Como lidar com os ácaros do morango em morangos?

Contente
  1. Descrição da praga
  2. Razões para o aparecimento
  3. Sinais de derrota
  4. Como lutar?
  5. Como manusear corretamente?
  6. Profilaxia
  7. Variedades resistentes

O ácaro do morango é um visitante frequente em áreas com morangos e morangos de jardim. Causa grande dano às plantas, o que consequentemente afeta seu rendimento. Como determinar a presença de um ácaro do morango, por que aparece e como lidar com isso, contaremos a seguir.

Descrição da praga

O ácaro morango é um inseto artrópode que é um tipo de ácaro parasita. Dá uma ótima aparência a morangos e morangos de jardim. Se você não lutar com ele, esse parasita é capaz de destruir cerca de 70% de todas as frutas.

Este tipo de inseto é muito difundido... Muitas vezes pode ser encontrado em morangos ou morangos. A praga tem esta aparência: é pequena, e seu corpo é quase totalmente transparente com uma cor marrom claro ou amarelo claro, tem uma forma oval e pernas triangulares. É muito difícil perceber este inseto nocivo a olho nu, principalmente nos primeiros estágios de seu aparecimento, devido à sua cor discreta e pequeno tamanho. Seu comprimento máximo é de cerca de 2 milímetros e sua largura máxima é de apenas 1 milímetro.

A aréola desses parasitas é representada por áreas nas quais clima temperado, é por isso que eles são encontrados com bastante frequência em nosso país. A invernada ocorre mais frequentemente na zona dos arbustos jovens, nas fendas do caule e não só. Na primavera, quando a temperatura atinge o nível necessário, o inseto começa a botar ovos.

O desenvolvimento desse parasita desde o primeiro estágio até a maturação completa dura cerca de 30-40 dias. Isso é exclusivamente influenciado pelas condições meteorológicas, níveis de umidade e clima.

O mais favorável para a formação desse inseto parasita é a temperatura das massas de ar é de 15-25 graus e o nível de umidade é de até 80%. Na presença de tais condições, em apenas uma estação, o parasita pode dar cerca de 7 gerações. No verão, o número dessas pragas começa a aumentar ativamente e atinge seu pico em agosto. Nessa época, o parasita, se não for exterminado, geralmente se espalha por todo o local.

Esses parasitas prejudicam principalmente a parte verde da planta, ou seja, suas folhas. Eles se alimentam ativamente de sua seiva celular, o que posteriormente leva à deformação da folhagem, tornando-se oleosa e com aparência enrugada. Isso também afeta os frutos das plantações de morango. Uma vez que os frutos carecem das substâncias de que precisam, eles não podem se formar totalmente, e é por isso que os frutos pequenos posteriormente prevalecem na colheita. Com os ataques ativos do parasita, as plantações de morango e morango simplesmente morrem.

Razões para o aparecimento

Os ácaros do morango e outros insetos nocivos aparecem nas plantações de bagas por vários motivos.

Na maioria das vezes, isso é o culpado cuidados com plantas de baixa qualidade. Isso inclui eliminação rara de ervas daninhas e afrouxamento do solo, falta de fertilização com alto teor de nutrientes úteis, restos de vegetação antiga no local, excesso de água durante a irrigação e poda infrequente de gavinhas de morango.

A praga, ou melhor, suas larvas, também podem entrar na planta com a ajuda de ferramentas de jardim, roupas ou sapatos. Além disso, isso geralmente é facilitado por animais e pássaros.

Insetos nocivos também podem aparecer em morangos devido ao fato de que o local de plantio foi escolhido incorretamente: é muito sombreado, devido ao qual existe um alto nível de umidade e umidade, o que cria as condições mais favoráveis ​​para esses ácaros. Além disso, isso pode ser devido a semente contaminada, uma rara mudança de local para o cultivo de uma planta e a proximidade dos arbustos de morango ao plantio dessas plantas cultivadas que pertencem à família Solanaceae.

Sinais de derrota

É possível determinar a presença de uma praga em uma planta por vários fatores. Então, as plantas afetadas começam a crescer um pouco mais devagar e, em seguida, param de crescer completamente... Os arbustos de morango danificados são geralmente anões.

Quanto à folhagem dessas plantas, as folhas novas começam a enrolar e enrugar, algumas delas podem nem abrir. O resto muda de cor, o amarelo oleoso começa a prevalecer nele. No final das contas, essas folhas secam.

É possível determinar a presença de uma praga pela condição da fruta. A safra sai muito pequena, e a maior parte dela nem chega a amadurecer totalmente e seca.

Além disso, os arbustos de morango que foram afetados por um inseto nocivo, perdem sua alta resistência ao frio. Eles não suportam baixas temperaturas e logo morrem.

Como lutar?

Drogas especiais

O uso de produtos químicos é uma medida drástica e considerada uma das mais eficazes. Esses fundos podem ajudá-lo a remover completamente a praga, mas deve-se ter em mente que eles também apresentam muitas desvantagens. Esses medicamentos são muito tóxicos, ao usá-los existe o risco de prejudicar a planta e você mesmo. Além disso, os produtos químicos eliminam não apenas os ácaros prejudiciais do morango, mas também os insetos polinizadores benéficos.

Dentre esses agentes de tratamento contra carrapatos, recomenda-se a escolha de acaricidas ou insectoacaricidas de ação sistêmica.

Os mais populares desses produtos químicos são medicamentos como:

  • Aktara;
  • Fitoverm;
  • "Fufanon";
  • "Trocar";
  • "Karbofos";
  • Actellik;
  • Akarin;
  • "Omite";
  • "Kemifos".

Observe que todos esses medicamentos são altamente tóxicos.... Ao utilizá-los, deve-se seguir estritamente as instruções, não ultrapassar a dosagem das substâncias, seguir os cuidados de segurança e utilizar equipamentos de proteção individual - respirador, máscara e óculos, além de luvas de borracha.

Além disso, para que os parasitas não desenvolvam dependência, é necessário alternar os medicamentos a cada tratamento, caso contrário perderão a eficácia.

Métodos biológicos

Esse método também é bom na luta contra insetos parasitas. Envolve o uso de entomófagos, ou seja, insetos predadores que podem eliminar todas as pragas do morango.

O método se refere ao número o mais eficaz... Além disso, é absolutamente seguro para os seres humanos, arbustos de morango e o meio ambiente em geral. Você pode comprar esses insetos auxiliares em lojas especializadas, a única desvantagem é seu preço bastante alto.

Remédios populares

Muitos moradores de verão, na luta contra os ácaros do morango, preferem justamente os meios que são preparados de acordo com as receitas populares. Sua principal característica é que eles são completamente inofensivos para humanos e plantas. Além disso, eles estão disponíveis, você pode cozinhá-los com suas próprias mãos de meios improvisados ​​em casa.

No entanto, lembre-se de que esses fundos são muito menos eficazes do que os biológicos e químicos. Eles não serão capazes de exterminar carrapatos em grande número; eles serão mais bem usados ​​para fins preventivos ou em combinação com outros métodos de controle.

  • Então, para preparar uma das soluções, você precisa 0,2 kg de casca de cebola e um balde de água... Tudo isso deve ser misturado e deixado em infusão por 5 dias em algum lugar quente.Decorrido o tempo, a solução deve ser filtrada, após o que as plantas podem ser pulverizadas.
  • Livrar-se da praga também pode ajudar solução à base de alho... Você precisará de 0,2 kg do componente principal na forma triturada e um balde de água. Tudo isso deve ser deixado em infusão por 3 horas. Coe a mistura antes de usar.
  • Adequado para a luta contra insetos parasitas amônia. Você só precisa de 30 mililitros do produto, que você precisa encher com água e, em seguida, derramar as plantas com ele.
  • Tintura de calêndula É outra mistura que pode ajudar a se livrar dos ácaros do morango prejudiciais. Você precisará de 0,3 kg do componente principal em uma forma triturada e um balde de água. Tudo isso deve ser misturado e deixado para tintura por 3 dias, depois coar. Então você pode regar a planta com uma solução, isso deve ser feito em intervalos de 3 dias.
  • Uma alternativa aos malmequeres pode ser calêndula ou dente-de-leão... Você também pode tomar celidônia, mas neste caso você só precisa de 0,1 kg do componente principal.
  • Outra opção de solução é topos de tomate. Você precisará de 1/3 de um balde do ingrediente principal e água aquecida. Tudo isso deve repousar por cerca de 3 horas, após as quais a solução deve ser levada à fervura e fervida por 10-15 minutos. Em seguida, a mistura deve esfriar, coar, adicionar ½ pedaço de sabão ralado e água para encher o balde. Recomenda-se pulverizar as plantas com esta solução 2-3 vezes.

Como manusear corretamente?

Na primavera

É necessário monitorar o estado dos arbustos de morango desde o início da primavera. Se houver sintomas que indiquem o aparecimento de uma praga, a planta deve ser tratada. O tratamento também pode ser realizado como medida preventiva para prevenir o aparecimento de parasitas. Isso pode ser feito com um medicamento como "Fitosporina" ou remédios populares.

Observe que, durante a floração, é melhor evitar o tratamento da planta, especialmente com produtos químicos. É necessário se livrar dos parasitas, se houver, antes desse período.

Verão

No verão, o tratamento com produtos químicos, remédios populares é adequado. Também não será supérfluo usar métodos biológicos.

Deve-se ter em mente que, após o processamento dos morangos com produtos químicos, é permitido comer seus frutos silvestres somente após 2 semanas.

No outono

Após a colheita final, a planta também precisa ser protegida de pragas. Você pode proteger a cultura com a ajuda de remédios químicos e populares. Recomenda-se realizar o beneficiamento em dias secos, chuvosos e calmos ou ao entardecer, para não prejudicar o plantio. Nesse caso, o processamento deve ser feito com cautela, prestando atenção em cada lado da folha, caule e solo, pois nele podem permanecer larvas do parasita.

Se chover após o tratamento, o tratamento deve ser repetido.

Profilaxia

O cumprimento das medidas preventivas ajudará a evitar o aparecimento de insetos nocivos ou, se algo acontecer, a prevenir sua propagação nos estágios iniciais.

  • Então, inicialmente você precisa usar mudas saudáveisdisso você tem certeza.
  • Para cultivar uma planta, você precisa escolher um bom lugar, de modo que não seja desnecessariamente sombreado e úmido. Recomenda-se escolher locais que estejam longe de plantas velhas e plantações de erva-moura.
  • Também é necessário regularmente eliminar ervas daninhas, periodicamente afrouxe o solo e apare as gavinhas de morango.
  • Resíduos de plantas antigas devem ser removidos após a colheita final, uma vez que larvas de pragas podem permanecer neles.
  • Ferramentas de jardinagem devem ser periodicamente desinfetar, por ser um dos principais portadores da praga e de suas larvas.
  • Ao plantar morangos, é recomendado periodicamente tramas alternativas... O replantio da planta no local não é permitido antes de 4 anos.
  • Além disso, para fins preventivos, você precisa regularmente processar plantas com remédios populares.

Variedades resistentes

Para que seus morangos sofram menos com o ataque de carrapatos, é recomendável escolher variedades que sejam altamente resistentes a parasitas. Essas variedades incluem:

  • "Viola";
  • "Kokinskaya Zarya";
  • "Mamãe";
  • "Slavutich".

Para obter informações sobre como lidar com os ácaros do morango, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário