Tudo sobre Canadian Maple
Na escolha das árvores para o paisagismo do território, atenta-se para as peculiaridades de cultivo e qualidades decorativas. O bordo canadense está em grande demanda. É uma árvore alta que chama a atenção pela sua magnífica estrutura e folhagem exuberante. Com o início do outono, as folhas mudam de cor para um rico amarelo-vermelho, que contrasta claramente com a folhagem verde de outras plantas.
Descrição
A folha desta árvore adorna a bandeira nacional do Canadá. Em algumas fontes, essa variedade é chamada de bordo de açúcar ou bordo de prata. A árvore pertence à família sapindaceae, cujos representantes crescem na parte oriental da América do Norte.
O bordo atinge uma altura de 25-37 metros, às vezes cresce até 40 metros, e a espessura do tronco é de 76-91 centímetros de diâmetro. Essas características variam de acordo com as características de cada variedade. A cor da casca varia do cinza claro ao marrom acinzentado.
A textura é áspera e resistente. A superfície do tronco é coberta por fissuras grandes e profundas. A casca escurece com o tempo. O sistema radicular é bem desenvolvido e ramificado. Ela vai fundo no chão.
A forma das folhas opostas é simples, o comprimento é de 5 a 11 centímetros, a largura é quase a mesma. Eles crescem em longos pecíolos. Folhas com cinco lóbulos, pontiagudas ou obtusas, com bordas ásperas e recortadas.
A cor da parte superior é mais intensa e brilhante em comparação com a parte inferior. A textura também é diferente, lisa na parte superior e áspera na parte inferior. Conforme as estações mudam, a cor muda para amarelo, laranja ou escarlate brilhante.
A árvore floresce com pequenas flores verdes com tonalidade amarela, que se agrupam em cachos. Eles estão localizados em pecíolos longos. Um cacho coleta aproximadamente 8 a 14 botões.
Muitos bordos canadenses são dióicos e formam flores do mesmo sexo, femininas ou masculinas. Se flores de ambos os sexos crescem, são colocadas em ramos diferentes.
A árvore frutifica com peixe-leão (sementes com "asas") de duas metades do mesmo tamanho. Cada parte cresce de 2 a 2,5 cm. A cor dos pecíolos é vermelha ou vermelha com tonalidade marrom.
O bordo canadense vive de 300 a 400 anos em condições favoráveis e é considerado uma planta de vida longa. Esta não é a única característica que diferencia a árvore do bordo comum. Ainda está crescendo rapidamente e parece incrível.
Espalhando
A América do Norte é o berço da planta. Esta variedade é comum em todo o Canadá, leste dos Estados Unidos, Nova Escócia e outras regiões vizinhas. Também é comum em várias províncias canadenses. O Maple cria raízes em quase todas as paisagens naturais. O bordo canadense domina as florestas mistas e decíduas.
As seguintes variedades são co-dominantes:
- basswood;
- faia de folhas grandes;
- diferentes variedades de bétulas.
Hoje, o bordo é nativo da América e é cultivado em diferentes partes da Rússia. Pode ser encontrada em quase todo o país, independente do clima de cada região. Algumas espécies de bordo canadense são altamente resistentes a baixas temperaturas e geadas, o que é muito importante para o severo clima russo.
Nota: Em algumas áreas, a árvore cresce como uma erva daninha devido à sua propagação especial e rápida.Temos que lidar com a remoção de pequenos crescimentos.
Espécies e variedades populares
Existem vários tipos de bordo-açucareiro, cada um com uma série de recursos distintos.
vermelho
O bordo vermelho ou com folhas vermelhas destaca-se do resto devido às suas qualidades decorativas especiais. A planta tem esse nome por causa da cor vermelha brilhante das folhas. Às vezes, há espécimes com uma cor laranja ardente. A lâmina da folha é dividida em cinco lóbulos, as bordas são pontiagudas. Comprimento 11 centímetros.
A coroa se assemelha a uma pirâmide ou elipse em forma. Esta árvore se difundiu no paisagismo: devido à copa maciça e extensa, é possível criar um charmoso corredor de convivência.
A planta ficará muito bem como um elemento da composição e como um objeto individual e independente.
Prata
A segunda variedade comum é o bordo prateado. É fácil de identificar devido à cor das folhas. O topo é verde escuro e o fundo é prateado. Por dentro, as folhas são aveludadas e agradáveis ao toque. As árvores maduras atingem 40 metros de altura e a copa tem 20 metros de diâmetro.
O Maple é ideal para paisagismo de parques, praças, jardins e outras áreas.
Laciniatum Vieri
A altura máxima da planta é de 15 metros. Uma variedade de baixo crescimento é escolhida se você precisar decorar uma pequena área verde. A forma da coroa é assimétrica. Os rebentos são cobertos por folhas delicadas e finas. Na estação quente, a folhagem mantém uma cor verde brilhante com pequenas manchas prateadas no dorso. Com a chegada no outono, muda para limão.
Bonsai
Algumas pessoas consideram o bonsai uma variedade de hotéis, mas não é assim. Bonsai é uma forma especial de cultivo em que a árvore recebe sua forma característica. De acordo com a maioria dos jardineiros, o bordo canadense é ideal para criar árvores bonitas e elegantes. É possível cultivar uma árvore em um vaso espaçoso, mas esse é um trabalho árduo. E você também precisa ser capaz de cuidar adequadamente da planta, mas o esforço e o tempo gasto são totalmente compensados por altas características estéticas.
"Pyramidalis" (Pyramidale)
Outra espécie comum que chega a atingir 20 metros de altura. O período de floração começa no início da primavera e a árvore é coberta por flores laranja-avermelhadas. A coroa é densa, oval. A cor da casca é cinza (a superfície é coberta por pequenos sulcos). A folhagem é dissecada e sua cor muda para amarelo com o início do outono.
Aterrissagem
Com os brotos anuais, você pode cultivar mudas de bordo fortes e saudáveis, que depois se transformam em belas árvores. As plantas jovens criam raízes rapidamente, simplificando a tarefa dos jardineiros.
Para plantar mudas corretamente, você precisa aderir a um determinado padrão.
- Antes de transferir os brotos para um local de cultivo permanente, eles devem ser endurecidos ao ar livre. Recipientes com plantas são transferidos para a rua. O período de endurecimento é aumentado a cada dia.
- Os poços de plantio são preparados com antecedência. A profundidade ideal é de pelo menos 30 centímetros. Recomenda-se aprofundar o tronco da árvore não mais do que 5 ou 7 centímetros.
- Ao plantar árvores, você precisa levar em consideração o tamanho e a forma da copa de uma árvore adulta. Caso contrário, as plantas irão interferir umas nas outras durante o desenvolvimento. O espaçamento recomendado é de cerca de 4 metros. As variedades de baixo crescimento podem ser plantadas mais próximas umas das outras.
- Após a transferência da muda para o local, deve-se fazer uma irrigação abundante. Aproximadamente 15 litros de água limpa são usados por planta.
Cuidado
Para cuidar do bordo canadense, você não precisa ter habilidades especiais, portanto, até mesmo um jardineiro novato será capaz de lidar com a tarefa. As árvores não têm medo de geadas severas, resistindo a até 40 graus abaixo de zero. Por várias semanas, a planta pode ficar sem regar e se sentirá normal mesmo em tempo seco e seco.
As árvores jovens precisam de rega regular e abundante, especialmente no verão, quando a temperatura do ar atinge o seu pico. O solo ao redor das árvores é periodicamente solto para que uma crosta dura não apareça na superfície e as raízes recebam uma quantidade suficiente de oxigênio. Em uma estação quente, os bordos são regados uma vez por semana, gastando-se 2 baldes por árvore. Na primavera e no outono, a irrigação é reduzida para um procedimento por mês.
Apesar de sua alta resistência a condições climáticas extremas, as árvores jovens e imaturas precisam de proteção. Em novembro, o solo ao redor do tronco é coberto com ramos de abeto ou folhagem seca. Os bordos adultos podem facilmente passar sem abrigo.
