Tudo sobre carrapatos em uvas
Você pode perder toda a colheita da uva simplesmente sem notar o aparecimento de um carrapato nos arbustos em tempo hábil. Para combater essa praga, medidas preventivas e tratamento oportuno com preparações prontas ou caseiras devem ser combinadas.
Tipos e descrição de pragas
Existem várias variedades de ácaros que podem ser encontrados nas uvas. Um dos mais comuns é ácaro da uva... Parece um pequeno inseto com comprimento de 0,4 a 0,6 milímetros, cuja cor pode ser amarela ou verde-acinzentada. A praga hiberna em uma pilha de folhas caídas ou bem dentro da casca de um arbusto.
Quando aparecem as primeiras folhas, passa para a parte verde das uvas. Já a uma temperatura de + 13 ° C, um ácaro-aranha fêmea pode botar ovos - de 70 a 140 por vez.
Uma semana depois, as larvas eclodidas começam a consumir ativamente o suco das folhas e brotos da cultura. A saliva venenosa leva à deformação da superfície nos locais de punção. Pequenas saliências também são formadas do lado de fora. Depois de algumas semanas, as larvas crescem e se tornam indivíduos sexualmente maduros e manchas amarelas se formam nas lâminas das folhas, após as quais secam. Além disso, a parte inferior das folhas é coberta por uma espessa camada de teia de aranha. Deve ser mencionado que o ácaro-aranha primeiro se multiplica em ervas daninhas de baixo crescimento e depois se move para as próprias uvas.
Carrapato vermelho europeu costumava viver apenas nas macieiras, mas hoje é cada vez mais encontrada nas vinhas. Após a hibernação sob os botões, os insetos começam a se reproduzir ativamente com o fim da geada da primavera. As fêmeas das pragas são avermelhadas, enquanto os machos são marrom-esverdeados. Os ovos do ácaro também são avermelhados, por isso suas grandes garras são visíveis até a olho nu. As folhas do arbusto danificado gradualmente adquirem uma tonalidade dourada acastanhada.
Grape sentiu coceira considerada praga não perigosa, embora seja a mais comum para esta cultura. Após o inverno nos botões, um inseto de 0,2 mm de tamanho com corpo oval de cor branca ou amarela migra para a superfície inferior da lâmina foliar e começa a se alimentar de seu conteúdo. O outro lado é coberto por formações côncavas esbranquiçadas de "feltro" fofo. No entanto, com tal impacto, as folhas não morrem, mas continuam a cumprir a sua principal atividade de vida.
Ácaro da folha da uva é um parasita muito pequeno, o que complica muito a luta contra ele. Para o inverno, o inseto se refugia nos rins, cujo conteúdo ele consome. Nas uvas sob o ataque deste ácaro, os rebentos deterioram-se: tornam-se fracos e tortos, e muitas vezes também ressecam, não tendo tempo de crescer.
Carrapato do Turquestão torna-se visível nas uvas na primeira metade do verão. As fêmeas férteis põem quase 500 ovos por temporada.
Outra espécie de ácaro nesta cultura é rimcausando graves danos à videira. Durante o verão, cerca de 6-9 gerações conseguem visitar o mato, alimentando-se do conteúdo dos botões e danificando os rudimentos.
Sinais de derrota
O fato de as uvas apresentarem carrapatos é indicado pelo aparecimento nas folhas pontos claros, geralmente do lado de fora. Com o tempo, essas formações mudam de tom para marrom e, então, as próprias placas se retorcem, encolhem e caem.As folhas afetadas também são cobertas por dentro por uma densa teia de aranha - sua concentração máxima encontra-se nos caules e nos entrenós. Se você olhar de perto, poderá ver pontos em movimento - as próprias pragas. Quando atacadas por um carrapato vermelho, as folhas adquirem rapidamente a cor bronze.
Além disso, a superfície é coberta por uma flor avermelhada de ovos de insetos.
Métodos de controle
Cada jardineiro decide por si se vai tratar o plantio com produtos químicos ou se limitar a borrifar com remédios populares. Se a infecção já se espalhou, é melhor combinar vários métodos.
Agrotécnica
Métodos agrotécnicos de controle incluem irrigação suficiente dos arbustos sob boa pressão, bem como queima de arbustos e folhas gravemente afetados. Pulverizar as plantações com água com sabão também reduzirá a população de pragas. Em canteiros de videiras, é importante remover regularmente as ervas daninhas. Este procedimento desempenha um papel especialmente importante no início da temporada.
Químico
Com uma lesão grave, é necessário processar uvas de parasitas inseticidas agressivos... Por exemplo, 75% de enxofre coloidal é adequado para este propósito. Essa substância, penetrando nas células dos insetos, forma sulfeto de hidrogênio, que é um veneno. Jardineiros experientes recomendam o uso de enxofre "Tiovit Jet" ou "Cumulus"... A grande vantagem do enxofre é que pode ser aplicado até um dia antes da colheita. A pulverização é melhor realizada em um dia quente, mas não quente, uma vez que as altas temperaturas levam à deterioração das propriedades exigidas do enxofre.
Concentrado transparente "Fufanon" destrói insetos, mas não prejudica as próprias plantas. O inseticida começa a agir após 30-60 minutos, mas apenas com a condição de que a droga não escorra das placas das folhas. Tratamento Bi-58 realizada no verão, durante a estação de crescimento. O inseticida é diluído em água, após o que é usado para pulverizar a cultura. O efeito necessário também dá "Omite"resistente ao sol e à chuva. O efeito ativo da droga dura 3 dias.
Agressivo "Actellik" v grandes doses podem ter um efeito negativo até mesmo em humanos, portanto, deve ser usado com muito cuidado. Sua ação começa em 10-120 minutos e dura algumas semanas. O mesmo pode ser dito sobre "Vertimek", que não deve ser usado durante a abertura do botão.
Ressalta-se que, ao se trabalhar com inseticidas, é necessário proteger o trato respiratório, assim como a pele e as roupas.
Biológico
O produto biológico mais famoso é Fitoverm... Após o uso, ao contrário dos inseticidas, os frutos podem ser colhidos já no 4º dia. A ferramenta combate eficazmente os carrapatos, mas suas propriedades protetoras não diferem na duração, e a cultura requer vários tratamentos por temporada. Fitoverm pode ser usado imediatamente após a floração. Outro produto biológico de alta qualidade é chamado "Aktofit"... Seu uso é recomendado em climas calmos, secos e moderadamente ensolarados. O processamento é realizado de forma mais conveniente usando um pulverizador fino.
Folclórica
O tratamento com remédios populares contra carrapatos é mais adequado para o estágio inicial de disseminação do problema. Um quilograma de meimendro negro seco é embebido por 12 horas em 10 litros de água. Antes do uso, 40 gramas de lascas de sabão são adicionadas ao líquido e toda a mistura é filtrada. A composição finalizada deve ser usada com cautela no tratamento, uma vez que todas as partes da planta são venenosas. Costuma-se borrifar no arbusto, embora alguns jardineiros prefiram simplesmente polinizar as uvas com branqueamento a seco.
Outro remédio bastante eficaz é dente-de-leão... Suas folhas frescas no valor de 500 gramas são despejadas em um balde de água aquecida e infundidas por cerca de 3 horas.A mistura acabada é filtrada e combinada com uma solução de sabão. É necessário pulverizar as uvas com um preparado caseiro de imediato, uma vez que não é permitido armazená-lo. O processamento é realizado durante a brotação e após a floração.
Os medicamentos também ajudam a eliminar o carrapato. camomila... Um quilo de erva seca ou 3 quilos de erva fresca são combinados com 10 litros de água quente. Ao infundir a mistura por 12 horas e combiná-la com sabão, você pode tratar a planta com spray. Esse processamento pode ser realizado 2 a 3 vezes.
Com ajuda tabaco de verdade o controle de pragas pode ser feito de duas maneiras. O primeiro envolve a fumigação dos canteiros e o segundo é a pulverização dos arbustos. Para preparar um medicamento, 400 gramas do ingrediente principal devem ser despejados em 10 litros de água, insistidos por cerca de um dia e, em seguida, fervidos por algumas horas. A mistura coada é complementada com sabão e preenchida com outros 10 litros de água.
Se cresce no jardim raiz-forte, então ele também pode ser usado para combater insetos. As folhas com brotos precisam ser picadas em um moedor de carne. A massa resultante é preenchida com cerca de 1/3 do balde e o espaço restante é preenchido com água. Depois de infundir a solução por cerca de uma hora, ela pode ser usada para pulverização à noite ou de manhã.
O processamento de plantações pode ser eficaz amônia... O medicamento na quantidade de 25 mililitros será o suficiente para diluir em 10 litros de água, e depois adicionar lascas de sabão para melhor aderência. Como regra, um único tratamento é suficiente para as uvas, mas a nova pulverização pode ser organizada após algumas semanas.
Medidas de prevenção
Para proteger as vinhas da aparência de um carrapato, você deve atempadamente realizar medidas preventivas. É muito importante destruir a folhagem do ano anterior, áreas caídas da casca, brotos cortados, detritos - ou seja, todos os objetos que as pragas escolhem para o inverno. Na primavera e no outono, o solo ao redor dos canteiros deve ser escavado e, nos meses quentes, cultivado. "Akarin" ou "Neoron". A folhagem danificada deve ser removida rapidamente dos arbustos para que os carrapatos não tenham a oportunidade de rastejar de baixo para cima. Ao longo da época de cultivo deverá vigiar para que a videira não entre em contacto com o solo - é mais correcto amarrá-la.
A fertilização ou o tratamento com inseticida devem ser feitos de acordo com as instruções, para evitar a intoxicação da cultura. Claro, regularmente você precisa inspecionar o plantio para a presença de insetos.
As mudas adquiridas devem ser colocadas em quarentena antes do plantio em terreno aberto. É igualmente importante pulverizar regularmente os arbustos, pois esta praga prefere a secura.
Para informações sobre como lidar com o ácaro da uva com competência, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.