Como cultivar clematis a partir de sementes?
Cultivar clematis com sementes não é uma tarefa fácil. Este processo é longo e trabalhoso, portanto, os residentes de verão e os jardineiros terão que trabalhar muito para obter um resultado positivo. Mas para os verdadeiros amantes de vinhas requintadas, nada é impossível, por isso iremos informá-lo sobre as regras para o cultivo de sementes de clematis.
Qual variedade está certa?
Se você está entusiasmado com a idéia de obter clematis de sementes sem falhar, você terá que abordar seriamente o processo de escolha de uma variedade adequada para reprodução.
- Para iniciantes que estão apenas planejando aprender todos os segredos do cultivo de clematis a partir de sementes, melhor começar com a variedade Manchu... Essas plantas se parecem mais com arbustos do que com videiras. No verão, os rebentos são cobertos por pequenas flores brancas que exalam um aroma agradável. A clematite manchu é fácil de cuidar e crescer, então não há problemas com ela.
- "Arabella" - É uma clematite despretensiosa, pertencente a vinhas de floração tardia e de flor grande. A floração continuará de maio a setembro se a planta estiver em condições ideais. As flores atingem 10 cm de diâmetro, pintadas em tom roxo com notas de cinza. Ao longo da temporada, a cor lilás muda para o azul, o que torna a videira espectacular e expressiva.
- "Luz azul" refere-se às primeiras vinhas. Flores Terry, pintadas de azul. Os rebentos com cerca de 2 metros de comprimento agarram-se bem aos suportes com o auxílio dos pecíolos das folhas. Esta clematite floresce 2 vezes por ano, sendo adequada para cultivo em recipientes.
- "Explosão Azul" - o resultado do trabalho de criadores poloneses. A liana é decorada com grandes flores azuis, nas quais se destacam notas rosadas. O diâmetro da flor começa nos 12 cm e o comprimento dos caules chega aos 3 m, podendo esta clematis florir duas vezes por ano.
- "Westerplatte" é tido em alta conta entre os jardineiros, como evidenciado por inúmeras críticas positivas. Esta variedade também é originária da Polônia. As hastes crescem até 2 metros, são decoradas com flores grandes, vermelhas e brilhantes.
- "Helios" com o cultivo adequado de sementes, pode dar bons resultados. As sementes podem ser compradas em lojas especializadas ou mesmo colhidas por você. A clematite desta casta é uma planta vigorosa com caules até 3 m de altura e, de junho a agosto, a liana é decorada com uma dispersão de pequenas flores amarelas de forma invertida.
- "Daches Eydinburg" floresce cedo, liberando grandes flores terry de cor branca como a neve em forma de bola. Os caules crescem até 3 m.
- "Dr. Ruppel" é a variedade mais original de nossa seleção. A cor das flores grandes muda dependendo da iluminação: há uma faixa fúcsia em um fundo rosa, ou uma faixa rosa adorna uma flor de lavanda. Liana floresce duas vezes por ano.
- "Cloudburst" É uma variedade tardia com flores grandes. Foi recentemente criado por criadores polacos. Os rebentos atingem 2,5 metros de comprimento, são decorados com flores de cor rosa-púrpura, centro branco e nervuras rosa. As pétalas são em forma de diamante, com pontas onduladas e afiadas.
- "Comtesse de Bouchaud" floresce tarde, é considerada uma cultura forte, cujos rebentos crescem até 4 metros. As flores rosadas surgem duas vezes por ano.
- "Clematis Long Fire" realmente se assemelha ao fogo devido às cores vivas, que chegam a 16 cm de diâmetro.Embora a floração não seja típica desta planta, esta clematis já produz muitas flores que cobrem completamente a videira. A altura das hastes não ultrapassa 1,5 m.
- "Omoshiro" é originário do Japão. Ela floresce duas vezes por ano, os caules de três metros são cobertos por grandes flores brancas como a neve ou delicadas flores rosa.
- "Mudança de Hart" - É uma clematite forte com hastes de dois metros, que são cobertas por flores vermelhas com tonalidade roxa 2 vezes por ano. O diâmetro das flores começa a partir de 10 cm.
- "Violeta Etual" apaixonou-se pelos jardineiros pela sua despretensão, floração abundante, flores roxas espetaculares e pela possibilidade de reprodução das sementes.
Recomendamos fortemente o uso da semente dessas clematis em particular, especialmente se esta for a primeira experiência. Com essas variedades, as chances de sucesso aumentam.
Preparação de sementes
Para que a propagação da clematite por sementes seja bem-sucedida, é necessário abordar seriamente o processo de preparação da semente. Cada nuance é importante aqui, então você precisa seguir estritamente as regras.
- Se as sementes forem compradas em uma loja especializada, esta etapa pode ser ignorada. A auto-aquisição de material de plantio não é tão fácil quanto pode parecer. A aquisição de sementes para diferentes tipos de trepadeiras pode ocorrer em diferentes épocas do ano. Aqui, as características individuais da instalação são levadas em consideração. Além disso, diferentes sementes podem se formar na mesma videira. Eles podem ter uma aparência diferente e variar em tamanho. Não basta coletar as sementes, elas ainda precisam ser classificadas corretamente. São selecionados os maiores e mais belos espécimes que não apresentam a menor falha.
- A estratificação é uma etapa obrigatória. O resultado desse procedimento será o aumento da germinação da semente e a formação de sua resistência aos efeitos dos patógenos. Ao semear no início da primavera, será o suficiente para proporcionar condições especiais para o seu armazenamento. Deve ser uma sala escura com uma temperatura de cerca de 5 graus. Na semeadura no outono, as sementes devem ser mantidas na geladeira por no mínimo 2 semanas, no máximo 3. Tais condições serão as mais próximas possíveis daquelas em que as sementes se encontram quando entram no solo de forma independente.
- A pulverização também permite aumentar a germinação da semente, respectivamente, aumenta as chances de sucesso. Para borbulhar, é necessário preparar um frasco de 0,5 litro e enchê-lo com uma solução de bicarbonato de sódio (para 250 ml de água, 1 colher de chá de refrigerante). Mergulhamos as sementes em uma jarra e temos o compressor de aquário mais comum. Com o compressor ligado, as sementes devem durar pelo menos 6 horas. A cada 6-7 horas trocamos a água da jarra e continuamos borbulhando neste modo por 4 dias.
Esses processos são a essência da preparação de sementes para futuras manipulações. Como você pode ver, para propagar a clematis usando sementes, você terá que trabalhar muito.
Como e onde semear?
As sementes da videira podem ser plantadas na primavera ou no outono. A primeira opção envolve semear a semente diretamente em terreno aberto. Em casa, as sementes são plantadas para mudas no outono. Essa opção é mais difícil, mas mais eficaz. Para a semeadura de outono, é mais conveniente usar caixas, que, com a chegada do calor, podem ser facilmente levadas para a rua e trazidas de volta para a sala ou colocadas em uma estufa antes do plantio no solo.
As sementes precisam de uma mistura de nutrientes, só que neste caso se transformarão em brotos fortes, que podem ser plantados ao ar livre na primavera. As instruções passo a passo para o cultivo de clematite a partir de sementes começam com a preparação de uma mistura de nutrientes. Deve consistir nos seguintes componentes:
húmus de alta qualidade;
areia fina, de preferência de rio;
Terra;
cinza de madeira.
A semeadura deve ser realizada em mistura cozida no vapor, o que garantirá a ausência de patógenos e outros patógenos.
As sementes vão mais fundo na mistura do solo a uma profundidade que será 2 vezes seu tamanho. Para acelerar o processo de germinação, pode-se colocar um pouco de areia em cima das sementes. Muitos especialistas usam esse truque. Não há necessidade de compactar o solo, pois isso dificultará a admissão do ar à semente, que pode desaparecer sem se mostrar em toda a sua glória.
Do momento em que as sementes são plantadas no solo até a germinação, pode-se levar de 21 dias a 3 meses. Em alguns casos, é necessário esperar até seis meses pelas mudas. Essa diferença no tempo de germinação depende das sementes e da variedade da planta, bem como das condições de sua manutenção. A estagnação da água em um recipiente com clematis futuro não deve ser permitida de forma alguma. O solo deve ser úmido, mas nunca molhado. Nesse caso, as sementes não germinarão, o cultivo não terá êxito e seus esforços serão em vão.
Características da escolha
Quando as mudas adquiriram duas folhas reais, é necessário colher. Alguns jardineiros recomendam esperar pela quarta folha. Não recomendamos fazer isso, pois neste caso será mais difícil para os brotos se acostumarem com as novas condições e se enraizarem, portanto, eles se recuperam por muito tempo, podem doer e enfraquecer. Deve-se deixar uma distância de até 20 cm entre as mudas, mas não inferior a 15 cm. Essas plantas podem ser plantadas ao ar livre em um local permanente.
Aqui você precisa se concentrar nas condições meteorológicas de uma determinada região. O tempo frio e úmido não é adequado para o plantio de clematis no exterior. Nesse caso, é melhor expor demais as mudas na estufa. Ao mesmo tempo, os brotos precisam de irrigação moderada, proteção contra correntes de ar e sol direto. Assim que o tempo lá fora se normalizar, o solo se aquecer o suficiente e a temperatura noturna ficar relativamente alta, as mudas podem ser plantadas em um local permanente.
Regras de plantio em terreno aberto
As mudas, que começaram a crescer a partir das sementes no outono, estão prontas para serem transplantadas ao ar livre em meados da primavera. Ninguém vai dizer a data exata, pois tudo depende das condições climáticas, temperaturas noturnas e diurnas. Se as sementes foram plantadas na mistura de nutrientes na primavera, então será possível plantar os brotos em um local permanente apenas no outono. Apenas algumas variedades podem ser mantidas até a primavera, por exemplo, Clematis "Lomonos".
A escolha do local para o plantio das mudas é importante. Se errar, a planta não conseguirá se desenvolver normalmente e mais cedo ou mais tarde morrerá, e não agradará com uma bela floração.
Apesar da grande variedade de variedades, é preferível plantar clematis em locais que atendam a uma série de requisitos:
cama profunda das águas subterrâneas, caso contrário, você terá que organizar uma drenagem de alta qualidade, mas é melhor abandonar este local e pensar em outro local da cultura do jardim;
embora a clematis seja uma planta que ama a luz, suas raízes devem estar na sombra;
as correntes de ar são um dos principais inimigos da graciosa cipó, por isso é necessário plantar os brotos em local sossegado, protegido dos ventos;
o suporte da planta deve ser pensado com antecedência: será natural (árvores, arbustos) ou artificial (cerca, arco).
O plantio de brotos de clematis é realizado de acordo com as seguintes regras:
faça um furo de até 80 cm de profundidade;
colocamos tijolos, areia, argila expandida no fundo para uma drenagem de alta qualidade;
abaixe a muda, endireite suavemente as raízes;
preenchemos os vazios com solo fértil de alta qualidade, de forma que o rebento se aprofunda 10 cm até o primeiro botão, e não apenas até o colo da raiz;
deixe uma distância de até 10 cm para as bordas da fossa;
Regue a clematis abundantemente e cubra-a com turfa.
Observando essas regras simples, você pode facilmente cultivar clematis a partir de sementes. Embora esse processo seja longo e difícil, pode ser feito por qualquer jardineiro e amante de belas plantas com flores.
Dicas de cuidados
Cuidar de uma jovem clematite não é difícil, portanto, mesmo um jardineiro novato pode dar conta desse trabalho. Nossas dicas para cuidar de uma videira com semente irão ajudar neste assunto:
será necessário adicionar terra ao colo da raiz, dependendo do crescimento da planta;
para uma formação mais ativa de novos rebentos, é necessário cortar regularmente os topos das vinhas;
A rega da clematite deve ser regular, basal, mas não abundante, uma vez que a clematite não gosta de alta umidade e não tolera bem a água na folhagem;
A clematis necessita de fertilizantes, portanto, após o plantio, recomenda-se adicionar uréia na proporção de 1 colher de chá por balde de água, a seguir usa-se verbasco (1:20) ou um complexo especial de fertilizantes minerais;
uma planta jovem definitivamente precisa de abrigo, portanto, para o período de inverno, ela deve ser protegida da geada com estopa, agulhas, material especial ou material de cobertura.
Como cultivar clematis a partir de sementes, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.