Tudo sobre o bordo da Noruega

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Saber tudo sobre o bordo da Noruega é necessário para quem decide criá-lo. Uma descrição detalhada do bordo comum e das características de seu sistema radicular permitirá que você tome as decisões corretas. Junto com os bordos plátanos Royal Red e Crimson King, é necessário considerar outras variedades de plantas.

descrição geral

Quando eles falam sobre bordo da Noruega, bordo comum ou em forma de plano, eles realmente se referem a uma árvore do gênero Maple. Além disso, esta planta também é chamada de sicômoro. O tamanho dos espécimes adultos chega a 12-30 m. A descrição botânica oficial enfatiza que o diâmetro da copa varia de 15 a 20 m.

Esta planta é caracterizada por um alto poder do sistema radicular. O papel principal nele é desempenhado pela raiz axial do meio, que atinge um comprimento de quase 3 m. Toda uma rede de raízes horizontais se afasta da parte central.

Um dos melhores membros da família do bordo pode viver de 150 a 300 anos. A coroa que coroa o tronco é larga e densa, quase indistinguível de uma bola simples.

Além de uma altura bastante impressionante, o bordo é capaz de se destacar com ramos largos e fortes. Eles se desenvolverão para cima e estão sempre em um ângulo agudo em relação ao tronco.

Falando sobre as características das árvores de azevinho, não se pode ignorar o fato de que eles são distinguidos por uma cor marrom-acinzentada da casca. Em mudas jovens, é muito liso. À medida que as plantas se desenvolvem, muitas fissuras profundas são formadas, orientadas no plano longitudinal. As folhas têm pecíolos de 0,1-0,15 m de comprimento e são divididas em 5 ou 7 lóbulos. O comprimento da lâmina foliar atinge 0,18 m.

Acredita-se que a pátria do bordo da Noruega é a parte europeia da Federação Russa e, em parte, o Cáucaso... A distribuição desta espécie inclui países europeus e sudoeste da Ásia. É comum na Rússia central.

A planta tem boas perspectivas decorativas. Na floração, o bordo tem um aroma perfumado. As flores de uma cor verde-amarelada são agrupadas em inflorescências corimbosas - e cada uma dessas inflorescências inclui pelo menos 15 e não mais do que 30 flores.

A estrutura das flores é notável. Cada um deles possui 5 tépalas. A floração geralmente começa nos primeiros dias de maio. Termina após a formação das folhas. O bordo da Noruega é um tipo dióico, polinizado principalmente por insetos e não pelo vento.

As árvores jovens crescem rapidamente. O crescimento normal é de 45-60 cm de altura e 30-40 cm de largura. Na idade de 5-7 anos, esses bordos já atingem mais de 2 m. Para aumentar a altura, embora não tão vigorosamente, a planta crescerá para 25-30 m. Aos 50 anos, a taxa de crescimento já é igual a zero.

Normalmente, as sementes de bordo são do tipo peixe-leão. Eles incluem pares de frutas com uma única semente e asas alongadas. Graças a esta estrutura, a disseminação do material de plantio em longas distâncias é garantida. Os frutos amadurecem no primeiro terço do outono, mas não antes dos 17 anos. A auto-semeadura é muito eficiente.

No norte, o bordo da Noruega atinge a fronteira sul da Escandinávia e da Carélia. No sul, chega ao Irã. A fronteira oriental desta espécie está localizada aproximadamente nos Urais. O principal rebanho é encontrado em florestas com árvores decíduas e em florestas de coníferas decíduas. Arvoredos individuais são extremamente raros e a maior altitude acima do nível do mar é de 1,3 km.

Às vezes, as pessoas confundem bordo da Noruega com bordo da Noruega.No entanto, distingui-los não é tão difícil quanto parece. A diferença entre as espécies diz respeito, em primeiro lugar, à cor do suco (na variedade canadense de açúcar, é transparente). Mas as árvores do tipo canadense têm uma casca menos áspera.

Os botões da árvore de azevinho têm uma tonalidade vermelha clara, enquanto na árvore de açúcar eles se distinguem por uma rica cor verde.

Variedades populares

Não é suficiente entender como é o azevinho, ele tem folhas de platô, o bordo. Devemos também levar em consideração que esta espécie se divide em um grande número de variedades. A variedade de "Drummond" goza de uma demanda bem merecida. Muitas pessoas viram isso - e poucas pessoas permanecem indiferentes a tal cultura. Durante a floração, a folhagem torna-se rosada e apresenta uma orla branca característica.

