Que ácaros podem aparecer no site e como lidar com eles?

Contente
  1. Sinais do aparecimento de insetos
  2. Definição da espécie
  3. Regras e termos de processamento
  4. O que pode ser processado?
  5. Métodos de controle ecológicos
  6. Medidas de prevenção

Milhões de moradores da cidade, com o início do calor, correm para suas cabanas de verão. Mas lá, os carrapatos famintos podem "esperar" por eles e seus animais de estimação - essas pragas de insetos após a hibernação são mais perigosas para humanos e animais, e para plantações cultivadas.

No artigo, vamos dizer-lhe quais os carrapatos que podem aparecer na casa de veraneio e como lidar com eles para garantir a sua estadia no seu local preferido, bem como poupar a colheita.

Sinais do aparecimento de insetos

Os carrapatos em uma cabana de verão ou em um jardim podem viver tranquilamente desde o período em que a neve derreteu até o início das noites frias. Eles se escondem não apenas em matagais altos de grama, as pragas também podem se instalar em pequenos arbustos.

Eles são praticamente invisíveis e não é fácil entender se existem carrapatos ou não. Residentes de verão experientes, para ter certeza de que o parasita se espalhou, se preparam para fazer um exame especial dos insetos. Para fazer isso, faça uma isca em forma de uma "bandeira" branca.

O desenho em si é feito como uma bandeira real, apenas a tela é tirada em branco. É aconselhável o uso de waffle ou flanela - essas estruturas absorvem melhor, e antes de procurá-las, é melhor processá-las com suor humano ou animal como isca.

Com uma “bandeira” branca inspecione todo o local, passando-as várias vezes sobre a superfície da vegetação. O andador puxa lentamente uma tela plana atrás de si, não permite que se enrole. A cada 50 passos, é aconselhável verificar a "bandeira" e limpá-la de elementos vegetais ou dos próprios ácaros.

Feito este diagnóstico, você entenderá toda a situação dos carrapatos em uma determinada área e tomará precauções e medidas de controle. Você precisa saber que os habitats favoritos dos carrapatos são montes de folhagens e galhos do ano passado.

Em primeiro lugar, explore esses lugares e coloque as coisas em ordem. Corte a grama que aparecer - os sugadores de sangue adoram "banhar-se" na vegetação jovem.

Definição da espécie

A determinação da espécie é importante antes de tudo para escolher o remédio certo e saber como tratar, se de repente um carrapato conseguir penetrar em seu corpo. Para isso, as criaturas coletadas da bandeira são colocadas em um recipiente de vidro e levadas embora. para o Centro de Higiene e Epidemiologia mais próximo.

Em chalés de verão e em áreas de jardim, eles costumam viver pinças de jardim. Isso inclui a teia de aranha - uma praga perigosa para as plantações domésticas. Ácaro-aranha não prejudica o homem e os animais, afeta principalmente as fruteiras.

É fácil de reconhecer pela fina teia por ele tecida nas plantas, nas folhas das quais pequenos carrapatos avermelhados (até 2 mm) se assentam no lado posterior.

Um convidado frequente na dacha torna-se encefalite (ixodid) carrapato... Esta é uma criatura bastante perigosa para os humanos (é portadora de encefalite) e sua subespécie - o carrapato marrom do cão - geralmente "caça" animais domésticos, mas também permanece perigosa para seus donos.

O carrapato ixodídeo é perceptível no corpo devido à sua cor escura, o período de sua atividade cai de maio a julho, mas se ficar estável em agosto, então este mês você poderá "conhecê-lo".

Existe outro tipo de carrapato que é mais perigoso para os humanos - ácaro de argas... Nas dachas é raro, mas mesmo assim é melhor estar alerta, como dizem.O parasita de coloração amarelo-acinzentada é capaz de infectar com coxielose, febre recorrente, infecções por arbovírus.

Raramente é encontrado em chalés de verão, principalmente em áreas de cavernas, em várias fendas e rachaduras.

Regras e termos de processamento

É aconselhável tratar a área suburbana de carrapatos pelo menos 2 vezes - na primavera, antes do início da temporada, e novamente a critério dos proprietários e dependendo da atividade dos parasitas. Mesmo que eles não estejam na sua dacha, mas você os tenha notado nos vizinhos, você ainda faz o processamento - então eles não vão mais querer se mudar para o seu território.

Existem várias regras a seguir para tornar o processamento o mais eficiente.

  • Comece a desinfetar a área assim que as últimas coberturas de neve derreterem. Esse tratamento acaricida precoce precederá o pico de atividade dos sugadores de sangue que despertaram após a hibernação.
  • Processe de manhã cedo ou à noite - Esta é a hora do dia mais ativa para os carrapatos que preferem o frescor. A +20 graus, o tratamento pode ser ineficaz porque os parasitas praticamente não se movem, adormecem, o que significa que não serão perseguidos.
  • A desinfecção é realizada apenas em tempo bom, sem nuvens e calmo. Precipitação ou rajadas de vento fortes são indesejáveis ​​após o processamento.

O cumprimento dessas regras simples, assim como a escolha do equipamento de proteção adequado, trará um resultado eficaz no combate aos sugadores de sangue.

O que pode ser processado?

Para matar os carrapatos, não é necessário chamar especialistas (a menos, é claro, que você tenha uma horda deles). Você pode se livrar dessas pragas sozinho, mesmo que seja uma casa de campo. Basta preparar os fundos e ingredientes necessários para fazer as composições necessárias.

Você também pode usar meios prontos de produção de fábrica. Vamos dar uma olhada em cada um dos métodos.

Drogas profissionais

A química ajudará a destruir efetivamente os carrapatos e outros sugadores de sangue. No topo dos melhores inseticidas para desinfecção estão medicamentos como "Karbofos", "Tsifox", "Cipermetrina" e outros meios eficazes. Eles são usados ​​estritamente de acordo com as instruções.

É muito importante diluir a composição corretamente para que não perca sua eficácia. Ao mesmo tempo, a pessoa que decidir realizar o tratamento necessitará de equipamentos de proteção individual para evitar queimaduras e envenenamentos.

Em geral, para trabalhar com ferramentas profissionais, é melhor fazer um treinamento especial ou confiar esse processamento a profissionais. Você também pode usar drogas eficazes, mas trabalhar com elas não é tão perigoso.

  • "RAM". Contém permetrina - o principal ingrediente ativo da droga. Esta é uma composição altamente concentrada que deve ser diluída com água antes do processamento. 10 litros de líquido requerem 25 ml de concentrado. Essa quantidade de solução é suficiente para processar 10 acres.
  • "Noite tranquila"... Produzido na forma de bombas de fumaça. A droga é muito simples de usar, basta colocá-la no fogo para que o “verificador” comece a fumegar. Uma dessas construções emite uma substância tóxica para os carrapatos por 2 horas e pode "neutralizar" uma área de 200-250 metros quadrados de sugadores de sangue.
  • "Medilis-Ziper" - um medicamento de uma série de profissionais. Ele está disponível em serviços especiais, mas também está disponível para venda gratuita. Eles são processados ​​com ele no final da temporada de férias de verão, no outono ou no início - na primavera. Pelo menos 3 dias após a desinfecção, é desejável que ninguém esteja no local.

Para aqueles que não toleram a química, existem outros métodos para lidar com os carrapatos.

Remédios populares

O tratamento químico é muito eficaz, mas não tão seguro para os humanos e o meio ambiente, por isso muitos estão tentando remover os carrapatos de seus locais usando remédios populares. Vamos considerar as receitas mais populares.

  • Vinagre (de preferência maçã 6%).A composição é diluída com água na proporção de 1: 4, o sabonete líquido hipoalergênico é adicionado à solução, levado à consistência de um gel e a composição resultante é revestida com áreas abertas do corpo. Se você fizer uma consistência mais líquida, você pode pulverizar toda a área com a preparação preparada. Para aumentar a eficiência, os conhecedores da vida em chalés de verão adicionam a essa composição o bálsamo chinês "Zvezdochka".
  • Alcatrão (água de alcatrão). Qualquer alcatrão (pinho, bétula) é diluído em água morna (0,5 kg e 2 litros, respectivamente). A mistura é infundida por 8-9 horas e aplicada na pele. A composição também pode ser tratada borrifando-a no solo e na grama.
  • Água cítrica. O cheiro de frutas cítricas afugenta os sugadores de sangue, então reúna as cascas de laranjas e toranjas com antecedência: seque ou congele. Na hora certa, acrescente limão fresco, pedaços de toranja e laranja, encha tudo com água para que cubra apenas um pouco os ingredientes e deixe ferver. O caldo resultante é usado para tratar qualquer superfície, bem como coisas, corpo, cabelo de animais de estimação, plantas.
  • Óleo de cravo. É usado para repelir carrapatos e outras pragas. 200 ml de água são despejados em um borrifador, 1 colher de sopa de óleo de cravo e álcool a 95% são adicionados. Depois é preciso agitar bem e borrifar a composição nas roupas, corpo e plantas.

Como você pode ver, você pode lutar contra os carrapatos por conta própria: remédios populares são usados ​​sem prejudicar os cães e outros animais de estimação. Recomenda-se pulverizar tomates em uma estufa com ácaros com compostos naturais.

E no jardim você pode envenenar com pesticidas. O uso regular de pesticidas como "Eforia", "Karatoshans" e outras espécies seguras para o processamento de verduras dão bons resultados na luta contra os carrapatos. Com o uso anual dessas drogas, os sugadores de sangue deixam seu território favorito.

Métodos de controle ecológicos

Métodos ecológicos podem não ser tão eficazes contra carrapatos, mas essa proteção é mais humana para o meio ambiente. Em casa, você pode plantar alfazema, tomilho, hortelã e outras plantas cheirosas - todas são uma espécie de armadilha para carrapatos.

Plantar plantas

Além disso, os parasitas são espantados por outras plantas. Então, evitam o cheiro de tanásia; os carrapatos não gostam do aroma de alecrim medicinal, camomila dálmata e assim por diante. O plantio dessas plantas não pode garantir a proteção total contra os carrapatos, mas em geral, se você plantá-las perto de casa, remover montes com as folhas do ano passado no jardim, não terá medo.

Atrair inimigos naturais

O número de sugadores de sangue ajudará a reduzir seus inimigos. Portanto, para estorninhos e melros, os carrapatos são a comida mais deliciosa. Portanto, atraia esses pássaros para o seu local construindo mais comedouros para eles. Você também pode criar proteção na forma de uma faixa segura de origem natural.

Então, Depois de destruir a grama na fronteira com seu terreno, preencha uma camada de serragem ou cascalho em vez de folhagem. Se a largura dessa barreira for de 1 metro, essa barreira definitivamente será muito resistente para os carrapatos. Jardineiros experientes também plantam camomila caucasiana ou persa nessas tiras.

Essas plantas contêm uma substância que repele fortemente os carrapatos. Nesse caso, eles só têm uma maneira de se aproximar de você - com a ajuda de roedores, usando-os como meio de transporte.

Portanto, preste atenção neste momento: explore o território para a atividade de camundongos e animais semelhantes.

Medidas de prevenção

Preparações especializadas (aliás, aquelas destinadas à destruição de roedores e outros insetos nocivos também são adequadas) ajudarão a se livrar dos carrapatos, mas para evitar que os parasitas infectem o local novamente, medidas preventivas devem ser tomadas.

  • Corte a grama com mais frequência, não a deixe crescer. Um cortador de grama a gasolina é uma ferramenta essencial na luta contra os ácaros, pois eles adoram se proteger do sol. Quanto mais baixo for a grama, menos oportunidades eles terão de se esconder ali.
  • Pelo mesmo motivo, você não deve acumular montes de lixo, vários entulhos e galhos de árvores.... Retire tudo e destrua: quanto mais limpo estiver o seu site, mais proteção você receberá.
  • Queime a grama cortada imediatamente, pois pode conter pragas - sobreviventes.
  • Se forem encontrados carrapatos, um tratamento químico por estação não será suficiente para erradicá-los.... Este procedimento é recomendado para ser feito várias vezes por mês, você pode alternar com o processamento de remédios populares. Quando a atividade do carrapato está no auge, é melhor tratar a área semanalmente.
  • Desinfete as áreas ao redor de porões, poços, manuseie cuidadosamente os gazebos e outros locais onde as pessoas estão frequentemente.

E o mais importante: ao processar, tome precauções. Esconda o cabelo, vista um traje especial que cubra todas as partes do corpo. Após todas as medidas de desinfecção, inspecione-se quanto à ausência de pragas em suas roupas.

Assim como antes do processamento, você verificou com uma "bandeira" branca e, após o processamento, passou por esta construção novamente para avaliar a situação. Examine-se a si mesmo, a seus entes queridos e animais de estimação regularmente após cada longa caminhada; se você encontrar um carrapato em seu corpo, é melhor procurar ajuda médica.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário