Descrição do inseto nocivo tartaruga e medidas para combatê-lo

Contente
  1. Descrição e nocividade
  2. Sinais de aparência
  3. Métodos de controle agrotécnico
  4. Do que você pode se livrar?
  5. Medidas de prevenção

Um parasita como um inseto, uma tartaruga nociva, costuma infectar cereais, mas também pode atacar outras plantas, por exemplo, tomates. Este é um inseto nocivo que pode prejudicar os grãos e os frutos das plantas. Descreveremos a seguir quais sinais indicam sua aparência e quais métodos podem ser usados ​​para lidar com ela.

Descrição e nocividade

O inseto é uma tartaruga nociva que pertence à família dos insetos-tartarugas. É um besouro de corpo arredondado e de cor castanha, cinzenta ou amarelada. Este bug difere de outros parasitas pela presença de uma forte concha protetora. Tem manchas que parecem uma carapaça de tartaruga - é por isso que a praga tem seu nome. Este tipo de praga não é muito grande. O comprimento do corpo é de apenas 10-13 milímetros, e sua largura é de cerca de 8,8 milímetros.

O inseto nocivo é um inseto móvel e, portanto, pode facilmente cobrir distâncias de até 200 quilômetros. Porém, na maioria dos casos, ele prefere engatinhar para não desperdiçar energia.

No inverno, esses insetos tentam sentar-se em celeiros, celeiros e folhas caídas, e em períodos quentes (com uma temperatura do ar de +14 graus) eles começam a se reproduzir ativamente. Assim, cada fêmea pode colocar cerca de 40 ovos por vez na parte inferior da folha da planta. Os ovos deste parasita parecem pequenas bolas e são de cor verde. Após cerca de uma semana, as larvas começam a eclodir dos ovos. Eles têm que passar por 5 estágios de desenvolvimento para se formarem completamente como adultos.

Este inseto se alimenta de cereais, danificando os grãos de trigo, centeio, cevada, ocasionalmente milho, aveia, painço. No entanto, também ocorre em outras plantas.

Quando a população cresce dramaticamente, a população pode prejudicar seriamente a maior parte da safra.

Sinais de aparência

O bug é que uma tartaruga prejudicial raramente ataca os tomates, preferindo os cereais a eles. No entanto, se essa praga aparecer, deve ser eliminada o mais rápido possível para evitar sua reprodução. Caso contrário, você corre o risco de perder suas plantas e, com elas, uma boa colheita.

No tomate, é difícil notar o aparecimento de um inseto nocivo. A razão para isso é que, quando surge uma praga, a planta não começa a morrer imediatamente. Ainda produz frutos que parecem normais por fora, mas sua qualidade pode diminuir. Além disso, nos próprios tomates, é possível encontrar pequenos danos na forma de furos - foi neste local que o inseto introduziu sua tromba, sugando elementos importantes da planta. Nessas áreas, a casca do tomate costuma mudar de cor.

Posteriormente, a planta começa a enfraquecer, murchar e exalar um aroma desagradável, e seus brotos são deformados.

No caso do trigo, para identificar a presença de percevejos, é necessária a inspeção periódica das plantas. O aparecimento de uma praga pode dar esses sinais: um grande número de rebentos jovens lentos, suas cores e tamanhos diferentes, bem como uma cor diferente do grão e a presença de pequenas picadas nas plantações.

Se o grão foi danificado por essa praga, ele perde seu valor de mercado, e eles tentam não usá-lo para fazer farinha. Atingindo os grãos, o inseto muda não apenas sua cor, mas também sua composição química, reduzindo a quantidade de glúten neles.Como resultado, a farinha desses grãos torna-se viscosa, viscosa e tem uma cor serosa.

Observe que uma tartaruga nociva pode aparecer em qualquer estágio de desenvolvimento de uma planta cultivada: no estágio de fuga, floração, maturação do leite ou durante a colheita. Portanto, é necessário monitorar continuamente o estado dos plantios.

Métodos de controle agrotécnico

Para se livrar dos percevejos dessa forma, é recomendável inicialmente realizar a sacha, o que ajudará a reduzir o número de pragas. Eles podem se estabelecer em qualquer lugar, tanto nas ervas daninhas quanto nas cultivadas, mas comerão apenas aquelas que lhes parecerem mais nutritivas.

Para fins preventivos, pode-se realizar a aração de restolho - isso ajudará a evitar o aparecimento de pragas. Este procedimento deve ser realizado no final do verão ou no início do outono.

Recomenda-se também a colheita de plantas cerealíferas em tempo hábil, com debulha rápida e combinação direta. Após a colheita do trigo, é necessário realizar uma lavoura de alta qualidade no outono.

Use fertilizantes contendo fósforo e potássio para aumentar a resistência das plantas aos ataques de insetos nocivos. Ao mesmo tempo, é importante realizar o plantio e o cultivo da terra de alta qualidade dentro do prazo.

Os inseticidas devem ser usados, mudando a cada vez os meios de modo a não causar o vício em insetos. É necessário realizar o processamento duas vezes. O primeiro é necessário para eliminar todos os parasitas que conseguiram sobreviver ao inverno, e o segundo - para destruir novas pragas. Porém, lembre-se que tais recursos são prejudiciais ao ser humano e, portanto, ao utilizá-los, deve-se seguir estritamente as instruções para não prejudicar a si mesmo ou às plantações.

Cercas naturais podem ser usadas para salvar o trigo. Isso implica em plantar em uma área onde existem certos obstáculos, por exemplo, na forma de árvores.

Do que você pode se livrar?

Agentes biológicos

Os agentes biológicos incluem os inimigos naturais desses insetos. Eles são capazes de combater eficazmente os insetos, destruindo-os em grande número.

  • As galinhas são inimigos naturais das tartarugas nocivas. Porém, ao usá-los no trigo, não se surpreenda que, junto com os insetos, os grãos tenham desaparecido em alguns lugares. Por causa desse "efeito colateral", esse método parece malsucedido para muitos residentes de verão.
  • Além do mais, outros insetos também podem agir como inimigos dos percevejos, que se deliciarão com essa praga. Na maioria das vezes, esses insetos são usados ​​em biofábricas, onde especialistas monitoram suas atividades.
  • Insetos como ouriços, telenomos, formigas, centopéias e ácaros predadores podem ajudar a reduzir o número de tartarugas nocivas. Alguns deles ajudarão a se livrar dos ovos do parasita e alguns ajudarão a se livrar dos adultos. Esses insetos não prejudicam suas plantas, mas ajudam a livrar-se das pragas, por isso é recomendável mantê-los em número elevado.
  • Outro agente que pode ser chamado de arma biológica é o Boverin. Esta preparação microbiológica é totalmente inofensiva para os seres humanos. Em um inseto, "Boverin" pode causar uma doença chamada "mucardina branca". Assim, quando uma praga come um grão tratado com esse agente, um fungo entra em seu corpo. Posteriormente, ele se desenvolve dentro do parasita, cresce através dele, envolvendo seu corpo de fora.

Boverin é famoso por sua eficiência, mas será difícil obtê-lo.

Produtos químicos

Quanto aos produtos químicos, eles são mais eficazes no controle de pragas em tomates e cereais, mas são usados ​​apenas em casos de emergência, quando outros métodos não ajudam. Antes de envenenar insetos com esses meios, você deve ler as instruções. Os produtos químicos são perigosos para os humanos.Para usá-los, você precisa estocar equipamentos de proteção, que incluem máscara, luvas e, idealmente, um traje de proteção. Você também precisará de um respirador para lidar com as plantas.

Os mais populares e eficazes são drogas como "Aktara", "Karbofos", "Chlorofos" e "Karate-Zeon". Os dois primeiros remédios afetam o intestino dos parasitas, razão pela qual eles morrem logo. O "clorofós" é capaz de interromper a transmissão dos impulsos dos insetos, reduzindo sua atividade. O último medicamento da lista afeta o sistema nervoso do inseto, causando sua morte.

Esses fundos podem livrar as plantas de pelo menos metade das pragas de uma só vez. O resultado pode ser visto no dia seguinte.

Além do equipamento de proteção, você também precisará de condições climáticas favoráveis ​​para o processamento. Não adianta fazer isso na chuva, pois isso vai levar embora todos os fundos, por isso você não verá o resultado.

Ao mesmo tempo, recomendamos não interromper o tratamento com o mesmo agente, pois com o tempo ele deixa de eliminar efetivamente as pragas pelo fato de elas desenvolverem dependência. Para destruí-los todos, você terá que usar uma grande dosagem de uma substância tóxica, que pode prejudicar o plantio. Portanto, é necessário usar meios diferentes a cada vez.

Métodos tradicionais

As receitas folclóricas também são famosas entre os moradores do verão, que se opõem aos tratamentos químicos, mas são eficazes apenas nos casos em que os insetos ainda não tiveram tempo de se reproduzir. Caso contrário, você ainda terá que recorrer a produtos químicos.

No entanto, vamos voltar aos métodos populares. Abaixo estão as receitas para as soluções mais eficazes. De imediato, notamos o fato de que todos esses recursos não destroem as pragas, mas apenas as espantam, evitando que prejudiquem a lavoura.

  • Cebola. Esta solução é preparada com base na casca da cebola. Você vai precisar de 0,4 kg do componente, que você precisa encher com 6 litros de água, pré-aquecida a 100 graus. Dê à solução uma semana para infundir, após a qual os tomates podem ser processados.
  • Mostarda. Para esta solução, você precisará de 0,2 kg de pó de mostarda seca e 800 mililitros de água. Mexa bem esta mistura e, em seguida, acrescente mais 10 litros de água fria. Depois de mexer a solução novamente, você pode iniciar o processamento.
  • Alho. Para preparar uma solução com base nisso, você precisará de 4 colheres de chá de alho em pó e um litro de água. Ao misturar os componentes, você pode processar a folhagem do tomate.
  • Vinagre. Esta não é nem mesmo uma solução, mas um remédio comum que é usado por muitos residentes de verão em sua forma pura. Deve ser pulverizado na área desejada onde crescem os cereais, em intervalos de uma semana. No entanto, essa ferramenta será menos eficaz para grandes áreas.

Medidas de prevenção

Para para que as plantas permaneçam intactas e proporcionem uma colheita boa e de alta qualidade, é necessário aderir a certas medidas preventivas que ajudarão a evitar o aparecimento de pragas.

  • Portanto, o solo onde suas plantações crescem deve ser abastecido com cálcio e fósforo. Também é necessário realizar a remoção regular de ervas daninhas, pois os insetos freqüentemente se reproduzem nelas.
  • Para manter o seu plantio seguro, você pode recorrer ao uso de plantas repelentes de parasitas. O pouso de uma cimicifuga será eficaz nesse aspecto.
  • Monitore a saúde de suas plantas regularmente - isso se aplica a cereais e tomates. Será muito mais fácil eliminar um pequeno número de pragas do que lidar com toda uma horda de parasitas em proliferação. Atenção especial às plantas em épocas de calor e quase sem vento, pois é nessas condições que os percevejos se reproduzem e se desenvolvem com maior frequência.
  • Galinhas andando no jardim são permitidas. Eles ajudarão a reduzir o número de parasitas simplesmente comendo-os.
  • A penetração do inseto no celeiro onde os grãos são armazenados levará à deterioração da safra colhida.Para evitar que isso aconteça, os grãos devem ser tratados com agentes químicos, após o que devem ser bem secados - não se deve permitir que a umidade entre nos armazéns com os grãos.

Ao aplicar todas essas medidas simples, você pode prevenir ou reduzir os danos às suas plantas e prevenir o aparecimento e propagação de tartarugas nocivas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário