Tudo sobre o bordo em forma de palma
O bordo em forma de palmeira é uma planta que não se parece muito com o bordo de rua clássico e familiar. A pátria desta planta é o Japão, o que significa que a cultura é bastante peculiar. Se você deseja cultivar em seu próprio jardim, é melhor conhecer com antecedência todas as características da árvore.
Descrição
O bordo em forma de palmeira (leque) recebeu esse nome devido ao formato incomum das folhas. Algo que lembram palmas, e no Japão são chamadas de "pernas de rã". Se falarmos sobre a língua russa, podemos nos lembrar da palavra "mão" - este é um nome desatualizado para a palma. É por isso que o bordo com folhagem semelhante é chamado de palmito.
A cultura é um arbusto ou pequena árvore e muitas vezes pode ser encontrada em florestas e vegetação rasteira. Não difere no crescimento: a altura média das plantas varia de 6 a 10 metros, mas as variedades individuais podem crescer ainda mais. O tronco costuma ser plano, mas se ramifica à medida que cresce, contribuindo para a formação de uma copa redonda. Com a idade, a coroa começa a se assemelhar mais a uma tenda.
A peculiaridade da cultura é a folhagem de formas inusitadas. É diferente para todas as variedades, mas em qualquer caso se parecerá com uma palma com os dedos estendidos. O número de processos em forma de dedo é de 5 a 9, todos eles afilando até a ponta. O bordo em forma de palmeira floresce no final da primavera, no final da floração os frutos são formados. Eles são peixes-leão, devido aos quais o vento pode carregar sementes por longas distâncias.
Revisão das melhores variedades
Hoje são conhecidas cerca de 1000 variedades de bordo, e a dificuldade em classificá-las é causada pela variabilidade natural da cultura. As plantas de um dos pais podem muito bem parecer diferentes: diferem em crescimento, formato da folha, cor, tipo de coroa. Portanto, mesmo os jardineiros experientes nem sempre podem determinar imediatamente que tipo de planta está à sua frente. Vamos tentar entender algumas das características das variedades populares.
"Atropurpureum"
Uma variedade bastante grande de folhas de palmeira, pode ser representada por um arbusto e uma árvore. Ela cresce lentamente, com a idade, mais em largura do que em altura. A coroa é como uma bola ou guarda-chuva, as folhas têm de 5 a 9 dedos. Nos primeiros anos de vida, a folhagem apresenta um rico tom avermelhado, mas depois escurece. O sistema radicular é poderoso, mas a planta exige muito do solo.
A altura pode ser diferente - de 3 a 5 metros.
"Vermelho"
Esta variedade é uma verdadeira mistura de diferentes tipos de ácer. Por exemplo, O Imperador Vermelho é uma pequena planta em forma de arbusto ou árvore, a largura e a altura são aproximadamente iguais - 3 ou 4 metros. Nos meses de outono, a folhagem é de um vermelho vivo, no verão escurece.
As folhas da variedade do Vinho Tinto, de fato, lembram um vinho tinto viscoso. A coroa dessa variedade é piramidal, mas também pode ser oval. A altura é de cerca de 6 metros.
Uma das subespécies mais exóticas da variedade Red é o Red Blush. Esta é uma árvore muito bonita que pode se tornar o destaque de todo o jardim. Pode crescer até 10 metros, tem uma copa perfurada. As folhas são vermelhas, mas com tonalidade laranja. No meio há uma fileira de veios verdes, o que dá um contraste dramático adicional.
"Fénix"
Uma árvore baixa e sofisticada de até 3 metros de altura é o sonho de muitos jardineiros. Na primavera, ela floresce com folhas rosa pontilhadas de nervuras amarelas. No verão fica verde e no outono adquire uma luxuosa cor carmesim. A copa é distribuída em largura de até 2 metros.
A cultura é muito resistente ao inverno e pode suportar geadas severas.
"Granada"
Esta variedade cresce até 4 metros, tem uma bela copa com delicadas folhas de palmeira. A cor das folhas é vermelho bordô, mas com a queda a copa torna-se incrivelmente brilhante, atraindo olhos de longe. Os frutos também são vermelhos, mas no outono começam a ficar prateados, tornando a árvore elegante em qualquer época do ano.
Esta variedade também apresenta boa resistência ao inverno.
De outros
Existem algumas variedades mais interessantes que vale a pena considerar.
"Amarelo"
Uma variedade anã com altas qualidades decorativas. Não cresce mais que um metro e meio, as folhas são sete lobadas, no verão têm uma tonalidade vermelha escura, mais perto do outono elas lançam roxas. A largura da coroa é de no máximo 2,5 metros.
"Bloodgood"
Uma das variedades mais bonitas. As folhas são de cor vermelha brilhante, como um leque, a coroa tem forma de guarda-chuva. As inflorescências são roxas. A planta atinge uma altura de 4 metros, a copa tem 2,5 m de diâmetro.
"Sonho Laranja"
É um arbusto de folha caduca com até 3 metros de altura. Parece bem incomum. A casca verde contrasta fortemente com as folhas. Na primavera, eles são amarelos, então mudam de cor para verde claro. No outono, eles ficam amarelos novamente, fundidos com areia e ouro.
"Dissectum"
Várias árvores pertencem a esta categoria da variedade. Os mais populares são Dissectum Nigrum e Dissectum Ornatum. A primeira subespécie cresce apenas até 2 metros, tem uma copa roxa exuberante. O segundo será um pouco mais alto - até 3 metros. A coroa é brilhante, laranja-avermelhada.
"Duende"
Conserva a folhagem escarlate quase todo o ano, pelo que é indicada para proprietários que pretendem contemplar a beleza do local em qualquer altura e em qualquer estação do ano. Pode crescer até 6 metros.
Aterrissagem
O melhor é comprar uma muda pronta para o plantio. Vale a pena adquirir essas cópias em viveiros comprovados, prontos para fornecer os documentos necessários. Ao comprar, verifique se a muda está apodrecida e com doenças. É importante que ele esteja com um pedaço de terra.
O bordo é plantado no início do outono ou meados da primavera. O principal é que o solo não é frio. O site não deve ser sombreado. O pouso ocorre em vários estágios:
-
um buraco é cavado no solo, deve ser feito 40 cm mais largo do que o recipiente em que o bordo foi comprado;
-
o fundo do buraco é coberto com uma camada de drenagem de 15 centímetros (é melhor levar entulho);
-
recolhido em 2 partes de húmus e turfa, misturado com 1 parte de areia, enchido até a metade no buraco;
-
a muda está localizada no meio, as raízes são esticadas, o colo da raiz é ligeiramente levantado;
-
a muda é coberta com terra, cheia de 10 litros de água;
-
assim que a água for absorvida, acrescente mais 10 litros.
Segredos de cuidados
Cultivar palm maple não é uma tarefa fácil. Afinal, essas plantas estão acostumadas a condições diferentes e nem todas acham fácil criar raízes em um clima mais severo. A tarefa do jardineiro, neste caso, é providenciar os cuidados mais corretos. Existem vários aspectos importantes.
Rega
Durante os primeiros 30 dias após o plantio, o bordo é regado todas as semanas. No período outono-primavera, será o suficiente uma vez a cada 14 dias, no verão, a água é servida uma vez por semana, no calor extremo - duas vezes.
Top curativo
O bordo deve ser fertilizado anualmente, isso é feito na primavera. Não deve haver nenhuma dificuldade especial: basta comprar um fertilizante complexo para bordo japonês e prepará-lo de acordo com as instruções do fabricante.
O Maple também responde bem a soluções de fertilizantes orgânicos.
Afrouxamento
O círculo próximo ao tronco da árvore raramente é afrouxado: apenas 2 vezes por ano é o suficiente. A cobertura morta pode ser adicionada ao mesmo tempo. E também deve servir para o inverno. Além do mais, você precisa remover regularmente as ervas daninhas que crescem perto da árvore.
Poda
Na maioria dos casos, a poda não é necessária para bordos em forma de palmeira, pois essas árvores formam sua própria copa. Apenas as folhas secas são cortadas, assim como os galhos que atrapalham a passagem normal do ar ou ficam pendurados no solo.
Apenas em casos raros, a poda é realizada para melhorar a forma da copa.
Preparando-se para o inverno
Este é um ponto muito importante que não deve ser esquecido. O afrouxamento é interrompido no início do outono para evitar o surgimento de novos brotos. As folhas caídas são removidas imediatamente. Em seguida, cubra a árvore com qualquer material de cobertura. Se os invernos forem muito rigorosos e você suspeitar que a planta não sobreviverá a eles, é melhor cultivar inicialmente o bordo em uma banheira para que possa trazê-lo para dentro de casa no inverno.
Reprodução
O bordo em forma de palma é propagado pelo método de sementes. A semente é colhida no outono, assim que está totalmente madura. Em seguida, é desejável estratificá-lo, mantendo-o na geladeira por alguns meses, mas muitos passam sem ele. Terminada a preparação, pequenos recipientes são selecionados e enchidos com terra. A terra é regada e, em seguida, as sementes são espalhadas em sua superfície, pressionando levemente. O recipiente é coberto com vidro ou papel alumínio, colocado em local bem iluminado.
O abrigo precisará ser removido diariamente para ventilar os contêineres. Recomenda-se umedecer o solo com um borrifador. Quando os primeiros brotos aparecem, o abrigo pode ser removido. A próxima etapa é a colheita, é realizada quando há pelo menos 2 folhas nos brotos. As plantas são plantadas em recipientes diferentes, agora só falta aguardar a altura de 30 cm, que estarão prontas para o plantio em campo aberto.
Doenças e pragas
O bordo em forma de palmeira resiste bem a doenças, mas se a árvore for mantida nas condições erradas, ela ficará doente com frequência. Vários tipos de doenças são mais comuns.
-
Descoloração das folhas, manchas. Se aparecerem manchas escuras na folhagem, esse bordo perderá rapidamente sua aparência decorativa. As manchas são causadas por alguns tipos de fungos, que podem ser combatidas com calda bordalesa ou fungicidas. Se a folhagem ficar amarela nas bordas e secar, é recomendável revisar o regime de irrigação.
-
Antracnose. A doença fúngica também causa descoloração das folhas. A folhagem cai rapidamente, a árvore enfraquece. Lute contra o flagelo dos fungicidas.
-
Murcha vertical. Uma das doenças mais perigosas, pois pode destruir rapidamente uma cultura. A lesão começa no sistema radicular e se espalha para os galhos e folhas. Este último seca e fica marrom, caindo rapidamente. Não há cura, você só precisa destruir a árvore.
-
Oídio. Doença comum, facilmente reconhecida pelo aparecimento de uma flor esbranquiçada na folhagem. É tratado com fungicidas.
Quanto às pragas, os seguintes insetos podem ajudar a enfraquecer o bordo:
-
pulgão;
-
ácaro-aranha;
-
cochonilha de bordo;
-
lagartas;
-
besouros de folhas;
-
mosca branca.
Todos esses insetos podem ser destruídos por métodos populares (por exemplo, uma solução de sabão, tabaco, alho) e por inseticidas complexos. Se a colônia de pragas cresceu, é recomendado o uso imediato de inseticidas.
Para que a árvore se machuque o menos possível, e também não seja influenciada por parasitas, é necessário tomar medidas preventivas em tempo hábil, e também garantir que as condições corretas sejam mantidas no local.
Aqui está uma pequena lista de recomendações:
-
não seja zeloso em regar, porque um fungo pode surgir devido ao excesso de umidade;
-
as árvores devem ser plantadas a uma distância de pelo menos 4 metros umas das outras, caso contrário o fluxo de oxigênio será interrompido;
-
as folhas caídas devem ser removidas imediatamente - este é um ambiente excelente para bactérias e vírus;
-
é proibido queimar as árvores afetadas e arrancadas das áreas, pois os esporos dos fungos são transportados pelo vento;
-
se houver casos de infecções fúngicas em outras culturas ou precursores do bordo, as plantas devem ser tratadas com Bordeaux líquido no primeiro mês da primavera.
Aplicação em paisagismo
O bordo em forma de palma será uma verdadeira dádiva para aqueles que já estão cansados das culturas familiares aos olhos. Uma planta semelhante é usada de maneiras completamente diferentes.Na maioria das vezes, esse é um plantio solitário, no qual o bordo se torna o destaque do local. A escolha mais bem-sucedida seria variedades com folhas vermelhas brilhantes. Eles enobrecerão não apenas os jardins de estilo japonês, mas quaisquer outras áreas bem cuidadas.
Além disso, fan maples são freqüentemente usados para criar becos sombrios espetaculares. Grandes variedades são adequadas para caminhos longos, mas se a tarefa for enquadrar um caminho curto, as variedades de bordo anão serão uma boa solução. Eles podem ser combinados com sucesso com coníferas de baixo crescimento, plantas ornamentais verdes em forma de bola.
Os bordos em forma de palma também são amplamente usados na criação de mixborders. Esta cultura é combinada com muitos tipos de plantas e flores. Ela ficará incrível na companhia de bérberis, magnólias, lilases. Composições especialmente interessantes são obtidas quando o designer brinca com o método de contraste. Por exemplo, um bordo com folhas de carmim é plantado entre flores brancas como a neve, azuis ou roxas.
Outra opção de design é plantar uma árvore de bordo em uma grande banheira decorativa. Recipientes com plantas podem ser colocados nas áreas desejadas do jardim ou na frente da entrada da casa. Será fácil movê-los, se desejado, redesenhando-os. E também bordos em banheiras ficam lindos perto de reservatórios artificiais, refletindo na água e criando um jogo de luz indescritível.
Você pode aprender como cuidar adequadamente do bordo japonês no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.