Mutucas: descrição e métodos de luta
Uma das pragas das culturas agrícolas e ornamentais é a mosca-da-índia, que prejudica a planta durante sua reprodução. Esse nome de inseto não surgiu por acaso - tudo porque seus órgãos de visão estão dispostos de uma forma muito incomum. Todos os outros insetos têm, além dos olhos complexos, olhos simples adicionais e estão ausentes nas mutucas. Uma descrição detalhada e métodos de controle de pragas serão considerados neste artigo.
Descrição
O percevejo é uma praga de jardim que varia em tamanho de 2 a 11 mm. Isso prejudica muitas colheitas, incluindo plantações caseiras. Pode crescer em morangos, pepinos e outras plantações. Sua cor depende da espécie. Eles são em sua maioria de cor marrom escuro com pequenas manchas na parte de trás das asas. Sua cabeça se parece com a de uma formiga, então eles se disfarçam com sucesso como ele. Esses insetos levam um estilo de vida reservado, por isso é bastante difícil considerá-los durante o dia. Por um ano, a praga pode durar até 2 gerações. Restam apenas os ovos para o inverno, que toleram perfeitamente até geadas severas. O inseto causa grande dano na hora da reprodução.
Durante a postura dos ovos, a planta é danificada, as larvas são alimentadas com o suco vital dos brotos. O desenvolvimento do embrião continua por uma semana. As larvas se alimentam de brotos jovens e frutos imaturos por 18-24 dias. O desenvolvimento dura 31 dias. Devido à praga, parte da colheita e a germinação das sementes são perdidas.
Os insetos adultos também se alimentam da seiva celular, fazendo uma punção, injetando substâncias tóxicas em partes da planta, que então suspendem seus processos de vida e fotossíntese. As pragas danificam os botões das flores e o tronco da planta - tudo isso leva à sua morte ou deformação. A praga por si só não causa muitos danos, mas devido ao fato de se espalhar rapidamente, seu perigo aumenta significativamente. O inseto pode migrar rapidamente de planta para planta, deixando assim suas larvas em cada uma delas para a geração seguinte.
Sinais de aparência
Os principais sinais do aparecimento de percevejos em uma planta é uma mudança em sua forma. A mosca-da-índia se instala em uma plantação se as pétalas de uma flor em flor são encurtadas ou curvas, e pequenos buracos também são observados nas folhas.
Medidas de controle
Os meios mais eficazes para lidar com mutucas são produtos químicos que devem ser usados apenas em caso de derrota em massa. Significa que "FAS-double" é projetado para destruir insetos, formigas e outros insetos. Esta substância cinza claro contém zeta-cipermetrina e esfenvalerato como ingrediente ativo principal. Graças ao medicamento de dupla ação, existe uma proteção de longo prazo que dura cerca de 3 meses. Os habitats dos insetos são tratados com uma solução diluída, que são identificados previamente antes do processamento. A pulverização é repetida se os insetos reaparecerem.
O inseticida "Actellik" tem um amplo espectro de ação, protegendo vegetais e frutas de várias pragas de jardim. O medicamento retém sua atividade na planta por 3 dias com efeito protetor de longa duração. O agente tem efeito de contato entérico e é rapidamente absorvido pelo tecido. Ao comê-lo, a praga inflige danos mortais a si mesma. "Actellik" pertence a medicamentos de baixa toxidade, mas seu uso deve ser realizado em estrita conformidade com as normas de segurança no domínio da proteção ambiental e das abelhas.
Condições de tempo úmido apenas aumentam seu efeito.
O "Aktara", que é um inseticida entérico, ajuda a eliminar os insetos do jardim. O produto é rapidamente absorvido pela planta, penetrando pelas folhas e raízes, e é resistente à chuva e ao sol. Oferece um efeito protetor de longa duração. Os primeiros resultados da morte de pragas aparecem meia hora após o contato da droga com os insetos. A morte completa ocorre em um dia, durante o qual as pragas não se alimentam mais. O efeito protetor de longo prazo é devido ao metabolismo lento da droga dentro da planta. O período de proteção é de até 4 semanas. Neste momento, você pode usar o medicamento adicionalmente para fins profiláticos. O último tratamento deve ser realizado pelo menos 14-30 dias antes da colheita.
Biotlin é um concentrado solúvel em água com ação intestinal. Quando as pragas entram em contato com ele, surgem processos irreversíveis. Durante a absorção do suco da planta processada, o veneno entra em seu corpo e atrapalha o funcionamento do sistema nervoso, o que leva à sua morte prematura. Um resultado rápido é observado dentro de 2-3 horas após a pulverização do jardim. Ele protege as plantas por 3 semanas, um tratamento é suficiente para todo o verão. Biotlin afeta as gerações jovens e adultas. Em casos raros, a droga é usada repetidamente, pois não causa dependência. O agente é uma substância pouco tóxica, mas ainda pertence à terceira classe de perigo. Durante o seu uso, é aconselhável tomar medidas de segurança, usar roupas de proteção individual e luvas. Em caso de contato com a pele ou olhos, lave rapidamente com água e sabão.
O tratamento das culturas hortícolas com qualquer preparação química deve ser iniciado irrigando a parte inferior do lado interno da folha da planta.
Para o combate à praga, também são utilizados métodos agrotécnicos, que incluem o descarte de folhas secas e caídas, resíduos vegetais no outono. Junto com eles, as pragas que se escondiam durante o inverno e colocavam os ovos são removidas.
Os mutucas não toleram o odor pungente de outras plantas, portanto, perto de plantações agrícolas, você pode plantar uma cimicífuga ou tanansy.
Os métodos tradicionais testados pelo tempo também ajudarão a remover as pragas do jardim. Usar sabão em pó é seguro para plantações e outros insetos benéficos do jardim. Para isso, pegue um pedaço de sabão 70% e triture no ralador. Em seguida, misture com água na proporção de 1: 10 até a dissolução completa e pulverize a planta e o solo ao redor do jardim.
Não menos eficaz é uma infusão de casca de cebola com alho. Para fazer isso, pegue 100 g de casca de cebola, acrescente alguns dentes de alho picados finamente para cheirar e despeje 5 litros de água fervente. Em 5 dias, o produto é infundido. As plantações são cultivadas 3 vezes em intervalos semanais.
O caldo de absinto tem um odor pungente, por isso também é usado para combater insetos nocivos. Para isso, pegue 100 g de absinto (in natura ou comprado em farmácia), despeje 2 litros de água e insista por 2 horas. Para melhorar o efeito, adicione 100 g de sabão em pó. Esta solução é pulverizada na planta afetada em locais onde se acumulam percevejos.
Para insetos de jardim e como lidar com eles, veja o próximo vídeo.
Obrigado. Informações muito úteis.
O comentário foi enviado com sucesso.