Mas Globozum também não deve ser ignorado. Essas árvores de bordo crescem até um máximo de 7 m. O maior perímetro do tronco é ainda menor - apenas 4 m. As lâminas das folhas desta variedade são divididas na forma de dedos em uma mão. A cultura parece muito bonita, independentemente da hora atual do dia.

Os bordos Crimson King, por outro lado, são muito altos - até 20 m. Eles formam uma coroa com uma geometria padrão. Durante a estação de crescimento, as árvores são cobertas por uma folhagem roxa profunda, misturada com tons de preto. Uma cor violeta se forma durante os meses de outono. A certa altura, a cor bordô também é notada.

"Crimson Sentry" possui um cano fino especial... Como no caso anterior, alturas de até 20 m não são incomuns para ele. Uma largura de árvore de 7 a 8 m também é bastante comum. Todos os ramos são orientados para cima. Todas as 5 partes das lâminas das folhas são coloridas em tons de vermelho.

O bordo Deborah pode ser considerado uma alternativa. Mais uma vez, cresce até 20 m. Nota-se a formação de uma copa de até 15 m. As placas das folhas são divididas em 5 ou 7 seções. No outono, as folhas ficam amarelas.

Muitas pessoas se esforçam para adquirir árvores de crescimento rápido. Em seguida, eles devem dar uma olhada na variedade Emerald Queen. A altura do tronco pode chegar a 15 M. A copa não se destaca em nada de especial. Na primeira floração, as folhas com lóbulos de palmeira são bronzeadas e depois verdes; no outono, a folhagem fica amarela.

Opção única - Fassenz Black. Essas árvores crescem até 15 m. A lâmina foliar atinge 15 cm de largura. Quando as folhas são soltas, elas são pintadas em um tom de vermelho pálido. Gradualmente, aparece uma cor brilhante e roxa.

Quanto ao bordo da Noruega Royal Red, então cresce até um máximo de 12 M. As folhas são coloridas em um tom de sangue, escurecem gradualmente. O vermelho aparece nos meses de outono. A coroa da forma piramidal é desigualmente densa. Nota-se a formação de peixes-leão amarelos acastanhados.

Bordo um pouco mais alto Cleveland. A coroa desta variedade tem a forma de um ovo. Seu tamanho é de 7 m.

Essas plantas ficam muito bonitas em abril. No outono, as folhas desta variedade apresentam uma rica cor amarela.

Maples "Schwedler" na primavera, as folhas roxas e vermelhas brilhantes são formadas. Durante o verão, essa cor muda gradativamente para a versão verde-marrom. No outono, você pode ver folhagens cobre e vermelho-alaranjado. Plantas desse tipo são prontamente plantadas em jardins e conjuntos de parques. Eles não crescem tão intensamente como outros bordos.

Uma bela árvore colunar de 10 m de altura com circunferência do tronco de 3 m é uma variedade "Columnare"... Essa variedade tem um hábito restrito. Inicialmente, a folhagem verde escura adquire uma tonalidade amarela rica no outono. A cultura tolera bem uma sombra muito densa. À medida que a coroa se desenvolve, "Columnare" apenas engrossa.

Para árvores "Princeton Gold" cor amarela típica. Apesar disso, tons específicos mudam com o tempo. Transicionais do amarelo ao verde, as flores são muito perfumadas. A coroa é caracterizada por uma forma larga e redonda. Esta planta é usada principalmente para paisagismo de diferentes áreas.

Aterrissagem

Deve-se notar que o bordo tem uma relação positiva com a luz. A sua tolerância à sombra, mencionada em alguns casos, não significa que a árvore se desenvolverá normalmente à sombra. A umidificação deve ser moderada, o que é importante considerar na hora de escolher o local para a aplicação das mudas.

As plantas podem ser plantadas na primavera e no outono. Deve haver pelo menos 3 m de cada árvore para outras plantas, para cercas e edifícios, e é melhor aumentar ainda mais essa distância.

Se você planeja equipar uma sebe, a lacuna deve ser de 2 m. Os bordos da Noruega são plantados em poços que têm a mesma altura de um coma de terra e são 4 vezes maiores em largura. Certifique-se de escolher uma terra fértil e fértil. Solo de grama misturado com húmus e areia é despejado na cova. A camada de drenagem é feita de pequenas pedras e tem 15 cm de espessura.

Cuidado

Árvores jovens exigem rega regular. Durante os meses de verão, as plantas devem ser irrigadas semanalmente. Mas na primavera e no início do outono, a rega é feita com muito menos frequência - geralmente 1 vez a cada 30 dias. O clima atual nos permite pensar mais profundamente sobre este assunto. Cada vez, são usados ​​até 40 litros de água e as amostras adultas precisam de 20 litros de líquido.

Eles começam a alimentar o bordo da Noruega na 2ª temporada de desenvolvimento. Nos meses de primavera, recomenda-se polvilhar o raio próximo ao tronco com húmus ou esterco podre. Com o início do verão calendário, é útil aplicar fertilizantes minerais dissolvidos; este procedimento é combinado com a rega. Às vezes, eles recorrem a polvilhar a terra com misturas complexas. Com a aproximação da geada, os colos das raízes das plantas jovens são embrulhados em estopa.

A poda sanitária é feita na primavera. Isso deve ser feito antes que os botões comecem a florescer. Certifique-se de remover todos os galhos quebrados e secos... Além disso, o crescimento da raiz é certamente eliminado. Na maioria das vezes, não se recorre à formação da coroa, porque a configuração esférica parece muito boa por si só.

Às vezes, o enxerto de uma árvore de bordo é usado em um tronco. Essa abordagem funciona especialmente bem ao cultivar variedades como Globozum. Não é muito difícil formar esta variedade - ao contrário, o processamento se resume apenas ao nivelamento da copa. A poda de outono visa principalmente preparar a árvore para o inverno. Mudas jovens precisam ser regadas abundantemente e, mesmo na idade adulta, as plantas devem ser regadas regularmente, embora não tão generosamente.

Reprodução

Sementes

Eles estão principalmente envolvidos na reprodução de sementes no outono. Isso permite que a estratificação natural seja realizada durante o inverno. Até a última década de maio, as mudas podem ser transplantadas para áreas permanentes. A semeadura às vezes é realizada em março. Mas então você terá que estratificar o material de plantio com antecedência de cerca de 7 dias nas prateleiras inferiores das geladeiras.

Camadas

Este método é usado principalmente no verão. A casca dos ramos jovens é incisada e os pontos de incisão são processados ​​com Kornevin. Os locais preparados são envoltos em polietileno (com uma aba dentro do musgo úmido). As raízes aéreas germinarão em algumas semanas. Algum segmento do ramo terá de ser cortado e, em conexão estreita com o musgo, transplantado para o local final.

Você também pode usar camadas de raiz. Uma raiz espessa localizada perto da superfície é tomada como base. Os entalhes feitos nele são polvilhados com Kornevin. Em seguida, o local selecionado deve ser batido e regado até o final do verão.

Em condições favoráveis, a raiz adquirirá um crescimento maciço; então será possível para a próxima primavera cortar o segmento preparado com um podador e transplantá-lo para um novo local.

Doenças e pragas

Se os galhos morrem e aparecem manchas cor de vinho na casca, pode-se presumir que há infecção mancha de coral. Lugares problemáticos na coroa são cortados e queimados. As pontas de corte devem ser revestidas com verniz de jardim. Antes de iniciar o trabalho, as tesouras de podar devem ser descontaminadas.

Bordo norueguês pode ser afetado mosca branca... Neste caso, os ramos afetados devem ser cortados. Em seguida, as áreas problemáticas são tratadas com amofos.

Também é perigoso para a planta cochonilha e gorgulho-das-folhas. A cochonilha não atacará se a droga "Nitrafen" for usada antes que os rins inchem. Os gorgulhos podem ser exterminados com clorofos.

Uso em paisagismo

O bordo da Noruega adapta-se bem às condições urbanas. Esta planta pode tolerar resilientemente o ar poluído e até mesmo purificá-lo.... Essa árvore se manifesta perfeitamente no jardim e no parque, em becos e perto de escolas. Você também pode cultivá-lo perto de outras instituições. Os plátanos ficam bem ao lado das coníferas e apresentam formas de contraste bastante expressivas no outono.

Nas cidades, o bordo da Noruega é frequentemente cultivado ao longo das estradas. Você também pode pousar em estradas suburbanas. A favor desta árvore também é evidenciado por sua resistência ao vento. Portanto, é aconselhável plantá-lo mesmo onde outras plantas não se manifestem muito bem. Deve-se notar que nas áreas rurais, as plantações de bordo são frequentemente utilizadas ao longo do caminho e como plantas de mel.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário