Como o bordo se propaga?
No gênero de bordos, você pode encontrar não apenas árvores, mas também arbustos. No total, é representado por espécies no valor de 150 peças. A reprodução desta planta pode ser feita de várias maneiras, iremos considerar cada uma delas com mais detalhes.
Propagação por estacas
Os especialistas recomendam usar esse método no outono. Sua essência é cortar cortes de uma árvore adulta e usá-los para se reproduzir. O comprimento de cada um dos cortes deve ser de cerca de 25 centímetros. Todos devem ter 2 folhas, cada uma deve ser cortada ao meio.
Antes de plantar as mudas, elas devem ser colocadas em uma solução que ajude a estimular o crescimento das raízes. A profundidade de plantio deve ser de 5 centímetros. O buraco é devidamente aberto, o sistema de drenagem é preparado e, em seguida, são adicionados fertilizantes minerais. O solo deve ser leve e moderadamente úmido.
É melhor se entre os componentes houver areia de rio misturada com turfa e solo frondoso na proporção de 1: 2: 3.
Com o início da primavera, as mudas são colocadas em um novo substrato. É necessário adicionar fertilizantes com potássio, superfosfato e uréia. A rega regular e abundante é muito importante para as plantas jovens. Uma árvore exigirá cerca de 30 litros de água.
A rega deve ser feita a cada 2 semanas, principalmente no início. Depois, bastam 15 litros por árvore uma vez por mês. Você também precisará cuidar das plantações, afrouxar o solo e escondê-las da luz solar direta.
Perto do inverno, as mudas são recomendadas para ficarem ao abrigo da geada e cobertas com turfa e folhas caídas.
Como propagar por semente?
A propagação das sementes exigirá muito tempo e esforço do jardineiro, pois esse processo é muito trabalhoso. Primeiro você precisa decidir que tipo de bordo você prefere ver no seu site. Deve-se notar que você não será capaz de obter qualquer tipo de sementes - existe uma lista específica. Várias formas decorativas podem ser obtidas apenas por enxerto ou enxerto. Por exemplo, se bordo "Flamingo" se propaga tanto de sementes quanto de estacas, e então de espécies como Tatar, com borda verde ou "Ginnala", deve ser cultivado a partir de sementes.
Quanto à reprodução na natureza, as sementes caem no solo devido a fortes rajadas de vento que as sopram das árvores. A estrutura permite que você se espalhe pela área circundante. Depois que a semente pousa, ela é coberta com folhas caídas e, em seguida, com neve. Por isso, no período de frio, o processo de estratificação ocorre automaticamente, e aquelas sementes que se revelam mais fortes eclodem já com o início do calor, quando a neve derrete.
Porém, no caso de reprodução em casa, esses processos deverão ser realizados de forma independente.
Vamos dar um passo a passo como cultivar uma árvore de bordo a partir de sementes. Em primeiro lugar, a semente é coletada e ligeiramente seca e, em seguida, por 16 a 20 semanas, é removida para uma sala onde a temperatura não seja superior a 5 graus Celsius. Normalmente é uma cave, mas se não for possível, pode utilizar o compartimento inferior do frigorífico, que é utilizado para guardar vegetais.
As sementes são colocadas sobre um pano pré-umedecido e cobertas com ele. É necessário garantir que o material não seque, borrifando-o periodicamente com água.A estratificação também pode ocorrer de forma natural, se as sementes forem semeadas no outono, porém, é impossível responder pela qualidade das colheitas. Nesse caso, é cavado um buraco para a futura árvore em um local tranquilo e ensolarado, cuja profundidade deve ser de cerca de 70, e a largura - cerca de 50 centímetros. Uma mistura de areia e turfa é adicionada ao solo, tudo isso é misturado e, em seguida, colocado de volta no buraco, as sementes são colocadas com as asas para cima e polvilhadas com solo cerca de 4 centímetros.
Após o tempo de armazenamento especificado, as sementes devem ser removidas do tecido e colocadas em uma solução estimuladora de crescimento por alguns dias. Antes disso, os especialistas recomendam a desinfecção, por exemplo, o tratamento com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Após o preparo do material, ele pode ser plantado em vasilhames pré-preparados com o substrato. Depois de esperar a germinação das sementes, elas devem ser plantadas em campo aberto. Se o tempo estiver bom, pode ser apenas um canteiro de jardim. Os especialistas dizem que o bordo cresce bem, com cerca de 85% das safras sendo bem-sucedidas.
No primeiro ano de vida, as plantas atingem 80 centímetros de altura. Você precisa cuidar dele o tempo todo.... O local de plantio não deve ser localizado ao sol, pois pode secar as árvores jovens. É melhor se houver uma pequena sombra. Você também deve cuidar de regar abundantemente, fertilizar e soltar o solo em tempo hábil.
O transplante para um local permanente só é possível após 3 anos.
Características da vacinação
O terceiro método de criação popular para bordos é o enxerto. É mais frequentemente usado ao trabalhar com espécies de plantas ornamentais. Dois tipos podem ser distinguidos: brotamento e cópula. No primeiro caso, é enxerto com rim, no segundo - enxerto com enxerto.
O porta-enxerto deve ser feito em bordos pertencentes à mesma espécie. É melhor realizar os procedimentos na primavera.
Neste caso, o plantio pode ser realizado não só na primavera, mas também no outono. A distância mínima recomendada entre plantações deve ser de 4 metros. Se for planejada uma sebe, esse número é reduzido para 1,5 metros.
Com a ajuda de enxertos, híbridos decorativos podem ser propagados. O procedimento é realizado em várias etapas.
Em primeiro lugar, o material é preparado. Quando se trata de primavera, usam-se mudas, enquanto no verão recomenda-se usar os rins. Uma incisão é feita em um ramo jovem em um ângulo, assim como um enxerto, que está perfeitamente localizado no orifício preparado. Uma bandagem apertada é aplicada por cima, você pode usar um filme ou fita especial.
Ao cortar o botão, você precisa agarrar parte do galho. O elemento resultante é aplicado no local onde o botão da árvore selvagem foi cortado. Um filme ou fita também é aplicado por cima.
O resultado é considerado alcançado quando os brotos começam a se formar no ramo ou botão enxertado. É melhor deixar a fita de fixação no lugar até o próximo ano, então saberemos com certeza se a vacinação foi bem-sucedida. Com dinâmica positiva, brotos e folhas aparecerão na planta.
Para aumentar as chances de obter um bom resultado, faz sentido fazer várias vacinações diferentes na mesma planta.
Você pode aprender como propagar corretamente os bordos da Noruega no vídeo abaixo.
Excelente! Obrigado pelo trabalho aos autores.
O comentário foi enviado com sucesso.