Bordo vermelho: variedades e recomendações para o cultivo
Provavelmente, a árvore ornamental mais popular no Japão (depois da sakura) é o bordo vermelho. Em outubro, os japoneses admiram como suas folhas mudam do verde usual para um vermelho brilhante, e a época do ano em que o bordo muda de vestido é chamada de Momiji. Variedades interessantes serão consideradas abaixo, e recomendações para o cultivo de bordo serão fornecidas.
Descrição
Esta árvore veio da América do Norte. Seu nome latino é Acer rubrum, onde acer significa afiado, em forma de cunha. Pertence à família decídua, pode crescer até 28 metros de altura, a largura do tronco atinge cerca de um metro e meio de diâmetro. A coroa tem uma forma semelhante a uma tenda (como gorros de cogumelo) - às vezes oval.
As folhas serrilhadas no verão têm uma cor esverdeada no exterior e no verso - uma tonalidade esbranquiçada. No outono, substâncias como antocianinas e carotenóides são liberadas no bordo vermelho, esses pigmentos dão cor (tons quentes de vermelho e amarelo) à folhagem da árvore. A casca é marrom acinzentada e às vezes prateada clara. Maple não é bonita apenas no outono: suas pitorescas flores vermelhas desabrocham em maio.
Maple é amplamente distribuído no Canadá, EUA, Rússia, Japão e outros países. Adapta-se facilmente a diferentes condições naturais: cresce em solos pantanosos e áridos. Ele não tem medo das condições de uma cidade grande. Espécies decorativas são freqüentemente usadas em projetos paisagísticos: becos inteiros são plantados com bordo, jardins e bonsai são criados.
Cerca de 20 espécies desta planta maravilhosa crescem em nosso país. (a população total é de 150-160 variedades). Quatro deles são encontrados na parte europeia da Rússia, o resto - no Extremo Oriente e no Cáucaso, e entre eles está o cultivar Acer japonicum, ameaçado de extinção.
Maple tolera bem o clima do norte da Rússia, embora resfriados fortes e prolongados (abaixo de -20 graus) sejam contra-indicados para isso. Prefere sombra parcial à luz solar direta e não gosta de umidade forte.
Variedades
Listamos os tipos mais interessantes de bordo vermelho, que decoram casas, jardins e parques.
- Vale do Sol - árvore subdimensionada (não mais de 7 m) e de crescimento lento. No início da primavera, florescem inflorescências escarlates. A coroa é simétrica, em forma de oval. No outono, as folhas mudam do verde para o vermelho arroxeado e tornam-se brilhantes. Adora luz, não tem medo de seca e geada.
- "Otom Flame" - uma árvore média (até 14-15 m de altura) originária da América. A copa tem formato esférico e se espalha até 15 m de largura. No outono, as folhas permanecem vermelhas por muito tempo com respingos de laranja. Ideal para criar becos.
- "Glória de Oktober" - um representante brilhante de bordos vermelhos. Ela cresce até 15 m, mas raramente. A ramificação da coroa é uniforme, em forma de pirâmide. A folhagem é verde com tonalidade brilhante e com o início do frio adquire uma coloração rosa avermelhada. Não gosta de calor e seca.
- "Pôr do Sol Vermelho" É uma variedade popular criada nos Estados Unidos. Atinge 18 m de altura. A casca é de uma cor cinza muito agradável. As folhas são maiores do que as de outras espécies, caem tarde e ficam vermelhas contra o pano de fundo dos parques cobertos de neve. A árvore adora luz e não tem medo nem de geadas fortes.
- Royal Red - azevinho, altura média - 15 M. Em maio desabrocham flores amareladas. A coroa é em forma de pirâmide e heterogênea. No verão, as folhas são marrons, roxas e ficam vermelhas no outono. Parece perfeito no contexto de árvores coníferas.
- "Brandywine" - pequena árvore de até 9 m de altura, a copa tem forma oval. No outono, as folhas verdes mudam gradualmente de cor para laranja, depois ficam vermelhas e não voam por muito tempo. Tolera bem a umidade.
- Japão está crescendo bordo de palmeira anã, sua altura raramente ultrapassa 2 m. A de Crohn é assimétrica. As folhas são em forma de leque - vermelhas no verão e roxas no outono. Alguns artesãos cultivam árvores com folhagem azul usando a técnica do bonsai. Os bordos japoneses são muito decorativos e não sobrevivem a geadas severas ou prolongadas.
Existem muitas outras variedades de bordo. O bordo de açúcar canadense sozinho tem mais de 50 variedades.
Aterrissagem
Quase qualquer solo é adequado para o cultivo de bordo vermelho. O solo negro do sul da Rússia e o solo argiloso da região de Moscou também são adequados. Quase todas as espécies acima toleram bem a temporada de inverno. O local de plantio deve ser escolhido na penumbra do jardim, deve ser silencioso: embora os bordos decorativos sejam resistentes, não gostam do vento.
O bordo é melhor plantado no meio da primavera. Se você planeja plantar mais de uma muda, então a distância entre os buracos deve ser de pelo menos 1,5 m. A profundidade do buraco geralmente não é superior a 70 cm, mas vale a pena observar o colo da raiz da planta (isso é local onde as raízes vão para o tronco). Deve estar nivelado com o solo. Se a coleira sair muito do solo (mais de 5 cm), as raízes da árvore podem secar.
Se o bordo for plantado em local úmido (nível alto do lençol freático), deve-se fazer a drenagem, caso contrário a árvore apodrecerá. Após todos os preparos, a muda é imersa em um buraco, uma mistura de húmus e turfa é adicionada e cerca de 20 litros de água são despejados.
Não se esqueça da alimentação: 140-160 g de nitrophoska e substâncias semelhantes são adequados. O bordo deve ser alimentado com fertilizantes minerais uma vez por ano.
Existem pequenas espécies de bordo ornamentais (as mesmas japonesas) que funcionam muito bem como plantas de interior. Essas árvores brilhantes são uma decoração maravilhosa para galerias e terraços.
Eles são plantados em grandes vasos de barro ou plástico. O gramado é misturado com turfa durante o plantio. A fertilização da terra ocorre uma vez no final de maio. Na estação quente, o bordo interno é regado uma vez por semana e na estação fria - uma vez por mês.
Para o plantio por sementes, por exemplo, o bordo asiático ginnala é adequado. É uma árvore bonita e despretensiosa, muito utilizada em projetos paisagísticos.
A área para o plantio das sementes deve ser ensolarada, e o solo deve ser solto e fertilizado. Na natureza, as sementes de bordo amadurecem no final do verão, depois caem e brotam na primavera. Portanto, deve-se plantar o material que sofreu estratificação (imitação das condições de inverno para sementes).
Os rebentos de bordo são plantados no canteiro do jardim em depressões de cerca de 3 cm, e o solo é regado com água quente. Os primeiros tiros aparecerão em 2-3 semanas. Após 3 anos, o bordo maduro estará pronto para o transplante.
Se você planeja cultivar um bordo no mesmo local onde as sementes foram plantadas, a distância entre os brotos deve ser de pelo menos 1,5 m. No primeiro ano, o bordo pode crescer até 80 cm.
Cuidado
Mudas de bordo vermelho requerem alguma manutenção. A cada primavera, uma árvore jovem precisa ser alimentada com fertilizantes minerais. Certifique-se de adicionar: superfosfato (35-50 g), ureia (40 g) e sal de potássio (20-25 g). No verão, a terra ao redor da muda deve ser cuidadosamente afrouxada e um fertilizante complexo deve ser adicionado (110 mg de Fertika).
Embora o bordo tolere bem o solo seco, uma árvore nova é regada sempre que possível a cada meio mês. Usado para regar cerca de 17 litros de água morna. Na primavera, a terra onde o bordo cresce precisa ser coberta com turfa.
O inverno é uma época perigosa para o bordo, que está apenas começando a crescer. A primeira coisa a fazer é cobrir a árvore com ramos de abeto ou pinheiro na raiz. Este cuidado preservará a muda se o inverno for muito frio ou houver pouca neve. A seguir deve-se enrolar o caule (tronco do chão ao primeiro galho da copa) com um pano denso, sem puxar o barbante.Os brotos congelados devem ser removidos.
4 anos após o plantio, quando a planta fica mais forte, os fertilizantes são aplicados a cada 2 anos. O bordo fortificado não requer cuidados especiais: mesmo as espécies decorativas dão-se bem em florestas selvagens. O que podemos dizer de um jardim aconchegante, onde há um dono atencioso que protege a árvore de várias adversidades.
Podando e modelando a coroa
Para que o bordo vermelho permaneça verdadeiramente decorativo, deve-se prestar muita atenção à sua coroa. Existem três opções de corte:
- ramos doentes, danificados e secos são cortados;
- poda formativa, na qual, por meio da poda dos galhos, é criada uma aparência atraente da copa da árvore;
- a poda anti-envelhecimento é uma medida abrangente para árvores velhas.
O bordo é podado do final de agosto a dezembro. Apenas os jardineiros experientes podam os bordos no início da primavera. As feridas na casca e nos cortes dos ramos são cobertas com uma massa especial para jardim - ela protege a árvore de pragas. Todos os cortes são feitos em ângulo.
Formar uma bela coroa requer experiência e criatividade. Jardineiros profissionais cortam o bordo vermelho para criar formas incríveis.
Importante! Você deve evitar a criação apressada de uma bela coroa em espécies de azevinho. À medida que crescem, alguns deles se parecem mais com uma mangueira verde do que com uma árvore. Você precisa ter paciência e esperar até que o bordo cresça e se assemelhe a uma copa exuberante.
Reprodução
Maple se reproduz bem por sementes. O processo de plantio foi discutido acima, mas aqui vamos considerar a estratificação. O primeiro método é coletar sementes da árvore-mãe e semear no outono -los no canteiro de mudas. No inverno, ocorrem processos naturais e, na primavera, as sementes brotam.
O segundo método é artificial. Turfa, areia e vermiculita são introduzidos em um saco plástico apertado com um fecho. Adicione um pouco de água. Em seguida, cerca de 30 sementes saudáveis são embaladas em sacos (as manipulações são feitas com luvas esterilizadas). Cada saco é suavemente alisado para remover o ar.
Os pacotes são armazenados no refrigerador a uma temperatura não inferior a +1 e não superior a +5. A maioria das sementes de bordo precisa de apenas 3 ou 4 meses de idade. Se tudo correu bem e as sementes germinaram, podem ser plantadas na terra.
O bordo vermelho pode ser propagado por estacas, mas a taxa de enraizamento é baixa. A estação das mudas é o início do outono. Os rebentos de 25 cm de comprimento são cortados em ângulo, deixando algumas folhas sobre eles, a seguir mantidos em uma solução especial ("Heteroauxin" e outros) por 24 horas para o crescimento da raiz.
As estacas são plantadas em solo leve e úmido: a proporção de solo, turfa e areia é de 2: 1: 1 ou 3: 2: 1. Na primavera, elas são transplantadas para solo fresco.
Outra forma de se reproduzir é por vacinação. Um talo ou botão é enxertado em um estoque da mesma espécie. A melhor época é a primavera e o início do verão.
Pragas e doenças
Um bordo bem cuidado no outono no jardim é uma imagem fascinante, mas deixará de agradar aos olhos se a árvore ficar doente. O oídio é a doença mais comum do bordo que pode causar seu ressecamento. Ele aparece como uma flor branca nas folhas. Para curar uma árvore, é necessário remover os brotos infectados, tratar as feridas com verniz de jardim e desinfetá-las. Outro método de luta é a pulverização profilática de bordo com agentes antifúngicos (fungicidas) ou sulfato de cobre.
O próximo ataque é a mancha negra. Atinge as folhas, sobressaindo nelas com manchas escuras. A árvore perde suas qualidades decorativas. Eles o combatem da mesma forma que o oídio.
A planta também tem muitas pragas. Gorgulhos, moscas-brancas, cochonilhas e outros insetos podem prejudicar gravemente a árvore. A principal forma de combate a este flagelo é a pulverização com insectoacaricidas (o conhecimento das instruções e o cumprimento das normas de segurança são obrigatórios). Se a infecção ocorreu no outono, as folhas são destruídas.
O bordo vermelho vai decorar qualquer jardim ou casa. Você só precisa prestar atenção na planta, cuidar dela. Em resposta, ele fará as delícias de toda a família por muitos anos.
Para uma visão geral do bordo vermelho decorativo japonês, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.