Cultivo de abutilone a partir de sementes em casa
Abutilon, ou bordo em flor, é um gênero de plantas perenes arbustivas conhecidas por grandes flores penduradas em pedúnculos finos e folhagem áspera em forma de bordo. A maioria das espécies são amplamente utilizadas como plantas ornamentais de paisagem e vasos.
Característica
Abutilon é representado por várias dezenas de variedades, das mais populares uma mistura híbrida de Bellevue, Organza e Juliet. As primeiras espécies se distinguem por uma alta taxa de crescimento, podendo crescer até 50 cm por ano. A floração dura quase todo o ano, não havendo exigências especiais quanto à quantidade e qualidade da luz.
Se cultivada a partir de sementes, depois de seis meses a planta está pronta para florescer.
Os botões do caule são bastante grandes, a cor pode variar dependendo da variedade utilizada pelo criador. A folhagem é de um verde profundo, pode ser semicircular, de superfície rugosa ou fina, pontiaguda.
Esta planta também é chamada de "bordo doméstico", é despretensiosa, não há requisitos especiais para o conteúdo, mas pelo menos atenção mínima deve estar presente. As plantas jovens apresentam o melhor crescimento, por isso precisam ser replantadas uma vez por ano. Em vasos, a flor desabrocha mais ativamente. Os bordos se propagam por sementes e estacas.
Reprodução
As sementes de bordo germinam rapidamente, mas as mudas resultantes às vezes parecem diferentes da planta-mãe, então esse método raramente é usado. O período de tempo irá variar dependendo se a planta será cultivada em ambientes internos ou externos, mas o processo permanece o mesmo em ambos os casos.
Abutilons internos são semeados e germinados durante todo o ano, e os arbustos que deveriam ser plantados ao ar livre devem ser plantados dentro de casa 4 semanas antes da última geada. O processo passo a passo de germinar o material de plantio é muito simples: basta colocar as sementes em um vaso com um meio bem umedecido e, em seguida, manter a temperatura em cerca de +24 C. A rega do plantio será necessária regularmente para que o o solo não seca. Deve-se dizer que todas as variedades, incluindo as misturas híbridas, germinam das sementes da mesma maneira.
O solo ideal é uma mistura de envasamento universal, que pode ser facilmente encontrada em uma loja especializada.
Se tiver tempo livre, você mesmo pode preparar a mistura. A proporção ideal é considerada a mesma quantidade de solo, areia e esfagno ou musgo de turfa. Deve-se entender que a areia do rio não pode ser retirada do ambiente natural, pois contém não apenas muitas bactérias, mas também componentes nocivos. Outra receita para envasar solo envolve o uso de duas partes de solo argiloso, parte de solo frondoso e húmus e metade de areia.
A mistura finalizada deve ser desinfetada. A desinfecção do solo é um procedimento simples que requer envolvimento mínimo do produtor. Basta colocar a terra em um forno pré-aquecido a 80 C e deixá-la lá por uma hora. Alguns jardineiros acham que aumentar o grau permitirá que você termine o procedimento mais rápido, mas nem tudo é tão fácil.
Se você pegar até 100 C, então junto com os micróbios no solo, substâncias úteis começam a se decompor, como resultado, esse solo se torna inútil.
Para o cultivo de mudas, os melhoristas costumam usar comprimidos especiais de húmus... É muito fácil de usar, basta retirar o material de cima e molhar. A semente germinada é transferida juntamente com o comprimido para um recipiente e coberto com uma película. Posteriormente, usando um borrifador, o cultivador deve molhar o material regularmente. Quando as primeiras folhas aparecem, o abutilone pode ser movido junto com o comprimido para um pote com terra.
Cuidado de mudas
Os bordos cultivados para uso interno ou externo devem ser protegidos do sol direto e de temperaturas extremas enquanto jovens e imaturos. Os produtores experientes aconselham manter os arbustos jovens em um local com luz forte e filtrada, onde a temperatura fica em torno de 21 ° C durante o dia e 13 ° C à noite.
Mova as plantas para um vaso permanente na primavera, uma semana após a última geada. A flor deve ser aclimatada lentamente para que possa repousar por 4 horas sob a luz direta do sol, sem murchar ou queimar. Os bordos domésticos adoram boa umidade e rega de qualidade, por isso recebem bastante água durante os meses quentes e secos do verão. Ao desembarcar na rua é imprescindível providenciar abrigo contra ventos fortes, e na sala o local onde está a flor não deve ser soprado por correntes de ar.
Embora arbustos obtidos de sementes possam florescer no primeiro ano, eles geralmente produzem botões no segundo ano. As plantas cultivadas a partir de estacas deliciam-se com uma floração abundante após três meses.
A planta precisa de mais umidade durante o período de crescimento vegetativo ativo. A rega deve ser abundante, o solo deve ser ensopado até o fundo, enquanto o excesso de água deve necessariamente escoar pelos orifícios de drenagem. Se o solo costuma estar seco e rachado, a flor simplesmente perderá a folhagem e os botões.
O período de dormência começa em novembro: durante este período e até fevereiro, o número de regas é reduzido pela metade. Quanto ao curativo, o melhor remédio seria um fertilizante mineral complexo. É trazido na primavera e no verão. Se possível, você pode usar pasta.
Cuidados de acompanhamento
Abutilon em flor adora o sol, mas durante o verão pode exigir sombra da luz solar direta. Crescido fora ou dentro, o arbusto requer solo bem drenado e espaço extra em um recipiente que permite que ele cresça até um determinado tamanho.
Ao ar livre, é melhor colocar uma camada de cobertura morta de 2 cm ao redor do arbusto. Ele não apenas retém a umidade no solo por mais tempo, mas também inibe o crescimento de ervas daninhas. Compostagem ou mesmo casca de árvore funcionam muito bem como matéria orgânica.
As árvores de bordo ao ar livre requerem bastante água no verão. O agricultor precisará manter o solo ligeiramente úmido, mas constantemente. Molhado não significa com água estagnada, nessas condições a planta vai doer, as raízes vão apodrecer
Como cobertura para a primavera e o verão, justamente no período de crescimento ativo, a melhor cobertura será o fertilizante líquido, que pode ser aplicado junto com a rega.
Determinar as deficiências nutricionais é muito simples - pela queda da folhagem mais baixa. Os melhores fertilizantes serão aqueles que contêm muito fósforo e um pouco menos de potássio e nitrogênio. As plantas de interior precisam de uma alimentação de dois meses com fertilizante solúvel em água 20-20-20.
A poda de abutilone é realizada de forma a manter a forma e o tamanho do arbusto. A época mais adequada para o procedimento é março. Durante este período, você pode remover com segurança o crescimento dos galhos velhos e fracos do ano anterior. Remover botões já desbotados leva à ativação de um novo crescimento.
Doenças e pragas
A planta descrita é suscetível a diversas pragas, como mosca-branca, pulgões, cochonilhas. Por sua vez, os pulgões liberam melada, o que leva ao aparecimento de mofo na folhagem, que causa amarelecimento e morte das folhas.Os besouros se alimentam de folhagens e flores, mas isso não é motivo de alarme, a menos que haja muita infestação. Lesões de afídeos podem ser rapidamente identificadas pela ondulação da folhagem.
A presença de um canhão branco, que mais frequentemente se forma nos seios da folha ou pecíolos, indica a presença cochonilha.
Se a teia de aranha estiver abaixo das folhas, e elas mesmas ficarem visivelmente amarelas, então este já é outro inseto - ácaro-aranha, contra o qual acaricidas se mostraram altamente eficazes. Alimenta-se do suco da folhagem e de um ácaro vermelho, após o qual os brotos não apenas mudam de cor, mas também caem. As secreções pegajosas de insetos são um ambiente favorável para o desenvolvimento de um fungo fuliginoso.
Pode ser utilizado no combate à praga "Decis".
O óleo de nim de jardim é ótimo para combater quaisquer insetos, pois simplesmente os assusta com seu aroma pungente.... As plantas de casa podem ser tratadas com álcool ou borrifadas com sabão inseticida diluído. Em princípio, mesmo um simples aumento na umidade faz com que os insetos fujam.
Uma doença comum em bordos em flor é oídio... O vírus danifica a folhagem, causando manchas, distorção e descoloração. No entanto, o vírus raramente prejudica partes lenhosas das plantas. As infecções fúngicas são tratadas com eficácia com fungicidas, muitos dos quais em lojas especializadas.
A infecção bacteriana da planta não deve ser permitida - ela não só se espalha rapidamente, mas também não pode ser tratada, uma vez que atualmente não existem remédios eficazes.
Como se manter na rua?
Mesmo abutilon interno é recomendado para ser levado ao ar livre no verão, você pode colocá-lo na varanda. O mais importante é monitorar o teor de umidade do solo, para evitar que a luz solar direta atinja a folhagem, pois pode causar queimaduras. Você pode colocar o recipiente sob a árvore, mas para que a planta seja protegida do vento de forma confiável.
Assim que as folhas começam a cair do arbusto, a abutilone sinaliza que o cultivador não está cuidando bem dela. Baixar a temperatura ambiente abaixo de 15 C não tolera uma flor de interior, ela pode até morrer. Com o início do outono, abutilone é trazido de volta para a sala.
Adendo
Agricultores experientes dão seus conselhos sobre como cuidar adequadamente de uma planta:
- para estimular um novo crescimento, você precisará podar a planta em 25-40% no final do inverno, exatamente quando novos brotos estão para começar a aparecer;
- para manter o solo úmido, mas não o pântano, você pode adicionar um pouco de perlita à sua composição;
- o solo deve ser atualizado a cada poucos anos, pois torna-se ácido devido ao uso de fertilizantes;
- o uso de potes de barro envolve a salga rápida do solo;
- a planta pode florescer o ano todo e sob luz artificial, para isso, os bulbos são colocados a uma distância de pelo menos 20 cm do arbusto.
Se seguir as regras elementares e fornecer à flor de interior a quantidade necessária de calor, ela crescerá rapidamente e irá deliciá-lo com uma floração magnífica durante todo o ano. É importante lembrar que a abutilone não tolera o frio e não gosta de solo constantemente úmido, por isso o recipiente deve ter orifícios para drenagem. A planta precisa ser protegida da luz solar direta, vento e até mesmo correntes de ar no apartamento.
Como cultivar abutilone a partir de sementes em casa, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.