Doenças e pragas do bordo
O bordo é muito famoso em todo o mundo. É considerado despretensioso, mas ao mesmo tempo é freqüentemente afetado por várias doenças ou sofre ataques de pragas. Em nosso artigo, falaremos sobre como reconhecer o problema e se livrar dele.
Visão geral das doenças
O bordo é bastante resistente à ocorrência de diversos tipos de doenças. Espécies decorativas como o vermelho, "Flamingo", etc. são consideradas especialmente suscetíveis a eles. Os especialistas recomendam aos jardineiros que não percam tempo e caso a árvore esteja doente, comece a tratá-la o mais rápido possível.
- Se falamos de doenças, o oídio está em primeiro lugar no bordo. É muito fácil de reconhecer, as folhas estão cobertas por uma flor de teia de aranha branca. A estação característica para esse problema é o final de maio ou o início de junho. Com o tempo, as folhas ficam amarronzadas e lentamente começam a secar. Como resultado, a folhagem pode cair prematuramente, os brotos param de amadurecer e a robustez do inverno torna-se significativamente menor. Deve-se notar a rápida disseminação da doença para outras culturas, especialmente em climas frios e úmidos.
- A necrose marginal da folha pode se formar por vários motivos. Por exemplo, a árvore pode não ter umidade ou nutrientes suficientes. A murcha vascular ainda é chamada de murcha e é encontrada até mesmo em berçários. O bordo enfraquece com o tempo e, se não for tratado, pode secar rapidamente.
- No câncer graduado, as manifestações dizem respeito principalmente à casca da árvore. Ele fica marrom e seca com o tempo. A madeira fica exposta e morre. Esta doença é especialmente perigosa para árvores jovens e não fortes o suficiente.
- A mancha preta aparece como manchas escuras com bordas irregulares. Sua educação sugere que existe uma boa situação ecológica no local onde a árvore cresce. A doença afeta apenas a aparência decorativa da planta, não há mal nenhum.
- A requeima se refere a doenças fúngicas. As manchas neste caso adquirem uma tonalidade púrpura acastanhada, crescem e escurecem rapidamente. No futuro, os caules e as folhas ficam macios e a planta morre rapidamente.
Pragas comuns
Pode haver muitas pragas atacando as árvores de bordo, elas danificam não só as folhas, mas também a casca e até mesmo o sistema radicular. Vamos falar sobre os mais comuns.
- O gorgulho do bordo pode infectar várias espécies desta árvore. Ele destrói sistematicamente as folhas, o que acaba levando à morte da planta. O ataque da cochonilha do bordo também se torna muito desagradável.
- As pragas podem escolher árvores diferentes. Alguns deles, como lagartas ou besouros das folhas, preferem plantas saudáveis, enquanto outros (por exemplo, besouros da casca) preferem plantas enfraquecidas. Quando se trata de folhas, as lagartas são a principal ameaça. Eles também atacam flores e botões. Um ataque de uma mosca branca do bordo faz com que todas as folhas caiam da árvore. Se estamos falando de insetos sugadores, como conchas e carrapatos, eles sistematicamente extraem a seiva da planta, o que com o tempo também pode destruí-la.
- Pragas menos comuns, como mármore ou besouro de junho. Eles são trazidos junto com sementes e mudas.
- Um inseto chamado ash hat difere porque emite um cheiro persistente de rato. Entre os sinais de sua manifestação, destacam-se as folhas, comidas de todos os lados, exceto do meio.O perigo é que a praga consiga destruir completamente a plantação em apenas algumas noites.
- Entre os insetos sugadores, a falsa escama também é conhecida. Enfraquece a árvore, que começa a perder galhos com o ressecamento.
- Os especialistas observam que a idade da planta também desempenha um papel no ataque de insetos. Jovens e idosos também são caracterizados por suas próprias doenças.
Pulgas, cigarras, elefantes e besouros podem causar danos significativos às plantações jovens. Zlatka também ataca árvores mais velhas.
Métodos de tratamento
Ao tomar medidas para controlar doenças em árvores de bordo, é importante ter em mente a rapidez com que o problema é detectado. É necessário aumentar a supervisão desde o momento em que as folhas aparecem na árvore até o final da temporada. Isso permitirá que você organize, de forma correta e oportuna, medidas para proteger as plantações. É necessário que as condições de crescimento e desenvolvimento da planta sejam ótimas. Nesse caso, você pode contar com um aumento da resistência à maioria das doenças. Além disso, quando se trata de doenças necróticas, vários procedimentos ajudarão a limitar seu desenvolvimento e proteger outras plantações, em particular a poda de galhos, bem como a remoção oportuna das partes afetadas da árvore.
Para Para evitar a possibilidade de propagação de oídio ou manchas de vários tipos, os especialistas recomendam livrar-se das folhas caídas. O fato é que os patógenos podem persistir por muito tempo. Pode-se usar medicamentos especiais, em uma ampla gama oferecida em lojas especializadas, mas isso é verdade no caso de ampla distribuição. Durante a estação de crescimento, as copas das árvores devem ser tratadas com fungicidas. Eles ajudarão a prevenir a germinação de esporos de doenças, o que evitará que a planta seja infectada. O processamento é realizado se flores brancas e vários tipos de manchas começarem a aparecer nas folhas de bordo. O procedimento é repetido em 7 a 14 dias mais uma ou duas vezes.
Para para eliminar os estágios de inverno das doenças, bem como para reduzir o nível de infecção primária, os especialistas recomendam pulverizar as folhas na primavera ou no final do outono. Para isso, fungicidas são usados para erradicar a ação. Nesse caso, você deve estudar cuidadosamente as instruções e monitorar rigorosamente a quantidade do medicamento utilizado e o tempo de processamento. Não é possível usar nenhum método que ajude com todas as doenças e pragas. Portanto, ao lidar com eles, é preciso focar em cada caso específico e não se esquecer da prevenção, pois ela permite prevenir muitos problemas.
Se, na luta contra as doenças, os jardineiros geralmente preferem usar remédios populares, por exemplo, alho picado, então, quando as pragas atacam, as formulações especiais são consideradas mais eficazes. Entre eles, são populares drogas como "Skor", "Inta-Vir", "Falcon", "Kinmiks", "Altara" e outras.
Para obter informações sobre por que o bordo seca, veja o próximo vídeo.
Olá. Plantei bordinhos escavados na mata, 8 pedaços. Eles cresceram por 4 anos normalmente, e este ano começou a corar nas duas folhas externas no meio, e depois a secar. O que é esta doença e como lidar com ela?
O comentário foi enviado com sucesso.