Qual é a aparência do bordo de Ginnal e como cultivá-lo?
Freqüentemente, eles tentam escolher uma árvore para seu lote pessoal, que é altamente decorativo e requer cuidados mínimos. O bordo de Ginnal pertence a essas variedades de árvores de jardim. Os especialistas observam a alta resistência à geada da espécie, ela tolera bem a seca e o calor, é ótima em qualquer tipo de solo.
Descrição
O bordo de Ginnal é outro nome para bordo ribeirinho. Uma planta arbustiva da família sapindaceae apareceu na Rússia em meados do século XIX. As primeiras amostras foram trazidas do Extremo Oriente para o Jardim Botânico de São Petersburgo.
Relacionado ao bordo do tártaro, às vezes eles são referidos à mesma subespécie.
O bordo de Ginnal é uma pequena árvore de folha caduca que cresce de 3 a 10 m de altura, seu tronco é curto, 20-40 cm de circunferência, os galhos são retos e finos. As raízes da árvore localizam-se rente à superfície, muito ramificadas e densas, proporcionando um crescimento abundante. A casca é castanha com uma tonalidade acinzentada, nas plantas jovens é fina e lisa e escurece com a idade, surgem fendas superficiais. A coroa tem a forma de uma tenda, em arbustos baixos quase toca o solo. O diâmetro da coroa é de cerca de 6 m.
As folhas são dispostas aos pares em cada nó, de estrutura simples, 4-10 cm de comprimento, 3-6 de largura, fortemente cortadas em forma de leque com 3-5 lobos serrilhados, pecíolos rosa. A superfície da folha é brilhante, de cor verde esmeralda, torna-se amarela ou escarlate em outubro.
Floresce na primavera (no final de maio) depois que as folhas se abrem, as flores são pequenas, verde-amareladas e perfumadas, com 0,5-0,8 cm de tamanho, coletadas em inflorescências de 15-20 pedaços. A floração dura 2-3 semanas. A variedade é considerada uma excelente planta de mel. Em um ano quente, uma colônia de abelhas coleta 8-12 kg de mel de alta qualidade de uma planta. Mel cremoso com sabor a amêndoa e aroma delicado.
No início do outono, no local das inflorescências, os frutos amadurecem: o fruto é uma pequena semente com lâmina de cerca de 2 cm, localizada aos pares em um pecíolo. No início do outono, as lâminas com sementes apresentam uma tonalidade vermelha brilhante, depois tornam-se castanhas.
A espécie cresce individualmente ou em pequenos grupos perto de rios, riachos, em prados úmidos ou em colinas baixas, mas não nas montanhas. Prefere solo bem umedecido, é resistente à geada. Propagado por sementes, processos radiculares e crescimento excessivo do toco. Ela cresce rapidamente, as plantas muito jovens se distinguem por uma alta taxa de crescimento, somam 30 cm por ano.
As árvores são consideradas centenárias - elas crescem em um lugar de 100 a 250 anos.
Espalhando
Em condições naturais, ela cresce no leste da Ásia: do leste da Mongólia até a Coréia e o Japão, no norte - até o vale do rio Amur, no oeste - até seus afluentes: Zeya e Selemdzhi. No leste, ela cresce na região de Primorye e Amur.
Eles são plantados de forma decorativa no norte da Europa e na América do Norte. No Japão, é muito usado para criar bonsai.
No território da Rússia, ela é cultivada em todos os lugares, incluindo nas regiões de Leningrado, Tula, Sverdlovsk, Omsk, Novosibirsk, Irkutsk, na Buriácia.
Aterrissagem
Plantada no outono no final de setembro ou na primavera em abril. A espécie prefere um local ensolarado sem lençóis freáticos próximos. Crescerá em uma área sombreada por várias horas durante o dia ou com sombra parcial.O bordo Ginnala não é muito exigente quanto à composição do solo, mas não tolera solos salinos e águas subterrâneas próximas, bem como áreas pantanosas. Cresce melhor em solos ligeiramente ácidos e neutros. Em solos com alto teor de calcário, é recomendado o uso de turfa como cobertura morta.
