Bordo decorativo: tipos, cultivo e uso em paisagismo
"Bordo encaracolado, esculpido" é familiar para todos. É frequentemente mencionado em poemas e canções, o que não é surpreendente, já que o bordo é uma árvore muito bonita. Portanto, essa planta está sempre nas primeiras posições entre os paisagistas, sendo bastante comum no paisagismo urbano.
Na maioria das vezes, pensamos no bordo como uma árvore alta com uma copa densa e extensa, completamente inadequada para pequenos jardins. Mas existem muitas de suas espécies e variedades de forma compacta, existem até representantes de anões domésticos.
características gerais
O bordo como uma cultura ornamental é valorizado principalmente por suas folhas interessantes. Além disso, em muitas variedades, a folhagem tem uma cor viva não só no outono, mas durante toda a estação de crescimento. No entanto, a forma dissecada da lâmina foliar não é característica de todas as espécies, também existem bordos floridos. As inflorescências de alguns deles são muito perfumadas, o que atrai insetos polinizadores. Além disso, as sementes também são originais e bonitas. Uma interessante superfície da casca, a cor dos rebentos, a estrutura da copa, as restantes sementes do peixe-leão - tudo isto permite que os bordos permaneçam decorativos e sirvam de decoração do local no inverno.
Deve-se notar que as formas compactas são mais exigentes no solo, no teor de umidade do ar e no solo. Mas eles são resistentes aos ventos, relativamente tolerantes à sombra. No entanto, quando plantadas à sombra, as espécies com folhagem decorativa perdem as cores brilhantes. Todos os bordos crescem muito rapidamente e toleram bem o transplante. Existem também variedades resistentes à geada de baixo crescimento, adequadas para a região de Moscou.
Tipos e variedades
A classificação do Maple é muito complexa. Levando em consideração as peculiaridades das folhas, inflorescências e frutos, a estrutura da madeira, os especialistas identificaram 17 seções. Listamos vários grupos e espécies que podem ser recomendados para cultivo em pequenos jardins na Rússia central.
Azevinho
Vale a pena mencionar separadamente sobre esta variedade europeia, já que o bordo mais famoso do nosso país pertence a ela. Esta árvore (Acer platanoides) cresce até 30 me forma uma copa semelhante a uma tenda. Os representantes de espécies usuais para áreas limitadas, é claro, não funcionarão. Mas existem várias variedades adequadas.
- Crimson Centry difere em folhagem roxa e inflorescências amareladas perfumadas atraentes. A árvore pode crescer até 10 m, mas o traço característico do Crimson Sentry é a forma colunar da copa, que não tem mais de 3 m de diâmetro.
- Columnare também pode atingir uma altura de 10 me possui uma coroa colunar compacta. A tonalidade avermelhada das folhas, que ocorre quando florescem, posteriormente desaparece. A folhagem é verde escura.
- Globosum cresce até 7 m. Sua peculiaridade é uma coroa esférica. Já nas plantas adultas, pode adquirir uma forma plana, que pode ser corrigida com a poda.
Do Extremo Oriente
No Extremo Oriente, os bordos crescem em todos os lugares, mas eles são diferentes dos europeus ou norte-americanos.
Uma das espécies despretensiosas e resistentes à geada é o bordo Ginnala. São árvores de pequeno porte (até 5 m) com copa de largo formato cônico. Os bordos desta espécie também podem crescer como arbustos com vários caules. Suas folhas com lóbulos profundos ficam especialmente bonitas no outono, quando são pintadas em cores laranja-avermelhadas brilhantes. As variedades mais interessantes:
- Anão durand - anão, cresce apenas até 60 cm, as folhas são pequenas, muito ramificadas;
- Albovariegatum - difere na cor branca segmentar de placas de folha;
- Pulverulento - tem manchas brancas nas folhas.
Pela beleza da folhagem e graça, os líderes indiscutíveis serão os bordos em forma de palmeira ou leque (A. palmatum), muito populares no Japão. Eles crescem lentamente, em largura ainda mais rápido do que em altura, eles não crescem mais do que 3-4 m. Mas para o cultivo na Rússia central, eles têm uma desvantagem significativa - baixa resistência à geada. Acredita-se que algumas variedades possam suportar temperaturas de até -29 ° C, mas na prática, acima do nível da neve, os brotos ficam congelados.
Os entusiastas da jardinagem japoneses costumam comprar a variedade Dissectrum Atropurpureum, que tem folhas esculpidas em vermelho escuro e folhas quase roxas em plantas maduras. Para o inverno, ele precisa de um abrigo sólido. Na região de Moscou, esses bordos são mais bem cultivados como cultura de cuba. O bordo pseudosibold (A. pseudosieboldianum) pode servir como um bom substituto para o bordo em forma de palmeira caprichosa. É uma árvore esguia, de até 8 m de altura, com folhas profundamente dissecadas de cor verde brilhante em pecíolos escarlates.
Também são decorativas inflorescências racemosas grandes e frutos de peixe-leão, que são vermelho-rosados no início do amadurecimento e depois tornam-se castanhos claros.
norte-americano
O bordo de folhas de freixo (A. negundo), que migrou da América do Norte para a Rússia, é definitivamente conhecido por todos, porque se espalhou por toda parte como uma erva daninha. É curioso que antes era cultivado em estufas. Esta espécie foi introduzida principalmente por causa de sua despretensão, crescimento rápido e resistência à geada. As qualidades decorativas desses bordos são baixas, mas também existem variedades interessantes:
- Flamingo - árvore ou arbusto baixo (até 4 m), com folhas variegadas, verdes com segmentos branco-rosados;
- Variegatum - cresce até 5 m, diferencia-se não só nas folhas verdes brancas decorativas, mas também em frutos grandes interessantes.
Arbusto
Algumas espécies de bordo podem formar troncos múltiplos e aparecer como arbustos grandes. Além de folhas de freixo, pseudo-ouro e ribeirinho, incluem-se o barbudo (A. barbinerve) com uma casca vermelho-violeta espetacular, o bordo de flores grandes e encaracoladas (A. circinatum) e o tártaro (A. tatarucum), caracterizado por inflorescências brancas perfumadas. A principal vantagem das espécies arbustivas é que toleram bem a poda.
Plantar e sair
Para crescer uma árvore de bordo, você precisa escolher o lugar certo. De todas as espécies listadas, as menos exigentes são as de folhas de freixo e os tártaros (tolera até a salinização). Outros são importantes para plantar onde houver luz suficiente e não houver água subterrânea estagnada. A composição ideal do solo para o plantio: húmus, solo relvado e areia na proporção de 3: 2: 1, você pode adicionar turfa. A maioria das espécies é resistente à seca, mas em verões quentes, a irrigação moderada não será supérflua.
É possível propagar bordos por meio de estacas, enxertos (varietais) e sementes. O último método é usado com mais freqüência. Você pode plantar sementes na primavera e no outono. É melhor recolhê-los em setembro, quando começam a cair no chão.
Plantio de primavera
As sementes coletadas devem ser armazenadas até a primavera. Cerca de 4 meses antes do plantio, você precisa criar condições para eles que se assemelham a um estado de dormência de inverno. O material de plantio é colocado em um recipiente com areia úmida e colocado em local frio (de 3 ° C a -5 ° C), para que assim seja realizado o processo de estratificação. Antes do plantio, as sementes são germinadas embebendo-as por cerca de 3 dias em uma solução de peróxido de hidrogênio.
Plantada em terreno aberto no início de maio. Se então as plantas não forem transplantadas, a distância entre elas deve ser de pelo menos 2 m. Quanto mais alta a variedade, maior o espaçamento. As sementes ficam enterradas no solo cerca de 4 cm.
Você pode primeiro cultivar mudas em uma determinada área. Os primeiros brotos devem aparecer em 2-3 semanas, e quando três folhas são implantadas, as plantas jovens estão assentadas em seus lugares.Durante a temporada, os bordos crescem 30-40 cm, durante todo o ano - cerca de 80 cm.
Outono
As sementes podem ser plantadas antes do inverno. Nesse caso, a estratificação ocorrerá naturalmente. As plantas vão se adaptar melhor no futuro, mas a germinação pode diminuir devido a fatores desfavoráveis do inverno: geada, pequena cobertura de neve.
Você pode replantar bordos jovens em um ano. Para eles, são cavados covas de plantio de 50x70 cm, com uma estante próxima do lençol freático, é colocada uma drenagem no fundo: argila expandida, tijolo quebrado ou pedrinhas. Encha os poços com a mistura acima.
Uso em projetos de jardins
As possibilidades de utilização de bordos no campo ou em ruas de jardinagem são bastante amplas. Eles são freqüentemente usados como tênias em áreas abertas. As formas anãs, especialmente com folhas de cores vivas, são lindas em cores e composições contrastantes. Os bordos arbustivos que toleram o cisalhamento são excelentes sebes.
Curiosamente, as possibilidades de uso de plantas não se limitam a isso. Sua madeira é usada para fazer móveis e instrumentos musicais. E o nome do ácer canadense (A. saccharum) fala por si: o açúcar de bordo é obtido de seu suco.
No próximo vídeo, um especialista do centro de jardinagem Greensad falará sobre como propagar e plantar bordos de maneira adequada.
O comentário foi enviado com sucesso.