Tudo sobre clematis
Plantas incomuns com flores brilhantes e frequentemente perfumadas nos brotos que escalam ao longo da cerca e do caramanchão são clematis. Pela combinação de um verde vivo e belas flores, eles são amados por proprietários de jardins e quintais.
Descrição
Clematis é uma planta perene que pertence à família do botão de ouro. Da língua grega é traduzido como "um ramo de videira", e de outra forma - "um rebento de uvas". Também conhecido pelos nomes de clematis, javali, verruga. Encontrado em todo o mundo, exceto nos pólos norte e sul. Clematis são muito populares entre os jardineiros em muitos países europeus, América, Austrália, Japão, um clássico pátio inglês não passa sem clematis. Na Rússia, essas plantas não são tão conhecidas, embora cada vez mais os floricultores prefiram a clematite.
Vantagens:
- pouco exigente para a composição dos solos;
- resistência a baixas temperaturas e seca;
- crescimento rápido;
- vegetação luxuriante e densa;
- floração abundante e longa;
- resistência a doenças fúngicas;
- ocupa um mínimo de espaço durante o pouso.
Todos os tipos de clematis perenes, perdendo as folhas das plantas para o inverno, existem variedades perenes. Nem uma única variedade de clematis é anual. Eles podem crescer de 20 a 50 anos e até mais, depende muito das condições ambientais e das características das espécies da planta.
Escapes
A maioria deles são cipós (ou botias), agarrando-se a folhas que torcem seus pecíolos em torno dos suportes. Eles crescem até 3 metros de comprimento, algumas espécies até 8 metros (folhas de uva, clematis da montanha). São arbustos trepadeiras que quase não se agarram, mas se apoiam em apoios, podendo atingir de 1 a 2,5 metros de comprimento (Manchu, grau "Alyonushka"). Existem em pé direito e não se agarram às folhas, crescem até 90 cm, muitas vezes mais de um metro (inteiras, suínos). Distingue-se pelo caule herbáceo que seca no inverno (florestal, reto), e pelo lenhoso, que tolera bem o inverno (roxo, com folha de uva).
Sai
- simples (dissecado ou inteiro);
complexo (trifoliata, dvazhdytroychaty, imparipinnate).
Eles estão localizados no caule do lado oposto aos pares, mas há um arranjo triplo de folhas. Muitas espécies têm formatos de folhas mistos, por exemplo, a clematite de Jacqueman tem folhagem pinada, mas os topos são cobertos por folhas simples. A folhagem também é colorida de maneiras diferentes, de verde escuro (arbusto) e verde profundo (paniculado) a cinza, e às vezes cor de vinho, por exemplo, em Clematis Balear no inverno e na primavera - as folhas florescendo de flor roxa e Armand .
Flores
Existem solitários e coletados em inflorescências com um grande número de estames. A flor da clematite não tem pétalas, o que se considera pétalas são sépalas de diferentes formas e cores. Formas de flores em flor grande:
- Estrela;
- cruzar;
- disco;
- Sino.
O tamanho das flores grandes é de 10 a 20 cm de diâmetro (às vezes mais), muitas vezes no período primavera-verão são maiores do que no final da estação. As flores de tamanho médio crescem de 4 a 10 cm, e as de flor pequena - de 2 a 4 cm, freqüentemente formam inflorescências ou panículas.
Formas de flores pequenas:
- em forma de xícara;
- em forma de sino;
- jarro;
- tubular.
Coloração da clematite em flor:
- Branco;
- amarelo;
- cor de rosa;
- carmim;
- roxa;
- roxa;
- azul;
- azul.
Algumas variedades apresentam uma faixa no centro da pétala. As variedades híbridas são multicoloridas, ricas em tons e muitas listras (Wildfire, Akeshi, Royalty, Josephine, Piilu, Andromeda).
As flores cheiram bem:
- aroma de amêndoa (Sweet Summer Love, pungente, Rubromarginata);
- citrinos (recta, "Blue Bird");
- jasmim (Manchu, paniculado).
No lugar das inflorescências, as sementes são formadas. Eles são semelhantes em forma de uma haste arqueada com vilosidades e são montados em cabeças. As sementes que não estão maduras e púberes, prontas para propagação, parecem decorativas. O sistema radicular da clematis é:
- superficial - fibroso, não mais profundo que 45 cm, mas muito extenso, até 200 raízes (queima, Texas, roxo);
- mais profundo - pivô até um metro, cerca de 45 raízes em um arbusto (folha de uva, Tangut, leste).
As plantas com raízes centrais não gostam de transplantes, elas são plantadas imediatamente em um local permanente.
Visualizações
O gênero dessas plantas perenes é muito diverso, existem cerca de 300 espécies ao redor do globo. No território da ex-URSS, crescem 18 variedades selvagens de clematis. Por conveniência, todas as variedades e variedades obtidas com a participação dessas espécies são divididas em escalada e mato. Além disso, existem:
- flor grande (Zhakmana, Flórida);
- floração média ("Carmencita", "Alexandre");
- flor pequena (ardente, manchu).
Existe uma classificação de jardim geralmente aceita, de acordo com a qual:
- espécies trepadeiras com flores grandes (Vititsella, Zhakmana, Lanuginoza, Patens);
- espécies de arbustos com flores grandes (Integrifolia);
- flor pequena e flor média (Hexapetala, Heracleifolia, Montana).
Variedades de flores grandes e híbridos são agrupados por origem a partir de uma variedade particular.
Grupo Viticella
Criado com a participação da clematite roxa. Este é um arbusto loach de até 3,5 metros. Possui folhas compostas de penas, 5–7 por ramo. Taças de flores de até 12 cm de circunferência com 4-6 pétalas. As cores variam do rosa ao roxo. Floresce abundantemente no verão em novos brotos. A poda é necessária no outono.
Grupo de Jacquemann
Inclui híbridos criados a partir de Clematis Zhakman. Vinhas arbustivas até 4 metros. As folhas são pinadas compostas, de 3 a 5 no caule. Flores de até 20 cm de tamanho podem ter até 6 sépalas, as cores variam do azul ao roxo. Época de floração: meados do verão ao início do outono. Poda de outono.
Grupo Lanuginoza
No cruzamento da clematite lanosa branca, obtêm-se videiras arbustivas de até 2,5 metros de comprimento. As folhas simples ou trifolioladas são ligeiramente pubescentes. Flores grandes de até 25 cm com 6 a 8 pétalas. Cores claras: branco, azul, rosa. Ela floresce na primavera e no verão nos brotos do ano passado, em agosto - nos novos, mas não abundantemente. Não corte os brotos antes do inverno, quando os botões aparecerão na próxima primavera.
Grupo de patentes
Formado com a participação de clematis alastrando. Vinhas arbustivas até 3,5 metros. As folhas são pinadas compostas, até 3-5 no caule. O cálice da flor tem até 18 cm, aberto, muitas vezes em forma de estrela. Até 8 pétalas em tons de azul, violeta, roxo e mais claro. As formas Terry não são incomuns. Ela floresce nas vinhas do ano passado em maio, às vezes nas vinhas novas em agosto. Podado e coberto no outono.
Grupo flórida
Obtido com clematis com floração. Videira arbustiva até 3 metros de comprimento. As folhas são trifolioladas e dvazhdytrychatye. O tamanho da xícara é de até 17 cm, com 6 pétalas, existem espécies de terry. As cores claras são comuns, mas também existem combinações escuras. As vinhas do ano passado florescem em maio e junho: flores duplas ou semi-duplas, em novas - aparecem flores simples. No outono, corte pela metade do comprimento da planta e cubra.
Grupo Integrifolia
A clematite de folhas inteiras forma a base das variedades deste grupo. É um arbusto trepadeira de 1,5 a 2,5 metros, que se agarra um pouco à cerca. As folhas podem ser simples ou complexas.As xícaras são entreabertas, em forma de sino até 12 cm, de 4 a 8 pétalas das mais variadas cores, botões caídos. Floração abundante em novos rebentos. Podado no outono.
Variedades de flores pequenas e médias:
- Alpina (príncipe, "Alpina Blue");
- Armandi (Armanda);
- Fargesioides (Paul Fargez);
- Heracleifolia (hogweed, New Love, Crepuscule, Pink Dwarf, eu sou Stanislaus, Sra. Robert Brydon);
- Hexapetala ("Moonlight", "Zvezdograd");
- Montana (Rubens, Grandiflora);
- Rekta (grama reta);
- Texensis (Princesa Diana, Duquesa de Albany).
Clematis de flores grandes Vititsella, Zhakmana, Integrifolia, Lanuginoza, inverno Patens aberto e ligeiramente coberto no Território Krasnodar, Moldávia, Ucrânia. Com abrigo regular no inverno, essas espécies despretensiosas são bem adequadas para o cultivo em áreas não chernozem da parte central da Rússia, noroeste e sudeste, bem como na Sibéria e no Extremo Oriente. Um tipo de arbusto de baixo crescimento é cultivado sem proteção contra a geada, mesmo nas regiões mais ao norte.
Para a maioria das regiões, os seguintes tipos de clematis são recomendados:
- hogweed e variedades formadas a partir dela;
- Virgínia;
- Oriental;
- floresta;
- de folhas claras;
- em linha reta;
- cinzento;
- Tangut;
- texas;
- roxa;
- folha inteira;
- seis pétalas;
- Raeder.
Híbridos compactos encaracolados do grupo da Flórida com baixa resistência à geada são mais propensos a crescer em uma varanda ou sacada. Eles hibernam em recipientes internos em temperaturas de 0 a +5. Paniculata clematis é usada para paisagismo no sul da Rússia, onde cresce até 5 metros ou mais, e se distingue pela floração abundante. Na faixa do meio, essa variedade é menos comum e requer cuidados especiais, já que a planta não é resistente ao inverno e congela.
Seleção de assento
Para variedades de clematis com flores grandes, é recomendável escolher um local mais fresco. O frescor é obtido sombreando o arbusto. Para o pleno desenvolvimento do mato, o sol precisa de cerca de 6 horas por dia. Muitas variedades de clematis de lugares onde o dia é curto. Na latitude, onde o sol é mais frequente (zona média da Rússia e ao norte), uma superabundância de luz provoca o crescimento ativo da planta, o que retarda o aparecimento das flores. A planta não tem tempo de se preparar para o inverno.
Na terra não preta, é melhor plantar clematis perto da parede leste da casa ou cerca, você pode do sul ou do oeste. No norte, são plantadas variedades tolerantes à sombra (Alpine, Mountain, Manchurian, Clematis Redera, "Lavson", "Nelly Moser", "Fargezioides"). Perto de um único suporte - uma coluna, uma árvore - são plantados a norte, para que a parte subterrânea seja protegida de sobreaquecimento. Em áreas mais frias, a parede sul funciona melhor. A sombra total é contra-indicada para plantas.
É necessário providenciar que as clematis sejam protegidas do vento: por uma parede, cerca ou outras plantas. Rajadas fortes quebram os brotos e derrubam as flores da planta, tais condições podem atrasar o aparecimento das primeiras folhas e flores. Se não houver proteção contra o vento, a clematite é plantada perto de uma cerca baixa (grade da varanda, portão).
As clematis não toleram bem o transplante, por isso é melhor plantá-las imediatamente num local onde cresçam constantemente. O solo para o plantio é preferível solto e bem permeável à água, fértil. Solo argiloso ou arenoso argiloso, ligeiramente alcalino, neutro ou ligeiramente ácido, são adequados solos de jardim comuns. Solos úmidos, argilosos, pesados, muito alcalinos e ácidos são contra-indicados. Eles melhoram esses solos adicionando húmus, turfa, composto e areia grossa, soltando-os. As mesmas operações são realizadas com solo arenoso. Algumas clematis, por exemplo, oriental, crescem em solo seco, pobre e salino.
As raízes das plantas se desenvolvem mais ativamente em solo ácido, o melhor valor de pH é 5,5-6. Solos mais ácidos acima de pH 7 devem ser alcalinizados: cobertura morta com areia misturada com cinzas ou regada com cal.Espécies de flores grandes e híbridos dos grupos Viticella e Integrifolia preferem solos ácidos. Alcalina é necessária para clematis de tangutica, orientale, montana, alpina, macro-metal e folhas de uva, Koreana e vitalba podem crescer nelas.
As águas subterrâneas próximas criam inconvenientes significativos para a clematite e podem levar à morte da planta. É necessário colocar fossos de drenagem e plantar o arbusto em um dique de terra. O solo no local de plantio precisa ser bem escavado e fertilizado. É importante levar em consideração aqueles componentes que já estão presentes no solo. O processamento é realizado um mês antes do plantio no outono e no outono na primavera. Você pode plantar pequenas variedades em vasos de varanda ou vasos de flores com uma mistura de terra, areia, húmus e fertilizantes minerais. Deve-se adicionar cinzas de madeira.
Contabilidade da zona climática
Em áreas com invernos quentes e amenos, as clematis são plantadas no outono (final de setembro - início de novembro), em um clima mais severo, as datas de plantio são adiadas para abril - maio, o solo deve aquecer bem. Nas regiões do sul, o plantio da primavera é realizado o mais tardar em março; na área do norte, eles são plantados no final de agosto - início de setembro. A clematite é plantada durante toda a estação de cultivo, após o plantio em campo aberto, a planta é sombreada por duas semanas. Para clematis, o regime de temperatura é importante. Atenção deve ser dada à origem da variedade plantada: espécies de flores grandes, cujos ancestrais crescem nas montanhas da Ásia, não gostam de calor e dificilmente toleram temperaturas de +25 graus, e aqueles que vieram da América se adaptam perfeitamente a um temperatura de +40.
Da floração ao amarelecimento da folhagem no outono, a clematis leva cerca de 200 dias, no sul esse período é mais longo e nas latitudes ao norte é mais curto.
De março a abril, os botões de clematis começam a se abrir na seguinte ordem:
- marrom;
- Manchurian;
- roxa;
- Oriental;
- montanha;
- em linha reta;
- Tangut;
- seis pétalas;
- folha inteira;
- hogweed;
- folhas de uva;
- queimando;
- arbusto;
- cinzento;
- texas.
Para áreas com clima ameno, a estação de cultivo começa aproximadamente na hora especificada; em áreas mais frias, a data pode mudar em um mês. As flores também abrem mais tarde. Nos anos mais frios - final da primavera com geadas, verões chuvosos e nublados - não se deve esperar um recorde de floração abundante de clematis.
A clematite após a poda e o inverno pode florescer abundantemente em vinhas novas crescidas. Isso permite que seja cultivado na região central da Rússia, na Sibéria e no Extremo Oriente. O sistema radicular da clematis pode resistir a geadas de até cerca de -20 graus. Príncipes alpinos e siberianos - até -35. A resistência à geada de uma espécie em particular é levada em consideração na escolha de uma variedade para os territórios do sul, a faixa do meio e as regiões do norte.
Instalação de suportes
Todas as clematis crescem muito rapidamente, na primavera os rebentos aumentam 10-15 cm por dia, mas os rebentos não têm tempo para ficarem mais fortes e precisam de apoio. É necessário garantir que as vinhas não se entrelaçam, a partir desta clematis formam menos botões. Os rebentos crescidos e fracos são removidos na base do caule.
Tipos de suportes:
- suporte único (madeira, coluna);
- cerca;
- arco;
- treliça (pirâmide, bola, treliça);
- pérgola.
O tipo de suporte mais utilizado para a clematite é a grelha, instalada separadamente ou fixada à parede. O tamanho entre os quadrados é de cerca de 5x5 cm, as vinhas devem passar livremente entre a grelha. Os suportes podem ser de madeira ou metal. Desenhados esteticamente, eles criarão uma composição adicional e ajudarão a moldar uma liana com flor encaracolada. Ao colocar os suportes em uma linha, eles são posicionados de leste a oeste para criar a iluminação mais adequada. A altura dos apoios varia de meio metro a três.
As estruturas de concreto armado parecem, à primeira vista, mais práticas. Os elementos verticais e transversais são feitos de hastes finas - isso torna mais fácil para a planta subir e se agarrar.Os clematos ficam enrolados com tanta força que no outono você tem que cortar cada folha, tentando não quebrar os caules, que ficam cobertos para o inverno. Durante a instalação, os suportes devem ser fixados com cuidado, caso contrário as plantas podem ser danificadas com chuva forte e vento se a grade cair.
Alguns jardineiros usam linha de pesca como suporte - esta é uma opção econômica em termos de custo e instalação. Perto de um arbusto plantado contra uma cerca ou parede, vários ganchos são cravados no solo. As bordas inferiores da linha de pesca são amarradas a eles, e as superiores à barra transversal na cerca ou parede. Os rebentos da planta envolvem-se bem na linha de pesca e não caem dela. No outono, a linha é cortada de cima e o arbusto no chão.
Características de pouso
Clematis não tolera bem o transplante, então eles escolhem um lugar permanente para eles imediatamente. As mudas são colocadas em plantio conjunto em intervalos, e se o arbusto for único - de plantas vizinhas e suportes. Para diferentes variedades e espécies, a distância é escolhida individualmente, esta é influenciada pelo comprimento da futura videira e o volume da sua parte do solo:
- Zhakmana, Vititsella, Integrifolia a uma distância de 1–2 metros;
- Patens, Flórida, Lanuginoza com intervalo de 0,7 a 1 metro, se os arbustos se abrigam no inverno, nas regiões norte aumenta para 1,5 metro;
- arbustos altos com flores pequenas são colocados a uma distância de 2 a 4 metros.
As clematis de diferentes variedades, plantadas lado a lado, não polinizam excessivamente, a proximidade das diferentes variedades não afeta de forma alguma a forma e a cor das flores. As raízes da clematite penetram profundamente no solo e em torno delas não divergem mais do que um metro, não afogam outras plantas. Recomenda-se plantar a planta a não mais de 2 metros de uma árvore ou arbusto. As raízes são isoladas com uma divisória especial feita de ardósia ou material semelhante. As raízes da clematite são removidas da parede da casa ou da cerca em meio metro.Há várias opiniões e recomendações sobre como plantar a clematis corretamente.
Durante mil e quinhentos anos se acreditou que para tais plantas era necessário cavar buracos profundos de 60x60 cm, no fundo dos quais deveria ser colocada uma camada de drenagem de 15 cm (brita ou pedrinha), e no topo uma mistura de barro com húmus, turfa, composto, cinza de madeira e fertilizantes minerais (superfosfato, nitrofóbico). Muitas publicações especializadas recomendam o plantio desta forma. Mas este método só é adequado para solos leves sem água subterrânea.
Friedrich Manfred Westphal tem criado clematis durante a maior parte de sua vida, assim como seu pai. Em sua opinião, a clematis não deve ser plantada desta forma. Se você cavar um buraco em solo pesado e enchê-lo com solo mais leve, ele se tornará um recipiente no qual a água de todo o local será coletada. A drenagem na parte inferior não ajudará em tal situação. Este é o padrão de pouso errado.
A profundidade da cova de plantio, segundo o criador alemão de clematis, deve ter o mesmo diâmetro do recipiente em que a muda foi transportada, cerca de 20 cm. A cova de plantio deve ser preenchida com o mesmo solo que foi cavado. Uma drenagem e um tubo para drenar a água são colocados logo abaixo. As raízes de uma planta vizinha devem ser separadas da clematis por uma divisória, que é aprofundada no solo em 30-50 cm, este é o esquema de plantio correto.
Com uma localização próxima do lençol freático, você pode tentar plantar clematis em um aterro com sulcos profundos nas laterais. Não plante muito perto de um muro de pedra e cerca, onde a planta pode superaquecer, a distância deve ser de pelo menos 30 cm.
Clematis são suscetíveis a danos na raiz. A muda pode ser plantada em um buraco em um recipiente comprado cortando o fundo. Em seguida, o recipiente pode ser removido. Ao plantar sem um recipiente, eles são plantados no mesmo nível em que a planta estava no recipiente, 7–8 cm. A raiz danificada é cortada e desinfetada com uma solução rosa de permanganato de potássio, o corte é polvilhado com carvão triturado ou cinza. A cal é adicionada ao buraco de aterragem. É imperativo regar, pode-se usar uma solução de farinha de dolomita ou giz natural (15 litros + 3 pitadas de dolomita).A mistura diluída deve ter a cor de leite assado, este procedimento é realizado 2 a 3 vezes no verão, sempre após a fertilização com matéria orgânica.
Para o plantio, são utilizadas estacas enraizadas, estratificação e mudas de clematite de dois anos, raramente anuais. As mudas obtidas por enxertia ou enxertia devem ser plantadas 10 cm mais profundas que o normal. Areia é derramada sobre o pescoço da raiz para protegê-la de danos causados por um fungo putrefato. Durante o verão, um pouco de solo fértil é despejado no buraco até que fique nivelado com o nível do solo.
Regras de cuidado
Solos pantanosos são contra-indicados para clematis, pois não são plantados perto de uma parede sob um telhado sem sistema de drenagem. Caso contrário, eles ficarão doentes e morrerão. Árvores altas e extensas não são o melhor bairro para clematis, as raízes poderosas da árvore impedirão o crescimento do cipó. A parte espessa e exuberante da clematis se sente bem ao sol, e as raízes preferem o sombreamento. Segredos do cultivo: para as regiões do sul, as clematis são plantadas em sombra parcial, nas regiões do norte - em áreas ensolaradas. Plantas de baixo crescimento - flores ou espécies decorativas - são uma boa solução. Você pode cobrir as raízes com serragem, palha, agulhas.
Os tipos arbustivos e trepadeiras de clematite são adequados para o cultivo em um canteiro de flores no jardim e para composições individuais. Na dacha, eles são colocados perto da cerca ou perto do gazebo para criar vegetação abundante e sombra. No desembarque em vasos de uma varanda ou terraço, é necessário garantir que haja iluminação suficiente, devem ser tratados da mesma forma que para as clematis ao ar livre. Com pouca luz, as flores desabrocham pálidas ou esverdeadas. Após a floração de um arbusto adulto, o pedúnculo é cortado.
As plantas jovens na primavera podem demorar muito tempo para abrir seus botões e não liberar brotos. O sistema radicular ainda não é forte o suficiente e a planta está crescendo. Quando as primeiras folhas aparecem, o broto começa a crescer rapidamente. Liana é cuidadosamente levantada e amarrada a um suporte. De acordo com as regras da tecnologia agrícola, você pode aumentar o número de brotos em um pequeno arbusto simplesmente beliscando o topo da cabeça, mas isso atrasará a floração em 10-14 dias.
As plantas precisam ser regadas com frequência em climas quentes de verão (2 a 3 vezes por semana), mas certifique-se de que a umidade não fique estagnada no solo. Deve estar sempre úmido e solto. É importante regar corretamente: não despeje no arbusto do centro. Uma depressão é feita a 15-30 cm da base, o volume necessário de água é despejado nela. Um excesso de umidade na parte inferior da videira pode causar murcha. Se os rebentos murcharem após a rega, o arbusto é arrancado e queimado, e o solo é desinfectado com uma solução de sulfato de cobre. Em solos pesados, o ponto de crescimento da clematis é aprofundado em 8 cm, recomenda-se afrouxar mais o solo freqüentemente, alimente-o e feche-o com mais cuidado para o inverno. Com um plantio mais raso na primavera, os arbustos podem crescer e florescer mais rápido, o que é muito importante para as regiões do norte, onde o verão é mais curto. Em solos leves, a base da raiz é colocada o mais profundamente possível em 10-15 cm.
Após o plantio por cerca de um ano, os botões são aconselhados a serem arrancados para que a clematis possa formar o sistema radicular. Não é necessário fertilizar nos primeiros dois meses para que a planta desenvolva raízes, e não brotos verdes.
Apoio, suporte
A maioria das clematis são vinhas, e há arbustos trepadeiras entre elas. Ambas as variedades precisam de suportes. Suportes para diferentes tipos requerem diferentes. Para escaladores de folhas de lianas, aqueles são adequados para os quais será conveniente agarrar-se aos caules das folhas. Estas são estruturas únicas em forma de pilar, coluna, treliça em diferentes configurações. Outras plantas também são usadas como suporte: árvores, arbustos (chubushnik, weigela, forsythia). As clematis trepadeiras praticamente não se agarram, mas precisam se apoiar em uma estante para não cair com o próprio peso. Perto de uma cerca ou de um mirante, essas clematis dependem de edifícios.
Qual deve ser o suporte para clematis:
- durável (não deve quebrar sob o peso de uma planta grande);
- resistente (não caia do vento e da chuva);
- conveniente para poda e cobertura de plantas para o inverno;
- esteticamente agradável ou móvel (fácil de instalar e montar).
Uma treliça é fixada na fachada de um edifício ou uma cerca em branco, uma estrutura em forma de arco é adequada para decorar um mirante ou uma passarela, um suporte em forma de pirâmide pode ser colocado em um canteiro de flores ou jardim frontal no centro. A clematite se enrosca nos suportes com brotos flexíveis, cuja espessura da superfície ao longo da qual a planta se enrola não deve ser superior a 2 cm. Clematis cresce bem em superfícies de rede e malha, por exemplo, em uma cerca de malha regular. A mesma rede, esticada na parede, permitirá que a planta suba e se enrole no poste - ao longo do poste.
Estruturas triangulares (pirâmide ou obelisco) feitas de ripas ou pranchas são muito populares entre os fãs de clematis. Eles podem ser feitos rapidamente a partir de meios improvisados e instalados fixando-se profundamente no solo.
Rega
A clematis deve ser regada cerca de uma vez por semana. As plantas jovens precisam de cerca de 10–20 litros de água por rega, e os adultos - cerca de 40. Para plantas de contêiner de até 5 litros, é desejável que haja orifícios de drenagem no contêiner. Rega-se não pela raiz, mas sim numa depressão (40-50 cm), situada a uma distância de um cotovelo da base do arbusto. Após 2-3 dias após a rega ao redor da clematite, é necessário soltar o solo, que deve estar úmido e quebradiço. Solo solto contém ar necessário para alimentar as raízes.
Em um arbusto que cresce por muito tempo em um lugar, a terra é compactada e é difícil para a umidade penetrar profundamente no solo. Na estação quente, até 60 litros são despejados sob uma liana adulta. A regularidade é importante na irrigação da clematite. A falta de água afeta a clematite: os verdes ficam pálidos e as flores diminuem. O solo ao redor do arbusto é compactado gradativamente para que a planta não adoeça, recomenda-se um método de rega subterrânea. Para fazer isso, cave ao redor da planta 3-4:
- tubos perfurados;
- filtros verticais cheios de cascalho ou brita, com 10-15 cm de diâmetro;
- pote ou recipiente velho.
Os aparelhos são colocados verticalmente no solo e, ao serem irrigados, são enchidos com água, que aos poucos se distribui pelo arbusto, não se espalha e penetra profundamente.
Top curativo
Clematis são alimentadas cerca de 5 vezes durante o período de primavera-outono. Os fertilizantes são usados orgânicos e inorgânicos. Normalmente, se a quantidade necessária de nutrientes foi introduzida no solo durante o plantio, a princípio eles não foram introduzidos. A falta de oligoelementos úteis se manifesta na aparência das plantas: pequenas folhas e flores, poucos botões. Tipos de curativos.
- Mineral - nitrogênio (estimula o crescimento de caules e folhas), fósforo e potássio (para a formação de botões). Fertilizantes que contenham cloro não devem ser usados.
- Orgânico (ureia, infusão de verbasco, fezes de frango).
Não é recomendado fertilizar clematis com esterco
Curativos orgânicos e minerais são aplicados sucessivamente. Recomenda-se alimentar-se com mais frequência e em pequenas doses, com alta concentração de substâncias, as raízes ficam danificadas, a planta pode morrer. Primeira alimentação: final de abril ou início de maio. Nitrato de amônio 2 g por 10 litros de água. Ou espalhe um punhado ou dois perto do arbusto. Amônia (3 colheres de sopa por 10 litros) é adequada. Segunda alimentação: após uma semana, são aplicados fertilizantes orgânicos na proporção de 1: 10 (verbasco), 1: 15 (fezes de frango), 10 g por 10 litros (uréia). É regado com leite de lima em maio (100 g de lima apagada ou giz por 10 litros de água, pode-se usar farinha de dolomita).
A terceira alimentação: passe em uma ou duas semanas com fertilizante complexo, por exemplo, "Kemira universal" 1 colher de sopa. eu. 10 litros de água. Quarta alimentação: antes da formação de botões com complexos fósforo-potássio. Os arbustos floridos não se alimentam, o que encurta o tempo de floração. Quinta alimentação: após poda com fertilizante complexo 1 colher de sopa. eu. 10 litros de água. Em agosto, 2-3 copos de cinzas são colocados sob cada arbusto.
Tratamentos foliares 3 vezes por temporada:
- solução de ureia (1 colher de sopa. L. por 20 l de água);
- uma solução fraca de permanganato de potássio;
- solução de ácido bórico (1-2 g por 10 l).
No outono, as raízes da clematite são cobertas com húmus, serragem, palha, despejadas com uma solução de fertilizantes de nitrogênio (50-60 g de ureia ou nitrato de amônio por 10 litros de água).
Grupos de cultivo e regras
Para a formação do arbusto de uma planta adulta, uma etapa importante é a poda. Com podas adequadas, as clematis crescem bem e encantam os proprietários com uma floração abundante. Os diferentes tipos de clematis são podados de várias maneiras: em alguns, apenas rebentos velhos e secos; noutros, poda-se a vinha, onde não aparecerão botões. Existem três grupos de poda.
1 grupo (A)
Poda pequena, remova os brotos que interferem com o crescimento da planta, velha, quebrada, crescida demais. Eles incluem clematis florescendo nos brotos da última temporada. Após a floração, uma parte do caule com uma flor é cortada. Há poucas ou nenhuma flor nas flores cultivadas este ano. Cubra bem no outono.
2 grupos (B)
A poda moderada é realizada para distribuir uniformemente os brotos. Se necessário, remova o broto completamente. O segundo grupo inclui variedades em que as inflorescências aparecem nos brotos do ano passado e do ano atual. Em flores velhas aparecem em maio - junho. Não dura muito. Nas novas, ela floresce profusamente no verão e continua até o outono. Podado 2 vezes ao ano. Após o desaparecimento das flores em junho, os caules com pedúnculos ou parte do cipó são cortados a uma altura de cerca de um metro do solo. A segunda poda é realizada após o final da floração no outono.
Grupo 3 (C)
Pode podar a maior parte da planta intensamente. A floração ocorre em rebentos jovens. Bloom de julho a setembro. Antes de se abrigar no outono, corte o primeiro botão ou completamente. O arbusto deve ser pinçado para a densidade da folhagem e para que a clematite se ramifique bem. Normalmente, os topos dos rebentos jovens são cortados ou arrancados, após o que se formam duas vinhas no lugar de uma videira. Este método ajuda a formar a aparência decorativa de uma planta adulta.
Métodos de reprodução
Clematite reprodutora em várias formas:
- estacas (verdes ou lenhosas);
- enxertia (o corte é implantado na raiz);
- dividindo o mato;
- camadas;
- sementes.
As espécies com flores grandes podem ser cultivadas vegetativamente - os híbridos não produzem sementes e o material resultante não herda as características das plantas varietais. Flor pequena e propagada por sementes. A poda para propagação por estacas é feita na primavera ou junho em uma planta especialmente selecionada para isso. Os rebentos são completamente cortados, deixando 1–2 nós com botões por baixo. Para as estacas, é retirada a parte central do rebento sem botões. O arbusto de onde foram cortadas as mudas é alimentado com fertilizantes minerais.
Os brotos cortados são cortados em estacas com um ou dois nós, removendo as folhas inferiores. O corte superior é feito acima do nó 2 cm acima, o inferior é chanfrado. O resto das folhas são cortadas em um terço ou metade, se muito grandes.
Mistura para estacas:
- areia grossa;
- vermiculita;
- perlite;
- turfa não ácida;
- areia;
- Terra.
A mistura é completamente desinfetada. As estacas são plantadas a direito ou obliquamente, deixando os botões ao nível do solo ou aprofundando 2 a 3 mm. Recomendado para ser plantado em estufa ou estufa. As estacas são sombreadas, pulverizadas 2 a 3 vezes ao dia, ventiladas, capinadas e regadas. A melhor temperatura para o enraizamento é de + 18–22 C. Depois de um ou dois meses, o enraizamento ocorre. O sombreamento é removido gradualmente. Para o enraizamento, regado com heteroauxina (1 comprimido por 10 l), para a prevenção do fungo "Fundazol" (1 colher de sopa. L. Por 8 l). No outono, as mudas são cobertas com serragem ou folhas secas e, por cima, com papel de alcatrão. Na primavera, as plantas com raízes são desenterradas e transplantadas para o local.
Doenças e pragas
No cultivo de clematis, os amantes destas vinhas enfrentam frequentemente várias doenças, que podem ser causadas por fungos ou pragas. Se o arbusto de uma planta adulta não formar botões, provavelmente está doente. As doenças fúngicas mais perigosas para a clematite: murcha, podridão cinzenta, fusarium, oídio, mancha marrom. A umidade torna-se um ambiente favorável para a aparência.A planta é tratada com fungicidas no período primavera-outono. Os rebentos afetados são cortados, os caules, as folhas e o solo são tratados com sulfato de cobre ou permanganato de potássio diluído.
O pulgão é considerado uma das pragas mais perigosas. Examine os rebentos, as folhas de ambos os lados, onde poderá encontrar pequenos aglomerados de insectos. Até que o pulgão preencha todo o arbusto, ele pode ser lavado com água ou uma esponja. Você pode plantar joaninhas, crisálidas, vespas na planta para a prevenção de pulgões. Plante alho e cebola nas proximidades para espantar as pragas com o cheiro.
Pulverizar com uma solução de vinagre com um borrifador ajudará a lidar com as colônias de pulgões. Usar:
- vinagre de mesa - 1 colher de chá. para 1 litro de água;
- maçã - 1 colher de sopa. eu. para 1 litro de água;
- essência de vinagre - 1-2 colheres de sopa. eu. 10 litros de água.
É necessário pulverizar no início da manhã ou no final da tarde. No caso de distribuição em massa, o tratamento dos pulgões é feito com inseticidas. Os pulgões são espalhados por todo o jardim pelas formigas: elas os transferem de uma planta para outra e a protegem dos inimigos naturais. As formigas são destruídas com ácido bórico, espalhando-o ao longo do caminho de movimento e próximo ao formigueiro.
Possíveis problemas
Clematis tem folhas verdes claras, os botões caíram, murcharam - as razões podem ser diferentes, mas provavelmente a causa foi um fungo, doença murcha. Um tratamento anual com fungicida ajudará a prevenir a ocorrência desta doença. Em caso de detecção:
- cortar caules murchas até a raiz;
- o caule e o solo ao seu redor são tratados com uma solução de "Fundazol", uma solução rosa de permanganato de potássio, uma solução de cobre-sabão (20 g de sulfato de cobre + 200 g de sabão + 10 l de água).
Folhas verdes pálidas podem aparecer por falta de luz solar se a clematite crescer perto de árvores ou cerca. Você deve prestar atenção em quanto tempo ele passa ao sol, ele precisa de pelo menos 6 horas por dia. As folhas enrolam-se na clematite - provavelmente, trata-se de uma doença fúngica ascocitose ou fusarium. As partes danificadas da clematis são removidas e tratadas: no caso de ascocite - uma preparação contendo cobre é pulverizada com "Fitosporin" ou "Alirin-B" (1 comprimido para 1 litro de água), no caso do fusarium - "Previkur". Flores e inflorescências enrolam-se e secam quando a clematis é afetada por um fungo.
Por causa do vento ou por descuido, o topo da trepadeira pode quebrar. Não há motivos para preocupação, o local quebrado é tratado com solução de permanganato de potássio, polvilhada com cinza triturada. A planta logo começará a produzir novos brotos. Não é necessário esperar floração abundante de plantas jovens. Ele virá apenas no terceiro ano após o desembarque. Para que a clematite floresça magnificamente, é necessário aumentar o sistema radicular da planta. A planta ganha bem o volume da raiz em solo aquecido. A cobertura com uma solução quente de fertilizantes estimulará o crescimento das raízes na primavera.
Água abundante e regular, alimentação e poda - todas essas etapas ajudarão a clematite a florescer abundantemente durante todo o verão.
Como salvar?
Clematis pode resistir a geadas de até -30 C. É muito importante fechá-los corretamente no outono e abri-los na primavera com o tempo. Antes do abrigo, o solo é escavado ao redor dos arbustos para que não se quebre com a geada, em climas mais amenos isso é feito para manter a umidade. Nas regiões meridionais (onde a temperatura de inverno é superior a –18 C), as clematis não são abrigadas para o inverno, são cortadas, aplica-se a fertilização necessária e é aterrada uma camada de terra seca. Na faixa do meio - Central Chernozem, Non-Black Earth e mais ao norte - as plantas são cobertas após o início da geada em tempo seco no final de outubro - início de novembro. Antes, eles não cobrem, as plantas podem morrer.
Clematis florescendo nos brotos desta estação, cortada em 2-4 pares de botões, cubra com uma caixa ou recipiente (espécie compacta), papel de alcatrão ou feltro; solo seco, turfa, húmus, areia, serragem, folhagem seca são distribuídos no topo (1-2 baldes por arbusto). Após uma nevasca, o topo é coberto por uma camada de neve. Uma cobertura de 20–25 cm ajudará as plantas a suportar geadas até –30 C ou mais. As videiras Clematis, que florescem na primavera em ramos invernados, são cuidadosamente removidas dos suportes. Os inviáveis são removidos e o resto é cortado em um terço. Eles são colocados em uma fileira ou em um anel perto de um arbusto em galhos de arbustos ou pinheiros. Cubra com ramos de pinheiro ou galho de cima e, em seguida, com um material que não permita a passagem de água (tábuas, feltro para telhados, feltro para telhados, película espessa). Serragem, terra, turfa ou neve são despejados por cima.
Resfriados não são tão terríveis para a clematite quanto o excesso de alagamento. Cobrindo arbustos para o inverno, é melhor não fazer o piso perto do solo. Eles colocam arcos baixos ou estruturas de reforço acima da cama. Com o início dos primeiros degelos da primavera, são feitos orifícios de ventilação. Eles removem o abrigo gradualmente: primeiro, uma camada de terra e serragem e, em seguida, placas ou material de cobertura. Eles fazem isso quando a temperatura noturna deixa de cair abaixo de -5 ° C.
Dicas para iniciantes
Ao escolher clematis para o jardim e não ter experiência no cultivo dessas plantas, é melhor prestar atenção às características do cuidado: grupo de poda, resistência às geadas, período de floração. Para o cultivador iniciante de clematite, recomenda-se selecionar variedades que quase não requerem poda, ou seja, o primeiro grupo (A). Variedades despretensiosas: "Ville de Lyon", Jacquemana, "Heigly Hybrid", "Justa", "Marmari".
É ideal escolher plantas bienais com sistema de raiz fechado (em um recipiente). É necessário garantir que não haja apodrecimento nas raízes e folhagem caída.
Ao comprar uma planta jovem no início da primavera, você terá que esperar por uma época adequada para o plantio. O recipiente é colocado no parapeito de uma janela ensolarada, o solo do vaso é desinfetado com fungicidas e inseticidas. Pulverize com solução de Epin. As raízes são alimentadas com vermicomposto. Eles são plantados após o fim da geada apenas em solo quente. A planta é levada para o local e deixada vários dias à sombra para adaptação. Em seguida, eles são plantados em terreno aberto.
Exemplos em paisagismo
Em pouco tempo, as videiras clematis cobrem as paredes e cercas com uma cobertura florida exuberante.
A cerca de malha regular se transformará em uma cerca viva com cores vibrantes.
O terreno, entrelaçado a uma belíssima trepadeira, vai se transformar e vai surpreender durante o período de floração.
Uma varanda ou janela decorada com clematis fará da casa uma extensão do jardim.
Em uma tarde quente, um mirante ou varanda entrelaçada com clematis criará uma sombra fresca, e flores brilhantes e perfumadas se tornarão uma decoração magnífica por mais de um ano.
Recomenda-se plantar pelo lado norte, sombreando as raízes com íris, malmequeres, calêndula, cinquefoil. Junto com liliaceae, ele cria composições incríveis.
A combinação de clematis e rosa é considerada tradicional para o jardim frontal inglês; a clematis não parece menos impressionante ao lado da hortênsia.
As variedades de clematis com flores pequenas e grandes crescem bem umas com as outras.
Para obter informações sobre como plantar corretamente a clematite com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Obrigado! Ele virá a calhar!
O comentário foi enviado com sucesso.