Tipos de ácaros-aranha e opções de controle de pragas

Contente
  1. Descrição e variedades
  2. Razões para o aparecimento
  3. Sinais e consequências da infecção
  4. Quais plantas são afetadas?
  5. Que drogas devo usar para lutar?
  6. Como se livrar do uso de métodos populares?
  7. Medidas de prevenção

Uma praga em miniatura, como o ácaro-aranha, pode prejudicar muitas plantações que vivem no jardim. Como os insetos têm muitas oportunidades de entrar nas camas, a luta contra eles deve ocorrer combinando medidas preventivas, produtos químicos e remédios populares.

Descrição e variedades

O ácaro-aranha parece um inseto muito pequeno com um comprimento não superior a 1 mm, o que é bastante difícil de ver a olho nu.... Dependendo da espécie, sua cor pode ser vermelha, amarela e verde claro. A praga se reproduz ativamente, colocando 7 ovos por dia e, portanto, destrói as plantações de forma extremamente rápida... O inseto hiberna na casca de uma árvore ou em um monte de folhas.

O carrapato comum é o mais comum na Rússia. Esta variedade vive na parte inferior das lâminas das folhas e dá filhos de 8 a 18 vezes por ano. Ácaro espinheiro ataca principalmente macieiras, tendo tempo para se multiplicar 8 vezes durante o período vegetativo. As fêmeas dessa variedade são externamente diferentes dos machos. Estufa vermelha o carrapato vive apenas dentro de casa. O inseto amante do calor se reproduz 18 vezes por ano. atlântico o ácaro se instala em ambos os lados da folha, preferindo condições de alta umidade. Cyclamen um carrapato com corpo arredondado e amarelo prefere sombra, mas vive na parte superior das placas.

Razões para o aparecimento

O aparecimento de uma praga nas plantações pode ser devido a vários motivos. Muitas vezes, o inseto vem do viveiro junto com o solo ou as mudas ali compradas. O mesmo pode ser dito sobre o húmus ou substrato retirado do jardim.

Os carrapatos podem ser carregados pelo vento e pelo próprio jardineiro, que trouxe o parasita nos sapatos ou nas roupas. Além disso, acontece que o inseto se desloca de áreas vizinhas.

Sinais e consequências da infecção

Vários sinais podem indicar que uma planta foi atacada por um ácaro-aranha. Por exemplo, o jardineiro deve ser alertado manchas marrons que parecem buracos, ou pontos amarelados, surgindo nas lâminas das folhas. Claro, folhas e flores caindo, bem como retardou o desenvolvimento da cultura. O fato de ter sido um ácaro-aranha que se estabeleceu em uma árvore ou arbusto pode ser calculado graças a a aparência de uma fina teia de aranha de cor branca ou prateada. Se a atividade vital dos insetos já está em pleno andamento, eles próprios provavelmente serão encontrados na parte de trás das folhas e teias de aranha, além de grãos pretos de seus resíduos aparecerem na planta.

Uma vez que o inseto se alimenta da seiva da planta, neste último, os tecidos começarão a morrer gradualmente, e as próprias folhas e botões secarão e cairão... Uma planta tão nua morrerá rapidamente. O carrapato também é capaz de prejudicar os frutos de diferentes safras.

Não se deve esquecer que o inseto também carrega fungos e vírus, prejudicando significativamente a imunidade da planta.

Quais plantas são afetadas?

O ácaro-aranha é capaz de se alimentar de quase todas as culturas que o jardineiro está engajado na criação. Em uma estufa, os pepinos sofrem com mais frequência, pois as folhas primeiro secam, depois os ovários e as flores caem e o próprio arbusto morre.Os tomates estão ainda mais expostos aos insetos. Os arbustos de bagas - groselhas, groselhas, framboesas - são privados de uma parte significativa da colheita devido aos carrapatos. Claro, os morangos também sofrem com o problema, as bagas em que não têm tempo para amadurecer e secar. Muitas árvores frutíferas são cobertas por teias de aranha: maçã, pêra, uva, cereja, limão, assim como coníferas - a descoberta de fios esbranquiçados acontece em thujas, zimbros e pinheiros.

Pimentas, abobrinhas, berinjelas e leguminosas podem ser prejudicadas com as plantações de hortaliças. Algumas ervas como a hortelã e a erva-cidreira também são vulneráveis. Finalmente, devido à atividade dos insetos, a vida da melancia e da soja pode ser significativamente prejudicada. Das plantas de interior, a praga afeta tudo - de cactos a palmeiras.

Que drogas devo usar para lutar?

É mais eficaz no combate aos ácaros da aranha com a ajuda de preparações industriais de ação química ou biológica.

Químico

As preparações acaricidas contra pragas exigem o cumprimento estrito das instruções de uso, além de garantir a proteção da pessoa que realiza o tratamento.... Portanto, é considerado muito eficaz "Actellik", afetando o inseto através de seus intestinos. O pirimifos-metilo presente na composição perturba a digestibilidade dos alimentos no ácaro-aranha, pelo que este morre rapidamente. Para o completo desaparecimento do problema, são necessários dois procedimentos, mantendo um intervalo de duas semanas. O medicamento na quantidade de 2 mililitros é diluído em 2 litros de água, após o qual é utilizado para pulverização. Uma ampola é suficiente para quase 10 metros quadrados de camas. Esta ferramenta pode ser usada tanto em estufa quanto em campo aberto.

Outro acaricida - Apollo - é considerado um dos melhores produtos para o tratamento de árvores frutíferas e arbustos de frutos silvestres de ovos e pequenos insetos. No entanto, não é capaz de reproduzir adultos, exceto para tornar as fêmeas estéreis e, assim, impedir a propagação da praga. É necessário processar as plantas Apollo no início da primavera, quando os botões estão inchando. Porém, no caso dos morangos, é necessário agir antes que as flores apareçam. Um líquido contendo clofentesina é pulverizado sobre a casca e os brotos.

"Demitan" escolhido para o tratamento de pêra, maçã e uva. A pulverização com este medicamento deve ser realizada antes do florescimento dos botões. "Nero", que contém bromopropilato, não age sobre as abelhas e, portanto, pode ser usado durante o florescimento de várias safras. Cada ampola do produto é diluída em 8-10 litros de água, após o que as lâminas das folhas e hastes de plantio são umedecidas com a mistura resultante. "Omite", cujo ingrediente ativo é o propargite, se manifesta de maneira mais eficaz quando a temperatura do ar atinge +25 graus. Funciona bem em campo aberto, maçã, ameixa, cereja doce e alguns melões. Durante o uso, 10-15 mililitros da droga são derramados com 5 litros de água e usados ​​para pulverização.

"Aktara" é um inseticida de amplo espectro e é bastante eficaz no tratamento de carrapatos. No entanto, os insetos benéficos geralmente morrem junto com a praga. "Kleschevit" adequado para curar batatas.

Biológico

Produtos biológicos adequados para se livrar dos ácaros da aranha incluem Iskra-Bio - um líquido que fica muito tempo nas folhas e pode ser usado antes mesmo da colheita. Fitoverm também é permitido o uso no verão, pouco antes da colheita dos frutos, e também na primavera, durante a floração. Na maioria das vezes, é usado para processar groselhas e macieiras. Cada ampola é preenchida com 10 litros de água, após o que o jardim é pulverizado.

Para aumentar a eficácia do medicamento, um sabonete doméstico ou "verde" é adicionado à mistura.

Como se livrar do uso de métodos populares?

O uso de métodos populares é considerado eficaz apenas nos estágios iniciais de danos às culturas, no entanto, mesmo depois de serem propostos para serem usados ​​como "auxiliares" de produtos químicos. Não devemos esquecer que o tratamento com tais agentes é mais seguro do que no caso dos inseticidas adquiridos. Por exemplo, o tratamento de culturas pode ser realizado com alho... Uma panela de 1 litro é cheia com um par de cabeças esmagadas, cheia até o topo com água e fechada com uma tampa. Esta composição deve ser fermentada por cerca de 5 dias. Além disso, antes de pulverizar as plantações, será necessário diluí-lo com um líquido limpo na proporção de 1 para 1.

Plantas com lâminas de folhas grossas podem, em princípio, ser limpas solução de álcool. Em casa, costuma-se preparar uma infusão à base de cascas de cebola. Para seu preparo, 100 gramas da matéria-prima são despejados com 5 litros de água, infundidos por cerca de 5 dias, filtrados e utilizados para pulverização. Desde o ácaro-aranha medo do cheiro de cebola, tal droga o desencorajará de aparecer nas camas por muito tempo. Para tornar o remédio mais eficaz, você precisará tomar como base uma cebola descascada, picar finamente, despejar 0,5 litro de líquido e deixar por cerca de meia hora. Antes do processamento, 3-4 gotas de iodo são adicionadas à mistura. É possível combinar cascas e frutos de cebola em uma receita.

Espante insetos e flores de calêndula - na quantidade de 500 gramas são despejados em 5 litros de água e mantidos antes do uso por cerca de 5 dias. Insistir dente-de-leão leva menos - cerca de 4 horas. Escolhido para combater o ácaro-aranha, você vai precisar deitar 0,5 quilo de verduras com 10 litros de líquido. Para destruir uma praga em uma estufa, na maioria das vezes você tem que usar carbonato de sódio. O pó na quantidade de 50 mililitros é diluído em 10 litros de água. Adequado para guardar pepinos e pimentões Alcatrão de bétula, previamente diluído na quantidade de 10 mililitros em 10 litros de base líquida.

Alguns jardineiros correm o risco de recorrer a droga, 100 gramas dos quais em estado seco são despejados em um litro de água e infundidos por 24 horas. Eles agem de forma semelhante com ele celidônia com mil-folhas... Essas ervas, na quantidade de 500 gramas, são primeiro despejadas com um litro de água fervente e, após a infusão, são levadas a um volume total de 10 litros. Artemísia, infundido por cerca de 24 horas, destrói o inseto nas bagas de groselha que amadurecem. Verduras na quantidade de meio balde são primeiro colocadas com água morna e infundidas por meio dia. Antes de pulverizar, o caldo também é fervido por cerca de meia hora. Para se livrar do problema com limão ajuda solução de ácido bórico a um por cento.

Um pequeno número de insetos pode ser eliminado usando uma decocção de farmácia de camomila... Um quilo de folhas e flores secas é complementado com 10 litros de água quente. Após uma infusão de 12 horas, a mistura resultante é filtrada e diluída com água pura na proporção de 1 para 3. Antes da pulverização, raspas de sabão são despejadas na infusão, o que irá "fixar" os ingredientes ativos nas placas das folhas. Para combater os ácaros da aranha com raiz-forte é necessário tomar como base 2/3 de um balde de suas folhas ou 1/3 de um balde de suas raízes. O recipiente é totalmente enchido com água e guardado por cerca de uma hora.

Tenho tanásia para o preparo de um remédio popular, não só são retiradas as hastes, mas também flores no valor de 1 quilo. A massa verde é despejada com 10 litros de líquido, levada à fervura, resfriada e filtrada. O plantio pode ser pulverizado uma vez por semana solução de peróxido de hidrogênio, 2 colheres de sopa diluídas em um litro de água. Se vier sobre amônia, então seus 30 mililitros devem ser dissolvidos em 10 litros de base líquida.

Com uma pequena lesão, a planta, depois de romper as lâminas amareladas das folhas, pode ser tratada com uma solução para a qual se diluem 10-20 gramas de sabão doméstico ou de alcatrão em um litro de água.

Medidas de prevenção

Para evitar que o ácaro-aranha se multiplique no jardim, o solo deve ser descontaminado antes do uso. Por exemplo, se for planejado o uso de solo nutritivo comprado para preencher os buracos, ele terá que ser calcinado por cerca de 30 minutos em um forno aquecido a 90 graus. Novamente, é imperativo que a terra usada para o cultivo das mudas seja segura. O inseto não gosta de umidade alta acima de 50%, então a irrigação regular deve ser uma parte constante da manutenção do plantio. Um papel igualmente importante é desempenhado pela remoção atempada de ervas daninhas, acompanhada pela limpeza dos espaçamentos das filas dos restos das plantas: ervas daninhas, folhagem seca, flores caídas. A colheita termina necessariamente com a limpeza dos canteiros, folhas e resíduos da colheita em que a praga pode hibernar, bem como com a escavação do solo.

A vantagem será a localização de arbustos de endro perto das plantações, cujo aroma assustará o ácaro-aranha, mas atrairá insetos benéficos. Culturas como alho, malmequeres e mostarda têm propriedades semelhantes. De vez em quando, sugere-se tratar o jardim com infusão de alho. É preparado a partir de um par de cabeças esmagadas, que são enchidas com um litro de água e infundidas durante 5 dias. Outra medida preventiva é o uso de complexos fertilizantes contendo grandes quantidades de potássio e fósforo. As lavouras que se desenvolvem em uma estufa requerem ventilação regular e as lâminas das folhas desses arbustos precisam ser limpas com um pano úmido. A temperatura neste edifício deve atingir +25 graus, e a umidade deve ser mantida em 80-90%.

O plantio de plantas em terreno aberto deve ser realizado com espaçamento suficiente entre as linhas. Uma boa solução seria a fumigação pré-temporada de estufas e estufas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário