Como e como processar morangos no início da primavera?

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Visão geral dos produtos químicos
  3. Uso de agentes biológicos
  4. Descrição dos métodos populares

Frutas frescas e bagas são um deleite muito saboroso e saudável para adultos e crianças. Na loja você pode comprar uma grande variedade desses produtos ao longo do ano, tanto frescos como congelados. No entanto, a qualidade de tais produtos é difícil de garantir.

Os morangos são uma das bagas mais apreciadas pelas pessoas, por isso, muitas vezes tentam cultivá-los nas suas dachas e hortas. Para obter uma boa colheita de morangos, é importante saber cuidar bem deles, processá-los em tempo hábil no início da primavera, usando os preparativos adequados para isso.

A necessidade de um procedimento

Os morangos podem ser grandes ou pequenos, dependendo da variedade, diferem na tonalidade e no tempo de maturação. Devido ao seu excelente sabor e à possibilidade de utilizar frutos silvestres crus, congelados e enlatados, o produto é considerado universal. Para plantar mudas e dar frutos no futuro, você precisa comprar uma variedade de alta qualidade e despretensiosa que dará frutos por um longo período.

Quaisquer variedades modernas têm alguma proteção contra doenças e pragas, mas a maioria delas não é suficiente, portanto, sem ajuda humana, as plantas plantadas podem não dar uma boa colheita ou até morrer. Imediatamente após o derretimento da neve, quando o solo secar um pouco, é necessário retirar as folhas velhas e tudo que possa vir a ser fonte de desenvolvimento de doenças ou atrair pragas da horta do morango. O tratamento da primavera é preventivo, por isso é importante usar preparações suaves que não prejudiquem as plantas e sejam eficazes.

O primeiro tratamento após o inverno é realizado Bordeaux líquido, sulfato de cobre, ureia podem ser adicionados. Embora os rebentos ainda não tenham surgido, qualquer uma das formulações acima evitará problemas de colheita indesejáveis ​​no futuro. Os arbustos jovens podem ser processados ​​já em abril, quando novas folhas começam a aparecer e o crescimento se intensifica. A primeira pulverização ajuda a proteger a cultura dos carrapatos, mantendo as plantas intactas. As drogas fazem o melhor com isso. Aktellik, Vertimek, Masai.

Com o aquecimento e as primeiras chuvas, existe a ameaça de doenças graves. Os morangos podem ser afetados por oídio, manchas brancas e manchas marrons. Uma solução eficaz para problemas pode ser um remédio Horus. É importante saber como e quando processar os arbustos de morango para evitar problemas. Além do primeiro processamento da cultura, mais cuidados são necessários. A segunda pulverização é feita antes que os botões comecem a florescer. Nesta fase, as pragas, por exemplo, gorgulhos e moscas brancas, podem ameaçar os morangos, e a podridão cinzenta e o oídio são doenças especialmente perigosas.

A terceira vez que a pulverização é feita depois que os arbustos já floresceram. Normalmente, o intervalo entre o segundo e o terceiro tratamento não é superior a duas semanas. Esta última proteção é de natureza preventiva, fornecendo proteção confiável para os arbustos contra o aparecimento de podridão cinzenta e manchas.

Aos primeiros sintomas de danos de pragas, é necessário o uso de inseticidas.

Visão geral dos produtos químicos

Para processar o morango no início da primavera, protegendo-o contra doenças e pragas, é preciso saber quais medicamentos devem ser usados ​​sem medo de prejudicar as plantas. A seleção correta da composição e o momento ideal de sua aplicação no canteiro fornecem o resultado desejado.

Existe uma grande variedade de medicamentos à venda que diferem em sua direção de ação, composição e eficácia. Para não se enganar com a escolha, você deve entender a diferença entre eles.

  • Fungicidas... Esses recursos são usados ​​para combater doenças fúngicas. Existem variedades dessas drogas para os fins a que se destinam: protetoras, terapêuticas, universais. Os protetores são usados ​​antes que qualquer problema apareça no jardim para fins de prevenção. Os curandeiros são usados ​​nos primeiros sinais de problemas na cultura. Universal (proteção e cura) - uma opção complexa que permite que você lide com problemas futuros e existentes com um medicamento.
  • Inseticidas... Eles são usados ​​para remover pragas de culturas cultivadas.
  • Insectofungicidas - formulações complexas que ajudam a eliminar problemas associados a pragas e doenças.

Além dessa divisão, há também uma diferenciação dos medicamentos em químicos e biológicos. Os produtos químicos mais eficazes para evitar problemas ou eliminar os primeiros sintomas são:

  • Sulfato de cobre e ferro... Meios bastante eficazes para combater as manifestações de podridão cinzenta, com manchas, oídio, crostas e uma série de pragas rastejantes. O sulfato de cobre pode ser usado para processar novas mudas e todo o solo antes que os primeiros brotos apareçam. Normalmente, 100 g da substância são suficientes para que 10 litros de água processem efetivamente de 20 a 30 arbustos de morango. É necessário borrifar os arbustos com esta solução em um dia quente e tranquilo. Nesse caso, a composição terá tempo para absorver e proteger as plantas futuras. O sulfato de ferro protege com eficácia as plantações jovens, mas precisa ser reutilizado 2 semanas após a primeira pulverização.
  • Líquido bordeaux. É usado para evitar danos aos arbustos por manchas e bolor cinzento. Recomenda-se o uso de solução de 3% para profilaxia e 1% para combate aos sintomas das doenças que surgiram. Se não for possível usar o líquido bordalês, ele pode ser substituído por sulfato de cobre ou cal.
  • Ácido bórico... Esse medicamento é eficaz no caso de bacteriose e podridão radicular, e também ajuda a aumentar a produtividade e elevar a quantidade de açúcar nas frutas. Se as folhas do morango começarem a ficar estranhas, amarelecer, morrer ou cair, significa que não há boro suficiente no solo, então você mesmo precisa adicioná-lo. Apenas 5 g do produto são suficientes para diluição em 10 litros de água, após o que a mistura resultante é aplicada sob a raiz da planta.
  • Karbofos. Uma droga que ajuda a se livrar de um carrapato e salvar as folhas novas da destruição e, com elas, a planta inteira. A embalagem contém instruções de uso, onde as proporções da substância são indicadas com precisão. É importante usar corretamente os produtos químicos, em nenhum caso ultrapassando as dosagens. Caso contrário, tanto a planta quanto a pessoa podem ser gravemente danificadas.
  • "Horus"... Uma preparação complexa necessária para ajudar as plantas com doenças de oídio, manchas (branco e marrom), mofo cinza. O produto é seguro para o meio ambiente e funciona bem em baixas temperaturas. Os residentes de verão costumam usá-lo.

Além dos produtos químicos acima, iodo, amônia, permanganato de potássio, Tilt, Switch, Topázio e outros também podem ser usados. Usando essas substâncias de forma correta e em tempo hábil, você pode contar com uma boa colheita.

Uso de agentes biológicos

As substâncias biológicas podem ter diferentes tipos de efeitos:

  • protetor e curativo - ajuda a combater o mofo cinzento, manchas e oídio;
  • contato - contribui para o combate ao bolor cinzento;
  • protetor - também eficaz no combate ao mofo cinzento.

Pulverizar morangos com preparações biológicas irá livrar-se de uma série de doenças e pragas. A faixa mais eficaz de tais fundos pode ser identificada.

  • Fitosporin... Uma substância composta de bactérias esporos vivas. Combate eficazmente a requeima, ferrugem, podridão e oídio.
  • Trichodermin... Consiste em fungos saprofíticos. Se você borrifar morangos com essa composição, pode enriquecer o solo com nitrogênio, fósforo e potássio.
  • Aktofit... Este medicamento contém avermectinas, que são neurotoxinas. O uso da composição ajuda a se livrar de moscas brancas, pulgões e gorgulhos.
  • Fitoverm... Consiste em agentes nervosos. Eficaz no combate a pragas adultas. Você precisa usar este medicamento duas vezes para obter o efeito desejado.

A dosagem de cada produto está indicada na embalagem. Os fabricantes calculam claramente as proporções em que as substâncias devem ser diluídas. É importante processar a cultura do jardim dentro do prazo especificado para não prejudicar as plantas. Usando substâncias químicas e biológicas individualmente ou em combinação, você pode obter bons resultados no cultivo de arbustos fortes e saudáveis ​​com o máximo rendimento de deliciosas frutas silvestres.

Descrição dos métodos populares

Além dos métodos atualmente conhecidos para lidar com fenômenos indesejáveis ​​em camas de morango, existem métodos populares comprovados. O uso de remédios populares permite lidar com problemas simples sem prejudicar a própria cultura. A vantagem de tais produtos é a segurança dos componentes, que na quantidade correta têm efeito positivo, não contaminam o solo. Graças ao uso de diferentes composições, é possível enriquecer o solo, fortalecer a planta e minimizar a ocorrência de pragas e doenças.

Se os métodos tradicionais funcionam e trazem resultados, você não pode usar medicamentos comprados. E se a ajuda deles não for suficiente, é necessário auxiliar adicionalmente a cultura por meio de preparações químicas ou biológicas.

Tansy

A tananásia recém-colhida ou seca pode ser usada para tratar camas de morango.... Basta preparar 0,5 kg de matéria-prima, encher com água quente e deixar em infusão por um dia. Para maior eficiência, o líquido resultante é fervido por 15 minutos e filtrado. A solução resultante é diluída em um balde de água, que deve ser defendido com antecedência.

Usar tansy permite que você se livre do oídio, bem como evita que os ácaros se instalem nos arbustos de morango.

Mostarda

Outro método popular é o uso de mostarda. Para obter uma solução eficaz, você precisa coletar 100 g de grãos, que depois despeje uma pequena quantidade de água fervente. Assim que a mostarda inchar (após alguns dias), é diluída em um balde de água. A composição resultante deve lidar com mofo cinzento.

Freixo de madeira

A cinza de madeira pode ser usada seca ou em solução. Pó de cinza está espalhado por todo o jardim. A área em torno dos arbustos é especialmente abundante e cuidadosamente processada. Se você diluir as cinzas com água, você pode adicionar a substância sob o arbusto para que penetre mais profundamente no solo e tenha o efeito máximo. A cinza de madeira ajuda a prevenir o apodrecimento bacteriano.

Infusão de feno

Para fazer uma preparação eficaz a partir do feno, é necessário usar matéria-prima podre. O efeito máximo é obtido pela mistura de feno e água, cuja proporção é de 1: 3. A composição resultante é deixada por 5-6 horas, após o que é aplicada no jardim.

O uso de feno é eficaz no controle do oídio em arbustos de morango.

De outros

Os remédios populares mais comumente usados ​​incluem os seguintes métodos de combate a doenças e pragas de arbustos de morango.

  • Água fervente... Esse método consiste em processar os arbustos com água fervente para destruir os patógenos. A água quente pode ser despejada no início da primavera, antes do aparecimento dos brotos, mantendo o regador a uma distância de 1 metro do solo.É possível reaproveitar o método no outono, quando os arbustos já frutificaram e se preparam para o inverno. Nesse caso, é colocado um filme sobre as plantas, sobre o qual é derramada água fervente. Com a alta temperatura, as folhas começam a morrer e, com elas, todas as pragas morrem.
  • Zelenka... É usado para tratar doenças fúngicas. Para 1 litro de água, adicione 5 gotas da substância. Pulverize o jardim com a solução resultante.
  • Peróxido de hidrogênio... Para combater os parasitas, vale a pena usar uma solução de peróxido a 3%. Graças ao efeito bactericida, a composição permite que você se livre de bactérias e vírus, deixando oxigênio puro após a decomposição, o que também tem um efeito positivo no desenvolvimento da cultura. Para fazer uma solução para o tratamento de arbustos, basta usar 2 ou 3 colheres de sopa. eu. para 1 litro de água. Com a composição resultante, os arbustos são regados uma vez por semana durante o crescimento, desenvolvimento e frutificação dos morangos. Para o preparo do solo preventivo na primavera, é necessário adicionar 5 colheres de sopa. eu. para 1 litro de água. O peróxido é inofensivo para humanos e insetos, então você pode comer as frutas algumas horas após a pulverização.
  • Amônia. Um remédio bastante eficaz contra doenças fúngicas, larvas de formigas, pulgões e o besouro de maio. Para obter um remédio eficaz, você precisa comprar um frasco de amônia em uma farmácia e sabão em pó. Para obter uma solução, a amônia é despejada em 10 litros de água, e várias colheres de sabão são adicionadas. Uma característica do uso é a necessidade de pulverização imediata da substância até que o álcool tenha evaporado.
  • Uréia... Essa substância é necessária para alimentar o solo com nitrogênio, que é um pré-requisito para o desenvolvimento normal de qualquer cultura. Para obter uma solução nutritiva, adicione uma colher de sopa da substância a 2 litros de água. A ureia é um grânulo transparente e esbranquiçado que se dissolve rapidamente e bem na água, formando uma boa composição para o tratamento de culturas hortícolas. A substância pode ser aplicada sob a raiz e por pulverização em toda a planta. O segundo método é melhor feito de manhã cedo ou à noite, para que a umidade não evapore por tanto tempo quanto possível.

O uso de remédios populares para o processamento de morangos permite obter um bom resultado sem gastar muito dinheiro e tempo. A eficácia das opções acima é significativamente menor do que a de medicamentos químicos ou biológicos, mas em combinação com eles, você pode obter bons resultados.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário