Folhas de clematis amarelam: causas e tratamento
Todo mundo adora clematite, essas vinhas requintadas com flores espalhadas deixam todo mundo louco. Mas muitas vezes você pode ver folhas amareladas nas plantas. Essa condição é um sintoma de muitos problemas dos quais você precisa se livrar o mais rápido possível.
Motivos principais
Você não pode prescrever o tratamento até que a verdadeira causa desta condição seja determinada.
Doenças
As doenças de natureza viral geralmente causam uma condição em que as folhas inferiores da clematite ficam amarelas e secas. As doenças podem ser diferentes, assim como o efeito na planta, mas o resultado é sempre o mesmo - a clematis enfraquece, as folhas caem, ficam mais pequenas, não floresce nada ou é muito pobre. O tipo de doença pode ser identificado pelo estado das folhas e pela natureza do dano.
- Mosaico amarelo, uma doença viral, raramente afeta a clematite. É transmitida por insetos, que são lagartas, carrapatos e pulgões. Se um mosaico enferrujado aparecer nas folhas abaixo, que aparece no início da primavera, a planta precisa ser salva. A folhagem afetada seca gradualmente, novas folhas aparecem, que aguardam o mesmo destino. A ferrugem não pode matar imediatamente a videira, a planta hiberna com sucesso, mas na próxima primavera ela definitivamente estará infectada, o que causará a morte.
- Manchas nas folhas, se espalhando gradualmente por toda a folhagem, levando ao amarelecimento e murcha de toda a massa verde, eles falam de uma doença fúngica. Existem muitos tipos desta doença. Apenas algumas variedades podem ser identificadas pela cor das manchas. Por exemplo, a ascocite se manifesta na forma de manchas marrons; para o cylindrosporium, lesões amarelas com tonalidade ocre são características. Septoria infecta a folha com manchas cinza com uma borda vermelha. As veias podem não mudar, apesar do crescimento dos danos ao longo da folha. A boa notícia é que todas as doenças fúngicas são tratadas da mesma maneira.
- Necrose ou saprotrófico - também uma doença fúngica. Ocorre no outono e localiza-se nas folhas velhas. Em pequenas quantidades, a necrose não é perigosa. Grandes localizações e reprodução ativa podem danificar os brotos. Nesse caso, é preciso cortar toda a folhagem velha, queimá-la e tratar o cipó com preparações com cobre na composição.
- Wilt - este é o murchamento da planta sem motivo aparente. A suspeita recai sobre o fungo do solo. Esses microrganismos vivem no solo, parasitam nas raízes da clematite e bloqueiam o fluxo de seiva. Existe outro fungo semelhante, o coniotirium. Ele mora no fundo dos rebentos.
- Phomopsis - É um fungo nocivo, passa das raízes ao longo dos cipós e se espalha por toda a planta. Os sintomas da doença aparecem em maio ou junho - manchas amarelas-escuras aparecem na folhagem inferior, espalham-se pela folha e depois de um tempo desaparecem. Esta doença é especialmente perigosa para variedades com flores grandes - neste caso, a planta muitas vezes morre.
- Fusarium É outro parasita da família dos fungos. O seu efeito nas clematis, especialmente nas grandes e jovens, provoca o aparecimento de manchas desde a margem até ao centro da folha. Como resultado, a folha seca completamente. A doença se espalha desde as raízes, movendo-se ao longo dos brotos. As folhas superiores, que não tiveram tempo de ficar manchadas, murcham.
À medida que a temperatura externa aumenta, a situação se agrava.
Pragas
Eles também costumam atacar a planta, é por isso que as folhas amarelas aparecem na parte inferior, e no topo a folhagem fica menor. Aqui está uma lista das pragas mais comuns.
- A folhagem na base da clematite pode ficar amarela devido aos ácaros. Esta praga no processo de sua vida suga os sucos da planta. Você pode encontrar um ácaro-aranha por manchas brancas. Depois de um tempo, as folhas ficarão emaranhadas em teias de aranha.
- Lesmas e caracóis comem folhas ativamente na primavera e durante todo o verão, se estiver úmido e frio.
- Os pulgões da beterraba vivem na parte inferior da folhagem. No decorrer de sua atividade vital, as pragas sugam o suco das folhas, o que leva ao amarelecimento.
- As lagartas podem se estabelecer no solo e na própria planta.
- Os nemátodes podem infectar raízes ou folhas e rebentos. É impossível lidar com tal praga, pois ela já se encontra no estágio em que nada pode ajudar a planta.
- Ratos e toupeiras não comem clematite, mas podem fazer seus buracos ao lado dela.
Um bairro assim não agrada ao cipó, por isso pode se tornar menos exuberante e com uma floração menos abundante.
Erros de cuidado
Você pode cuidar cuidadosamente da videira, observando todas as regras, mas a planta ainda murcha e descarta as folhas amareladas. Neste caso, resta apenas supor que a clematis carece de nutrientes.
- A deficiência de enxofre se manifesta na forma de folhas claras. Você pode salvar a situação com a ajuda de sulfato de gesso, é permitido o uso de sulfato de amônio.
- Na falta de magnésio, a clematite fica coberta de folhas retorcidas com manchas amarelas. Fazemos fertilizantes com sulfato de magnésio, e em pouco tempo desfrutamos do aspecto saudável da videira.
- O nitrogênio deve ser aplicado na raiz a cada primavera. A falta deste componente pode ser determinada pela cor invulgar da folhagem - amarelo com vermelho. Você pode adicionar nitrogênio de diferentes maneiras: turfa, uréia, estrume. A proibição é imposta ao cloreto de amônio - a clematite nunca deve entrar em contato com o cloro.
- As folhas velhas de laranja indicam uma grande quantidade de potássio. Este componente é difícil de remover da sujeira, então um resultado rápido não funcionará. Para reduzir o potássio, você pode alimentar o solo com sulfato de amônio.
- O ferro faz com que as folhas fiquem amarelas, começando do topo da videira. As veias de sua cor não mudam. A saída dessa situação é reduzir a quantidade de cálcio no solo.
A clematis deve ser constantemente monitorada - isso permitirá a identificação oportuna de qualquer problema, a fim de tomar medidas para eliminá-lo prontamente. Quais medidas exatamente devem ser tomadas para a reabilitação de plantas, você aprenderá mais adiante.
Métodos de tratamento
A escolha do tratamento é baseada no motivo que levou a tal estado da planta.
- Com doenças fúngicas preparações contendo cobre ajudam a enfrentar. Antes do processamento, é necessário arrancar a folhagem afetada e queimá-la.
- Mosaico amarelo não está curado porque não há cura para ele. É necessário cortar as partes afetadas da planta em tempo hábil e fazer o tratamento das pragas que a infectaram. Enxofre coloidal, Karbofos e sabão de potássio são agentes eficazes. Como medida preventiva, não deve ser permitida a proximidade da clematite com floxes, delfínios, peônias, hospedeiros, plantas bulbosas, aquilegia e ervilhas-de-cheiro. Todas essas plantas são altamente suscetíveis à infecção viral.
- Se murchando trepadeiras devido às quedas de temperatura no inverno, uma solução de "Fundazol" com uma concentração de 0,2% é derramada sob a raiz. Esse curativo para o seu cipó favorito deve ser feito 2 vezes por ano (outono e primavera) como medida preventiva.
- Grandes pragas (lagartas, lesmas) são colhidas manualmente, e a planta é tratada com preparações apropriadas que são adequadas para controlar as pragas observadas. Meios improvisados também são usados ativamente.Os mais eficazes são água com sabão, infusão de alho ou cinzas.
- Livrar-se da ferrugem é fácilse o problema foi percebido nos estágios iniciais. Nesse caso, você precisará cortar todas as folhas afetadas que precisam ser queimadas. A planta é tratada com oxicloreto de cobre, "Oxychom", Bordeaux líquido (concentração 2%) ou "Polychom". Se o problema estiver em mau estado, você terá que cortar todos os brotos pela raiz. Ao mesmo tempo, todas as ervas daninhas são removidas, o que evitará uma reinfestação. Embora esse método seja cardinal, é caracterizado pela alta eficiência.
- Remova os ácaros da planta você pode usar inseticidas e acaricidas. Alguns artesãos tratam a videira com um detergente para pratos, que é pré-diluído em água.
Para aumentar o efeito, a planta tratada é coberta com papel alumínio por 48 horas.
Medidas de prevenção
Clematis pode ser chamada de planta caprichosa que requer atenção. Ninguém está imune ao aparecimento de folhas amareladas nele. Mas todos podem reduzir a probabilidade de tal problema. Para fazer isso, você deve seguir regras simples.
Área de pouso
Em primeiro lugar, é necessário escolher o local certo para o plantio da vinha. Condições desfavoráveis tornarão a planta fraca e vulnerável a uma série de doenças. As condições ideais para o crescimento normal e floração abundante de clematis são descritas abaixo:
- proteção contra chuva, correntes de ar e ventos;
- proteção contra picos repentinos de temperatura;
- iluminação adequada;
- sombreamento do sol do meio-dia;
- fornecer ventilação para a planta ao organizar o suporte.
O solo
O solo e o local de plantio devem prepare-se de uma certa maneira:
- o solo ao redor do local de plantio está bem solto, ervas daninhas e raízes velhas das plantas vizinhas são removidas;
- a drenagem é feita conforme a necessidade, para isso pode-se usar cascalho ou areia;
- uma barreira é cavada entre a clematite e as plantas vizinhas, que não permite que os sistemas de raízes se entrelacem;
- é aconselhável adicionar ao solo composto ou húmus à base de folhagem;
- a planta deve ser enterrada em dois olhos e plantada em uma ligeira inclinação;
- a cobertura morta à base de casca impede o crescimento de ervas daninhas.
Cuidado
Clematis requer cuidados, durante os quais você não pode cometer os seguintes erros:
- o afrouxamento do solo não deve ser feito com ancinho, pois brotos e raízes delicadas podem ser danificados;
- qualquer dano ao broto deve ser processado, o que evitará o ingresso de uma infecção fúngica;
- a umidade não deve estagnar no solo, pois em tais condições a videira ficará fraca;
- a rega é feita apenas na raiz, já que a umidade nas folhas é outro fator desfavorável;
- a poda é realizada de acordo com as regras geralmente reconhecidas;
- durante os primeiros dois anos de vida, a clematite precisa ser alimentada e regada regularmente;
- as raízes da planta devem ser mantidas em clima fresco e as folhas precisam de luz solar.
Tratamento
A prevenção das doenças fúngicas consiste em tratar a planta com uma solução de vitríolo (cobre ou ferro) na concentração de 1%. Este procedimento é realizado na primavera e no outono.
No verão, você pode usar Bordeaux líquido ou análogos desta substância.
Recomendações
Clematis pode adoecer, mesmo nas áreas de floristas e profissionais experientes. Mas eles sabem o que fazer nessas situações, pois suas vinhas estão sempre em perfeitas condições. Alcançar tal resultado ajudará a recomendações claras e acessíveis a todos para o tratamento da clematite.
- As vinhas são plantadas em estrita conformidade com as regras. Quebre uma coisa e a planta não será mais tão exuberante e forte quanto você gostaria.
- A rega e a alimentação são realizadas de forma especial, que deve ser observada com a maior precisão possível.
- As ervas daninhas não devem coexistir com uma videira refinada.Eles não apenas obstruem a clematite, mas também podem se tornar portadores de doenças.
- A melhor maneira de fazer a cobertura morta ao redor da planta é usando hortelã ou absinto.
- A clematis deve ser constantemente examinada em busca de doenças e proliferação de pragas. As folhas precisam ser examinadas de todos os lados, pois alguns problemas ocorrem na parte inferior da folha.
- Nem toda cultura de flores e jardins pode ser vizinha desta incrível videira. Malmequeres e calêndulas, coentros e salsa, alho e malmequeres podem ser encontrados ao lado de clematis.
- Não se esqueça de adicionar Fundazol sob a raiz 2 vezes por ano.
Para informações sobre como lidar com a clorose na clematite, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.