Por que os morangos têm folhas vermelhas e o que fazer?
O avermelhamento das folhas de morango pode ser um processo absolutamente natural e um sintoma de uma doença bastante perigosa. No entanto, a manutenção preventiva oportuna permite que os melhoristas de plantas evitem enfrentar esse tipo de problema.
Motivos principais
A vermelhidão das folhas dos morangos pode ser desencadeada por vários motivos. Por exemplo, isso acontece devido à mancha marrom - uma doença fúngica também conhecida como ferrugem do morango. Surge com cuidado indevido e no caso de engrossamento das plantações, quando esporos do ar se fixam na parte quente e úmida da planta. Este fungo microscópico afeta não apenas as lâminas das folhas, mas também os caules e as bagas da cultura.
Pequenos pontos de marrom que aparecem na superfície gradualmente se fundem em uma única formação, como resultado o arbusto de baga adquire uma tonalidade de tijolo vermelho e começa a parecer queimado. Logo, os espécimes doentes secam completamente.
Com manchas marrons, as folhas primeiro adoecem - manchas marrons com uma borda vermelha aparecem em sua superfície. Gradualmente, eles se fundem e pintam todo o arbusto, incluindo os pecíolos, bigodes e rosetas jovens, em uma cor brilhante.
Com manchas brancas, as folhas são "decoradas" com formações acastanhadas, adquirindo gradativamente uma borda vermelha. Eles brevemente "permanecem" neste estado e ficam brancos com o tempo. Com o murchamento verticilar, as folhas velhas também podem ficar vermelhas.
Folhas de morango ficam vermelhas e com concentração insuficiente de qualquer elemento no solo. Por exemplo, a deficiência de nitrogênio afeta mais claramente o estado das lâminas das folhas maduras. Quando um nutriente "vaza" das folhas velhas para as novas, isso leva à descoloração das primeiras. Normalmente, um arbusto de baga de jardim não fica vermelho em partes, mas como um todo.
Com a deficiência de fósforo, as dimensões das lâminas das folhas diminuem e sua cor muda gradualmente. A princípio toda a planta fica com uma cor verde escura, depois o topo das folhas escurece e parece coberto de metal, e o fundo fica vermelho-púrpura. No frio, os arbustos que sofrem de falta de fósforo adquirem uma cor vermelha.
Com a falta de potássio no solo, a borda das folhas primeiro fica com uma tonalidade avermelhada. Além disso, toda a placa muda gradualmente de cor, incluindo as veias.
Se o arbusto começou a escurecer, gradualmente se transformando em vinho, então talvez toda a culpa é a baixa acidez do solo. Para morangos, o nível de pH ideal é 5,8-6,5 unidades. Um nível de pH muito baixo leva à liberação de manganês e alumínio tóxicos, que, por sua vez, retarda o desenvolvimento da planta e a impede de absorver nutrientes de forma eficiente. A mudança de cor é uma das consequências dos processos em andamento.
A violação do nível de acidez também é indicada por uma desaceleração no crescimento do caule e murcha geral. Você deve ficar atento, e se as pontas do arbusto secam. Aliás, o aumento da acidez do solo também pode levar ao avermelhamento das folhas.
Devo dizer que no outono ou mesmo no final de agosto, o avermelhamento dos arbustos de bagas é absolutamente normal.
Quando a duração da luz do dia diminui, a planta começa a quebrar a clorofila, resultando em folhas vermelhas. Primeiro, os processos antigos perdem a cor, depois os jovens.Mais perto do inverno, quase todo o mato, com exceção do "coração", pode ficar vermelho.
O aparecimento de folhas avermelhadas às vezes é detectado após um transplante de cultura. Isso ocorre devido a um local escolhido incorretamente ou a uma violação das condições para a construção de uma cultura. Assim, a luz solar direta levará a queimaduras, ou seja, ao aparecimento de áreas de coloração marrom-avermelhada.
Se apenas as folhas inferiores do morango ficarem vermelhas, o problema pode ser em raízes pouco desenvolvidas. A planta deve ser desenterrada e cuidadosamente examinada: um sistema radicular fraco e mal formado será a razão pela qual a cultura não absorve nutrientes do solo.
Maneiras de lidar com o problema
O tratamento da cultura é selecionado dependendo do problema identificado... Por exemplo, se as frutas não têm nitrogênio, você não precisa fazer nada de especial. As folhas vermelhas precisarão ser cortadas imediatamente para permitir que as folhas verdes cresçam, e então tudo o que resta é adicionar fertilizantes contendo nitrogênio ao solo. Seria bom cobrir o solo nutrido imediatamente com serragem.
Para normalizar o nível de nitrogênio, você pode usar uma solução diluída de esterco ou fezes, ou uma colher de sopa de nitrato de amônio diluído em um balde de água.
A alimentação deve ser realizada na quantidade de 3-4 peças, mantendo um intervalo de cerca de duas semanas. A última fertilização com nitrogênio acompanha a extensão dos pedúnculos.
Ao adicionar fósforo, é importante lembrar que esta substância não será absorvida sem a presença de compostos nitrogenados no solo. Isso significa que mesmo a aspersão regular das camas exclusivamente com cinzas de fogão não será benéfica. Para manter o equilíbrio das substâncias necessárias para os morangos, é recomendável alternar os complexos minerais com a matéria orgânica. Se os fertilizantes nunca foram aplicados, primeiro no outono a terra é alimentada com superfosfato diluído em água e, na primavera, fertilizantes de nitrogênio são introduzidos duas vezes.
É muito mais difícil tratar manchas. Em primeiro lugar, todas as folhas afetadas são cortadas e queimadas, e o bigode se quebra. O material de plantio não deve ser coletado este ano.
Será necessário envenenar o fungo não só no espécime infectado, mas também em todos os seus "vizinhos". Sulfato de cobre, líquido Bordeaux, Fundazol, Ridomil e Skor apresentam-se bem. Todos eles contêm cobre, que suprime a atividade do fungo. Cada lâmina de folha deve ser processada em ambos os lados.
Durante o período de cultivo, os morangos são capazes de reter substâncias tóxicas em seu interior, portanto é melhor substituir as preparações químicas por biofungicidas: "Albit", "Fitosporin" e "Trichodermin". Se as manchas já cobriram a maior parte do arbusto de morango, ele terá que ser removido. Os espécimes afetados são desenterrados e queimados do canteiro de morangos. As plantas restantes são tratadas com Oxychom, Falcon ou Euparen.
Também é proposto o uso de uma receita popular para combater manchas.... Para isso, 5 gramas de permanganato de potássio, 10 mililitros de iodo, 4 colheres de chá de refrigerante e 25 gramas de raspas de sabão são adicionados a 10 litros de água aquecida ao sol. Uma mistura bem misturada é usada para pulverizar cada folha. A preparação caseira pode ser utilizada em qualquer fase do processo de cultivo. Outra receita popular requer a preparação de uma forte decocção de casca de cebola.
Medidas de prevenção
Para prevenir a infestação por manchas marrons, marrons ou brancas, Recomenda-se o plantio para desbastar regularmente, evitando engrossar, bem como para arrancar as ervas daninhas em tempo hábil. Imediatamente, é necessário libertar os morangos das folhas secas ou doentes, nas quais podem permanecer esporos de fungos. É importante que a cultura tenha a oportunidade de ser bem ventilada, especialmente após chuvas ou irrigação abundante.
Além disso, para evitar manchas, são realizadas pulverizações, organizadas imediatamente após o derretimento da neve.
Para fazer isso, você pode usar um líquido bordalês de três por cento, um litro do qual é usado para irrigação de 10 metros quadrados, bem como as preparações adquiridas "Topázio", "Skor" e "Vectra". Ao mesmo tempo, o leito pode ser escaldado com água aquecida a pelo menos 55 graus, uma solução quente de permanganato de potássio ou uma solução aquecida de sulfato de cobre.
Antes do início da estação fria, os canteiros são cuidadosamente limpos de folhas caídas. O tratamento das plantações com "Fitosporina" é considerado uma medida preventiva eficaz. Não só fortalece o sistema imunológico da cultura e combate os fungos, mas também tem um efeito positivo no desenvolvimento do morango.
A irrigação de morangos deve ser oportuna, mas não excessiva. Aliás, o tratamento preventivo com o líquido Bordeaux pode ser realizado várias vezes por temporada. Costuma-se fazer isso quando os primeiros botões crescem, depois 10 dias depois e, finalmente, um pouco antes do inverno, quando todos os frutos já foram colhidos. Devo dizer que a escolha de variedades resistentes e sua colocação em um leito com boa drenagem também são consideradas uma prevenção confiável de quaisquer doenças fúngicas.
Para que o conteúdo de nutrientes do solo seja sempre normal, a terra é necessária ração oportuna com fertilizantes contendo as substâncias necessárias para morangos. É comum usar Azofoska na primavera e no início do verão. Os grânulos podem ser diluídos em um líquido, que é então usado para irrigação, ou embutidos no solo na quantidade de 25-35 gramas do produto por metro quadrado. A primeira metade da temporada também é adequada para enriquecer a mistura do solo com nitroammofos.
A substância é vertida nas aberturas entre os arbustos na quantidade de 10 gramas por metro quadrado, ou a caixa de fósforos é diluída em 10 litros de água.
O solo ficará mais saturado de nitrogênio se você plantar com antecedência adubo verde em uma cama de morango: mostarda, tremoço e trevo. Quando as plantas florescerem, elas precisarão ser enterradas no solo e, na próxima primavera, será possível plantar morangos na área tratada. É permitido fertilizar o canteiro com superfosfatos três vezes por temporada. Uma substância na quantidade de 35 gramas é melhor suplementada com um copo de cinzas volantes e um litro de esterco de vaca diluído em 7 litros de água.
O comentário foi enviado com sucesso.