Qual é a aparência de um ácaro-aranha em pepinos e como lidar com isso?
As hortaliças costumam sofrer de várias doenças e pragas, que devem ser tratadas desde o início para não perder a safra. Quanto aos canteiros de pepino, pode aparecer um ácaro-aranha, por isso é melhor primeiro descobrir o que é, como o dano se manifesta e como contornar este problema.
Descrição e razões para a aparência
O ácaro-aranha, que freqüentemente aparece em pepinos, é uma praga polífaga. Ele pode viver tanto ao ar livre quanto dentro de casa, e muitos o encontram em estufas, que são criadouros ideais. O inseto parece pequeno, por isso nem sempre é tão fácil reconhecê-lo, mas quando se trata de uma colônia, dá para ver com uma lupa. O corpo não é apenas vermelho, mas transparente leitoso, laranja ou verde-amarelo. Os indivíduos grandes atingem um tamanho de até 2 mm. As aranhas têm forma elipsoidal, o corpo é convexo na parte superior e mais plano na parte inferior. As larvas das pragas podem ser reconhecidas pela cor - deve haver manchas escuras nas laterais, nos adultos há quatro pares de patas.
As fêmeas são muito férteis, então se você não lutar contra a população, até 500 ovos começarão a aparecer no solo a cada poucas horas.
A principal razão para a propagação de carrapatos no plantio em estufa é a baixa umidade e altas temperaturas, nas quais a praga é bastante confortável. Deve-se notar que os aracnídeos podem até aparecer em varandas onde os pepinos são cultivados. Em primeiro lugar, as folhas superiores são atacadas, após o que as pragas descem, de modo que os jardineiros novatos nem sempre conseguem detectar o problema. Outro motivo que pode levar a um resultado semelhante é o cuidado inadequado com as plantas e o solo.
Sinais de derrota
Uma folha afetada por um inseto pode ser identificada por uma série de sintomas, os quais devem ser familiarizados desde o início.
- Será possível reconhecer a praga pela formação de pontos claros nas folhas.
- Se o parasita vive na planta há muito tempo, você encontrará manchas na parte de trás.
- A planta será entrelaçada com teias de aranha, que não são fáceis de detectar.
- O crescimento de uma plantação de hortaliças diminui significativamente, o que também indica que um carrapato a atacou.
- Logo as folhas ficam totalmente amarelas e a base do arbusto começa a murchar e secar rapidamente.
Quanto mais cedo o parasita for encontrado, mais rápido a planta precisa ser tratada para que não morra de infecção.
O que pode ser processado?
Você pode se livrar de uma praga em terreno aberto ou fechado de várias maneiras, você pode realizar procedimentos tanto durante como antes da frutificação. Se você usar os remédios certos contra o parasita, não será difícil salvar o remendo do pepino.
Produtos químicos
Os melhores produtos químicos comprovadamente eficazes podem matar os parasitas. As drogas modernas realizam um excelente trabalho nessa tarefa. Deve-se notar que os inseticidas comuns não vão ajudar neste assunto, é necessário procurar produtos químicos especializados que precisam ser pulverizados na planta afetada. Para esta tarefa, os profissionais recomendam a escolha de acaricidas ou insectoacaricidas.
Para se livrar da infestação de carrapatos, será necessário borrifar as plantas várias vezes, isso é necessário para destruir não só os insetos adultos, mas também suas larvas.
- "Neoron" Pode ser chamado de um remédio único que combate o parasita com eficiência e rapidez, basta diluir o conteúdo da ampola em um balde d'água e processar as plantas.
- Uma das drogas populares é Fitoverm, tem um baixo grau de toxicidade, enquanto os respingos devem ser ao ar livre, se você trabalhar em uma estufa, forneça ventilação.
- 4 ml "Aktofita" o suficiente para 1 litro de água para borrifar as folhas do jardim. O processamento deve ser realizado em dias secos para que a solução permaneça na planta.
- A proteção eficaz e, mais importante, a longo prazo tem "Anti-tick", que permanece eficaz por três semanas. As proporções são de 1 ml por 1 litro de líquido. Este medicamento é benéfico para uso em estufas e estufas.
- Tem um amplo espectro de ação "Karbofos", o produto se dissolve em um balde de água.
Antes de usar qualquer agente químico, você deve estudar cuidadosamente as instruções do fabricante e seguir as recomendações relativas à preparação do sprinkler. Não é difícil de tratar, o principal é começar na hora certa para não ter que enfrentar consequências terríveis.
Biológicos
Os especialistas dizem que os produtos biológicos têm um efeito mais pronunciado, portanto, eles podem ser escolhidos com segurança para a destruição de parasitas. Você pode adicionar à lista Aktofit, Boverin, Verticillin. Não possuem componentes nocivos na composição, portanto não são perigosos para humanos ou animais, pois têm efeito tóxico exclusivamente em insetos que consomem o suco da cultura.
Os produtos biológicos têm um excelente indicador de desempenho, a pulverização é realizada duas vezes ao mês... O ingrediente ativo do Kleschevit é a aversectina C, que, quando um carrapato entra no corpo, perturba a funcionalidade do sistema nervoso e leva à paralisia após 5 minutos. A maioria das pragas morrerá em meia hora, o que é uma boa notícia.
Se se trata de uma sala fechada, o produto biológico funcionará por uma semana e meia, e na rua por 7 dias. Para obter maior eficiência, é recomendado processar em alta temperatura. "Kleschevit" lida bem com adultos, o que é importante considerar. O tratamento será positivo se as instruções forem seguidas.
Revisão dos métodos populares de luta
Se você não quiser recorrer ao uso de produtos químicos ou biológicos, pode usar métodos tradicionais que também ajudarão a destruir ou remover parasitas de canteiros de pepino. Muitos produtos podem ser feitos em casa, os ingredientes são os mais simples.
Aqui estão alguns exemplos fáceis e eficazes.
- Você pode cozinhar decocção de meimendro negro, você vai precisar de folhas secas picadas (1 kg), que são despejadas com um balde de água fervente. A infusão estará pronta para uso após 12 horas, resta coar e adicionar um pouco de sabão líquido para roupa suja ou sabão de alcatrão. Este último ajudará a substância a ficar nas folhas e não escorrer para o solo.
- Dente-de-leão medicinal pode ser um excelente auxiliar no tratamento de pepinos de ácaros. Você precisa coletar 500 g de folhas ou substituí-los por raízes secas e, em seguida, despeje um balde de água quente. O caldo é infundido por um dia, filtrado e as camas podem ser regadas.
- Alho é um excelente meio de luta, apenas 30 ge um pouco de sabão em pó em um balde de água lhe dará um excelente resultado. O peróxido de hidrogênio, como você sabe, é usado no combate a várias pragas, é um dos remédios populares mais usados pelos jardineiros. Você precisará de 20 ml de peróxido e 1 litro de água para processar um pequeno leito.
- Alcatrão de bétula será um excelente assistente para resolver o problema de controle de pragas. Para preparar a solução, você vai precisar de um balde de água morna, 2 colheres de chá de alcatrão e um pouco de sabão em pó, tudo isso misturado em uma única massa. Com essa ferramenta, você precisa processar todas as faces das folhas, principalmente as mais baixas, onde o parasita costuma se esconder.
- Você pode remover a praga de outra maneira.... Para fazer isso, você precisa de amônia comum, que costuma ser encontrada em todas as pessoas da casa. A ferramenta vai lidar com a destruição não apenas de insetos, mas também de suas larvas. Despeje uma jarra de álcool isopropílico em um balde de 10 litros de água e simplesmente regue as flores, umedeça as folhas de ambos os lados. Como medida preventiva, você pode tratar o solo, isso terá um efeito benéfico no resultado.
Quais plantas repelem a praga?
Apesar de o parasita se multiplicar rapidamente e infectar as hortaliças, ele tem suas desvantagens que o ajudarão a derrotá-lo. O ácaro-aranha tem medo de algumas plantas, o que prejudica o inseto.
- Decocção de datura ajudará a lidar com o problema, você precisa encontrar 3 kg de uma planta fresca sem raízes e infundir em um balde de água por 3 horas. Assim que o líquido esfriar, é necessário remover as plantas e borrifar os pepinos a intervalos de alguns dias até que o carrapato desapareça por completo. Este método é adequado para grandes plantações, mas se os canteiros forem pequenos, você pode preparar uma infusão de grama seca.
- A praga não gosta calêndulaportanto, 0,5 kg de cor seca, que pode ser adquirida em qualquer farmácia, será o suficiente para despejar 4 litros de água e enviar para infusão por vários dias. O método de processamento é o mesmo que com outras drogas e remédios populares.
- Casca de cebola ajudará a lidar com o problema, 200 g é o suficiente para preparar uma infusão forte, a seguir a massa é filtrada e espremida. Se houver flechas de alho, você pode usá-las. Recomenda-se processar os leitos após o pôr do sol, para que as infusões e decocções não percam suas propriedades sob a influência dos raios.
Mas há outra opção para afetar o carrapato. As mesmas plantas podem ser plantadas perto de pepinos e repelem insetos. Malmequeres, hortelã, alfazema também se tornarão bons vizinhos. Seu cheiro faz com que as pragas fiquem longe deles.
Medidas de prevenção
Muitos concordariam que os problemas de cultivo podem ser evitados se medidas de segurança forem tomadas. Isso economizará esforço, tempo e dinheiro para comprar e usar vários produtos químicos, e a cultura se desenvolverá no ambiente certo. Os pepinos podem ser protegidos inicialmente, se você seguir as recomendações, o resultado não demorará a chegar. O primeiro passo é inspecionar plantas regularmenteé possível que larvas ou pragas adultas, que não são tantas, possam ter aparecido neles. Recomenda-se limpar o pó das folhas com um pano úmido, isso terá um efeito benéfico em qualquer planta, não apenas nos pepinos. Se durante a inspeção forem encontradas folhas infectadas, elas devem ser imediatamente removidas e queimadas. Qualquer cultura deve receber uma quantidade suficiente de água, especialmente para pepinos.
Você pode tomar um banho quente semanal, que não só nutrirá o solo, mas lavará os parasitas das plantas. O mercado oferece uma ampla gama de fertilizantes, inclusive muitos orgânicos, que saturam o solo com elementos úteis, fazendo com que a colheita seja rica e muito saborosa.
Quando se trata de estufas e estufas, garanta a umidade ideal. É importante manter as camas limpas para processar as estruturas duas vezes por ano. Cave o solo toda vez que for começar a plantar pepino, porque já pode haver ácaros no solo que sobraram da última colheita.
O repolho e o tomate são resistentes ao parasita do ácaro-aranha, portanto, se possível, plante ao lado dos pepinos. No final da colheita, as raízes são desenterradas e queimadas.
Recomenda-se plantar a cultura em um novo local a cada vez.
Variedades resistentes
Não existe tal tipo de pepino que seja completamente imune a este parasita, no entanto, existem variedades que são realmente mais resistentes do que outras, portanto, há várias opções a serem consideradas antes do plantio.
- Uma variedade no meio da temporada é considerada "Primavera"adequado para estufas e terrenos abertos. Já depois de um mês e meio, já dá para colher os primeiros frutos. O híbrido foi criado através da seleção soviética, ele mastiga e não tem gosto amargo, raramente fica doente e dá conta do transporte.
- "Goosebump" conhecido por muitos jardineiros que crescem sob uma película de revestimento. Esta planta autopolinizada e ramificada pode produzir uma rica colheita de pepinos crocantes e suculentos.
- Isso também pode incluir Benefício, Atleta e Cinco Estrelas.
Se possível, escolha variedades que sejam resistentes ao aparecimento de tal praga e você ficará satisfeito com o resultado. No entanto, você não deve negligenciar as medidas preventivas, e se o parasita for detectado, você deve imediatamente começar a tomar medidas sérias para proteger a colheita futura.
O comentário foi enviado com sucesso.