Clematis na Sibéria: plantio e cuidado, reprodução

Contente
  1. Variedades
  2. Plantar e sair
  3. Preparação para o inverno
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Possíveis dificuldades de crescimento
  7. Exemplos em paisagismo

Hoje, existem mais de 300 variedades de uma planta como a clematite. A única coisa que os une é que todas as variedades podem ser atribuídas à família do ranúnculo. Além disso, a principal característica destas plantas é a variedade de tonalidades, o que permite a utilização de clematis na conceção paisagística de qualquer local.

Variedades

Todos consideram as regiões subtropicais do hemisfério norte o habitat natural das clematis. Isso significa que eles podem ser cultivados até mesmo nas regiões da Sibéria. Seu nome vem da palavra Klema, dado a todas as plantas que sobem. Além disso, eles têm muitos outros nomes, entre os quais você pode encontrar clematis ou javali.

Clematis pode ter uma grande variedade de formas. Estes são arbustos e semi-arbustos, bem como vinhas herbáceas. Quanto ao primeiro, são caules bastante poderosos que sobrevivem facilmente ao período de inverno, mesmo sem poda.

Os semi-arbustos geralmente consistem em duas partes ao mesmo tempo. A parte superior da clematis morre a cada estação, e a parte inferior sempre permanece intocável.

As videiras herbáceas morrem completamente quando florescem. Novas vinhas aparecem apenas na primavera.

Além disso, o sistema radicular dessas plantas é de dois tipos. Um deles é chamado de pivô. Ela não tolera transplantes, então os assentos são selecionados com muito cuidado. O segundo é denominado fibroso; clematis com essas raízes são perfeitas para crescer em climas frios.

Para cultivar clematite endurecida na Sibéria, é necessário escolher variedades resistentes ao inverno. Ou seja, aqueles que não têm medo de invernos rigorosos, e também podem florescer rapidamente em um período muito curto de verão. É imperativo prestar atenção às variedades híbridas que são especialmente criadas para condições de frio.

As variedades de Clematis podem ser cultivadas na Sibéria, pertencentes ao segundo e terceiro grupos de poda. As plantas do segundo grupo podem florescer tanto em galhos jovens quanto em brotos que sobraram do ano passado. A única coisa que será necessária é podá-los de vez em quando.

Clematis, que pertencem ao terceiro grupo, são vinhas herbáceas.... Eles florescem apenas em brotos jovens. No entanto, eles devem ser cuidadosamente cobertos durante o período de geadas severas. Vale a pena considerar com mais detalhes as variedades mais comuns de clematis, que podem ser chamadas de siberianas.

"Elegia"

Esta é uma planta que pode ser atribuída principalmente ao terceiro grupo de poda. As lianas deste tipo de clematite podem crescer até 3,5 metros na Sibéria. A floração dura quase todo o verão, além disso, é muito bonita e abundante. As flores têm uma tonalidade roxa, seu diâmetro é de 13 centímetros.

Luther Burbank

Também encontrado no terceiro grupo de cultivo. Esta variedade é bastante resistente ao gelo. Suas vinhas crescem até 2,5 metros, e as flores lilases podem ter até 25 centímetros de diâmetro. A floração dura desde o início do verão e termina apenas no início do outono.

"Anastasia Anisimova"

Esta planta é um arbusto no qual se formam mais de 18 rebentos, o comprimento das vinhas chega a um metro e meio. Delicadas flores azuis podem ter até 12 centímetros de diâmetro. A floração dura todo o verão.

"O presidente"

Esta é uma clematite muito eficaz que deve ser fixada ao suporte.As vinhas de uma planta adulta podem crescer até 2,5 metros. As flores azuis podem ter até 14 centímetros de diâmetro. Esta variedade de clematis é adequada para decorar arcos e mandris.

Miss Bateman

É um arbusto com vinha, cujo comprimento chega a 2,5 metros. As flores brancas como a neve podem crescer até 14 centímetros de diâmetro.

"Sra. Cholmondeli"

Esta é uma clematite bastante grande. O comprimento de suas vinhas é de 3 metros. As flores também são grandes; com uma tonalidade lilás ou azul. Eles atingem 17 centímetros de diâmetro.

"Madame le Cultre"

Refere-se a variedades resistentes à geada, mas ainda precisa de pelo menos poda parcial. Cipós crescem até três metros, neles você pode ver um grande número de flores de uma tonalidade branca como a neve.

