Bordo em crescimento em um tronco
O bordo do porta-malas atrai os amantes das soluções originais em paisagismo. Neste artigo, veremos como cultivar tal bordo com nossas próprias mãos, como enxertá-lo e modelá-lo.
Descrição
O bordo do tronco é uma árvore caducifólia com uma densa copa esférica e um tronco delgado. A planta parece festiva e elegante em qualquer época do ano. Da primavera ao final do outono, um chapéu de folhagem exuberante vai decorar a paisagem. No inverno, os ramos da coroa redonda ficam cobertos de gelo e adquirem um aspecto fabuloso.
A forma das folhas e flores da árvore, sua cor depende do tipo de cultura. A paleta de cores é muito rica: do verde clássico aos tons de preto e prata. Os bordos florescem de abril a maio até as folhas se abrirem.
Clássico - bordos padrão com coroa esférica. Os ramos laterais da árvore crescem em um ângulo de 45 graus. O tronco, livre de vegetação, é liso, reto, tem um aspecto elegante e decorativo. As mudas crescem até 2,5 m de altura. Os espécimes que atingem de 5 a 6 metros são considerados gigantes.
Que tipos e variedades são adequados?
A familiaridade com as variedades de bordos padrão permitirá que você faça a escolha certa.
"Flamingo"
A folhagem da planta tem uma cor rosa pálido no início da primavera. Isso explica o nome da variedade. No verão, torna-se verde prateado com uma borda rosa pálido. O diâmetro da copa é de cerca de 4 metros, a altura do tronco é de até 5 metros.
A variedade cria raízes facilmente e cresce rapidamente. Despretensioso. Não gosta de sol forte, ventos fortes. "Flamingo" com folhas de freixo - fígado longo. Cuidar bem de sua planta vai ajudá-la a viver até 100 anos.
Globo de Ouro
Possui uma coroa esférica densa de até 6 metros de tamanho. As folhas quíntuplas no verão adquirem uma tonalidade dourada ao sol e à sombra - verde pálido. Na primavera - laranja e vermelho. O período de floração é maio.
A altura dos gigantes é de cerca de 5 metros. A haste tolera perfeitamente o corte da coroa, permitirá que você crie qualquer ideia de design.
A variedade é despretensiosa para o solo. Prefere lugares abertos e ensolarados. Não tolera alagamentos e secas. Resistente à geada.
"Globo Roxo"
Uma cabeça de árvore com um volume de cerca de 4 metros. A folhagem é de uma cor roxa profunda. Bloom de abril a maio. Inflorescências verde-amareladas com agradável aroma perfumado. A árvore é despretensiosa para o clima, mas exigente para o solo. Prefere solo úmido fértil. Não tolera solos salinos. A expectativa de vida é de cerca de 200 anos. Adora sol, sombra parcial.
"Diamondissimum"
O tamanho da coroa é de 3 a 4 metros. A forma dos brotos está caída. Pode atingir 6 metros de altura. A cor da folhagem quando floresce é branca com um tom rosa, mudando para amarelo no verão e depois para verde. As flores são amarelo-esverdeadas, perfumadas. Resistente à geada e à seca. Tolera a vizinhança apenas com coníferas. Ama lugares ensolarados, solo fértil e drenado.
Bordo prateado
Forma esférica com diâmetro de 6 metros. A folhagem é duplamente colorida. O interior da folha é branco prateado, o topo é verde brilhante. As inflorescências verde-avermelhadas florescem com a folhagem. O bordo fica amarelo brilhante no outono.
"Globozum"
A coroa esférica exuberante chega a 5 metros. A altura da árvore é de até 6 metros. Adequado para plantações em grupo e individuais, despretensiosas ao solo. Resistente à geada. Cresce parcialmente à sombra e ao sol. A folhagem verde muda no outono para laranja. Mantém perfeitamente a forma da coroa. Cresce em sombra parcial.
Outras variedades serão o destaque do seu site.
"Drummonda"
É a menor árvore de bordo do mundo. A criança se destaca pelo fato de que inicialmente tem uma forma colunar, e com a idade a transforma em esférica.
Rainha Esmeralda
Maple surpreende com folhas. Rosa, transformando-se em um borgonha brilhante, eles estão localizados no topo da árvore. Folhagem verde com tonalidade bronze completa o contorno da cabeça da planta. Uma árvore jovem tem uma copa em forma de ovo e gradualmente muda para uma redonda.
Cleveland
Este é um gigante entre os bordos. Sua altura é de até 12 metros. O gigante tem um formato padrão por natureza. Famosa pelas flores, com um aroma frutado muito delicado.
Bordo tártaro
A altura da árvore é de cerca de 10 metros. A forma da coroa é redonda, em forma de coroa. A cultura é valorizada por sua decoratividade. Na primavera, o bordo adorna a paisagem com flores brancas cremosas contra um pano de fundo de folhagem verde. No outono, as sementes e folhas ficam vermelhas. O caule é tolerante à sombra e resistente à geada.
Como crescer?
Cultivar uma árvore padrão é fácil se você seguir as instruções passo a passo de jardineiros experientes.
Designers aconselham a opção mais fácil para iniciantes - crescer um caule em suas próprias raízes. Requer paciência, mas não requer operação de enxerto de porta-enxerto. Eles começam a criar troncos com o cultivo de um tronco perfeitamente plano e a formação de uma bela copa.
- Escolha uma variedade de bordo. Avalie o local de plantio com antecedência, levando em consideração as peculiaridades da cultura. Os tipos de solos, iluminação, proximidade com outras plantas são importantes.
- Compre uma muda de um viveiro de confiança. A planta deve estar sã. Curvas, dobras e nós no tronco não são permitidos. Escolha um cano reto e liso. Você pode usar sementes estratificadas para o plantio de culturas ornamentais. Eles dão excelentes resultados, mas crescem 2-3 anos depois.
- Apoie a muda e sustente a planta com segurança. Isso ajudará a formar um tronco uniforme. Ao plantar um bordo, não afunde o colo da raiz no solo. Deixe-o nivelado com o solo.
- Cuidado com a árvore. Depois que as três primeiras folhas aparecerem, remova os brotos laterais. A copa da árvore deve ser retirada quando a muda atingir 1,5 m de altura.
- Criação de uma bela coroa do tronco. Os rebentos jovens são pinçados pelo menos uma vez por mês. Este procedimento forma ainda mais brotos. A árvore começa a se ramificar. Passarão 1,5 anos e o fuste irá deliciá-lo com um chapéu fofo em forma de bola.
Os bordos de carimbo irão deliciá-lo com sua beleza primorosa quando bem cuidados.
Solo
A seleção do solo e o local de plantio são importantes. Os bordos crescem em terreno plano. Terras baixas úmidas ou pantanosas não são adequadas para eles. O influxo constante e a estagnação de umidade nas raízes são prejudiciais para eles.
Solos ácidos, pesados e alcalinos não são adequados para a planta. A cultura prefere um solo neutro ou ligeiramente ácido, onde o pH não é superior a 7,5, constituído por solo folhoso, turfa e areia.
Fertilizantes
Os troncos são alimentados desde o início da estação de crescimento. Durante este período, as plantas precisam de fertilizantes contendo fósforo, potássio e nitrogênio. No verão, eles fertilizam novamente, fazendo uma cobertura contendo uma gama completa de fertilizantes minerais. É conveniente adicioná-los ao regar ou afrouxar o solo.
Rega
Maple não gosta de alagamento, mas precisa ser regado no verão. Em clima normal, as árvores são irrigadas no máximo uma vez por mês. Com calor prolongado e seca, é necessário regar uma vez por semana. Isso é especialmente importante para plantas com folhagem decorativa de cores vivas.
Afrouxamento e cobertura morta
É necessário manter o círculo do bordo em ordem no tronco. Remover ervas daninhas e crescimento lateral da árvore preservará seu efeito decorativo. O afrouxamento dá permeabilidade ao solo ao ar, oxigenando o sistema radicular. A cobertura morta com material decorativo - cascalho, seixos, lascas de mármore - protegerá a planta do crescimento excessivo de ervas daninhas e evitará que as pragas a ataquem.
Pragas e doenças
Inimigos da planta: besouros da casca, cochonilhas, cochonilhas, gorgulhos do bordo, moscas brancas, besouros das folhas. Os insetos são destruídos por preparações inseticidas.
Doenças: fungo inflamável, manchas, oídio. Meios de controle - pulverização com soluções fungicidas, remoção de ramos doentes.
Wintering
Os troncos das árvores jovens são cobertos por galhos de estopa e abeto.
Enxerto
O método de cultivo de bordo em um tronco usando enxerto é mais complicado.
Para enxertar, você precisa cultivar uma árvore jovem, seguindo as instruções já conhecidas por você:
-
escolha uma muda;
-
plante uma árvore usando um suporte;
-
remove brotos laterais desnecessários;
-
cortar o topo da cabeça em tempo hábil para dar uma forma à coroa;
-
remova os ramos condutores que violam a aparência esférica da cultura.
Após 2 anos, a muda do porta-enxerto pode ser enxertada. Como um herdeiro, você pode usar os brotos nativos da árvore ou adquirir uma cultura relacionada. A vacinação é feita em meados da primavera:
-
prepare um talo com três botões;
-
faça um entalhe inclinado sobre o botão superior do rebento;
-
na parte inferior do broto, faça uma cunha com 2 cortes;
-
o rebento é cuidadosamente inserido na haste, tendo previamente feito uma incisão perto do rim;
-
processar a junção com o gramado do jardim e fixá-la com filme plástico.
Depois de um mês, o caldo enraíza-se na muda. Nas mudas, surgem novos botões e, em seguida, brotos jovens.
Novos ramos são a base da futura coroa chique. É muito importante pinçá-los a tempo, estimulando o crescimento de outros novos ramos dos botões laterais dormentes. Após 2 temporadas, a árvore vai se transformar e se tornar uma decoração digna para a paisagem.
Poda
O procedimento de poda ajuda a fazer crescer o bordo em um tronco.
Formativo
Este tipo de poda é necessário para bordos que não apresentam copa globular natural.
O corte de árvores jovens para formar uma bela cabeça esférica é feito desde o início da estação de crescimento. É realizado várias vezes, pelo menos a cada 3-4 semanas. Os ramos condutores, direcionados para cima, rompendo a forma arredondada, são necessariamente cortados. Todos os brotos laterais são pinçados. Isso estimula o despertar de novos botões e o crescimento de novos ramos jovens. Os rebentos que aparecem ao longo do tronco são cortados.
Os rebentos que crescem dentro da copa são removidos, os ramos velhos são encurtados. Isso ajuda a resistir a furacões de inverno e tempestades de neve, para manter a forma correta da coroa.
Faça a formação de uma capa de bordo, procurando não retirar mais de 1/3 dos brotos, movendo-se com clareza ao longo da borda da copa.
Sanitário
O desbaste sanitário é necessário para qualquer fuste. O objetivo é manter a árvore decorativa saudável. Rebentos congelados, podres e secos estragados por insetos são cortados. Os ramos com folha de cor atípica para a variedade são removidos.
Aplicação em paisagismo
O bordo padrão é o favorito dos jardineiros. É apreciado por sua despretensão e beleza. As plantas criam um destaque especial na paisagem. Se encaixa perfeitamente em qualquer estilo e design. Eles tornam a imagem geral texturizada e colorida graças à variedade de cores e ao formato único das folhas.
É impossível imaginar uma cidade sem o símbolo do outono - bordo. Seus chapéus exuberantes podem ser vistos no jardim da cidade, em praças, becos e parques. Os bordos toleram perfeitamente a poluição por gás das estradas empoeiradas da cidade. Eles são plantados como sebes ao longo de ruas movimentadas. Eles decoram praças e playgrounds, criando uma excelente área verde onde você pode se esconder do calor.
A cultura não é usada apenas em conjuntos de massa. As árvores são plantadas em gramados, uma a uma, em zigue-zague ou padrão escalonado. Os troncos ficam ótimos em plantações simétricas perto de edifícios. Eles são combinados com exuberantes arbustos floridos, canteiros de flores e altas árvores piramidais.
Em lotes pessoais, bordos padrão são indispensáveis para a criação de pitorescas colinas alpinas e jardins rochosos. Eles enfatizam a sutileza do estilo oriental, sem ofuscar a beleza das pedras e plantas rasteiras de baixo crescimento.
Os bordos padrão de baixo crescimento eram apreciados pelos amantes das plantas tubulares.Esta é uma grande oportunidade de criar jardins em miniatura em áreas onde não há como plantar árvores vivas.
Dicas para podar cacheados da copa de uma árvore de bordo em um caule de Flamingo no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.