Tudo sobre o bordo da Manchúria
Parcelas e jardins privados bem cuidados são sempre inspiradores. Particular atenção entre eles é atraída por aqueles onde um certo exclusivo ostenta. Isso, possivelmente, se deve ao aumento do interesse dos jardineiros pelo bordo da Manchúria.
Descrição
O bordo da Manchúria é uma árvore única em seu tipo. Isso se deve à cor incomum e às características de crescimento. Na primavera e no verão, a cor das folhas do bordo da Manchúria não difere da cor da folhagem da maioria das árvores. Neste momento, a gama de cores oscila dentro da faixa de tons de amarelo esverdeado.
Com o início do outono, tudo muda dramaticamente e a árvore torna-se rosa-amarela. Folhas alongadas de três sílabas são colocadas em pecíolos vermelhos. Atingem 8 cm de comprimento e 2,5 cm de largura. Uma característica distintiva é a cor do tronco, variando do cinza ao marrom.
Quanto às características de crescimento, em condições favoráveis, a altura da árvore pode chegar a 20 m, e a largura do tronco - 60 cm. Ao mesmo tempo, o bordo da Manchúria não necessita de poda e formação de copas, pois os ramos têm a forma correta e crescem para cima. Regiões com clima quente e longos dias claros são consideradas favoráveis para o crescimento do bordo. Nesse caso, a árvore é considerada uma cultura resistente à geada.
Esses requisitos são um pré-requisito para o aparecimento de cores rosa no outono. Além disso, em uma primavera quente, a árvore floresce em maio e, em setembro, se o outono estiver quente, ela começa a dar frutos. As flores verde-amareladas são coletadas em cachos de 3-5 peças cada. Os frutos são representados por cachos de peixe-leão, podendo chegar a 4 cm, a árvore começa a florir 13 anos após o plantio.
Devido ao seu extenso sistema radicular, o bordo Manchu é uma planta resistente ao vento. Por isso, costumam plantar esta espécie em locais com muito vento.
Com as características notáveis, o bordo da Manchúria é considerado uma excelente planta ornamental, sendo também uma boa planta de mel.
Aterrissagem
Uma árvore madura não é uma cultura particularmente caprichosa; ela pode resistir tanto à falta de umidade quanto a fortes rajadas de vento. O mesmo não se pode dizer da árvore caseira, que é a mais difícil de se adaptar ao ambiente urbano nos primeiros três anos. Um sistema radicular jovem é extremamente sensível ao solo e às pragas. Por isso, é melhor comprar uma muda em viveiros, onde já estão um pouco endurecidas. Além disso, as mudas dos viveiros são enxertadas adequadamente, o que permitirá que a árvore cresça mais rapidamente e agilize o processo de floração.
A primavera e o outono são considerados épocas favoráveis ao plantio. Ao escolher a época, é melhor basear-se nas condições climáticas da região. Se o tempo frio vier rápido, então é melhor planejar o plantio da muda em campo aberto na primavera.
O sistema radicular de uma planta jovem é extremamente vulnerável, por isso, a uma distância de cerca de 4 metros próximo à muda, não deve haver outras culturas e uma cerca. Como as raízes não se aprofundam, mas crescem em largura, é necessário que o buraco tenha cerca de 80 cm de largura e 70 cm de profundidade. Quanto ao solo, um substrato alcalino bem umedecido é a opção mais favorável.
Para que o sistema radicular de uma muda jovem não sofra supuração, é necessário colocar drenagem no fundo da cova com uma camada de pelo menos 20 cm. Para isso, pode-se usar brita de tamanho médio ou argila expandida de uma grande fração. Ao plantar, você deve tentar manter o colo da raiz ao nível do solo. Se ficar mais baixo, então você precisa adicionar um buraco.
Polvilhe com uma mistura pré-preparada. Para fazer isso, misture turfa, solo de turfa e areia. A proporção é a seguinte: 3-2-1.
Você deve tentar colocar o bordo jovem de maneira uniforme. Em seguida, polvilhe a metade da muda com a mistura de nutrientes. Para compactar, despeje água. Se o buraco for muito profundo e a mistura de nutrientes se estabilizar, é recomendável adicioná-lo. Mas é preciso levar em consideração o fato de que o solo nativo deve estar na camada superior. Para evitar que a água se espalhe, é recomendável fazer uma ranhura ao redor do perímetro da fossa.
O toque final do plantio é a rega final. Para fazer isso, você precisa despejar um balde de água após o plantio da muda. Depois de absorver completamente, despeje outro.
Assim que a água for reabsorvida, é necessário soltar o solo.
Cuidado
Em primeiro lugar, o cuidado envolve a rega regular. Durante o primeiro mês após o plantio, você precisa alimentar o bordo com dois baldes de água uma vez por semana. No período primavera-outono, é necessário regar a árvore uma vez a cada 2 semanas, devido ao pequeno número de dias quentes. No verão, a rega é realizada uma vez por semana. Em climas quentes, o volume de água aumenta para 2 baldes por semana.
Após a hibernação, a árvore também precisa ser alimentada na primavera. Para isso, recomenda-se o uso de uma mistura para alimentação de qualquer tipo de bordo.
Uma vez que uma muda jovem precisa de muita rega, isso pode causar apodrecimento do solo. Para evitar isso, você precisa cavar o solo até 4 m ao redor da árvore pelo menos 2 vezes por temporada após rega abundante. Ao mesmo tempo, é impossível ir fundo, pois pode danificar o sistema radicular. Uma profundidade de cerca de 10 cm é considerada ótima.
No início da primavera, a árvore precisa de poda higiênica. Este procedimento significa a remoção dos ramos secos com uma podadora. Uma vez que uma árvore jovem é considerada particularmente vulnerável, é necessário iniciar o tratamento o mais rápido possível aos primeiros sinais da doença. O aparecimento de uma doença nas árvores é indicado por uma mudança na cor da folhagem.
Reprodução
A árvore se propaga de várias maneiras. Os mais simples são a germinação de sementes e o enraizamento de estacas. O primeiro método está ao alcance de jardineiros experientes, uma vez que requer alguma experiência e habilidade. Com uma abordagem experiente do negócio, apenas cerca de 30% das sementes colhidas no verão criam raízes. E desde que sejam tratados com concentrado de peróxido de hidrogênio a 0,01%. O processamento é realizado em 16 horas. Este não é o fim da preparação da semente. Você precisará cuidar do abrigo das mudas germinadas para o inverno.
Se as sementes foram coletadas debaixo de uma árvore, elas precisam ser endurecidas antes de serem embebidas. Para isso, são colocados por 3 meses em um recipiente com areia, que fica todo esse tempo na geladeira.
Para enraizar as estacas, é necessário cortar o broto no final do verão, deixando 2 folhas sobre ele. Antes do plantio no solo, o broto é embebido em ativador de crescimento por 24 horas. Em seguida, é plantado em solo bem umedecido e alimentado a uma profundidade de pelo menos 5 cm, para o inverno o broto deve ser coberto com uma camada de cobertura morta. Na primavera, ele pode ser transplantado para um local de crescimento permanente.
Técnicas como ventilação e enxerto são amplamente utilizadas por especialistas. Com saída de ar, são feitas incisões na casca de um galho saudável, onde um objeto estranho é inserido para evitar a fusão. A ferida é coberta com musgo e envolvida em um filme. Esse efeito estufa é fornecido pela formação do sistema radicular.
Doenças e pragas
Afeta mais frequentemente a folhagem das árvores toupeira... Sua presença é indicada por manchas marrons nas folhas, dentro das quais são visíveis orifícios. Isso sugere que o inseto comeu a folhagem.
Se as manchas marrons não tiverem buracos, isso é um sinal da aparência podridão... Em casos com aparecimento de mariposas, regar a árvore será um remédio eficaz. "Fufanon" e Fitoverm. Você pode se salvar do fungo com "Fundazol", "Hom" ou uma solução a 1% de Bordeaux líquido.
Uma vez que a árvore requer muita rega, a podridão também se manifesta na forma de oídio e manchas pretas. Quanto às pragas, o bordo da Manchúria é afetado pela mosca-branca e pelo gorgulho das folhas.
Para prevenção, a rega deve ser realizada no sistema, permitindo que o solo seque. Neste caso, o solo deve ser afrouxado regularmente. Se não foi possível evitar doenças, a solução para o problema será o processamento oportuno da árvore com os medicamentos mencionados.
O vídeo a seguir mostrará como cultivar bordo.
O comentário foi enviado com sucesso.