Qual é a aparência de um ácaro nos rins e como se livrar dele?
O ácaro do botão é uma praga bastante perigosa que ataca os botões de uma planta, o que a torna menos folhas e frutos, e os brotos pioram. Ele sofre de muitas doenças perigosas, incluindo terry, que afeta os órgãos reprodutores da vítima.
Descrição
O ácaro do rim é muito pequeno. Em botões individuais, até 30 mil dessas pragas podem ser colocadas. Seu corpo é semelhante a um verme, sua cor é branca. Cada indivíduo tem dois pares de pernas eriçadas. O comprimento médio das mulheres é 0,3 mm, dos homens - 0,15 mm. Sua característica é a reprodução rápida. Uma mulher pode dar à luz a até cem outros indivíduos. E se você se lembrar de seu número em um rim, os carrapatos parecem muito ameaçadores, porque se espalham muito rapidamente.
Os botões, nos quais vive uma grande colônia desses parasitas, parecem inchados e têm muitas folhas deformadas. Eles se parecem com pequenas cabeças de repolho. Mas se o ninho de carrapatos não atingiu um tamanho grande, o rim permanece livre de defeitos, por isso nem sempre é possível identificar facilmente os locais infectados pela praga.
A média de vida das mulheres é de um mês. O período de amadurecimento de um ovo até um indivíduo adulto é de três semanas a um mês e meio.
O ácaro do rim se espalha de quatro maneiras: pelo vento, pássaros, insetos e através de material de plantio.
Quais plantas são afetadas?
Existem várias plantas cujos botões são frequentemente vítimas de ácaros renais. Em primeiro lugar, é uma groselha. Existe toda uma espécie de ácaros que parasitam exclusivamente a groselha preta. É chamado assim: ácaro do rim da groselha. Esta espécie também não desdenha a groselha.
Além disso, os carrapatos gostam muito de se estabelecer nas cerejas e cerejas e são, para eles, a principal praga, junto com os pulgões e as moscas-cereja. E pelo vento ou por insetos, suas larvas podem ser transferidas para morangos ou framboesas, de onde pode ser muito difícil erradicá-las.
Mas não são apenas as bagas que são alvo dessas pragas. Muitas vezes, podem pousar nas macieiras ou nos lilases - para estes últimos, este parasita é especialmente perigoso, pois infecta rapidamente o sistema foliar do arbusto.
Maneiras de lutar
O ácaro do botão é um inseto muito tenaz que pode ser difícil de controlar. E tudo porque suas colônias são difíceis de ver a olho nu. Além disso, durante o período de realocação mais frequente, é extremamente indesejável tratar as plantas com qualquer solução, pois afugenta os insetos benéficos (abelhas e zangões). Portanto, os seguintes métodos para destruir o ácaro renal são usados exclusivamente após a colheita ou antes da floração. Por exemplo, vamos pegar a groselha preta, uma vez que é mais freqüentemente afetada por um carrapato.
Medidas agrotécnicas
Portanto, as groselhas têm sua própria imunidade, que combate os parasitas. Ele pode ser fortalecido por uma rega oportuna. A planta receberá as vitaminas necessárias, então terá força para combater a praga por conta própria. Vários fertilizantes, além de boas terras, podem ajudar nessa questão.
Mas você tem que ter cuidado. No solo comprado, pode haver larvas de ácaros renais, por isso é melhor comprá-lo de fornecedores confiáveis. Se o solo estiver contaminado, as plantas devem ser transplantadas para uma solução de envasamento estéril.
É possível hackear até a morte a propagação do carrapato. Suas larvas têm muito medo de umidade, portanto, durante o início das primeiras migrações da praga, é melhor manter a planta seca.
O início da primavera, em princípio, é uma boa época para lutar contra todos os tipos de besouro, e nosso carrapato não é exceção. Março é o momento perfeito. Neste momento, a planta pode ser tratada termicamente. Para isso, utiliza-se fogo ou água quente.
Esses procedimentos são realizados de forma muito simples. Pegamos um maçarico ou tocha a gás e trazemos para a fábrica a uma distância de 10 centímetros. Em seguida, passamos o queimador em volta dos galhos do arbusto, de cima para baixo, várias vezes. As larvas são muito vulneráveis a altas temperaturas, a maioria delas morrerá e a atividade geral da colônia diminuirá drasticamente. A propósito, esse método também pode ajudar contra pulgões.
É ainda mais fácil e acessível com água. Despeje água fervente em um aspersor. Depois, mantendo uma distância de 20 centímetros, é preciso borrifar a planta com ele. Não vai prejudicá-lo, já que a água vai esfriar um pouco durante o vôo e no aspersor. Mas o carrapato terá dificuldades, porque a maior parte da prole morrerá. A vantagem do método é que essa prática ajuda parcialmente a eliminar infecções fúngicas.
Produtos químicos
Isso inclui pesticidas de várias variedades, enxofre e preparações especiais. Um método muito eficaz, mas muito perigoso, de matar o parasita. Pode prejudicar não apenas um carrapato, mas também insetos, pássaros, a própria planta e, às vezes, até uma pessoa. Portanto, você precisa usá-lo com muito cuidado. Aqui está o intervalo de processamento aproximado. Depende da temperatura do ar e do período de desenvolvimento do carrapato desde a larva até o adulto.
Temperatura do ar, ° С |
Período de desenvolvimento entre etapas, dias |
Intervalo de processamento, dias |
+12-18 | 25-30 | 8-12 |
+20 | 20 | 10 |
+25-30 | 10-6 | 5-3 |
Você precisa processar a planta pelo menos três vezes. As duas primeiras vezes visam destruir adultos e suas larvas. O terceiro é profilático. É melhor realizar o processamento no início da primavera e após a colheita.
Agora vamos falar sobre pesticidas. O ácaro do rim é um aracnídeo, portanto, preparações acaricidas são usadas para destruí-lo. É melhor usá-los durante o brotamento da planta - neste momento, o carrapato está mais vulnerável. Aqui está uma boa lista de produtos químicos:
- Contos;
- Nissoran;
- Envidor;
- Proibir 4F.
E aqui estão algumas opções para tratamento químico no outono:
- Rogor-S;
- Sunmight;
- Nitrafen.
O enxofre coloidal lida bem com o ácaro. Combate bem os parasitas, mas tem um efeito muito negativo na própria planta. Uma solução de enxofre é usada para tratar o solo junto com arbustos. Para 10 litros de água, precisamos de 10 gramas de enxofre coloidal. Misturamos o conteúdo e processamos tudo com a solução resultante. Mas isso deve ser feito com muito cuidado, pois tal remédio provoca queimaduras em arbustos e árvores, além disso, as folhas podem cair.
Este procedimento é realizado duas vezes. Na segunda vez, metade da quantidade de enxofre deve ser misturada. É melhor usar este método de processamento quando a temperatura externa for de pelo menos +20 graus.
Uma vez que a planta foi processada, qualquer uso de produtos químicos é estritamente proibido. No futuro, usaremos apenas métodos populares e térmicos, caso contrário pode sofrer muito ou até morrer.
Observe também que você precisa usar venenos e soluções perigosas somente após a colheita já ter sido feita. E lembre-se de que usando o tratamento químico, você coloca em risco insetos benéficos e envenena a natureza, então tome cuidado!
Métodos tradicionais
As pessoas descobriram muitos remédios que salvam os ácaros renais. O mais simples deles é físico. Bagas infectadas são cortadas e queimadas. Se houver muitos frutos no galho em que vive o carrapato, o galho doente também é descartado.
Existem também muitas misturas diferentes que podem ajudar a controlar o parasita. Todos eles são eficazes e seguros para a planta. Aqui estão algumas boas receitas.
- Ash ajuda muito. Adicione 5 litros de água a um copo deste ingrediente e deixe fermentar por 3-4 dias. Filtramos o caldo e adicionamos 50 gramas de lascas de sabão em pó.
- Moa 200 gramas de alho e misture com 10 litros de água.Deixe fermentar por 4-5 horas, após o qual filtramos o caldo.
- Moa 1 quilo de milefólio e encha-o com 10 litros de água fervente. Deixe fermentar por vários dias em uma panela fechada.
- Despeje 300 gramas de casca de cebola com 10 litros de água. Insistimos 3-4 dias, e depois filtramos o caldo.
- Misture 3 mililitros de querosene, 40 gramas de sabão e 10 litros de água.
- Sove 400 gramas de dente de leão com 10 litros de água, ferva e filtre.
Você pode alternar decocções. É melhor usá-los 3-4 vezes de acordo com o esquema da tabela acima. Então, a chance de destruir todos os parasitas aumenta. O principal nessa questão é não atrasar, pois uma estação pode ser suficiente para que a praga destrua um arbusto inteiro ou uma parte impressionante de um galho.
Os remédios populares são adequados apenas no estágio inicial de disseminação do carrapato. Eles são gentis em si mesmos, mas são muito mais seguros de usar do que os venenos químicos.
Medidas de prevenção
Existem algumas boas maneiras de manter os ácaros dos botões longe do seu jardim.
- Capine a área ao redor da planta regularmente. Você não pode sob a raiz, mas 10 centímetros acima do solo. Devido aos restos de ervas daninhas, a terra será enriquecida com vitaminas úteis. Além disso, você pode usar fertilizantes que irão fortalecer a imunidade da planta.
- No outono, é imperativo limpar o solo de folhas, galhos e todos os detritos.
- Se cortarmos galhos de um arbusto ou árvore, é melhor queimá-los ou descartá-los mais tarde.
- Branqueamento do tronco com soluções úteis. Uma boa opção seria uma mistura de sulfato de cobre e cal.
- Existe outro método de trabalho para prevenir parasitas - o uso de variedades especiais de cultura. Eles são resistentes ao aparecimento de ácaros dos botões, e você não terá que perder tempo matando-os e tratando a planta posteriormente. Se considerarmos as groselhas, então existem várias variedades boas ao mesmo tempo: Yadrenaya, Kipiana e Dikovinka.
O comentário foi enviado com sucesso.