"Noite de Varsóvia"

É uma clematite muito bonita, muito usada para decorar gazebos ou arcos. Foi criado por um criador polonês, mas, apesar disso, apresenta resistência às fortes geadas, o que possibilita seu cultivo na Sibéria. As flores são de um vermelho vivo, quase cor de vinho.

"Dr. Ruppel"

Esta é uma das variedades mais despretensiosas que cresce muito rapidamente. Suas flores são muito grandes, com pétalas rosa e pontas claras.

"O pássaro cinza"

Esta clematite pertence a arbustos. A altura das vinhas atinge os três metros, e também apresentam uma tonalidade vermelho-acastanhada muito interessante. As flores são roxas. Se você olhar o arbusto de lado, ele se parecerá com um pássaro, o que fez com que os selecionadores tomassem esse nome.

"Victoria"

Esta é uma clematis bastante grande que foi criada no exterior. As vinhas desta planta são longas, até 4 metros. Em um arbusto, pode haver mais de 20 vinhas cobertas com flores lilases brilhantes. Perfeito para o cultivo nas regiões frias da Sibéria.

"Esperança"

Ela difere de outras clematis em seu tom roxo-rosa das flores. Eles estão localizados em vinhas de 3 metros. A floração começa no início do verão e termina com o início das primeiras geadas.

Plantar e sair

Esses são os dois processos mais importantes com os quais você precisa se familiarizar com mais detalhes.

Aterrissagem

Tendo escolhido para si a variedade de clematis de que gosta, tem de cuidar de plantá-la no solo. Isso deve ser levado muito a sério. O local deve ser ensolarado e protegido dos ventos. Na verdade, onde há muita sombra, a clematite se desenvolve muito lentamente ou pode até morrer. Além disso, não se deve plantar mudas nas terras baixas, pois ali se acumula ar frio, além de umidade, o que prejudica o seu desenvolvimento.

É fundamental que você garanta que o solo seja de boa qualidade. Terrenos arenosos e argilosos são adequados para o plantio, além disso, estão bem soltos. No Território Siberiano, a clematite vem crescendo há mais de 10 anos sem um transplante.

É melhor plantar arbustos jovens na primavera - de meados de abril a meados de maio. Neste momento, toda a neve já derreteu e a terra vai aquecer bem. Se as mudas forem compradas no outono, elas devem ser enterradas e polvilhadas com ramos de abeto; ainda vale a pena plantá-los na primavera.

Primeiro você precisa cavar um buraco. Sua profundidade deve ser de pelo menos 65 centímetros e seu diâmetro de até 70 centímetros. Em sua base, é necessário dispor a drenagem de tijolos quebrados. Sua espessura não deve ultrapassar 15 centímetros.

Depois disso, você precisa adicionar 20 quilogramas de húmus, 10 quilogramas de turfa, 10 quilogramas de areia, 1 copo de cinzas, ½ xícara de farinha de osso e ½ xícara de superfosfato... Além disso, bem no centro do poço, você precisa instalar um suporte e, em seguida, preenchê-lo até a metade com terra.

Você precisa colocar uma muda por cima, espalhar bem as raízes e polvilhar com o restante da terra. Se houver mais de uma muda, a distância entre elas deve ser de pelo menos 1 metro. Nesse caso, a clematite poderá receber a quantidade necessária de sol.

Cuidado

Para que essas lindas plantas possam agradar a todos pelo maior tempo possível, é necessário cuidar bem delas.

  1. Uma vez que todas as clematis são hidratantes, a rega deve ser feita com bastante frequência. Afinal, elas acumulam massa verde muito rapidamente e também formam um grande número de flores. Você precisa regar essas plantas uma vez a cada 7 dias, mas também deve se certificar de que o solo não esteja muito úmido. Além disso, deve-se lembrar que é necessário regar em abundância para que todo o sistema radicular da clematite seja umedecido.
  2. Após a rega, o terreno ao redor do mato deve ser bem afrouxado para que a umidade não evapore e também não haja muitas ervas daninhas.
  3. Além disso, você precisa cobrir todo o solo ao redor do arbusto. Como cobertura morta, você pode colocar serragem comum ou até mesmo húmus. Nesse caso, a cobertura morta após o afrouxamento será um excelente acabamento.
  4. Como a clematite está crescendo muito ativamente, ela precisará de muito fertilizante. Portanto, a alimentação deve ser feita regularmente. No início da primavera, a fertilização com nitrogênio é melhor. Quando a floração começa, fertilizantes de potássio serão necessários, quando a clematis desaparecer, você pode usar fertilizantes de fósforo.

Se a clematis tiver brotos do ano passado, depois que a planta florescer completamente, é necessário retirar todos os brotos, deixando pelo menos 20 centímetros de cânhamo. E também não se esqueça de brotos secos ou danificados. Eles devem ser removidos regularmente.

Preparação para o inverno

Embora a clematite inverta bem, a planta ainda precisa ser coberta durante as geadas. Você pode usar galhos de turfa ou abeto para isso e cobri-los com neve caída no topo. Além disso, você também pode cobrir o arbusto com uma proteção feita de placas de madeira ou material de cobertura comum. Na primavera, tudo isso terá de ser removido, e o solo ao redor do arbusto bem solto.

Reprodução

Um processo como o cultivo desta cultura é possível até na Sibéria. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, por exemplo, estacas ou camadas, ou simplesmente dividir o arbusto. Mas os especialistas não recomendam o uso de sementes para reprodução em climas frios. Afinal, todas as mudas cultivadas são silvestres e resistentes à geada.

Usando camadas

Uma das opções de criação mais seguras é este método.... Na verdade, com sua ajuda, você pode obter simultaneamente muitas mudas jovens da variedade de clematis que você gosta. além do mais pode ser usado tanto no outono quanto na primavera.

Para obter mudas, é necessário cavar um sulco não muito profundo próximo a um arbusto já maduro. Você precisa colocar os brotos mais longos e saudáveis ​​nele. Você pode fixá-los com grampos e, em seguida, borrifá-los com uma camada de terra, deixando as pontas no chão.

Quanto mais longos forem os tiros, mais camadas você terá. Regue-os regularmente. Após um ano, quando as camadas estão bem enraizadas, podem ser destacadas e plantadas em local previamente escolhido.

Usando estacas

A colheita das estacas deve ser feita no momento em que os botões começam a florescer. Desta vez, cai no início do verão. É preciso escolher mudas bem no meio do mato. Seu comprimento pode ser de até 10 centímetros. Cada um deve ter pelo menos um botão, bem como 2 folhas.

Após o corte, devem ser colocados em um recipiente com estimulador de crescimento. Isso irá acelerar bastante o processo de crescimento da raiz. Em seguida, eles devem ser plantados em um substrato de areia e turfa. Eles precisam ser regados diariamente, além de é necessário manter a temperatura dentro de +24 graus Celsius. Após 30 dias, as raízes devem aparecer, o que significa que as mudas estão totalmente prontas para o plantio.

Dividindo o mato

Este tipo de reprodução só é possível quando a planta tem mais de 3-5 anos. Para fazer uma seção de um arbusto, ele deve ser totalmente desenterrado e, em seguida, várias partes devem ser separadas. Cada um deles deve ter raízes, além de bons brotos. Depois disso, podem ser plantados em covas pré-preparadas.

Doenças e pragas

As clematis são plantas bastante protegidas, portanto praticamente não suscetíveis a doenças.No entanto, o mais comum entre eles é considerado uma doença como murchar. Em caso de infecção, as folhas murcham, escurecem e caem completamente. Para lutar você pode usar Misture bordeaux, ou polvilhe com "Fundazol".

Quanto a pragas, nematóides, ácaros e também o conhecido pulgão podem representar um perigo para as plantas. Você pode se livrar dos dois últimos com a ajuda de medicamentos especiais que são vendidos em lojas especializadas. Mas se for um nematóide, a planta deve ser completamente queimada.

Possíveis dificuldades de crescimento

Será difícil cultivar qualquer planta na região da Sibéria em condições naturais. Afinal, os invernos são bastante frios aqui, e nem todo arbusto de clematis pode criar raízes nessas condições. O principal é abordar corretamente a escolha das variedades de clematis, e também não se esquecer de cobrir a planta por um período de geadas severas, caso contrário, clematis frágeis podem até morrer.

Exemplos em paisagismo

Estas trepadeiras são perfeitas para decorar cercas, gazebos e até terraços de verão.

No Jardim

Clematis de diferentes variedades ficam muito bonitas juntas. Com a ajuda deles, você pode arranjar um belo lugar para beber chá no jardim. Bem no meio, você pode colocar um banco e uma pequena mesa portátil.

Perto da casa

Se você plantar clematis bem no canto da casa, em alguns anos ela se enrolará facilmente em todas as paredes. Vai ficar bem quase todo o ano.

Resumindo, podemos dizer que plantas como a clematite são adequadas não só para as regiões quentes do país, mas também para aquelas onde ocorrem fortes geadas. Mas, para isso, é necessário atendê-los adequadamente.

Veja abaixo as características de tratamento de clematis na Sibéria.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário