes começam a morrer - isso leva ao murchamento de todo o arbusto. Se você não agir rapidamente, o fungo destruirá até 60-80% da plantação em poucas semanas.
Você pode curar o arbusto em um estágio inicial. Para isso, é necessário tratar com fungicidas, o maior efeito é dado pela "Fitosporina". Para prevenir a infecção, as mudas devem ser escolhidas meticulosamente. Os arbustos plantados não devem apresentar sinais de infecção fúngica. Além disso, a probabilidade de fusarium aumenta drasticamente se os morangos forem plantados em um jardim onde tomates ou batatas foram cultivados anteriormente.
Observe que o Fusarium pode ser perigoso. Esses fungos liberam micotoxinas no ar, que têm um efeito negativo no sistema nervoso central das pessoas e levam à morte de animais de estimação.
Manchas vermelhas
A causa do aparecimento de manchas vermelhas é o fungo Marssonina potentillae... Pequenas mudanças na cor aparecem primeiro nas folhas inferiores do arbusto. Mas logo as manchas crescem e mudam de cor para vinho. Pontos pretos são distinguíveis neles a olho nu - esporos estão localizados neles. Se a mancha cobriu uma grande área da folha, então não é possível salvar este arbusto. Deve ser desenterrado e queimado. Todos os morangos que crescem nas proximidades devem ser tratados com fungicidas Falcon ou Oxyhom.
A propagação ativa do fungo se deve em grande parte à alta umidade e ao abandono das plantações de morango. Para evitar a atividade do fungo na primavera, assim que a neve derreter, os arbustos de morangos de jardim devem ser tratados com uma solução de 1% de líquido bordalês. O patógeno geralmente hiberna na folhagem do ano passado, por isso é extremamente importante no outono, mesmo antes de a neve cair, limpar completamente o canteiro de folhas caídas.
Além da infecção, as folhas ressecam e ficam cobertas de manchas cor de vinho quando o solo está ácido ou com falta de fósforo. Para aliviar o estado da planta, é necessário pulverizar a plantação uma solução de cinza de madeira triturada.
Aliás, será uma boa prevenção de infecções fúngicas.
Medidas de prevenção
Em geral, existem medidas gerais para combater as infecções fúngicas dos morangos.
- Livre-se da umidade estagnada da plantação.
- Limpe suas plantações regularmente.
- Não use excessivamente curativos contendo nitrogênio, é melhor se concentrar em potássio e fósforo.
- Antes da floração e da floração, bem como após a frutificação, trate o jardim com sulfato de cobre.
- Se notar que a mancha está se espalhando por uma grande área, use fungicidas. É necessário processar as partes externas e internas das chapas.
Para evitar o aparecimento de manchas, você deve seguir as regras básicas da tecnologia agrícola.
- Use apenas mudas saudáveis, Plante morangos resistentes a fungos.
- Crie camas de morango em áreas secas e expostas ao sol... É melhor organizar uma cama alta - neste caso, o excesso de umidade não se acumulará no solo.
- Afine a aterrissagem no tempo, se aparecerem arbustos doentes na plantação, remova-os pela raiz e queime-os.
- Luta contra pragas de insetos - eles se tornam portadores de esporos, para isso você pode usar remédios populares poupadores.
- Siga as regras de rotação de culturas. Se o morango do jardim tiver sido infectado com um fungo, é permitido plantá-lo em seu local original, no máximo, 5 anos depois. Os melhores precursores são cenoura, alho e feijão. Mas as áreas onde costumavam crescer berinjelas, milho e tomate devem ser evitadas.
- Não plante morangos em esterco fresco / fezes - você precisa levar podre.
A seleção de mudas fortes e saudáveis, o cumprimento estrito das regras da tecnologia agrícola e a inspeção periódica do jardim do morango evitarão a formação de manchas nas folhas ou ajudarão a eliminar uma infecção fúngica nos estágios iniciais.
O comentário foi enviado com sucesso.