Um componente obrigatório da tecnologia agrícola é a poda sanitária, que é realizada na primavera. Durante o trabalho, eles formam o tamanho da coroa e a tornam mais precisa. Após a poda, os rebentos começam a crescer de forma mais ativa e, como resultado, as qualidades decorativas da árvore aumentam.
Somente bordos jovens, com idade não superior a 15 anos, são transplantados. Com a idade, os bordos canadenses são cada vez mais difíceis de serem transferidos para um novo lugar. E também o trabalho será difícil de executar devido ao sistema radicular que se espalha, grande coroa e peso do tronco.
Métodos de reprodução
Esta variedade se reproduz de várias maneiras:
- mudas;
- sementes;
- camadas.
Com qualquer uma das opções, você pode obter excelentes resultados e árvores saudáveis.
O método por meio de mudas ou camadas tem se difundido, pois a germinação das sementes é muito demorada.
Método de semente
O trabalho começa com a necessidade de colher a semente. Não basta plantar peixes-leão no solo. Para começar, eles são estratificados. As sementes são colocadas em turfa ou areia para melhor germinação. Mantenha um regime de temperatura de não mais do que 3 graus Celsius. Não há necessidade de remover os grãos dos impulsores antes da germinação.
O procedimento de semeadura é realizado em abril. O solo deve ser leve, úmido e rico em micronutrientes. As sementes são aprofundadas no solo em 4-5 centímetros. Após cerca de duas semanas, os primeiros brotos podem ser observados. Eles crescem muito rapidamente, adicionando 60 centímetros a cada ano. Em cerca de 7 anos, uma árvore de bordo de dois metros já aparecerá no local.
A árvore cresce em altura e largura até 25 anos. Após atingir essa idade, começa a se desenvolver apenas em largura. Após 50 anos, o desenvolvimento para ou diminui significativamente.
Reprodução com mudas
Se as mudas foram compradas com antecedência, podem ser plantadas no outono, após a queda das folhas, ou na primavera. O período ideal é de março a abril, antes do florescimento dos botões. O sistema radicular é examinado cuidadosamente quanto a defeitos e danos.
No momento da compra, eles optam por plantas com torrões inteiros e grandes de terra. A profundidade ideal da cova de plantio é de pelo menos 0,5 metros. Uma porção de húmus é colocada em cada poço. Vai nutrir as árvores à medida que crescem.
Se forem utilizadas mudas sem coma, o trabalho é feito com o máximo cuidado para não danificar as raízes. Eles são cuidadosamente endireitados e a terra ao redor é compactada e regada.
Usando camadas
Este método é usado tanto por iniciantes quanto por jardineiros experientes. O processo começa com o corte de estacas lignificadas da árvore, que atingiram 25 centímetros de comprimento. O trabalho é realizado no outono.
As estacas precisam ser enraizadas na areia e transferidas para o porão para que o solo fique ligeiramente congelado. As árvores são transplantadas para o solo preparado na primavera. Alguns jardineiros acreditam que as mudas podem ser cortadas na primavera sem esperar pelo outono. Elas são tratadas com estimulantes de crescimento e plantadas no solo, cobertas com uma garrafa plástica cortada.
Nota: para que as plantas cresçam rapidamente e se deliciem com a beleza, elas são plantadas em áreas iluminadas. A falta de luz solar faz com que as folhas fiquem pequenas e percam a saturação da cor.
Doenças e pragas
As variedades do bordo canadense possuem um forte sistema imunológico, graças ao qual doenças graves contornam as árvores. Mas às vezes os bordos podem sofrer manchas. Você pode identificar esta doença pelas manchas avermelhadas que cobrem as folhas. Para se livrar da doença, você precisa remover os brotos afetados. Os galhos são cortados 15-20 centímetros abaixo da área afetada.
Os brotos cortados devem ser destruídos o mais rápido possível e as ferramentas de jardim usadas devem ser desinfetadas. Caso contrário, a derrota é possível. Os locais de corte são tratados com grama de jardim.
Às vezes, as árvores sofrem de fungos. Especialistas experientes aconselham para prevenir esta doença, do que lidar com o tratamento de uma planta doente. Na primavera, as plantas são tratadas com uma solução fungicida. O procedimento é realizado antes da abertura dos botões.
O bordo da Noruega às vezes é atacado por pragas:
- mosca branca;
- gorgulhos;
- cochonilha.
A droga "Nitrafen" é altamente eficaz. É usado para pulverizar árvores para protegê-las de insetos.
Aplicativo
A madeira de bordo canadense é usada nas seguintes áreas:
- fabricação de móveis;
- produção de parquet ou contraplacado de folha única;
- voltado para.
Alto peso, resistência e dureza são apontados como propriedades. Hoje, maçanetas, culatras, alfinetes e matrizes de compensado são feitos de material natural. No campo dos instrumentos musicais (deck de bordo), a madeira da América do Norte também encontrou seu caminho.
Outro uso para a árvore de açúcar é para fazer xarope de bordo suculento. A iguaria popular é feita cortando o tronco de uma árvore para coletar a seiva. Depois é fervido para obter um xarope espesso. Na América, o xarope é frequentemente usado como um aditivo para panquecas. Na Rússia, essa iguaria não está em demanda.
Nota: A indústria de xarope de bordo gerou mais de $ 100 milhões em lucros em 1989.
Você pode encontrar o bordo de açúcar em parques, praças ou ao longo de estradas. Suas variedades são freqüentemente usadas para colocar cinturões de proteção florestal. Eles fecham as estradas da neve e do vento. Os bordos que crescem ao longo das encostas costumam sofrer de sal descongelante.
Devido às suas altas qualidades decorativas, facilidade de cultivo e forte imunidade, o bordo canadense é amplamente utilizado em projetos paisagísticos. Apesar de sua grande popularidade, os jardineiros a chamam de árvore das contradições devido à combinação de qualidades positivas e negativas.
A principal vantagem é considerada uma copa espessa, exuberante e densa. Ela imediatamente atrai a atenção de outras pessoas e parece elegante e expressiva. Ao cultivar árvores na cidade, o bordo variegado mantém a posição de liderança em termos de volume.
Nem as condições adversas das grandes áreas metropolitanas, nem as rodovias poluídas e barulhentas não afetam o crescimento e o desenvolvimento do bordo. Em quase todas as condições, ele manterá sua aparência encantadora. As qualidades decorativas da árvore aumentam significativamente com o início do outono, quando as folhas adquirem uma nova cor.
Especialistas que trabalham na área de paisagismo há vários anos observam uma desvantagem significativa - a alta vitalidade do bordo. Bastam alguns anos para que o terreno fique coberto de árvores jovens. O vento sopra as sementes em diferentes direções e elas germinam rapidamente.
Por esta razão, o bordo canadense não é usado para decorar áreas onde flores e arbustos curtos são cultivados.
A variedade fica ótima com os seguintes tipos de árvores:
- bétula;
- Árvores de carvalho;
- olmos;
- coníferas escuras (abeto e abetos).
As árvores baixas de bordo canadense são perfeitas para jardins japoneses ou terrenos rochosos. Para aumentar a sua decoratividade, a composição viva é complementada com grandes elementos de madeira.
Fatos interessantes
- Durante o reinado de Pedro I, essas árvores foram incluídas nas listas de plantas protegidas. Eles foram usados para decorar jardins de boyar e mosteiro. Os bordos canadenses são escolhidos principalmente devido ao seu cuidado simples. E também as lagartas dificilmente atacam as árvores.
- Maple é uma das árvores de crescimento mais rápido em todo o mundo. É também uma planta melífera. As abelhas podem coletar até 200 quilos de mel perfumado de um hectare de plantio de bordo, então os apicultores prestaram atenção a esta espécie.
- O suco doce é extraído desde tempos imemoriais. Isso também foi feito pelos índios que habitavam o território da América do Norte. O volume do teor de açúcar é de até 6%.
- A madeira era usada por nossos ancestrais para a fabricação de cabos de aço frio. Mesmo assim, sua força foi observada em seu verdadeiro valor.
O comentário foi enviado com sucesso.