Por que apareceram manchas vermelhas nas folhas de morango e o que fazer?

Contente
  1. Razões possíveis
  2. Tratamento
  3. Medidas de prevenção

Freqüentemente, os residentes de verão enfrentam problemas como o aparecimento de manchas vermelhas nas folhas de morangueiro. Um fenômeno semelhante pode ser causado por vários motivos, e não apenas por doenças. Neste artigo, analisaremos por que se formam manchas vermelhas nas folhas de morango e como tratá-las.

Razões possíveis

Se aparecerem manchas vermelhas nas folhas do morango do jardim, o arbusto deve ser tratado. Porém, para isso é necessário entender o que causou o aparecimento de vermelhidão. Podem existir várias razões. A primeira e mais comum causa é a falta de nutrientes. Via de regra, manchas cor de vinho indicam que o arbusto de morango tem falta de nitrogênio. Neste caso, a planta deve ser fertilizada com Azophoska ou nitrato de amônio. A falta de fósforo também pode ser uma das razões para a vermelhidão das folhas de morango. Nesse caso, é necessário recorrer à alimentação da planta com superfosfato, o que é permitido várias vezes por safra.

Outro motivo é a alta acidez do solo. Os arbustos de morango não se desenvolvem em solo ácido. Para o desenvolvimento normal, eles precisam de terras com um pH de 6-6,5 pH - este indicador é considerado neutro. Para diminuir o nível de acidez, deve-se adicionar ao solo farinha de dolomita ou cinza: um copo de qualquer uma dessas substâncias é suficiente para um metro quadrado de solo.

A causa do aparecimento de manchas vermelhas pode ser uma doença específica. O mais comum deles é mancha marrom... É uma doença fúngica que precipita principalmente a folhagem velha. Manchas marrons começam a aparecer ao longo de suas bordas, que eventualmente crescem por toda a lâmina foliar. Além disso, a doença progride e áreas escuras aparecem nas manchas, que contêm esporos de fungos.

Outra doença comum causada por um fungo é ferrugem decídua... A princípio, a doença provoca o aparecimento de manchas amarelas na folhagem, que posteriormente escurecem e adquirem tonalidade enferrujada. Essas manchas espalham-se ativamente por toda a lâmina foliar, tornam-se mais volumosas e parecem mofo. Se você não agir a tempo, o arbusto simplesmente morrerá e a doença continuará a precipitar plantas saudáveis.

Fusarium é outra razão pela qual os morangos podem ficar cobertos com manchas e pontos avermelhados. É uma doença fúngica que é transmitida às plantas saudáveis ​​através do sistema radicular. Muitas vezes ocorre quando os morangos são plantados em áreas onde costumavam crescer tomates ou batatas. O principal sintoma da doença são manchas marrons. Além disso, os brotos do morangueiro começam a adquirir uma tonalidade acastanhada, a folhagem começa a enrolar e o ovário não se forma. Com o curso da doença, as raízes começam a morrer, as rosetas secam e o próprio arbusto murcha.

Se ignorada, a doença pode estragar cerca de 80% de toda a safra de morango.

Tratamento

Se você notar os sintomas de uma doença específica em uma planta, não poderá ignorá-los. Caso contrário, existe um grande risco de perder a colheita de morango e as próprias plantas. Portanto, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. O primeiro passo é livrar-se de todas as folhas afetadas. Você não deve se arrepender de tais folhas, nas quais há uma partícula muito pequena, que na aparência pode parecer completamente insignificante.Posteriormente, ele crescerá e o fungo se espalhará por partes saudáveis ​​do arbusto, o que afetará negativamente a planta. As folhas afetadas que você corta serão melhor queimadas, pois alguns fungos são capazes de sobreviver por um longo tempo sem problemas, mesmo durante períodos de geadas severas.

Observe que esta opção é adequada para o tratamento de fusarium e ferrugem da folha. No caso da mancha parda, você terá que se livrar de todo o arbusto arrancando-o - isso é necessário para não espalhar a doença por todo o território. O mesmo deve ser feito para outras doenças, se o arbusto foi completamente afetado e parece sem esperança - isso é necessário para preservar o resto das plantas. Após a destruição completa do arbusto, os morangos são borrifados com um por cento do líquido bordalês, reduzindo a quantidade de umidade e excluindo fertilizantes, que contêm uma grande quantidade de nitrogênio. Após a colheita, os arbustos de morango precisam ser tratados adicionalmente com Fitosporin ou outro fungicida.

Se se trata de ferrugem caducifólia, neste caso, após a remoção de todas as folhas doentes, os morangos também deverão ser tratados com líquido bordalês com concentração de até 1%. Outros meios também podem ser usados, incluindo Agrolekar ou Titan. No entanto, observamos que muitos dos agentes fungicidas geralmente contêm substâncias prejudiciais ao corpo humano - mercúrio ou cobre. De maneira semelhante, você pode lutar contra o fusarium.

E para evitar a sua ocorrência, procure escolher com cuidado o local para o plantio de arbustos de morango. É aconselhável plantá-los à distância dos locais onde anteriormente se cultivava batata ou tomate.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas desempenham um papel importante no crescimento de qualquer planta. São eles que ajudam a prevenir a ocorrência de doenças ou o aparecimento de pragas, livrando-se delas a tempo, preservando assim a maior parte da colheita do morango. Em primeiro lugar, é necessário inspecionar continuamente arbustos de morango em busca de manchas ou insetos parasitas. Desta forma, você pode identificar rapidamente o problema e resolvê-lo. Não se esqueça dos cuidados com as plantas de qualidade. Portanto, morangos, como outras plantas, precisam de alimentação - ajuda a fortalecer a planta, torna-a mais resistente a todos os tipos de doenças e ataques de pragas.

Você não deve se esquecer de regar bem e regularmente, porque os morangos adoram umidade. É aconselhável regar de manhã cedo ou após o pôr-do-sol, para não provocar queimaduras solares na planta.

Vale a pena mencionar sobre ervas daninhas. Devem ser combatidos ativamente, pois muitas vezes são os principais portadores de insetos nocivos e, por sua vez, são capazes de infectar a planta com um fungo. No outono, certifique-se de remover e queimar as folhas velhas. Insetos nocivos e esporos de fungos podem se esconder nele e embaixo dele. Eles podem facilmente sobreviver ao inverno e se tornar mais ativos para a próxima temporada, começando a sitiar seus arbustos de morango.

Ventilar a sala é outro ponto importante quando se trata de cultivo de morangos em casa de vegetação. Em altas temperaturas e umidade, um fungo nocivo pode se formar, que posteriormente não terá o melhor efeito sobre o estado de suas plantas.

Não se esqueça dos tratamentos preventivos. Eles precisam ser realizados mesmo nos casos em que os sintomas de uma determinada doença não são observados na planta. Isso é necessário para prevenir a ocorrência de doenças e parasitas. Contra este último, aliás, serão eficazes os remédios populares, que são inofensivos tanto para os humanos quanto para o meio ambiente. Isso inclui infusão de malmequeres, alho ou cebola, uma mistura à base de soro de leite ou leite, uma solução com pimenta vermelha.

Desinfete suas ferramentas de jardim regularmente. Muitas vezes, é ele o portador de esporos de fungos. Ignorando este ponto, você pode facilmente transferir a doença da planta afetada para a saudável.Dessa forma, o fungo pode se espalhar por todo o jardim.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário