Como lidar com os ácaros da aranha em berinjelas?
Uma praga no jardim é um sinal para o resgate urgente da planta que ele atacou. Afinal, mesmo um pequeno parasita como o ácaro-aranha pode destruir a colheita ou estragá-la significativamente. Se aparecer um carrapato nas berinjelas, você precisa agir, e isso pode ser uma série de ações inter-relacionadas.
Descrição da praga
O ácaro-aranha não parece intimidante. Ele é pequeno, um adulto tem apenas 1 mm, mas isso é ruim. Ele, a peste, pode simplesmente ser esquecido. Acontece que a plantação de berinjela já está danificada, e o agricultor acabou de ver o parasita.
O principal sobre a praga:
- o ácaro amadurece rapidamente - em apenas uma semana, o que significa que o tempo de propagação é muito rápido;
- ele se instala na parte de trás da folha da berinjela e se multiplica ali;
- o carrapato suga todos os sucos da planta, os arbustos rapidamente perdem umidade e nutrientes, o que leva à morte;
- e o carrapato também é um perigoso portador de fungos e vírus - ele pode "libertar" a podridão cinzenta da planta, antracnose, requeima;
- as partes danificadas da planta morrem, a clorofila vital não se forma nelas, os processos de fotossíntese ficam mais lentos.
O parasita de crescimento rápido perfura o tecido foliar e suga a seiva da planta em um curto espaço de tempo.
Aliás, o carrapato não é um inseto - é um aracnídeo, ou seja, é correto atribuí-lo aos animais. E você definitivamente precisa lutar contra ele: mesmo que o carrapato apenas faça um furo no lençol, esse ferimento se tornará uma porta de entrada para infecções.
Obviamente, uma criatura tão pequena é difícil de notar - é mais fácil encontrar uma teia de aranha, sua característica definidora. Este é um produto da atividade vital do carrapato e de seu habitat. A teia de aranha aparece na parte inferior da folha, é muito fina e quase transparente. Compará-lo com uma web comum não é totalmente correto. Indiretamente, o aparecimento de pontos brancos nas folhas e sua rápida secagem podem indicar um ácaro.
Sinais e causas do aparecimento
Infelizmente, os primeiros sinais são percebidos quando a praga já atacou ativamente a planta. Você precisa se concentrar nos seguintes indicadores:
- teia de aranha fina e delicada sob o lençol;
- secagem gradual das copas - ou seja, das folhas afetadas (talvez elas também fiquem amarelas);
- minúsculos pontos brancos nas folhas, mas com o tempo eles se transformarão em manchas de mármore;
- desaceleração pronunciada no crescimento do arbusto;
- aparência geral de planta murcha e doentia.
Um carrapato, que já apareceu na berinjela, passa por 4 estágios de desenvolvimento em apenas uma semana: ovo, larval, estágio de ninfa e, por fim, adulto.
Se aparecer um carrapato nas mudas, é um momento alarmante, com o seu aparecimento a planta enfraquece rapidamente. A imunidade da cultura não resistirá à carga subsequente e às doenças que a praga trará consigo ou contribuirá para o seu aparecimento.
Para que o carrapato apareça na berinjela, é necessário temperatura alta (26 graus já é o suficiente) e umidade abaixo de 55%. Essas condições são ideais para o crescimento e reprodução do parasita. Mas em um clima úmido e frio, ele não se desenvolverá, simplesmente espere esse período. Quando o tempo frio se torna persistente, os carrapatos fêmeas fertilizados formam fortes aglomerados de cor laranja envoltos em teias de aranha. Portanto, eles passam o inverno com segurança. Na primavera, os carrapatos põem ovos e, depois de algumas semanas, uma nova geração de parasitas emergirá deles.
Medidas de controle
O ácaro infecta berinjelas que crescem em casa de vegetação e em campo aberto. Você pode tratá-los de maneiras diferentes, você precisa considerar todas as medidas com exatidão.
Método de controle agrotécnico
Consiste em organizar condições ótimas de desenvolvimento para as plantas e condições insuportáveis para uma potencial praga. Este método é absolutamente obrigatório, porque é o original.
Como lidar com um carrapato:
- desenterrar o solo no outono e na primavera;
- certifique-se de remover resíduos de plantas - ou seja, raízes, copas, inflorescências secas, folhas caídas, vegetais e frutas podres, os removidos devem ser descartados;
- remova as ervas daninhas regularmente, constantemente, sem esperar seu crescimento (podem ser queimadas ou dadas aos animais);
- regar e borrifar a berinjela regularmente, porque os ácaros realmente não gostam de umidade.
Claro, as plantas precisam ser inspecionadas quase todos os dias para descobrir se uma praga apareceu nelas. O mínimo é fazer isso pelo menos uma vez a cada 3 dias. Se as berinjelas são cultivadas em uma estufa, manter a umidade elevada já é um golpe forte para o ácaro.
Se os vegetais são cultivados para comercialização e existem várias estufas, deve haver pelo menos um metro entre elas. Essa distância tornará difícil para as pragas se moverem de uma estufa para outra.
Método biológico
Produtos biológicos são produtos com substâncias específicas que ajudam a se livrar de uma praga específica. São práticos e fáceis de usar, não se acumulam nas frutas, portanto, poucos dias após o processamento, as berinjelas podem ser colhidas e comidas.
Vamos listar as substâncias biológicas mais exigidas contra os carrapatos.
- Akarin. É um fungo do solo vendido como solução. Age rapidamente, depois de alguns dias o resultado é perceptível. Ou seja, é perfeitamente possível vencer toda a colônia do parasita em uma semana.
- Aktofit. Esse agente causa paralisia na praga, agindo sobre suas células nervosas. É utilizado apenas em climas secos, pois se decompõe em ambiente úmido. Não afeta as larvas. Não pode ser considerado seguro para as abelhas, portanto é melhor não usar "Aktofit" durante a floração.
- Fitoverm. A droga também afeta o sistema nervoso do carrapato e, em 10 horas após o tratamento, ele morre. Uma vez que mata apenas pragas adultas, o procedimento deve ser repetido após uma semana.
- "Bitoxibacilina". É um conhecido agente biológico de efeito rápido, que atua tanto nos carrapatos adultos quanto em suas larvas. Aguarde o resultado em 3 dias. O novo tratamento após uma semana também é necessário.
- "Kleschevit". Vendido na forma de concentrado para diluição em água. É usado para pulverizar berinjelas. Ele atua contra adultos e larvas. Dá a oportunidade de superar o carrapato em uma semana.
Produtos biológicos baratos e acessíveis também incluem "Agravertin", "Iskra Bio", "Vermitic".
Produtos químicos
Acontece que métodos mais simples não funcionam e, não há o que fazer, é preciso usar insectoacaricidas químicos. Claro, a principal condição para seu uso é o cumprimento estrito das instruções, como acontece com um medicamento potente.
Vamos considerar o que isso significa.
- "Nissoran". Não é o mais eficaz, mas se não houver mais nada, você pode usá-lo. Levará cerca de uma semana e meia para combater a praga.
- Floromite. Atua em adultos e larvas, a planta pode ser salva em 3 ou até 2 dias. Eles devem processar berinjelas apenas duas vezes, não mais. O produto confere proteção aos arbustos por 3 semanas.
- Sunmight. Dentro de uma hora após o tratamento, o carrapato começa a morrer, o efeito durará 6 semanas. A chuva não lavará o produto. Você pode usá-lo somente quando o período de floração da berinjela terminar.
- Actellik. Uma droga conhecida por muitos jardineiros, ela age muito rapidamente - no final do primeiro dia, a colônia de ácaros se rende. A solução requer o uso mais cuidadoso, pois sua toxicidade é muito alta.
- Enxofre coloidal. Talvez o mais arriscado dos acima - não promete um resultado de 100%. Menos eficaz em dias secos.
Importante! Luvas, respirador, óculos de proteção ao usar produtos químicos são equipamentos de proteção obrigatórios para uma pessoa. Após o processamento, é necessário lavar bem as mãos e ocultar o restante do produto, tornando-o inacessível para crianças e animais.
Remédios populares
Se você não quer comprar nada, nem o cenário do fazendeiro para as medidas mais gentis, mas eficazes, é hora de usar as chamadas receitas populares. Vamos listá-los.
- Solução de sabão. Para 10 litros de água, são tomados 100 g de sabão, que é preliminarmente triturado em um ralador. A composição é bem misturada, é infundida por algumas horas. As plantas afetadas devem ser pulverizadas com uma solução pronta. E após 3 horas com regador com água limpa, as berinjelas são lavadas com a rega usual.
- Pimenta amarga. Misture 100 g de pimenta em 1 litro de água. A composição é infundida durante o dia e, em seguida, os arbustos afetados são borrifados com ela.
- Dente-de-leão mais raízes de azeda de cavalo. Num balde de água, mexem-se 150 g de raízes de dente-de-leão e azeda, a infusão deve ter uma exposição diária. Depois de um dia, ele é filtrado e as plantas podem ser processadas.
- Cascas de cebola. Para 1 litro de água, 100 g de casca de cebola. Os arbustos doentes são pulverizados com esta solução.
- Alho. Para 1 litro de água, 2 cabeças de alho picadas. Esta infusão deve repousar por 5 dias antes de poder ser usada para borrifar a berinjela afetada.
E outra ótima maneira de combater o ácaro é plantar plantas ao lado da berinjela que a praga não tolera. E isso, por exemplo, calêndula, camomila, malmequeres, drogas, mil-folhas, dentes-de-leão.
Prevenção
Prevenção é a melhor cura. O agrário nem sempre é tão onipotente a ponto de ter a garantia de proteger as berinjelas dos ácaros da aranha com uma única prevenção. Mas certas medidas podem muito bem dar um resultado positivo.
Como prevenir o aparecimento de um carrapato:
- certifique-se de regularmente e de acordo com todas as regras para desinfetar a estufa;
- ventile a estufa - você pode até escrever um cronograma de ventilação para não se esquecer deste importante momento de regime;
- desenterre regularmente o solo, remova os restos das copas;
- remover ervas daninhas em tempo hábil;
- polvilhe a berinjela com água morna de vez em quando.
A camomila dálmata pode ser plantada entre os canteiros - esta é uma excelente planta repelente de carrapatos, e berinjelas frutíferas ficarão lindas ao lado desta flor.
Se as berinjelas crescem em terreno aberto, a rotação regular de culturas é um pré-requisito para seu crescimento bem-sucedido. Não se esqueça dos procedimentos preventivos, como o tratamento com sabão ou solução de alho 4 vezes por temporada. Na estufa, você pode caminhar ao longo da estrutura com um maçarico (levando em conta todas as medidas de segurança, é claro). E também na estufa é preciso trocar a camada superior do solo, onde o ácaro-aranha prefere o inverno.
Variedades resistentes
Provavelmente as mais persistentes, a julgar pelas críticas de muitos jardineiros, serão as variedades "Khalif" e "Espada de Samurai". Eles não têm medo não só do carrapato, mas também do besouro da batata do Colorado. Mesmo assim, a maioria das variedades (e híbridos também) não apresentam resistência invejável à praga, são vulneráveis a ela. Portanto, tudo está nas mãos do agricultor: o quão bem ele conhece os fundamentos da tecnologia agrícola, a rapidez com que consegue detectar um problema, com que lógica aborda a escolha da forma de resolvê-lo - a colheita futura depende disso.
E há algo pelo que lutar. A berinjela não é apenas saborosa e boa em pratos compostos. Eles são capazes de aliviar o inchaço e remover os sais de ácido úrico, estabilizar a hemoglobina e reduzir o risco de desenvolver cálculos biliares. Eles também contêm ácido clorogênico valioso, que tem uma atividade antioxidante muito alta.
Boa sorte em crescer!
Para obter informações sobre como se livrar dos ácaros da aranha em berinjelas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.