As mudas podem ser adquiridas no viveiro. São pequenas árvores com 2 anos, colocadas num contentor com terra, o que é cómodo para o transporte. É conveniente plantá-los mesmo no verão.
Você pode cortar um broto de bordo e enraizá-lo você mesmo ou cultivar mudas a partir de sementes.
As fossas ou valas são preparadas com antecedência 2 semanas ou até 1 mês antes do desembarque: a terra deve ser compactada e não afundar. Húmus, turfa, areia de rio e composições minerais devem ser adicionados ao solo removido. A área da cova de plantio deve ser 3 vezes o tamanho do sistema radicular da árvore.
Tanto um arbusto quanto uma árvore podem ser cultivados a partir de uma muda de bordo de Ginnal. O resultado dependerá de como o sistema radicular e a coroa inicialmente começam a se formar.
Para um único plantio, a muda é colocada a uma distância de 2 a 4 metros das demais plantas. Com uma localização próxima das águas subterrâneas, a drenagem é instalada. Uma camada de pedra britada de cerca de 20 cm é despejada na cova para o plantio no fundo, em seguida, solo fértil com aditivos orgânicos e minerais. Uma muda é colocada verticalmente, as raízes são espalhadas sobre a superfície do solo. O colar da raiz é posicionado nivelado com a superfície do solo. Polvilhe com uma camada de terra, levemente carneiro, regado abundantemente e coberto com serragem ou turfa.
Após 2 meses de plantio, as mudas são regadas todas as semanas. Ao criar uma sebe, o arbusto é plantado de forma bastante densa com um intervalo de 1-1,5 metros; para um meio-fio, a distância é reduzida para 0,5 m.
Para plantar uma sebe decorativa, é cavada uma trincheira de 50 cm de profundidade e largura, uma mistura de húmus, areia e terra frondosa é derramada no fundo, por 1 m². m adicionar 100 g de superfosfato. As mudas são colocadas em uma reentrância, cobertas com terra, regadas e cobertas com turfa.
As árvores jovens são amarradas a estacas, pela primeira vez cobertas com uma lona agrícola para proteção da luz solar direta. Cuidados adicionais são necessários durante os primeiros 3 anos do ano.
Cuidado
Já adulto, praticamente não precisa de cuidados. Durante o período de crescimento ativo, é recomendável regar, soltar, remover ervas daninhas e alimentar. A variedade é resistente ao vento, tolera bem a poluição urbana de gases, poluição atmosférica e calor.
As árvores jovens em terreno aberto nos primeiros 2-3 anos após o plantio precisam de um abrigo especial. Os bordos ginnal cultivados em um tronco são os mais vulneráveis à geada. No outono, as raízes e o tronco das árvores jovens devem ser cobertos.
Rega
A variedade prefere solos úmidos: uma planta adulta no outono e na primavera é regada uma vez por mês com cerca de 15-20 litros de água. Uma árvore adulta tolera bem a seca, mas com rega regular, a copa torna-se exuberante e as folhas são verdes e grandes.
No verão, especialmente em climas quentes, a rega é aumentada em até 1-2 vezes por semana. Com uma rega ideal, o solo é umedecido em meio metro. A regularidade da rega depende da composição do solo, em solos mais soltos e arenosos são irrigados com maior frequência.
É importante atentar para o fato de que a umidade não fica estagnada no solo - o excesso dela prejudica a árvore.
Além disso, os jardineiros são aconselhados a regar não apenas as raízes, mas também a copa e o tronco. Isso é feito de manhã cedo para que o sol forte não deixe queimaduras.
Top curativo
Se, no momento do plantio, a fertilização foi introduzida no solo, então você não pode fertilizar durante o primeiro ano. A próxima estação é fertilizada em maio ou início de junho.
Para isso, as seguintes composições são adequadas:
- superfosfato - 40 g por 1 sq. m;
- ureia - 40 g por 1 sq. m;
- sal de potássio - 20 g por quadrado. m.
No verão, composições minerais complexas são usadas, por exemplo, "Kemira-universal". No outono, ao cavar um terreno, húmus ou composto é derramado sob as árvores, por 1 sq.m fazem 4 kg.
Remoção de ervas daninhas
Após a rega, as ervas daninhas são arrancadas sob as árvores e removidas, o solo é cuidadosamente solto.
Afrouxamento
A área do círculo próximo ao tronco é afrouxada de tempos em tempos, uma vez que uma crosta dura se forma na superfície da terra após a chuva ou irrigação. O procedimento é realizado com cuidado, aprofundando não mais que 5-7 cm, para não danificar as raízes que ficam próximas à superfície.
O círculo do tronco é coberto com cobertura morta e a grama pode ser plantada ao redor da árvore.
Poda
Dependendo da técnica de cultivo, você pode obter uma árvore ou arbusto. A forma desejada é obtida por corte. Recomenda-se que uma planta adulta seja podada uma ou duas vezes por ano. Depois disso, novos ramos e folhas começam a crescer. É realizada na estação quente: na primavera antes do despertar dos rins ou no outono depois que a folhagem fica vermelha.
A primeira vez que eles são podados no ano seguinte após o plantio - isso estimula o crescimento de novos ramos. Tesouras especiais são usadas para o procedimento. Os ramos são cortados ligeiramente inclinados, alguns milímetros são deixados entre o botão e o corte, encurtados em cerca de metade ou um terço.
As opções de corte de cabelo são as seguintes.
- Clássico com coroa esférica no tronco. O tronco está completamente livre da vegetação e os ramos laterais são direcionados para crescer em um ângulo de 45 graus. Os rebentos são pinçados uma vez por mês, após o que começam a ramificar. Os ramos que crescem para cima também são cortados.
- Natural em forma de tenda. A planta é formada em um caule reto ou vários ramos laterais são deixados, todos os brotos de raiz são removidos. A parte inferior da coroa é aparada com mais intensidade. Na própria copa, ramos longos e áreas muito espessas são cortados - isso geralmente é cerca de 35% da vegetação rasteira do ano anterior.
- Cobertura. Para formar uma sebe cada vez mais densa, recomenda-se o corte das plantas várias vezes durante a estação: na primavera antes da abertura dos botões, no verão após a emergência dos rebentos jovens e no outono após a queda das folhas. Para atingir a altura desejada do arbusto ao cortar, não deixe mais do que 7-10 cm de crescimento. Costumo formar um trapézio.
- Fronteira... Para criar esse tipo de plantio, o arbusto de bordo não deve exceder meio metro de altura. Freqüentemente, um método inclinado é usado para que a parte inferior do arbusto não fique exposta. Além disso, a poda sanitária deve ser realizada na primavera, removendo os rebentos fracos, secos e doentes.
Wintering
Recomenda-se que as árvores jovens sejam isoladas durante o inverno - especialmente o sistema radicular, para cobrir o solo ao redor do círculo do tronco com serragem, folhas e galhos de abetos, em invernos sem neve é melhor cobrir todo o sistema radicular. O tronco e o colo da raiz, especialmente nas variedades padrão, são embrulhados com fibra de agrofibra ou serapilheira.
As árvores maduras têm um alto grau de resistência à geada, suportando temperaturas de até -40 graus.
Reprodução
O bordo Ginnal é propagado por sementes e estacas. As sementes são colhidas no outono, secam e ficam marrons. No final de outubro, as sementes são enterradas em solo fértil até uma profundidade de 5 cm. Na primavera, brotam plantas mais fortes. Se as sementes forem plantadas apenas na primavera, elas são colocadas em um recipiente com areia úmida e refrigeradas por 3 meses. Em abril-maio, eles são transferidos para campo aberto.
Durante o primeiro ano, os brotos são alongados até 40 cm de altura e devem ser regados regularmente, afrouxados e removidos as ervas daninhas. No calor, as mudas ficam protegidas dos raios diretos do sol. Após 3 anos, eles podem ser transplantados para um local permanente.
Propagado por estacas na primavera imediatamente após a floração. Um broto forte é escolhido e cortado com um comprimento de cerca de 20 cm, deve haver gemas axilares. As folhas são removidas, o local do corte é tratado com um estimulante de crescimento. O caule é imerso em areia úmida, coberto com uma jarra ou garrafa plástica e deixado para criar raízes até que os botões acordem. Eles são transplantados para um lugar permanente apenas depois de um ou dois anos.
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, os primeiros sinais da doença aparecem nas folhas: começam a escurecer no verão, ressecam e desmoronam, manchas multicoloridas caem sobre elas. Isso significa que a árvore está doente ou que foram atacadas por pragas.
Tipos de doenças.
-
Oídio - tem o aspecto de uma pequena placa tipo farinha na folha. A planta é tratada com enxofre moído, misturado com cal na proporção de 2 para 1.
-
Mancha de coral - aparece como manchas vermelhas na casca. As áreas doentes devem ser removidas, as seções são lubrificadas com verniz de jardim e a árvore é borrifada com sulfato de cobre.
-
Mancha branca - a doença geralmente aparece no final do verão, muitas pequenas manchas brancas se formam nas folhas, há um ponto preto na parte central de cada mancha - este é o local onde a infecção fúngica se espalha. O líquido bordalês é usado para o tratamento.
-
Mancha negra - começam a aparecer nas folhas manchas pretas com rebordo amarelado característico. Eles são pulverizados com as preparações: "Hom", "Fundazol", "Fitosporin-M".
Das pragas, são as mais atacadas: mosca-branca, gorgulho, cochonilha. Quando aparecem os primeiros sinais de pragas, as folhas e galhos caídos devem ser recolhidos e queimados. A coroa e o círculo do tronco são pulverizados.
A mosca-branca esconde-se na parte inferior da folha, alimentando-se do suco dos rebentos. A folhagem seca e começa a cair em qualquer estação, se houver muitos insetos, todas as folhas afetadas começam a amarelar. A mosca-branca é pulverizada com inseticidas: Aktellikom, Aktaroy, Amphos... O círculo próximo ao tronco é borrifado várias vezes com dinotefuan ou imidaclopride - o agente entra na seiva da árvore através das raízes, das quais os insetos se alimentam.
O gorgulho das folhas é mais nocivo para as árvores jovens, pois mordisca flores, botões e brotos superiores. O efeito decorativo externo da coroa é perdido. Drogas ajudam bem Chlorofos e Fitoferm.
A cochonilha, um parente próximo do inseto cochonilha, suga o suco das folhas e botões, desacelerando o crescimento da árvore. Pedaços brancos de penugem aparecem nos galhos e folhas no verso, brotos jovens se retorcem. Antes de os rins abrirem, eles são tratados com "Nitrafen", e no verão - "Karbofos".
Aplicativo
Muitas vezes, o bordo Ginnal é usado para criar diferentes opções de composições de jardins em paisagismo. A vista tem várias vantagens:
-
bela folhagem verde brilhante esculpida, que se torna carmesim no outono;
-
tolera bem o corte de cabelo, pode ser dado a quase qualquer formato e altura;
-
pouco exigente no cuidado e vai bem com diferentes tipos de plantas.
São utilizados para plantios avulsos perto da casa ou no gramado, formando uma sebe, uma orla em uma ou mais fileiras, para composições de grupos. Frequentemente plantada em combinação com coníferas, bérberis, magnólia, lilás, rosa canina, dogwood, snowberry. Muitas vezes colocado nas margens de um lago ou rio, aqui são criadas as condições de cultivo mais favoráveis para a espécie.
O bordo de Ginnal substitui perfeitamente o japonês mais amante do calor em composições de paisagem em estilo oriental... É usado para criar escorregadores alpinos e jardins ornamentais. No outono, fica lindo no contexto de zimbro e abeto. Combina bem com a relva dos prados alpinos. Preste atenção ao fato de que a variedade não se dá bem com o abeto.
O comentário foi enviado com sucesso.