Como lidar com os ácaros da aranha em uma estufa?

Contente
  1. Descrição da praga
  2. Causas e sinais de aparência
  3. Medidas de controle
  4. Como manusear corretamente?
  5. Profilaxia

O ácaro, apesar de seu pequeno tamanho, pode causar grandes problemas ao jardineiro.

Descrição da praga

O ácaro-aranha, que costuma ser encontrado em estufas, é um pequeno inseto de oito patas sem asas e bigodes que consome os sucos da planta. As fêmeas da praga dificilmente chegam a 0,6 milímetros, e os machos são ainda menores - cerca de 0,45 milímetros. As larvas e os ovos são praticamente invisíveis sem uma lupa.

Os ácaros da aranha são encontrados em todos os lugares, exceto na Antártica, em árvores e gramíneas. Quando o carrapato começa a beber suco, ele injeta uma enzima sintetizada dentro de suas próprias glândulas salivares. Como resultado, ocorre a destruição da estrutura celular, a planta adoece e seca gradualmente. Freqüentemente, os aracnídeos também são portadores de uma variedade de infecções.

Deve-se acrescentar que, em estufas e canteiros, um ácaro-aranha comum, vermelho, do Turquestão, que prefere melancias, pepinos e pimentões, tâmara, adora berinjelas, costuma ser ativo.bem como uma variedade chamada petrobia polyphagous. A praga não tem medo do frio, mas prefere a umidade com o calor - ou seja, as condições que são criadas na estufa. O inseto vive de 30 a 50 dias e, após colocar os ovos, as larvas eclodem após 3-5 dias. Na maioria das vezes, os pepinos sofrem de ácaros, embora outras culturas também possam se tornar um alvo para os aracnídeos.

Causas e sinais de aparência

Na verdade, é muito difícil descobrir de onde vem o ácaro-aranha na estufa. O fato é que entra na roupa, no solo fresco ou em mudas. Claro, ele aparece na estufa e devido a cuidados inadequados. Como a praga ataca principalmente as folhas extremas das plantas, pode ser muito difícil detectá-la em tempo hábil. Os primeiros sinais de um problema são pontos amarelos microscópicos na parte de trás das placas das folhas - evidência de perfuração da superfície e sucção do conteúdo das células.

mas depois de cerca de uma semana, a praga começa a se multiplicar ativamente, rastejando pelos arbustos e deixando um rastro de teia de aranha para trás. Formações amarelas aparecem na parte superior das folhas, seus tamanhos aumentam gradualmente. Também aparecem manchas escuras, que são resíduos de insetos. Depois de algum tempo, zonas esbranquiçadas se formam na planta infectada, a cultura para de florescer e sua imunidade cai significativamente. Os botões da planta secam, suas partes caem e, como resultado, a quantidade de colheita é reduzida.

Vale lembrar que o carrapato hiberna de prazer nas estufas, escondendo-se no frio e voltando com o início da primavera.

Medidas de controle

A escolha de um método que permite destruir os ácaros-aranha na estufa é determinada em função do grau de infestação das culturas.

Produtos químicos

O mais eficaz é o uso de produtos químicos, mas costuma-se recorrer a eles apenas nos casos em que a situação já está negligenciada e os meios ecológicos não dão os resultados desejados. Por exemplo, você pode combater a praga com a ajuda de "Plant-Pina". Este medicamento está disponível na forma de varas, que você só precisa cravar no solo perto dos caules das plantas. Quando a água entra na vara durante a irrigação, o inseticida se dissolve e penetra no solo.

O efeito máximo possível se manifestará no segundo ou terceiro dia, e a proteção contra a doença permanecerá por um mês e meio.

Também será possível se livrar do ácaro-aranha graças ao uso do "Etisso" universal. A substância literalmente em alguns dias lida com a praga e também alimenta plantações de vegetais em crescimento. Este medicamento é recomendado para uso como profilaxia durante a frutificação ativa. Jardineiros também escolhem Actellik. Este medicamento é diluído em água de acordo com as instruções e, em seguida, utilizado para pulverização. Matando pragas, o inseticida retém suas propriedades protetoras por mais 8 horas, mas não é recomendado o uso dos frutos nos próximos 4 dias após o procedimento.

Claro, Fitoverm também não pode ser ignorado. A única desvantagem da ferramenta é que o ácaro se acostuma rapidamente, mas para os primeiros tratamentos, um inseticida barato é o ideal. Os acaricidas de ação eficaz são também "Akarin", "Kleschevit", "Vertimek", "Green House", "Substral" e outros.

Antes de usar produtos químicos, o solo costuma ser abundantemente irrigado. Caso o produto necessite de diluição com água, também pode ser adicionado sabão de potássio verde para melhor cobertura. Como regra, o processamento é repetido cerca de 5 vezes com um intervalo de 10 dias.

Para alguns jardineiros, o melhor meio contra as pragas ainda são os produtos biológicos, cujas composições ecológicas são absolutamente seguras para o homem e para a colheita futura. Por exemplo, isso inclui "BTB", "Bicol" e outros. A ação desses fundos é baseada em fungos que vivem no solo. Os métodos biológicos de controle também incluem o plantio de safras que podem afugentar os insetos - cebola ou alho, bem como a adição de insetos predadores que comem ácaros-aranha em uma estufa.

Remédios populares

Os métodos tradicionais de eliminação de pragas baseiam-se no uso de medicamentos, decocções de ervas e infusões. Usualmente, esses medicamentos são baratos e acessíveis, uma vez que todos os componentes geralmente estão à mão. Assim, pode-se irrigar os canteiros com copas de batata com a adição de raspas de sabão. O ácaro vai morrer, mas os ovos ficarão intactos, então o procedimento terá que ser repetido várias vezes. Infusões de ervas de cheiro forte mostram-se muito bem: drogas, cascas de cebola, extrato de alho, mil-folhas, raiz-forte ou amieiro. Em princípio, será eficaz irrigar as plantações com vinagre, amônia, amônia ou peróxido de hidrogênio.

O uso de vários remédios populares tem suas especificidades. Por exemplo, no meimendro preto, só se pode usar a parte aérea coletada na floração, bem como as raízes de uma planta anual, extraída no outono. As pontas de batata podem ser frescas ou secas, mas devem ser saudáveis. As cascas das cabeças secas são retiradas da cebola e, do alho, é necessário selecionar os dentes maduros e passá-los por um moedor de carne.

Com uma pequena área de infestação, as pragas e teias de aranha podem ser removidas manualmente, limpando as folhas com uma solução aquecida de sabão e amônia.

Técnicas agrícolas

Os métodos agrotécnicos de cultivo em estufa, ao contrário, desempenham um papel preventivo. No período outono-primavera, os canteiros são necessariamente desenterrados, removidos e removidos de restos de plantas e detritos. No outono, após a colheita, os insetos são expelidos da estufa graças às bombas de enxofre. Uma desinfecção semelhante deve ser realizada no início da temporada. As damas devem ser usadas estritamente de acordo com as instruções e não devem entrar na estufa por alguns dias após o processamento. É importante seguir as regras de rotação de culturas, ou seja, alternar o plantio de mudas com aquelas que não têm medo de ácaros.

Ao planejar suas camas, é importante deixar grandes espaços entre elas.Os métodos agrotécnicos também incluem pulverização regular, destruição de partes de plantas doentes, calagem, substituição completa do solo na estufa antes do início da nova estação.

Como manusear corretamente?

O controle de pragas difere ligeiramente de uma estação para outra. No outono, após a colheita, é melhor mudar completamente o solo ou cobri-lo com neve antes do inverno. Depois disso, é importante processar minuciosamente a estufa, não só lavando com uma escova e água com sabão, mas também desinfetando-a. É melhor fazer o último usando inseticidas, permanganato de potássio concentrado, sulfato de cobre a 5% ou uma solução de água sanitária a 5%. A limpeza da estufa começa no telhado e continua ao longo das paredes.

É importante estar atento às juntas e cantos, não se esquecendo da posterior lavagem dos resíduos de sabão. Nos meses de outono, o uso de bombas de enxofre também é considerado adequado. Com a ajuda de uma solução de manganês, também será correto processar estoque e diversos acessórios para plantas. Objetos pequenos podem ser mergulhados diretamente em um líquido por 35 minutos Os elementos de madeira da estufa são tingidos ou caiados com uma solução de água sanitária. Será possível prepará-lo se combinar 500 gramas da substância com 10 litros de água e deixá-los em infusão por cerca de 3 horas.

É melhor revestir as estruturas metálicas com querosene.

O filme dentro da estufa deve ser trocado na primavera. Algum tipo de tratamento especial durante este período não é necessário apenas se as pragas não atacaram previamente o local, o que significa que não hibernaram nas proximidades. Se antes o ácaro-aranha estava ativo no território, então você terá que destruir o filme antigo, fazer uma irrigação abundante e limpar as paredes da estufa. Durante este período, faz sentido processar as plantações com "Akarin", "Vermitek" e "Nero". No verão, os insetos podem ser removidos por qualquer meio, mas se possível, também vale a pena repor o solo contaminado.

Profilaxia

Uma parte importante da proteção da estufa contra os ácaros da aranha é a prevenção oportuna:

  • a sala deve manter um nível de umidade de 80-90%, bem como uma temperatura abaixo de +25 graus;
  • os arbustos devem estar afastados uns dos outros para não provocar o aparecimento de espessamento, e é bom que entre eles sejam colocadas plantas que espantem pragas, por exemplo, malmequeres;
  • cultivar safras é importante verificar regularmente se há manchas brancas;
  • o aracnídeo tem medo da radiação ultravioleta, então, algumas vezes por semana, faz sentido irradiar a área com uma lâmpada ultravioleta;
  • antes do plantio de novos exemplares, o solo é necessariamente atacado e as sementes são desinfetadas.

Para métodos de se livrar dos ácaros da aranha, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário