Por que há buracos nas folhas de morango e o que fazer?

Contente
  1. Potenciais pragas
  2. Doenças e seu tratamento
  3. Medidas de prevenção

Buracos nas folhas dos morangos são uma ocorrência comum, o que indica que a planta está doente ou foi precipitada por parasitas. O que fazer com isso, vamos dizer a você neste artigo.

Potenciais pragas

Existem muitas pragas que fazem com que as folhas de morango sejam comidas, como evidenciado pelos numerosos buracos. O visitante mais frequente do jardim do morango é o gorgulho da framboesa-morango. Este é um pequeno inseto cujo tamanho geralmente não ultrapassa os 3 milímetros. Ele se alimenta ativamente de folhas, flores e botões não apenas de morangos, mas também de framboesas, amoras e morangos. A fêmea de tal parasita é capaz de botar cerca de 50 ovos por temporada, o que resulta no aparecimento de pequenos insetos que roem ativamente as folhas de morangueiro, por causa deles se formam buracos.

Um inseto tão nocivo é capaz de privá-lo completamente da colheita do morango, por isso é preciso combatê-lo. Isso pode ser feito com a ajuda de remédios populares, mas se os parasitas conseguiram se reproduzir, então é melhor recorrer a meios químicos ou biológicos, entre os quais os mais populares são "Karate", "Fitoverm", "Cesar" e " Corsário".

O gorgulho da urtiga é outra praga que come folhagem de morango. É um inseto verde brilhante medindo 1 centímetro. Este inseto come as folhas novas com prazer nas bordas e também se reproduz muito ativamente. Observe que as larvas também prejudicam a planta, além disso, prejudicam gravemente, porque comem suas raízes. Para combater este parasita, é necessário na primavera e após a frutificação soltar o solo com arbustos de morangueiro, e também processar morangos jovens até que se formem os botões com uma solução de "Karbofos" na concentração de 2-3%.

Outra praga comum é o besouro da folha do morango. É um pequeno inseto de até 4 milímetros de tamanho, que pode causar grandes danos aos arbustos de morango devido à sua gula. Este inseto nocivo come folhagem, destruindo quase toda a lâmina da folha, deixando para trás apenas uma película e nervuras. Ao mesmo tempo, essa criatura se reproduz muito ativamente: uma fêmea consegue botar cerca de 200 ovos em apenas um mês. Para combater esse parasita, você pode usar seus inimigos naturais, por exemplo, insetos predadores e besouros terrestres, pó de tabaco ou produtos químicos. Vale a pena recorrer à ajuda deste último apenas se os insetos tiverem conseguido infectar gravemente a planta.

Freqüentemente, os arbustos de morango também são precipitados por curuquerê-morango. É uma pequena borboleta avermelhada. Por si só, é inofensivo, o que não se pode dizer de suas lagartas - são elas que causam os maiores danos aos arbustos de morango. No início, comem as folhas inferiores e, depois de amadurecidas, trocam por outras. Os parasitas roem as placas das folhas, dobre-as e cole-as com teias de aranha.

Para combater este parasita, é necessário, antes de mais nada, remover a folhagem velha, sob a qual muitas vezes hibernam insetos nocivos, e também tratar a planta com "Karbofos" e "Fosbecídeo".

Doenças e seu tratamento

Uma das doenças mais comuns que causam buracos nos morangos é antracnose... É um fungo que se desenvolve ativamente no calor e na alta umidade, podendo infectar toda a planta. A princípio, provoca manchas acastanhadas que lembram queimaduras ou feridas, que posteriormente secam e começam a rachar, o que leva à destruição da lâmina foliar.Se você começar a doença, mais tarde poderá perder toda a colheita de morango. É melhor combater esta doença nas fases iniciais. Para isso, é necessário retirar a tempo as partes afetadas do arbusto, regar exclusivamente pela raiz e começar imediatamente a aplicar os fungicidas.

A mancha marrom é outro visitante frequente dos canteiros de morango. A doença, via de regra, torna-se mais ativa na segunda metade do verão, nos períodos de alta pluviosidade e em baixas temperaturas. Esta é uma doença fúngica que causa manchas vermelhas nas folhas do morango que ficam marrons com o tempo. Posteriormente, esses pontos secam e formam-se buracos nesses locais. Esta doença pode reduzir significativamente a produção de morango e enfraquecer o arbusto, o que será especialmente perceptível no próximo ano.

Eles lutam contra essa doença de forma muito radical, arrancando o arbusto com sua posterior queima - isso é necessário para que a doença não se espalhe para as plantas saudáveis. Além disso, os arbustos saudáveis ​​são pulverizados com o líquido Bordeaux com uma concentração de 1%, a rega e a quantidade de fertilizantes de nitrogênio são reduzidos. Para profilaxia, após a colheita, a planta pode ser tratada com "Fitosporina".

A ramularíase é outra doença fúngica que se espalha independentemente de fatores como temperatura e umidade, mas ela adora especialmente a luz solar. A doença causa o aparecimento de pequenas manchas marrons, que aumentam com o tempo, e seu núcleo começa a ficar branco e apodrecer, razão pela qual se formam buracos na lâmina da folha. Posteriormente, a folha doente começa a desbotar e morre. Eles combatem essa planta da seguinte maneira: a folhagem velha é removida e os arbustos são borrifados com agentes antifúngicos, que contêm cobre, além de um líquido bordalês na concentração de 3%.

Outra doença que pode causar buracos nas folhas do morango é a mancha branca. Ele pode começar a se desenvolver na primavera, espalhando-se para plantas jovens e pedúnculos, que está ameaçado de morte. Para prevenir o aparecimento da doença, é necessário eliminar a folhagem velha, e também providenciar na primavera o tratamento da planta com bordalês líquido na concentração de 1%.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas podem ajudá-lo a evitar muitos problemas e a cultivar uma safra saudável e saborosa. Para começar, você precisa examinar regularmente os morangos para perceber a tempo os parasitas ou os sintomas da doença. Não se esqueça do atendimento de qualidade. Boa rega, tratamento preventivo com gente e meios especiais, assim como a alimentação são necessários para os morangos, sem eles a planta ficará fraca e não será capaz de suportar os ataques de parasitas ou doenças por muito tempo. Vale a pena prestar atenção na limpeza da folhagem velha, porque insetos nocivos ou esporos de fungos podem se esconder sob ela, que podem facilmente sobreviver ao inverno e começar a precipitar as plantas para a próxima estação.

Não se esqueça de arejar as instalações quando se trata de morangos cultivados em casa de vegetação. Sem ventilação, a estufa ficará muito quente, aliada a um alto nível de umidade, o que pode provocar o desenvolvimento de fungos.

Preste atenção à limpeza de ervas daninhas, pois são elas que mais frequentemente distribuem insetos parasitas e fungos. Não se esqueça das ferramentas de jardim. Desinfete-o regularmente para que você não transfira acidentalmente a infecção de uma planta doente para uma saudável.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário