Clematis em paisagismo

Contente
  1. As mais belas espécies e variedades
  2. Combinação com outras cores
  3. Onde plantar?
  4. Cuidado correto
  5. Exemplos interessantes

Clematis é uma planta parecida com uma videira, com flores excepcionalmente brilhantes e bonitas. A cultura despretensiosa e vistosa floresce quase toda a temporada, e folhas verdes e suculentas e sementes ornamentais a adornam até o inverno chegar.

As mais belas espécies e variedades

Clematis se sente bem em qualquer solo, exceto encharcado. Prefere locais ensolarados, mas também tolera sombra parcial. É despretensioso e não necessita de cuidados especiais. Para o inverno, requer poda e isolamento.

As clematis diferem na forma do arbusto, no momento da floração, no tamanho das inflorescências e na cor.

O catálogo contém mais de 2 mil dessas plantas. Há representantes modestos com cores opacas, bem como espécies que chamam a atenção pela decoração e pela cor. Muitas vezes, a clematite varietal tem um cheiro agradável que atrai insetos.

A forma do arbusto é distinta:

  • plantas perenes herbáceas: para canteiros de flores, gramados, lagos ou bordas de pátios;
  • semi-arbustos: para decorar terraços, meios-fios, cercas baixas;
  • arbustos: plantados perto de cercas e em um jardim frontal com outras espécies;
  • cipós: pérgulas trançadas, paredes, cercas.

Pelo tipo e estrutura das flores, existem:

  • padrão - pétalas em uma linha;
  • semi-duplo - duas ou três linhas;
  • terry - mais de três linhas.

      A maioria das variedades ornamentais são híbridos obtidos com a participação de várias espécies de clematis. Cada um é atribuído por origem a um grupo específico. Por exemplo, O grupo de Zhakman foi obtido com a participação de Zhakman clematis, e do grupo Florida - clematis florescendo.

      Zhakman

      Pode crescer até 4 metros, tem sistema radicular desenvolvido. As flores são azuis, roxas, roxas, até 20 cm. Os botões são únicos ou 3-4 no pedúnculo. Sem cheiro.

      • Rouge Cardinal. Prefere sol e solo com boa drenagem. Escala sobre os suportes. Floresce de junho a agosto.
      • Purpurea. Um cipó despretensioso para o jardim da frente, cresce em vasos de flores na sacada e varanda.
      • "Chama Azul". Adora lugares bem iluminados, floresce duas vezes na temporada: em maio e em setembro. Resistente e despretensioso, mas em invernos frios precisa de abrigo.

      Flórida

      Liana cresce até 3 metros. O tempo de floração depende da variedade. As cores são branco, esverdeado e marfim, rosa, lilás. Flores até 12 cm, diferentes na forma e no número de pétalas.

      • A variedade de Siebold. Adequado para cultivo no jardim e em recipientes. As plantas em vasos hibernam em temperaturas de 0 a +5. A variedade precisa de boa poda e abrigo no inverno. Floresce de junho a setembro.
      • Alba Plenta. O período de floração vai de junho a setembro. Baixa resistência à geada. Cresce bem em recipientes que são transferidos no inverno para salas com temperaturas de 0 a +5.
      • "Noiva". Possui um aroma perfumado. Floresce de maio a setembro. Adora sol com sombra parcial. Resistente a doenças e frio.

      Quase nenhuma poda é necessária.

      Viticella

      A videira arbustiva atinge três metros de comprimento. Difere em flores grandes. A cor varia do rosa claro ao bordô.

      • Etoile Violette. Um híbrido resistente à geada que pode suportar até -20 graus, mas precisa de abrigo. Floresce de junho a setembro. Uma poda considerável é necessária no outono. Ama rega regular.
      • Espírito polonês. É uma sensação agradável à sombra parcial e ao sol. Floresce de junho a outubro. Resistente à geada. Tolera secas moderadas, mas prefere regas abundantes. No outono, precisa de poda completa.

      Patens

      Re-floração: primeira floração em maio-junho, segunda - no final do verão.Inflorescências de várias formas, tamanhos, cores: branco, rosa, lilás, azul, roxo. Existem inflorescências simples e turcas, monocromáticas e com uma faixa nas pétalas.

      • Primeira dama. Floresce em maio nos brotos do ano passado, floresce nos brotos deste ano de agosto a outubro. Winter hardy. É necessária pouca poda.
      • Variedade Multi Blue. Pode ser cultivada na varanda visto que a planta é pequena e cresce bem em recipientes. Os rebentos crescem até 2 metros. Ela floresce durante a estação quente.
      • Variedade Nelly Moser. Planta trepadeira, cresce até 3,5 m. Os botões são formados no ano passado e em novos brotos. Tolera bem a geada.

      Integrifolia

      Arbusto de até 1,5 M. Flores pequenas: branco, azul, lilás, rosa. Geralmente apresentado na forma de sinos ou estrelas. A planta tolera bem invernos rigorosos. Não gosta de alagamento do solo.

      • "Alyonushka". Pode atingir 2 metros de altura, mas é necessário suporte para brotos finos e flexíveis. Floresce do início de maio a setembro. Poda na primavera. Tolerante à sombra, mas o excesso de umidade no solo é contra-indicado. Resistente à geada.
      • Cultivar Blue River. Floresce de junho a setembro. O arbusto não se agarra aos suportes, mas precisa de uma liga. Pode crescer em recipientes. Resistente à geada.

      Lanuginose

      Cipó atinge 2,5 m. A floração da primavera ocorre nos brotos do ano passado, e começa nos novos em julho-agosto. As inflorescências lilases ou brancas têm 6 a 8 pétalas com tamanhos de 10 a 20 cm.

      • Valge Daam. Liana requer uma poda significativa. Não gosta de excesso de umidade. Floresce profusamente de julho ao início do frio. Pode ser cultivado em recipientes.
      • "Bailarina". Atinge uma altura de 3 metros.

      Antes do inverno, eles são podados e cobertos.

      Flor pequena

      Estas são videiras arbustivas. A diferença são consideradas flores pequenas, de até 5 cm, despretensiosas, apenas os brotos deste ano estão cobertos de botões. As flores são brancas, lilases, roxas, cor de mel. Exalam um aroma muito agradável.

      • Clematis quente. Uma videira forte com uma vegetação luxuriante e pequenas flores. Um broto pode ter até 400 botões. Aroma agradável de amêndoa e mel.
      • Clematis Manchu. Originário do sudeste da Rússia, encontrado na China e no Japão. Impermeável à geada, cresce bem em locais abertos. Os brotos antigos são removidos no outono. As flores são perfumadas. Adequado para criar uma sebe verde.

      Combinação com outras cores

      Ao combinar diferentes variedades e tipos de clematis, você pode obter opções de design interessantes para o seu quintal. Clematis em combinação com outras plantas criam composições incomuns no design paisagístico.

      Clematis dá-se bem com as culturas de escalada: capuchinha, hera, madressilva, lúpulo, uva silvestre ou fruta. Videiras de madeira são mais bem combinadas com clematis, que quase não requerem poda, e as plantas anuais podem ser plantadas com plantas que são podadas mais da metade no outono.

      A empresa rosa é perfeita para clematis. Um pátio inglês é tradicionalmente criado pela combinação desses dois tipos. Os caules sólidos e lenhosos das rosas sustentam as delicadas vinhas de clematis. As condições de manutenção e cuidado são tão semelhantes que as plantas não sentem o desconforto de tal vizinhança. As roseiras são combinadas de maneira ideal com a clematis integrifolia. Para opções de escalada, as subespécies Jacquemann ou Viticella serão a escolha mais bem-sucedida.

      Os brotos de clematis crescem mais rápido do que os chicotes de rosa. Portanto, é recomendável plantá-lo primeiro e, à medida que o arbusto fica mais forte, é complementado com uma pequena clematite em forma de liana. Para decoração, opções de cores monocromáticas ou contrastantes são selecionadas. As raízes da clematis preferem sombra, por isso é recomendável plantar grama ou flores com raízes rasas nas proximidades: calêndula, petúnia, capuchinha, malmequeres, gerânios, íris, flox.

      As videiras crescem bem com hortênsias, buddlea. Clematite queima de arbustos - com sabugueiro preto, acácia perfumada, bérberis. Espécies semi-arbustivas baixas - com lilases, roseiras, jasmim. As espécies de coníferas ficam bem com diferentes tipos de clematis, uma liana, lançada ao longo do tronco de um abeto ou pinheiro, parece bonita.

      Uma combinação elegante também será com um zimbro de baixo crescimento ou thuja.

      Onde plantar?

      Para plantar, escolha um local ensolarado. Alguns híbridos podem crescer e florescer em sombra parcial, mas pelo menos 6 horas do sol da tarde ainda é necessário. O solo requer fértil, úmido, bem drenado, neutro ou ligeiramente alcalino. Argila e umidade com uma localização próxima de água subterrânea não são adequadas. Você também precisará de proteção contra o vento, pois rajadas fortes podem quebrar vinhas e flores.

      As propriedades decorativas da planta são perfeitas para decorar uma área suburbana:

      • um único suporte entrelaçado com uma clematis parece muito bonito;
      • um arco ou um mirante, entrelaçado em um semicírculo com uma planta com flores, cria um visual romântico único no jardim;
      • no campo, onde não há lugar para o cultivo de árvores e arbustos, a clematite criará a sombra necessária;
      • folhagem exuberante com floração abundante no verão irá fechar a parede oposta à janela ou cerca, edifícios inestéticos;
      • clematis plantadas ao longo da cerca criam um bom isolamento acústico;
      • um cipó perto de uma casa de campo ou varanda se tornará uma proteção adicional do sol escaldante, e uma vegetação densa e flores brilhantes serão objeto de admiração;
      • plantas em uma treliça especial e uma pirâmide de estrutura parecem incomuns.

        A videira vertical tem várias desvantagens:

        • A folhagem densa e densa da planta cria condições para o aparecimento de umidade, esse tipo de paisagismo não é adequado para a parede norte;
        • fechando as janelas, a clematis sombreia fortemente a sala;
        • subindo no telhado, as plantas podem estragar a sarjeta.

        Clematis é usado em escorregadores alpinos, grutas rochosas, árvores retorcidas, canteiros de flores e gramados. Espécies de cobertura do solo florescendo rastejando em um tapete criam soluções composicionais incomuns. Em vasos e recipientes decorativos, eles ajudarão a decorar um terraço, varanda e até mesmo uma varanda. As espécies que florescem em épocas diferentes, quando cultivadas juntas, criam uma aparência decorativa durante o verão e o outono.

        Cuidado correto

        Ao escolher um local para a clematite, deve-se levar em consideração que os brotos crescidos podem sombrear parte do jardim. Melhor escolher um local no lado sul ou leste. Plantado na primavera. Em um grupo - a uma distância de meio metro, plantas individuais - um metro e meio, recuando meio metro da cerca.

        Essas plantas são resistentes a muitas doenças, mas seu sistema radicular é o mais vulnerável. É importante no verão manter a parte inferior da clematite à sombra, para não secar. E, ao mesmo tempo, o alagamento excessivo pode causar o aparecimento de fungos. Para evitar isso, é necessário realizar o tratamento com preparações especiais. As raízes e os rebentos precisam de abrigo da geada durante o inverno.

        A cobertura morta com húmus protegerá as raízes e se tornará um terreno fértil para a próxima temporada.

        Uma planta com flor precisa de rega abundante semanalmente e alimentação regular: 5-8 vezes por temporada. Os fertilizantes minerais são aplicados no outono no solo solto. A poda regular é essencial para o crescimento, desenvolvimento e floração abundante. A poda correta ajudará a formar uma videira e um arbusto, além de decorar esteticamente um canto do jardim. As clematis varietais são podadas em vários graus de intensidade.

        Para a correta retirada dos brotos, é necessário conhecer o grau de poda da variedade.

        Existem três grupos de acabamento:

        • primeiro um) - isso inclui as plantas que florescem na primavera nos brotos do ano passado;
        • segundo (B) - as flores da primavera aparecem nos brotos do ano passado e as do verão - nos novos;
        • terceiro (C) - as flores aparecem no verão apenas nos rebentos deste ano.

          As plantas do primeiro grupo são ligeiramente podadas na queda, a uma altura de 1-1,5 metros. No segundo grupo, a poda é feita duas vezes por estação: após a primeira floração e depois no outono. O terceiro grupo requer poda forte no outono, deixando cerca de 30 cm da raiz com vários botões.

          A duração da floração pode ser regulada pela poda dos rebentos mais fortes: as flores neles desabrocharão mais tarde e o resto terá tempo de desabrochar nesta altura. Com os devidos cuidados, a clematite pode florescer por vinte anos.

          Exemplos interessantes

          • Arco da clematite
          • Clematis no tronco
          • Combinado com uma rosa trepadeira
          • Beco verde
          • Liana no dossel
          • Decoração de dependências
          • Opções de varanda
          • Clematis com coníferas
          • Clematis na cerca viva
          • Na decoração do pátio
                        • Na parede da casa
                        sem comentários

                        O comentário foi enviado com sucesso.

                        Cozinha

                        Quarto

                        Mobiliário