Como crescer uma árvore de bordo?

Contente
  1. Como crescer a partir da semente?
  2. Crescendo de um galho
  3. Recursos de cuidados

O bordo é comumente chamado de uma das árvores mais bonitas do mundo - sua imagem foi até escolhida para decorar a bandeira do Canadá. Não é de surpreender que muitos jardineiros optem por cultivá-la em seus terrenos.

Como crescer a partir da semente?

Não é suficiente apenas plantar as sementes de bordo corretamente - é igualmente importante coletar e preparar adequadamente as sementes.

Coleção de material

As sementes do bordo amadurecem no último mês do verão, mas caem no solo apenas com a chegada do outono, então quem quiser cultivar uma árvore no jardim terá que esperar um pouco. Os jardineiros terão que coletar as sementes caídas, procurando espécimes entre a folhagem seca. O bordo se reproduz por meio de asas planas, de asas duplas, que se espalham pelo vento, e é possível que você tenha que procurá-las longe da própria árvore. Os frutos do bordo se parecem com dois grandes nucléolos verdes, conectados entre si e equipados com um par de asas.

Os especialistas acreditam que é melhor colher as sementes localmente ou colhidas em climas semelhantes.

A semente colhida é submetida a estratificação a frio ou a quente, o que é fácil de realizar em casa. Para implementar o primeiro método, é necessário preparar sementes limpas e saudáveis, sem vestígios de podridão e qualquer deterioração. Se alguns deles já secaram, primeiro você terá que mergulhar. Além disso, prepara-se para o trabalho um pequeno saco plástico com fecho, preenchido com uma mistura de areia, papel e turfa, cuja alternativa pode ser a vermiculita. Se possível, todo o material é esterilizado, caso contrário é provável a ocorrência de fungos.

A mistura de solo é levemente umedecida e complementada com um fungicida que previne o mofo. Em seguida, o saco é preenchido com 25 sementes, se houver mais, será necessário um grande número de recipientes. Cada bolsa é passada a ferro para retirar o ar, fechada com zíper e colocada na geladeira em uma prateleira, onde você pode manter a temperatura de um a 4 graus Celsius. No entanto, dependendo das espécies e variedades, este regime de temperatura pode ser diferente: por exemplo, as sementes do bordo Flamingo americano germinam a 5 graus Celsius e as sementes do bordo vermelho a +3 graus. A maioria das sementes requer estratificação a frio por 3-4 meses, embora às vezes 40 dias sejam suficientes para o bordo de folhas grandes.

É aconselhável verificar os pacotes de sementes a cada duas semanas para se certificar de que estão livres de mofo, excesso ou falta de líquido. Assim que a semente começa a crescer, pode ser retirada do frio e transplantada para solo úmido, aprofundando 1,5 centímetro.

O método de estratificação a quente também é facilmente executado em casa. É especialmente recomendado para bordos de montanha e asiáticos, cujas sementes se caracterizam pela presença de uma concha bastante densa. Nesse caso, o processamento começa com uma incisão e imersão em peróxido de hidrogênio e, em seguida, em água morna. Além disso, por 8 semanas, as sementes devem estar a uma temperatura que não ultrapasse os limites de 20-30 graus Celsius. Depois de concluir a primeira parte do processamento, você pode iniciar a estratificação a frio.

Recebendo mudas

As sementes de algumas variedades de bordo, por exemplo, prata, não requerem preparação adicional. Eles podem ser germinados quase imediatamente após a colheita. As sementes são colocadas em solo úmido misturado com folhas caídas. É importante lembrar que algumas sementes germinam apenas um ano depois, e algumas, estragadas, não germinam. Nesse caso, é melhor atender a um material novo e de melhor qualidade.

Aterrissagem

É melhor mandar bordo para abrir terreno na primavera ou no outono, embora o plantio de uma muda cultivada em cultura de recipiente possa ser feito em qualquer época do ano. É melhor trabalhar com um krupnomer no inverno, quando a massa de terra definitivamente não cairá das raízes. O território do local deve ser aberto e ensolarado, e o solo deve ser fértil e moderadamente solto. Ao plantar várias árvores, deve-se manter um espaço de 2 a 4 metros entre elas. Ao formar uma sebe, 1,5-2 metros são mantidos entre as amostras individuais. É importante lembrar que não deve haver plantas perenes e arbustos que amam o sol nas proximidades, para os quais a sombra criada pela coroa de um bordo será destrutiva.

Você pode enviar uma muda para um local permanente, ou apenas sementes que sofreram estratificação. Antes do plantio, as sementes são embebidas em peróxido de hidrogênio por alguns dias. Uma fossa adequada deve ter 70 centímetros de profundidade e 50 centímetros de largura. O buraco é preenchido com uma mistura de terra escavada e húmus. Se o solo estiver muito compactado e argiloso, vale a pena adicionar areia e turfa. Áreas com probabilidade de inundação por água subterrânea requerem a criação de uma camada de drenagem de entulho e areia, cuja espessura será de pelo menos 20 centímetros.

Ao trabalhar com mudas, você precisará enfiar uma estaca no fundo e, em seguida, despejar cerca de 100-150 gramas de fertilizante mineral no buraco. O sistema radicular é colocado no solo preenchido de forma que o colo da raiz se projete pelo menos 5 centímetros acima da superfície. Depois de endireitar as raízes, elas precisarão ser cobertas com os restos da terra. Em seguida, a muda é regada com 10-20 litros de água e amarrada ao suporte com um barbante ou fita larga.

Crescendo de um galho

Você também pode cultivar um bordo em sua casa de verão a partir de um corte ou corte. No primeiro caso, são feitos cortes oblíquos em caules jovens com uma faca, que devem ser tratados imediatamente com medicamentos estimulantes. As incisões são preenchidas com pequenas pedras para evitar acreção, após o que os locais são cobertos com esfagno e envoltos em polietileno. Além disso, você deve pensar em cobrir com papel alumínio, o que evitará que a compressa esquente. Quando a estação de crescimento começa, as raízes do galho começam a brotar diretamente no musgo. Um ano depois, ele pode ser separado da planta principal e transplantado para um habitat permanente. Na verdade, o enraizamento da prole ocorre de maneira semelhante.

Nesse caso, o galho é dobrado até o solo, fixado com suportes de metal ou madeira e coberto com terra.

A reprodução por estacas requer o preparo na primavera de galhos de 10 a 15 centímetros de comprimento. As estacas são dispostas em musgo esfagno, ligeiramente umedecido e colocadas em uma sala onde você possa manter a temperatura zero. Uma semana depois, o galho já pode ser colocado em solo úmido e organizar uma estufa improvisada. Depois que as raízes e as primeiras folhas aparecem, as mudas são transplantadas para vasos separados cheios de solo nutritivo.

Se uma árvore de bordo estiver planejada para ser vacinada, o procedimento deve ser realizado somente depois que o período de fluxo de seiva for interrompido. Nesse caso, um corte fino é formado primeiro no porta-enxerto no lugar da gema. Da mesma forma, o botão é removido das mudas da copa. Sem tocar na ferida com os dedos, é necessário conectar a muda ao cabo de forma que as bordas coincidam e, em seguida, fixar a estrutura com fita adesiva. Os rebentos localizados abaixo do sítio de enxerto, bem como no topo, são completamente cortados. Apenas alguns brotos devem ser deixados acima do rebento para que a árvore receba os nutrientes. Todos os cortes devem ser processados ​​com grama de jardim.

Recursos de cuidados

É muito fácil cuidar do bordo, pois essa cultura é despretensiosa.Durante a irrigação, vale a pena aplicar o fertilizante “Kemira-universal” na proporção de 100 gramas por metro quadrado da parcela. Complexos orgânicos e minerais também são adequados. Isso deve ser feito durante todo o período vegetativo, ou seja, de maio a setembro, aproximadamente uma vez a cada 4 semanas. Mais perto do início das geadas de outono, a quantidade de curativos diminui e, no inverno, eles param completamente. O solo próximo ao bordo deve ser solto no início da primavera até uma profundidade rasa.

A poda do bordo não é necessária, pois a árvore é capaz de formar sua própria copa. No entanto, se a planta for fazer parte da sebe, ela ainda precisará controlar o crescimento dos galhos. Para a poda formativa, remova todos os brotos laterais, bem como os ramos que crescem verticalmente. A higienização é necessária para remover todas as hastes secas e doentes e é feita conforme necessário. Alguns especialistas também recomendam embrulhar o bordo - dando aos ramos a curvatura desejada com a ajuda de um arame. O procedimento é realizado no início da primavera e, de junho a outubro, o fio é retirado. É importante lembrar que o uso do fio deve ser limitado a 5 meses.

Na primavera e no verão, em dias muito claros, uma árvore jovem deve ser ligeiramente sombreada para que sua energia não seja gasta na evaporação, mas no desenvolvimento dos brotos e do sistema radicular. Naturalmente, quando o bordo crescer, isso não será mais necessário. É importante lembrar que mais luz solar fornece uma cor mais brilhante para as placas das folhas. A irrigação da muda deve ser realizada uma vez por mês, e principalmente nos períodos de seca - uma vez por semana. Para cada árvore, cerca de 10 litros de líquido devem ser gastos. Uma planta adulta pode ser regada com menos frequência, mas também regularmente, usando cerca de 20 litros. A água deve ser resolvida.

De vez em quando, as plantações devem ser verificadas quanto a insetos e doenças. A planta infectada é liberada de folhas e brotos danificados, após o que é tratada com inseticidas ou fungicidas. O círculo do tronco é regularmente removido e afrouxado para um melhor suprimento de oxigênio às raízes.

Como cultivar bordo a partir de sementes, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário