Que minhocas podem estar nos morangos e como se livrar delas?
Muitos jardineiros cultivam morangos em suas casas de verão. Deve ser lembrado que esta cultura é freqüentemente afetada negativamente por vários insetos e parasitas, incluindo vermes. Hoje vamos falar sobre quais serão os sintomas da infecção neste caso, como se livrar desses organismos.
descrição geral
Pequenos vermes podem ser colocados nos caules, sistema radicular, lâminas das folhas dos morangos. Como resultado de sua atividade, a cultura é danificada, todos os sucos são sugados dela. A vegetação pode ser afetada por uma ampla variedade desses insetos nocivos.
Os vermes das bagas podem ser perigosos para os humanos. Eles podem causar reações alérgicas, diminuição do apetite, dores musculares e fraqueza.
O que eles são?
Uma variedade de vermes pode infectar morangos.
- Kivsyaki... Esses parasitas são pequenos animais com um corpo semelhante a um verme que varia em comprimento de 5 a 7 milímetros. A praga se parece com um pequeno inseto branco e peludo com um grande número de pernas finas. Eles se movem bem devagar. As pontas podem ser enroladas na forma de uma pequena mola. A praga se reproduz por meio de ovos, que são depositados na camada superficial do solo, bem como sob os restos de plantas no solo.
- Larvas de besouro de maio... Eles têm um corpo branco e uma cabeça marrom. Eles também têm várias pernas de cores claras. Manchas escuras podem ser vistas em seu corpo. Esses parasitas comem várias partes da planta, destruindo-a gradualmente.
- Nematóide morango... Esta praga pertence à categoria de lombrigas. Ele geralmente vive no solo. Os nematóides do morango infectam frutas, botões, ovários, e como resultado a cultura se torna ainda mais estéril.
- Wireworms... Esses parasitas são as larvas dos besouros click. Eles se parecem com insetos finos de cor amarelo-esbranquiçada, cujo comprimento pode chegar a 3 centímetros. Os vermes roem várias partes da vegetação, formando buracos na superfície.
Sintomas de derrota
Na maioria das vezes, quando os morangos são afetados por vários vermes nocivos, pequenos orifícios de diferentes profundidades aparecem nos frutos. Um ou mais parasitas podem ser vistos dentro deles. As frutas afetadas, via de regra, têm um odor desagradável e não devem ser consumidas.
A parte da raiz e a parte subterrânea dos caules das plantas costumam ser danificadas. Nesse caso, os vermes costumam fazer buracos neles. A partir daí, as áreas afetadas começam a adquirir a coloração preta ou marrom. Tudo isso é acompanhado por uma forte desaceleração no crescimento e desenvolvimento da cultura. Com danos severos, as partes verdes começam a secar rapidamente e depois morrem.
Também pode ocorrer deformação severa dos ovários e frutas. Ao mesmo tempo, as lâminas das folhas ficam menores, no futuro elas começam a se enrolar completamente.
Que mal os vermes fazem?
Se você não vir a praga em tempo hábil e não iniciar o tratamento da cultura, as placas das folhas vão secar rapidamente, enrolar e começar a cair. As bagas ficarão inutilizáveis. As frutas podem assumir uma cor cinza escuro ou marrom e também cair.
A vegetação morrerá em breve. Nesse caso, outras plantas que crescem perto do morango danificado também podem ser afetadas.Como resultado, você terá que remover completamente todas as partes podres e mortas da cultura, realizar uma lavoura completa e plantá-la novamente. Nesse caso, é melhor queimar todos os elementos removidos.
Maneiras de lutar
Atualmente, existe uma grande variedade de todos os tipos de métodos para lidar com vermes em morangos.
Produtos químicos
Para começar, veremos quais produtos químicos prontos podem ser usados para processar e tratar uma determinada colheita.
- "Heterofos". Essa substância é usada na forma de solução, enquanto para 10 litros de água pura deveriam ser 15 gramas da composição. O processamento deve ser realizado em uma temperatura de ar de pelo menos 20 graus Celsius. Freqüentemente, as mudas jovens são pré-embebidas nessa solução preparada antes do plantio para prevenção. "Heterofos" permitirá que você remova rapidamente todos os organismos prejudiciais da cultura.
- "Fosfamida"... Este produto também é usado como solução (0,02%). Para obter um resultado positivo, será necessário realizar semanalmente tratamentos com essa preparação química.
- Actellik. Esta ferramenta será eficaz no combate a diversos parasitas da cultura. Ele permite que você tenha um efeito negativo sobre o sistema nervoso e digestivo de pragas, o que leva à sua morte prematura. O tratamento com essa substância deve ser realizado em temperaturas acima de 15 graus Celsius, pois seu efeito é significativamente potencializado em ambientes úmidos e quentes. A droga é absolutamente segura para as próprias plantas, não afetará a vegetação saudável, ao mesmo tempo que ajuda a destruir todos os organismos prejudiciais.
- Novaktion. Este remédio também ajudará se a cultura tiver vermes. É um inseticida altamente eficaz que pode envenenar vários insetos e roedores nocivos. Esse tipo de agente também afeta os sistemas digestivo e nervoso dos parasitas, o que leva à sua morte. Para preparar uma solução para o processamento de morangos, você precisará misturar 4 gramas dessa substância e 10 litros de água limpa.
Remédios populares
Para obter resultados máximos e se livrar de todas as pragas que apareceram nos morangos, o uso de produtos químicos deve ser combinado com o uso de vários remédios populares. A seguir, consideraremos várias opções simples para essas formulações, que podem ser facilmente preparadas em casa.
- Solução de mostarda... Para prepará-lo, será necessário misturar 10 litros de líquido com duas colheres de sopa de mostarda em pó. A composição resultante é derramada sob o arbusto. Esses procedimentos devem ser realizados periodicamente.
- Composição de iodo. Nesse caso, você precisará misturar 10 litros de líquido e 10 gotas de iodo. A substância preparada é introduzida na raiz.
- Infusão de alho... Primeiro você precisa cortar as cabeças de alho. A mistura resultante é despejada com água e deixada nesta forma por vários dias. Depois disso, os morangos são derramados com infusão, na maioria das vezes apenas 2-3 desses procedimentos são suficientes.
- Uma solução com amônia. Neste caso, 10 litros de água são misturados com 20 ml de amônia. A composição deve regar as áreas entre as fileiras dos morangos, bem como os próprios arbustos. Além disso, isso deve ser feito no máximo 2 vezes por mês.
- Tintura de calêndula. Na hora de prepará-lo, você precisará de 5 litros de água e 5 colheres de sopa de calêndula. O tratamento com essa infusão é recomendado uma vez por semana.
- Tintura de cebola. Para isso, 200 gramas de casca de cebola são combinados com cinco litros de líquido. A composição é regada em arbustos de morango uma vez por semana.
Variedades resistentes
Existem variedades de morango particularmente resistentes à ação de vermes e outras pragas.
- "Diamante". Uma variedade tão despretensiosa raramente é afetada negativamente por parasitas. Possui frutos de tamanho médio, seu peso varia de 20 a 40 gramas.
- "Elsanta"... Esse tipo de cultura também é considerado despretensioso e persistente.Distingue-se pelos frutos carnudos com uma cor vermelha rica e brilhante.
- "Alfa". Esta variedade pertence à espécie de maturação tardia. A cultura raramente é afetada por pragas e doenças.
- Monte Everest... Os morangos desta variedade são altamente resistentes a parasitas e doenças. Pertence aos tipos remontant.
- "Primeira série". Este tipo de morango também raramente é exposto à ação negativa de insetos, é uma variedade de maturação médio-tardia.
Medidas de prevenção
Para evitar o aparecimento de vermes na cultura, vale lembrar algumas medidas preventivas importantes. Portanto, não se esqueça que é necessário retirar prontamente todos os resíduos vegetais de plantas secas e mortas do local. Além disso, após a colheita, é recomendável soltar e fertilizar bem o solo.
Examine regularmente arbustos de morango em busca de vermes. Se forem encontradas pragas de insetos, o tratamento químico deve ser realizado imediatamente.
Pulverizar periodicamente a vegetação com tinturas caseiras (com cascas de cebola, alho, iodo, amônia, cinza de madeira), esses procedimentos também irão fornecer proteção contra o aparecimento de vermes e outros organismos nocivos, bem como prevenir o aparecimento e desenvolvimento de doenças.
O comentário foi enviado com sucesso.