Visão geral das espécies e variedades de bordo

Contente
  1. Variedades mais altas
  2. Visão geral das espécies do Extremo Oriente
  3. Outros tipos populares

As árvores de bordo são uma das árvores mais abundantes do mundo. Eles crescem em quase todos os continentes, em diferentes condições climáticas. A diversidade de variedades e espécies de bordo é incrível - somente em nosso país existem mais de 25 variantes com suas próprias subespécies. E no planeta existem mais de 150 representantes desta planta.

Os bordos diferem na aparência: altura, largura do tronco, vão e forma da coroa. Além disso, a folhagem desta árvore possui diferentes formas e cores. As árvores são amplamente utilizadas para o paisagismo de parques e praças em um ambiente urbano, muitas vezes plantadas ao longo de becos e ruas, em jardins. Mais o bordo - despretensioso, pode crescer à luz e à sombra, suporta com calma as condições adversas do ponto de vista ecológico.

Variedades mais altas

Grandes tipos de bordo podem ser encontrados com bastante frequência. Entre as variedades gigantes, destacam-se as seguintes.

Majestoso

Este é um dos representantes mais ambiciosos. A vista majestosa também é chamada de aveludado, principalmente pode ser encontrada na região da Transcaucásia, no território das montanhas iranianas. Sua altura pode chegar a 50 metros. Quanto à largura do tronco, ela varia de 1 a 1,2 M. A variedade se destaca não só pelo tamanho, mas também pelo seu aspecto espetacular, principalmente durante a formação dos frutos.

Durante este período, a planta é coberta por um grande número de panículas penduradas, nas quais peixes-leão estão localizados em grande número.

Avião falso

Esta variedade é ligeiramente inferior em termos de altura à anterior, mas também é bastante alta e visualmente poderosa. Este bordo também é chamado de sicômoro, existem algumas subespécies desta árvore. O sicômoro cresce em áreas montanhosas: no Cáucaso, na Ucrânia. A árvore chega a atingir 40 m de altura, mas seu diâmetro é enorme e pode chegar a dois metros. A casca da planta é acinzentada, escura, esfoliante em placas separadas, sob as quais são visíveis áreas de casca fresca.

Esta árvore tem um aspecto muito expressivo devido à sua copa densa, cuja forma lembra uma tenda. Muitas subespécies da árvore pseudoplatana são ativamente usadas em paisagismo decorativo. São representantes com folhagens de diferentes cores, inclusive bicolores.

Por exemplo, há árvores com folhagem verde-vermelha, manchas de flores amarelas e rosa, creme, variegadas.

Prata

Este bordo gigante também parece muito impressionante, ele pertence à espécie norte-americana. A altura da árvore é de cerca de 40 m, a largura do tronco é de cerca de 1,5 M. A variedade prateada distingue-se pela folhagem espetacular: com pecíolos longos, dissecação profunda e cinco lóbulos. A folhagem é bicolor: verde claro e branco prateado. Graças a isso, a planta ganhou esse nome.

No outono, esta planta tem um aspecto notável, pois a folhagem é pintada de amarelo claro. Muitas vezes, é plantado perto de corpos d'água para fins decorativos. Também fica bem em becos, composições de grupo.

Deve-se ter em mente que os galhos das árvores não são muito fortes e podem quebrar sob a neve. Existem várias variedades de bordo, que se distinguem pela bela folhagem, copa luxuosa e ramos pendentes.

Visão geral das espécies do Extremo Oriente

As espécies e variedades do Extremo Oriente são um grupo especial de bordo, é nesta região que são especialmente comuns. O bordo do Extremo Oriente cresce silenciosamente em áreas montanhosas, planícies, próximo à água. Ao mesmo tempo, as plantas desse grupo se enraízam perfeitamente em outras regiões, por exemplo, na região de Moscou. Existem vários tipos populares de árvores.

Verde marrom

A casca do tronco desta árvore tem uma tonalidade esverdeada, é complementada por linhas oblongas brancas. As folhas têm uma cor verde profunda na faixa escura, no outono adquirem um tom de ouro amarelo.

Riverside

Refere-se a variedades resistentes ao frio e às geadas. A altura máxima da planta é de 6 m. Distingue-se pela folhagem com três lóbulos e pontas pontiagudas. A cor da folhagem adquire gradativamente um tom vinho-vinho.

De folhas pequenas

Este bordo também é chamado de mono, pode crescer até cerca de 15 m de altura, mas a copa é bastante baixa. As folhas são pontiagudas, de tamanho pequeno, a forma é de cinco lóbulos, como uma árvore de bordo. No outono, as folhas adquirem belos tons de amarelo e vermelho.

Em forma de palma

Esta árvore também é chamada de bordo. em forma de leque, tem folhagem muito impressionante com cortes a céu aberto. A folhagem, que é verde durante o período normal, torna-se incrivelmente brilhante com a chegada do outono. A gama da paleta vai do amarelo claro ao roxo intenso.

Manchu

Outro belo tipo de árvore de bordo com folhagem de três lâminas. Os lobos são alongados, bastante finos, em pecíolos oblongos. Na estação fria, as folhas ficam vermelho-carmesim. A altura máxima de tal árvore é de 20 m.

Pseudosibolds

Uma variedade muito baixa, a altura máxima é de cerca de 8 M. Muito belas folhas esculpidas em diferentes épocas do ano mudam de cor de verde rico para vermelho-rosado. A planta é decorada com inflorescências de cor branco-amarelo com sépalas avermelhadas.

Outros tipos populares

Um grande número de árvores de bordo cresce na América do Norte, mas gradualmente se espalhou para outros continentes. Entre eles estão as variedades listadas abaixo.

  • De folha de freixo... Esta árvore em nosso país há muito é "naturalizada" e cresce literalmente em todos os lugares, lembrando o comportamento de uma erva daninha. O que hoje pode ser encontrado na maioria das cidades e fora delas é caótico, antes era plantado exclusivamente em áreas de parques. E quando essa árvore foi trazida para o país, no início ela era cultivada exclusivamente em estufas. Hoje, essas árvores são muito comuns na Rússia, são resistentes ao inverno, toleram perfeitamente o clima da zona média e regiões mais severas. Qualquer solo é adequado para eles, mas a decoratividade e fragilidade médias permitem o uso de bordos apenas em combinação com outras plantas. A variedade com folhas de freixo tem várias subespécies e variedades espetaculares.

  • Enrolado... A pátria desta planta também é a região da América do Norte. A descrição do bordo ondulado tem uma característica distintiva - notáveis ​​folhas multilobadas de até 12 cm de comprimento, folhagem verde suculenta, com alguma pubescência na parte inferior, de forma oval-redonda. A altura desta árvore pode chegar a 12 m.Na floração, é decorada com flores brancas, bastante grandes e expressivas. Mas este bordo floresce apenas ao atingir a idade de doze anos. A taxa de crescimento da árvore é média, tolera bem o frio, reproduz-se por sementes, cresce dignamente em qualquer tipo de solo, excelente para a região de Moscou. No outono, a decoratividade da árvore aumenta: as folhas são alaranjadas ou vermelhas.
  • vermelho... Esta espécie prefere locais pantanosos e de várzea, ela cresce bem em solos com água subterrânea alta, umidade estagnada. Não caprichoso em termos de solo e muito vistoso, o bordo tem várias subespécies decorativas com coroas piramidais e luxuosas folhas cor de vinho. A folhagem laranja-avermelhada no outono e a floração vermelha deram o nome a este tipo de bordo.
  • Pensilvânia... Difere em bela casca verde lisa, folhas grandes com três lóbulos.A cor amarela muito brilhante das folhas no outono confere à árvore uma bela aparência.

Além disso, frutifica de forma eficaz: surgem flores e frutos, recolhidos em borlas alongadas do tipo pendurado.

  • Preto... Habitante da parte oriental do continente norte-americano, na natureza cresce perto de rios nas encostas das montanhas, em um cinturão de floresta mista. Pertence aos representantes altos - se estende por até 40 m. O bordo atinge sua altura máxima já em tenra idade. Esta árvore não floresce, as raízes estão próximas à superfície e são extremamente sensíveis. A planta ganhou esse nome devido à cor da folhagem - escura, quase preta, com pecíolos vermelhos.

Existem vários representantes mais espetaculares do bordo, comuns em todo o mundo.

  • Campo (árvore). Um representante nada caprichoso do clã do bordo, que é indiferente à poluição do gás. Portanto, ele se sente muito bem nos parques e praças da cidade, nas ruas das megalópoles. Essa planta não é muito alta, ela é de tamanho médio. Normalmente não ultrapassa os 15 m de altura, tem uma copa larga e cónica, a folhagem é de cor verde pálido, a floração quase não se nota, por ser muito pequena. A casca tem uma tonalidade castanha, é revestida de linhas claras, quase brancas. Nas geadas, essa planta não se sente bem, é muito termofílica. Na maioria das vezes ele pode ser encontrado na Europa, sua parte central.

  • francês... Pode crescer como uma árvore ou arbusto, tem crescimento rápido em uma idade jovem e crescimento médio em uma idade madura. A casca lisa adquire várias fissuras com o tempo. A folhagem é trilobada, a cor é muito suculenta e escura - verde. As folhas caem muito tarde, ficam na árvore até quase o inverno. A cor outonal das folhas é de um amarelo rico com vegetação. A floração da primavera é acompanhada pelo aparecimento de pequenas flores verde-amarelas.

Eles são coletados na forma de inflorescências, e os frutos do peixe-leão são vermelho vivo. A árvore prefere solos secos, a umidade estagnada é destrutiva para ela.

  • Maple Semyonova. Sua pátria é a área da Ásia Central e o Afeganistão. O bordo da árvore cresce a uma taxa média, atingindo cerca de 6 m de altura. A coroa tem o formato de uma bola, o que torna a planta especialmente atraente. A casca de uma paleta cinza claro, é bastante regular, mas há árvores cuja casca se enruga de forma bastante ativa. As folhas são densas, de cor verde-azulada, mais claras no verticilo do que em cima. Durante a floração, a planta é coberta por pequenas flores amarelas que se juntam em inflorescências. Os frutos do peixe-leão de três centímetros são sementes. Planta resistente à geada e à seca.
  • Maple of David. O representante chinês do bordo, cresce nas regiões centrais do país. A casca tem tom esverdeado, complementado por listras brancas como a neve. A árvore atinge os 10 m de altura, os pecíolos alongados atingem 5 cm, a folhagem é inteira, com ponta afiada, com formato de ovo. O comprimento da folha é de cerca de 15 cm, a cor é verde intenso, no outono é amarelo-avermelhado. A floração é tipo escova, as raízes estão próximas da superfície, a planta é exigente com a qualidade do solo. A resistência ao gelo é extremamente baixa.

Além dos bordos das árvores, existem variedades que crescem como arbustos. O bordo-anão fica bem em paisagens de pequenos jardins e geralmente é ótimo para poda. A formação de uma copa densa permite que os arbustos sejam usados ​​como sebes.

  • Barbudo... Uma planta incrivelmente decorativa, especialmente eficaz durante o período de floração. Mas mesmo no outono, quando as folhas adquirem uma cor laranja suculenta ou amarelo escuro, não parece pior. Os rebentos do bordo barbudo têm uma casca púrpura-avermelhada e são muito bonitos. Acessível a modelagem impecável, corte de cabelo.

  • Hornbeam... Cresce principalmente no Japão, prefere encostas de montanhas. É distinto por sua folhagem verde luxuriante, semelhante em forma de uma carpa.No outono, torna-se amarelo-acastanhado. A floração amarelo-esverdeada, ocorre ao mesmo tempo em que aparecem as primeiras folhas. Por ser resistente à geada, a planta cresce bem em nosso país nas regiões da faixa intermediária. É verdade que terá de ser protegido dos ventos.
  • Divergente... Este representante anão cresce nas florestas turcas e armênias, prefere encostas de montanhas secas. A altura desta planta normalmente não ultrapassa os 3 m, mas aos 5 anos raramente atinge os 2 m. A largura da copa normalmente não ultrapassa um metro. Esta árvore cresce rapidamente, até tolera bem geadas muito fortes.
  • Globular... Não é um representante particularmente grande do bordo, com uma coroa em forma de bola. Graças a esta forma, a árvore parece esteticamente agradável e elegante. A planta é uma planta de crescimento lento, a altura varia de 5 a 7 m. A folhagem floresce em um tom de bronze, então muda de cor para verde pálido, e no outono - para amarelo suculento. A época de floração dá à planta flores verde-amareladas que lembram escudos. Este bordo adora umidade, as raízes são muito sensíveis.
  • Arbusto do campo "Carnaval"... A planta tem uma copa densa que se espalha como uma tenda. A casca é de tom acinzentado, bastante claro, a folhagem é pequena, os botões são pubescentes, assim como os rebentos. Cresce na Crimeia, no Cáucaso, nas zonas quentes da Rússia, não muito resistente ao inverno, prefere o calor. Mas tolera perfeitamente o tempo seco e a sombra. As inflorescências são invisíveis, amareladas, com tonalidade esverdeada.

A folhagem é verde pálido, apresenta-se uma mancha de cor branca, rodeada por uma orla rósea solta, que vai clareando aos poucos.

Quase todas as variedades de bordo têm representantes varietais interessantes e espetaculares.

  • Rei carmesim. A altura máxima de um bordo bastante espalhado é de 15 m. A folhagem com lóbulos é de uma cor vermelho-púrpura brilhante em seu estado normal. Com o início da geada, a cor muda para laranja. A flor amarelo-avermelhada adorna a árvore e aparece durante a abertura das folhas na primavera.

  • "Drumondi"... Esta variedade pertence à variedade azevinho, a altura máxima é de 12 M. A árvore parece muito esteticamente agradável e elegante, sua copa é do tipo regular. A folhagem imediatamente após a emergência apresenta uma orla rosada, durante o período de maturação a largura da orla aumenta, a cor muda para creme. Borda clara e folhagem escura fornecem um contraste impressionante.
  • Atropurpurea. O representante de vinte metros do bordo de plano falso tem uma coroa larga como um cone. A folhagem fresca é marrom-avermelhada, no outono torna-se verde escuro, com uma floração espetacular de violeta-púrpura ou vermelho suculento.
  • "Flamingo"... Pertence à variedade freixo, bastante baixa, com apenas 4 m de altura. Cresce como uma árvore em miniatura ou um grande arbusto, muito eficaz, com excelente efeito decorativo. A folhagem é matizada, no início da estação é rosada, adquirindo ao longo do ano uma cor branca variegada. Uma planta ideal para pequenas paisagens, fica bem em uma variedade de conjuntos.

Devido à cor incomum, as árvores parecem ser rendadas.

  • Vieru. Uma variedade prateada, atingindo cerca de 20 m de altura, a árvore é muito pitoresca, os ramos são alongados, finos, pendurados lindamente. A folhagem entalhada com dissecação agressiva parece elegante e sofisticada. A cor é verde, com tonalidade prateada, no outono adquire um amarelo desbotado. Essa variedade é mais comumente usada como uma tênia.
  • Globozum. Outro representante do azevinho, que cresce apenas até 7 m de altura. Mesmo sem podas especiais, a densa copa tem a forma de uma bola, na idade adulta a forma assume um tipo achatado. Uma excelente solução para paisagens de rua, parques, praças, pequenos jardins.
  • "Royal red"... A variedade azevinho, atinge 12 m de altura, possui copa larga de formato cônico.As folhas desta árvore são grandes, têm um brilho brilhante, a cor é saturada de vermelho durante toda a estação de crescimento. Quanto mais espetaculares ficam as inflorescências amarelas, que contrastam com o fundo roxo. A variedade tem um crescimento rápido e é usada de forma muito ativa para paisagismo.
  • "Variegatum". Representante do bordo de folhas de freixo, possui a maior decoratividade, a folhagem é verde e branca, matizada, os frutos são muito elegantes. Na maioria das vezes, este bordo é plantado em conjuntos diferentes como espécime, combinado com árvores diferentes. A cidade está crescendo bem.
  • "Fantasma Roxo". Uma cultivar japonesa que é excepcionalmente decorativa devido à sua cor incomum de folhagem. As folhas são esculpidas, de um verde suculento no início da estação, no outono adquirem uma cor roxa-bordô única. Existem tantos tons que transições suaves e abruptas criam uma impressão incrível.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário