Bordos japoneses - uma decoração original do jardim

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Os bordos japoneses são plantas extraordinariamente belas que podem encher o jardim com as cores mais brilhantes, e as folhas de inúmeras espécies e subespécies dessas plantas incríveis têm um rico espectro de tonalidades. No entanto, ao plantar este milagre decorativo e no processo de cuidados adicionais com eles, é importante levar em consideração uma série de suas características inerentes. Só então a saúde, o esplendor e a beleza desses maravilhosos "convidados" japoneses podem ser garantidos.

Peculiaridades

Em relação à descrição geral do bordo japonês de folhas vermelhas, notamos que este é um nome coletivo. Na verdade, esse nome abrange muitas espécies que crescem em sua terra natal - no Japão e na Coréia do Sul.

Maples pertencem à família sapind (gênero maple). Existem cerca de 150 variedades delas, algumas delas penetradas em nossas terras a partir do sudeste da Ásia.

Diversas variedades crescem na Rússia. A árvore pertence a plantas perenes decíduas e atinge uma altura de 10 m. Áceras de baixo crescimento e bordos anões (até 1,5 m de altura) são populares no design paisagístico. Em 1784, A. Murray deu uma descrição bastante extensa dele, e o cientista-naturalista da Suécia K. Thunberg trabalhou intensamente na mesma direção.

Folhas da árvore de bordo:

  • arredondado, serrilhado (com pequenos dentes oblíquos), de localização oposta, com diâmetro de até 15 cm;
  • corte em quase 1/2 do diâmetro ou mais (por grau);
  • 7, 9 ou 11 partes;
  • manter pecíolos finos com cerca de 5 cm de comprimento;
  • a cor pode ser verde (no verão), carmim brilhante, escarlate venenoso, carmesim com inclusões amarelas e laranja (no outono);
  • o nome das plantas era determinado pelo formato da folha - folhada, leque ou palma.

No período de floração (abril-junho), as flores são ligeiramente pubescentes, localizadas em longos escudos, de até 3 cm de comprimento, podendo ser vermelho-púrpura brilhante ou verde-amarelo pálido. Em seguida, eles se transformam em peixes-leão pendurados sob as folhas.

Os bordos crescem principalmente em florestas mistas nas encostas das montanhas. A área natural de seu crescimento na Rússia tem a fama de ser cerca. Kunashir da região de South Kuril de Sakhalin. Hoje está listado no Livro Vermelho do país.

Em outubro, quando os bordos se destacam na cor no Japão, esse período é denominado momiji ("folhas vermelhas"). Como o berço dos bordos é o Japão, a robustez invernal dessas plantas pode ser chamada de baixa.

Espécies e variedades populares

Devido à distribuição significativa de bordos na jardinagem e no paisagismo, muitas de suas espécies e variedades surgiram. A variedade de suas variedades permite que você faça a escolha desejada para a solução composicional ideal do local. No entanto, existem 3 tipos principais de bordos:

  • em forma de palma, ou em forma de leque, ou com folhas de palma;

  • Bordo Shirasawa (shirasawanum);

  • Japonês adequado (japonicum).

Outras subespécies e variedades (folhas vermelhas, azevinho, resistente à geada e outras) são distinguidas entre elas.

  • Maple of Shirasawa - uma espécie de arbusto anão (altura não superior a 1,5 m). A planta tem folhas largas, adquirindo uma cor amarelo brilhante com uma tonalidade laranja-avermelhada no outono. Existem várias subespécies dele.
  • Beni Kawa - no outono parece uma chama vermelha (folhas vermelhas) no jardim. Tem uma casca rubi e uma folhagem vermelha rica e suculenta.
  • Katsura - variedade com folhas de cor limão dourado.
  • Bloodgood - uma subespécie rara, caracterizada por sombras escuras de folhagem.
  • Mikawa Yatsubusa - arbusto subdimensionado com folhas em forma de agulha, verde brilhante no verão e laranja-escarlate no outono.
  • "Atropurpureum" (Atropurpureum) - com uma coroa em forma de guarda-chuva, linda e sem folhas. A folhagem é roxa no verão. Pode atingir um comprimento de 3-4 m. Na Rússia, é frequentemente cultivado em grandes recipientes de jardim.
  • Aconitifolium (Aconitifolium) - com folhas lindamente esculpidas cortadas na base. Com folhagem de cor verde brilhante no verão, no outono - carmesim-escarlate.
  • "Dissectum" (Dissectum) - com folhagem filigranada dissecada a dedo com 5, 7 ou 9 saliências serrilhadas até 12 cm. No verão, com uma rica cor castanho-avermelhada. No outono, um vermelho carmim mais brilhante com várias inclusões de cor amarela, roxa e bronze
  • Shaina - espécie de porte rasteiro, com altura máxima de 1,5 m, com folhas longas, semelhantes a palmeiras, cortadas, com copa densa, espessa e densa. Requer poda regular para boa ventilação. As formas são esféricas, seguram bem o corte formativo. No outono de um esquema de cores vermelho-sangue brilhante, concentrando toda a atenção em si mesmo. Muitas vezes, é colocado em grandes recipientes nos cantos das áreas de jardim. Muitas vezes podem ser vistos em saguões de hotéis, em terraços e varandas.
  • Kiyohime - o mais ideal, incluindo vista interna para cultivo de bonsai e vasos. Um exemplo de variedade anã de crescimento lento com comprimento máximo de 1,8 m. Possui folhas esculpidas em formato de palmeira com pequenas pontas finas. Na parte central da folha, há sombras verdes claras, ao longo das bordas - vermelho vivo e amarelo.
  • Aka shigitatsu sawa - uma subespécie original e extraordinariamente bela, notável por suas folhas esculpidas e entalhadas que mantêm seus ricos tons esverdeados por muito tempo. No entanto, as veias e margens são vermelhas ou amarelas. As folhas parecem palmas com veias e capilares translúcidos. Coroa densa exigindo poda regular. A cultura é alta, podendo chegar a 3 m de comprimento.
  • Wilson's Pink Dwarf - uma subespécie decorativa de bordo, crescendo até 2,5 m, com bela folhagem vermelha no outono. À luz do sol, ele brinca com tons de laranja.
  • Shirazz - uma subespécie extremamente espetacular, com folhas verdes profundamente dissecadas cercadas por uma faixa carmesim brilhante. No outono, eles ficam na cor roxa.

Aterrissagem

Se você não tem tempo para sementes, compre mudas, que durante a época de plantio devem ser cuidadosamente examinadas na hora de comprar quanto à presença de doenças e força. Mudas fracas geralmente não criam raízes.

As mudas adoram um plantio competente e cuidadoso, levando em consideração todas as características que esta delicada planta possui.

  1. Deve-se escolher solos não alcalinos, com leve umidade, sem estagnação de água.... A drenagem do solo é obrigatória.
  2. É melhor escolher um local de pouso com sombra clara, mas exposição ocasional à luz solar direta.
  3. O momento real quando o pouso é considerado evitando rascunhos... As árvores de bordo devem ser plantadas perto de paredes, sebes ou cobrindo-as com coníferas.

Se você estiver plantando várias mudas, elas devem ser espaçadas umas das outras a uma distância de 2 a 3 m, já que os bordos têm copas bem espalhadas.

Regras básicas de pouso:

  • em profundidade, a cova de plantio deve ter 2 vezes o sistema radicular da muda;
  • organizamos a drenagem;
  • para solo argiloso, adicione areia;
  • baixamos a muda na solução de enraizamento por cerca de 15 minutos;
  • em seguida, colocamos no buraco, espalhando suavemente as raízes;
  • polvilhe com a mistura de solo previamente colhida (terra, turfa e composto);
  • distinguimos o círculo próximo ao barril, socando-o;
  • água em abundância;
  • aplicamos fertilizantes no dia seguinte;
  • nós cobrimos o círculo do tronco.

Cuidado

O bordo japonês não é considerado uma planta despretensiosa para cuidar, já que sua terra natal é o Leste, onde as condições climáticas são mais amenas e quentes. Portanto, cultivá-lo na Rússia em campo aberto é um evento bastante problemático. Você pode cuidar da planta de acordo com um plano específico.

  • Rega... Regue abundantemente e regularmente. O volume é determinado com base na precipitação e nas condições meteorológicas. O círculo do tronco não deve secar. Ao mesmo tempo, você precisa garantir que a água não fique estagnada nele. Em clima especialmente quente, é recomendável irrigar a coroa com água morna à noite.
  • Top curativo... A planta claramente não é indiferente a solos nutritivos e, portanto, é alimentada com fertilizantes minerais complexos, aplicados durante o plantio e regularmente. É preferível que o nitrogênio não seja incluído nos compostos adicionados.
  • Mulching - o procedimento é obrigatório, pois evita o ressecamento do círculo tronco, ajuda a proteger o sistema radicular de diversas influências nocivas. Para cobertura morta, são usados ​​materiais convencionais: agulhas de pinheiro, serragem, material de turfa, compostos, folhas secas caídas, etc. Além do propósito prático, este evento também carrega uma carga estética considerável - uma árvore preparada desta forma parece bastante elegante.
  • Durante os primeiros 3-4 anos, os bordos precisam de poda formativa se você quiser aumentar suas qualidades decorativas.... Caso contrário, os ramos começarão a crescer irregularmente, as copas começarão a engrossar, o sistema de ventilação será interrompido. Como resultado, as folhas começarão a secar, a resistência das plantas às doenças diminuirá e o risco de infecções fúngicas aumentará.
  • Após 4-5 anos de crescimento, não é necessário cortar a planta - ela agora assumirá sua forma permanente... No entanto, na primavera e no outono, galhos e brotos secos, doentes e danificados que interferem na ventilação normal da parte superior devem ser cortados.
  • Ao preparar bordos para o inverno, lembre-se de que essas plantas não são resistentes à geada. A temperatura máxima que eles podem sobreviver no inverno é de -20 ° C, mas apenas sob cobertura cuidadosa. A melhor opção seria enraizá-los em uma cuba: na primavera nós os levamos para a rua e no outono os devolvemos dentro de casa. Ao passar o inverno na rua, pensamos em medidas de proteção no outono, depois que as folhas caírem: cobrimos o círculo do tronco com turfa ou composto (5-7 cm), cobrimos a parte aberta com agulhas ou serapilheira. As árvores de bordo na Rússia não sobreviverão ao inverno sem abrigo. Mesmo tendo tomado todas as medidas de proteção necessárias, não se pode ter certeza de que as plantas vão acordar na primavera - são muito delicadas.

O bordo é frequentemente cultivado no tronco do bordo comum. Mas este tipo de cultivo e cuidado só é adequado para jardineiros experientes.

Métodos de reprodução

Existem duas opções de criação possíveis para o bordo japonês.

Sementes

Não é tão difícil propagar bordos por sementes em casa - uma das melhores maneiras:

  • molhe as sementes por 2-3 horas;
  • enchemos pequenos recipientes (10x10 cm) com solo fértil;
  • colocamos as sementes a uma profundidade de cerca de 5 cm (cada semente tem um orifício separado);
  • cubra com papel alumínio ou vidro;
  • removemos em local iluminado, mas sem luz solar direta;
  • todos os dias durante 2-3 horas retiramos os abrigos (para ventilação);
  • esperamos pelas primeiras folhas e plantamos as mudas em solo aberto (ou em uma banheira).

Estacas

A reprodução de bordos japoneses por meio de estacas é problemática e não cem por cento. A taxa de sobrevivência com este método é bastante baixa em comparação com a semente.

  1. Na primavera, escolhemos ramos fortes, mas jovens, nos quais a casca ainda não se formou.
  2. Em suas bases, fazemos cortes anulares para o desenvolvimento do sistema radicular.
  3. Um pouco mais alto (2-3 cm), fazemos uma incisão semelhante.
  4. Removemos a pele fina entre eles.
  5. Aplique um hormônio formador de raízes no local preparado. Eles estão disponíveis em pó ou gel.
  6. Colocamos musgo esfagno (previamente umedecido em abundância) na área tratada para ativar os hormônios.
  7. Cubra o local com um pedaço de polietileno. Deixamos a peça de trabalho em um local fresco e com sombra.
  8. Após 3-4 semanas, as raízes começam a aparecer através da bandagem.
  9. Remova o curativo. O caule que deu as raízes é plantado no solo.

Doenças e pragas

Falando sobre o tratamento e prevenção de doenças do bordo japonês, notamos que as pragas de insetos não são perigosas para eles - o bordo não é do seu gosto... Mas o ácaro da bílis é um assunto diferente. Os galhos secam e as folhas perdem a cor. Nesses casos, as áreas afetadas são eliminadas e a árvore é tratada com inseticidas. Com menos frequência, as árvores são atacadas por besouros de bordo ou moscas brancas.

O oídio é um perigoso inimigo fúngico. Para proteger o "convidado" japonês dela, é necessário plantá-lo longe dos arbustos de frutas e bagas. Se tiver ocorrido infecção, será necessário repetir o tratamento fungicida (2-3 vezes).

Aplicação em paisagismo

Nossos "hóspedes" japoneses são especialmente populares em projetos paisagísticos - e não apenas em terrenos privados, mas também em parques urbanos.

Possíveis aplicações:

  • em composições de jardim originais;

  • como bonsai;
  • na forma de uma figura acentuada nos jardins da frente;
  • em jardins ornamentais, mixborders e slides alpinos;
  • na orla decorativa de reservatórios;
  • em jardins japoneses;
  • para cultivo em recipientes e vasos, transferidos de um lugar para outro.

Como parte de uma composição única, o bordo está em perfeita harmonia com a hera, madressilva, clematis, azaléia, magnólia e hortênsia.

Em casa, o "japonês" hidrata perfeitamente e enriquece o microclima com oxigênio. É um excelente vizinho para outras culturas hortícolas, arbustos e cereais, uma vez que o seu sistema radicular moderado não contribui para a opressão das plantas vizinhas.

Levando em consideração que jardins ornamentais, jardins alpinos e japoneses, telhados verdes se espalharam nos últimos anos, os "hóspedes" japoneses podem se tornar pérolas nas formas listadas de organizar os espaços livres.

A seguir, assista a um vídeo com a história de um especialista sobre o bordo japonês e as regras para cuidar dele.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário