Como lidar com o ácaro-aranha em uma rosa?

Contente
  1. Descrição da praga
  2. Sinais e causas do aparecimento
  3. Medidas de controle
  4. Profilaxia

O aparecimento de ácaro-aranha em uma rosa sempre levanta muitas dúvidas entre os floricultores: como tratar as plantas, como se livrar da praga com a ajuda de remédios e remédios populares? É impossível ignorar o fato da derrota dos arbustos - eles simplesmente morrerão. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como lidar adequadamente com os ácaros da aranha em casa e no jardim.

Descrição da praga

O ácaro-aranha em uma rosa cresce tanto em espécies de escalada quanto em espécies de arbustos. Esta praga não parece muito perigosa. O tamanho microscópico permite que passe muito tempo despercebido. O corpo das fêmeas tem um comprimento máximo de 0,6 mm; os machos raramente crescem mais de 0,4 mm. O formato do corpo do ácaro-aranha é oval, com uma protuberância característica nas costas.

Esse representante do mundo animal se reproduz, botando ovos, dos quais surgem as larvas de corpo transparente. Os carrapatos adultos são coloridos de forma bastante viva, em tons laranja-avermelhados. Devido ao seu pequeno tamanho, esses aracnídeos são quase impossíveis de distinguir em plantas no estágio inicial de infestação de rosas.

Sua presença é detectada depois que a praga começa a se enredar nos arbustos e nos chicotes com sua rede.

Ácaros - polifagos - escolhem mais de 200 espécies de plantas como habitat. Isso torna especialmente perigoso aparecer no jardim, uma vez que a infecção pode se espalhar para diferentes culturas - de rosas a uvas. Na natureza, o ácaro Phytoseiulus persimilis é seu inimigo direto.

O estilo de vida da praga envolve a formação de colônias. Várias centenas de indivíduos vivem juntos ao mesmo tempo, hibernando nas folhas caídas sob as árvores e arbustos. Em seu habitat no período primavera-verão, o ácaro-aranha forma a rede mais fina que se enrola em casulos densos. Uma colônia vive sob ela, localizada na parte de trás das placas das folhas da planta. O aparecimento de uma teia de aranha pode ser considerado o principal sintoma de uma infecção por rosa.

Sinais e causas do aparecimento

A derrota de plantas de jardim e domésticas por um ácaro sempre ocorre de forma inesperada. Na maioria das vezes, a praga aparece nos galhos na primavera, quando começa a expandir ativamente seu habitat. Chegando à superfície a partir do abrigo de inverno, é facilmente transportado pelo vento por distâncias consideráveis. Normalmente, as plantas plantadas ao longo do perímetro do local são as primeiras a sofrer com a nova vizinha, e a partir daqui o carrapato já se espalha pelo jardim. O crescimento no número da colônia ocorre muito rapidamente, as larvas vorazes atingem a maturidade em apenas 7 dias, e então deixam descendência.

O aparecimento de um ácaro-aranha nas rosas não leva necessariamente a consequências graves. O principal grupo de risco inclui as plantas que não recebem os cuidados adequados. A falta de poda regular, alimentação e proteção leva ao enfraquecimento da imunidade do arbusto. Nessas plantas, os ácaros da aranha e outros parasitas se sentem bastante confortáveis.

Em uma casa ou apartamento, as rosas são infectadas principalmente por transferência de novas mudas. Em um microclima quente e seco, os aracnídeos começam a se reproduzir ativamente.

A falta de quarentena, o tratamento preventivo na compra de novas rosas leva à propagação de carrapatos.

Um sinal de que as plantas estão doentes é a descoloração da lâmina foliar. Ele fica amarelo, seca, cai.É por esse motivo que os jardineiros costumam começar a tratar plantas contra doenças fúngicas em vez de combater os ácaros - os sintomas são semelhantes.

E também ao examinar uma rosa, outros sinais de danos podem ser detectados.

  1. Formação de uma fina teia branca. Cobre a superfície inferior da folha, pode emaranhar o caule, os botões e infectar as flores.
  2. O aparecimento de pontos. São de cor amarela ou esbranquiçada, formados nos locais onde a praga gruda na folha no processo de absorção de seus sucos.
  3. Formando uma borda, enrolando a ponta do lençol. Infelizmente, esses sinais também são comuns a outras doenças de plantas.
  4. Detecção de pragas microscópicas. O corpo de um ácaro-aranha se assemelha a um grão de areia. Mas haverá muitos desses elementos móveis no habitat. Com danos intensos, é muito difícil não notar as pragas.

Depois de se certificar de que os ácaros-aranha atacaram as rosas no jardim ou no peitoril da janela da estufa de sua casa, você pode tomar medidas decisivas para combatê-los.

Medidas de controle

Você pode lutar contra os ácaros da aranha com bastante eficácia, tanto no jardim quanto em casa. As plantas domésticas têm menos probabilidade de serem afetadas por esse parasita. E, no entanto, em casa, as rosas podem sofrer uma praga se entrarem em uma sala com um buquê, solo contaminado ou na direção do vento pelas janelas abertas. Livrar-se de um intruso em um espaço confinado é bastante difícil - ele se multiplica rapidamente, põe ovos no chão.

A solução mais eficaz para remover a praga da lâmina foliar é limpar completamente o caule e as folhas com uma solução de álcool medicinal a 96%. Essa medida também pode ser utilizada para fins preventivos, na compra de uma nova planta. Você também pode borrifar a rosa com gotas de pulgas e carrapatos vendidas na loja de animais. Entre as soluções químicas para uso doméstico, as preparações biológicas como Fitoverm ou seus análogos são mais adequadas.

Produtos químicos

Ao cultivar rosas em campo aberto contra ácaros, você pode usar meios e métodos de um espectro de ação mais amplo. Preparações inseticidas, tanto químicas como biológicas, ajudam a proteger arbustos e cílios da invasão de pragas. Neste caso, o processamento deve ser feito estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Via de regra, o tratamento é realizado duas vezes para eliminar todos os riscos.

Uma revisão de medicamentos populares o ajudará a escolher o melhor remédio que pode livrar as rosas do jardim dos ácaros da aranha.

  • "Fufanon". O agente baseado no inseticida químico malatião tem um efeito de contato, tem propriedades repelentes adicionais para insetos nocivos. A droga não é altamente tóxica, mas reduz significativamente sua eficácia quando usada repetidamente. Não é recomendado usá-lo para proteção por 2 anos consecutivos.

  • "Bitoxibacilina". Inseticida biológico, não tóxico para humanos e animais. Ele entra no intestino dos aracnídeos no processo de ingerir verduras por eles, paralisa-os, mas não tem efeito ovicida. A solução é recomendada para uso em temperatura não superior a +22 graus, não prejudica os insetos benéficos, age rapidamente.
  • Demitan. Um insectoacaricida capaz de destruir um ácaro-aranha em qualquer estágio de seu desenvolvimento. A droga é bastante tóxica, mas segura para abelhas e outros insetos benéficos. O efeito protetor proporcionado por ele dura 60 dias. Durante o manuseio, luvas e respirador devem ser usados.
  • "Skelta". Droga seletiva que lida perfeitamente com a derrota das rosas pelos ácaros. Adequado para a destruição de toda a população, inclusive na fase de ovos, não é lavado com água de folhas e brotos. As plantas são processadas duas vezes, com um intervalo de 7 dias. Para pessoas e animais de estimação, a droga não é tóxica.
  • Fitoverm. O insectoacaricida químico garante a destruição da praga pelas vias de contato e intestinal.É um produto versátil que pode ser utilizado em estufas e estufas caseiras, bem como ao ar livre. Um alto grau de proteção das plantas é alcançado pelo tratamento repetido dos arbustos em intervalos de 7 a 8 dias.

Ao escolher um inseticida adequado que pode curar rosas de ácaros, você deve prestar atenção ao tipo de ação.

Regar sob a raiz da planta pode ser uma preparação ovicida que destrói os ovos. É possível pulverizar as próprias folhas e brotos com composições de amplo espectro de ação. Isso será suficiente para eliminar a ameaça em um estágio inicial. Para o tratamento do solo com fins preventivos, recomenda-se o uso do medicamento "Aktara", que destrói com sucesso muitos tipos de pragas perigosas.

Remédios populares

É perfeitamente possível processar rosas infectadas com ácaros com remédios populares. Suas vantagens incluem baixa toxicidade, o que elimina o perigo para humanos, animais e pássaros. Durante o período de polinização, não prejudicam os insetos, permitem manter o equilíbrio natural dos microrganismos benéficos no jardim.

Existem vários métodos e meios de processamento que se revelaram os melhores na luta contra os ácaros.

  • Infusão de alho. É preparado com 0,5 kg de alho amassado e 3 litros de água. A infusão é mantida por 7 dias sob uma tampa em local quente e escuro. A seguir, a solução é filtrada, combinada com 100 ml de sabonete líquido e, em seguida, diluída na proporção de 80 ml para cada 10 l de água. O agente é pulverizado na superfície das folhas, se necessário, o tratamento é repetido após 10-14 dias.

  • Caldo de cebola ou infusão. É preparado a partir de cascas, 100 g são suficientes para 5 litros de água. Você pode ferver a massa resultante ou simplesmente usar um líquido com temperatura acima de 70 graus. A solução resultante é infundida por 5 dias e, em seguida, filtrada. Você pode usar essa infusão sem diluir, simplesmente enchendo-a em um borrifador.
  • Infusão de folhas de amieiro. Este remédio natural para os ácaros da aranha é preparado a partir de matérias-primas recém-cortadas, você vai precisar de cerca de 2 kg. Sove as folhas, despeje 10 litros de água morna, deixe por 2-3 dias. Após esse período, a mistura é aquecida até ferver, mantida em fogo baixo por cerca de meia hora, depois resfriada e filtrada. É preferível borrifar as roseiras com uma solução misturada com sabonete líquido, os restos do produto podem ser guardados em local escuro para uso posterior.
  • Caldo de tabaco. Para fazer esse remédio para o ácaro-aranha, basta pegar 300 g de folhas, escaldá-las com água fervente em um volume de 5 litros, e depois insistir por 24-36 horas. Decorrido o prazo prescrito, a solução é novamente colocada no fogo, fervida por 2 horas em fogo baixo. O caldo resfriado é filtrado, misturado com 100 ml de sabonete líquido, batido em uma espuma para melhor aderência. Você pode derramar o solo sob as rosas com o produto resultante e também aplicá-lo nas folhas e brotos das plantas.

É importante considerar que a utilização de receitas populares não implica o descarte completo de insetos-praga.

A maioria das infusões e decocções auto-preparadas são capazes de assustar o ácaro-aranha, destruir suas larvas e adultos. Esses métodos de processamento não funcionam em ovos postos no solo ou nas folhas, o que significa que o risco de reinfecção permanece.

Profilaxia

Medidas preventivas oportunas ajudam a evitar a contaminação do jardim ou da coleção doméstica de plantas com o ácaro-aranha.

Aqui estão as maneiras mais populares de se proteger.

  1. Seleção de variedades resistentes à infestação de pragas. Estes agora foram retirados e podem ser encontrados à venda. Variedades resistentes incluem a rosa "Gloria Day", "Golden Showers".
  2. Inspeção completa de novas plantas e inspeção periódica das que já estão crescendo. Caso sejam encontrados sinais de alerta, vale a pena realizar um tratamento químico preventivo. E você também pode enxaguar a superfície dos caules, folhas com infusão de tabaco, pimenta ou alho.Uma atenção especial deve ser dada à parte inferior das folhas de rosa, bem como ao aparecimento de pontos descoloridos em sua superfície externa.
  3. Desinfecção do solo durante o transplante. Tanto o substrato nutritivo para os vasos quanto o terreno aberto no local precisam de controle de pragas. Para destruir os ovos do ácaro-aranha, água fervente ou preparações especiais podem ajudar.
  4. Limpeza regular das folhas caídas. É nele que a praga prefere o inverno, botar ovos. Os resíduos coletados devem ser incinerados. É estritamente proibido amontoá-lo com um ancinho, especialmente se já houver sinais do aparecimento de parasitas no local.
  5. Manter um microclima ideal. Ao cultivar em estufas e estufas, você precisa tentar garantir que a umidade do ar seja de pelo menos 85% e a temperatura não seja superior a +25 graus. Nessas condições, o ácaro-aranha não se desenvolve.
  6. Desbaste de plantações. É importante evitar o engrossamento, para excluir o contato próximo de arbustos de flores e cílios com outras plantas. Recomenda-se que as próprias rosas sejam formadas regularmente por meio da poda de brotos crescentes.
  7. Desinfecção regular de ferramentas de jardim. Ao infectar outras plantações, pode servir transferindo ovos de ácaros para rosas.
  8. Desinfecção de estufas, potes, vidros. É realizado com soluções especiais ou outros meios. No jardim, bombas de enxofre ou fumaça são usadas para esses fins. Em casa, basta uma solução de álcool, ácido bórico ou sabonete líquido comum. Eles são usados ​​para tratar caixilhos de janelas e varandas, peitoris de janelas e outros móveis nas imediações das plantas.

Seguindo essas recomendações, é possível prevenir a infecção, mas mesmo a mais cuidadosa observância das medidas preventivas não dá 100% de garantia. Se o ácaro-aranha já apareceu nas rosas, apenas um tratamento completo de plantas doentes ajudará.

Como se livrar de um ácaro-aranha, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário