Clematis em vaso: segredos do cultivo
Muitas culturas de jardim crescem muito bem em vasos e banheiras. Clematis é um grande exemplo disso. Além disso, os vasos, ao contrário dos canteiros de flores, são móveis, podendo ser reorganizados a pedido do proprietário no jardim, no terraço, junto à entrada da casa ou na varanda.
Quais variedades crescem melhor em um recipiente?
O mais bem-sucedido é o cultivo de clematis em miniatura, de formato compacto e caule de até dois metros de comprimento. Estamos falando de variedades como "Jeanne d" Arc "," President "," Mrs. Cholmondeley "e outras. Florescem por muito tempo e em profusão, além disso, apresentam um grande número de flores, cores e texturas de flores. Por exemplo, Ângela floresce com flores listradas, brilhantes e cativantes, enquanto o anão Piilu primeiro produz flores duplas abundantes e depois começa a florescer com flores listradas.
Você também pode plantar variedades de tamanho médio, mas é melhor colocá-las não em vasos pendurados, mas no chão. A clematite anã fica bem pendurada em vasos ou caixas compridas, baixando os brotos até o chão.
Uma muda para plantio em vaso deve ter sistema radicular bem desenvolvido, obtido seja pela divisão de uma planta adulta, seja cultivada por dois ou três anos.
Regras de pouso
Para plantar uma planta corretamente, você precisa seguir uma certa sequência de ações.
- As clematis são plantadas em recipientes na primavera, para isso usam vasos altos. O seu diâmetro não deve ser inferior a 30 cm. As caixas de madeira também são adequadas.
- Primeiro, uma camada de drenagem é colocada no fundo, ela deve ter cerca de 1/8 da altura da parede do vaso. O substrato pode ser gramado ou solo comum do jardim, misturado com composto ou húmus, areia e turfa. Certifique-se de adicionar superfosfato - 0,5 xícara e giz - 1 xícara.
- Imediatamente no momento do plantio, é necessário cuidar da instalação de um suporte - colocar uma escada ou trapézio de pelo menos um metro de altura para que seja possível fixar os brotos em crescimento com um intervalo de 20 cm.
- Em seguida, você precisa cavar o recipiente em um terreno aberto para que ele desapareça completamente. Durante a estação, a clematite irá enraizar bem, seus brotos irão crescer bem.
No final de outubro ou início de novembro, você precisa cavar um contêiner e cortar a parte superior dos brotos. Os rebentos em que floresceram não são retirados do suporte. O recipiente com a planta deve ser colocado no porão, a temperatura em que não será inferior a 0 graus e não superior a +2. Clematis ficará lá até janeiro. A sua manutenção durante este período é simples - raras regas, sem necessidade de alimentação.
Em seguida, deve ser transferido para uma varanda envidraçada, instalada em local suficientemente iluminado. A temperatura deve ser de + 8-12 graus, então o processo de brotamento será perfeito. Em temperaturas mais altas, nem um único botão pode aparecer. Assim que a brotação começar, você precisa aumentar a temperatura para + 15-18 graus ou simplesmente mover o recipiente para uma sala onde seja quente. Por volta do final do inverno e início da primavera, a clematite começa a florescer. É importante garantir que a luz solar direta não caia no solo dentro do contêiner.
Se os arbustos crescerem fortemente, então é melhor plantá-los ao ar livre e plantar mudas em vasos.
É melhor escolher uma capacidade maior, independentemente de ser uma banheira no solo ou uma plantadeira suspensa. A melhor opção são 20 litros, porém, em um balde de cinquenta litros, você pode criar uma composição de três arbustos exuberantes.
Cuidados com a planta
A rega da clematite que cresce em um recipiente é realizada a partir de um palete, e não por cima. A cobertura é feita regularmente, os fertilizantes minerais e orgânicos são diluídos em água para irrigação. Se a clematite não tiver luz suficiente durante a formação dos botões e a floração, pode alterar a cor das flores. Não há nada de errado com isso, basta fornecer luz suficiente para a planta e alimentá-la com nitrato de cálcio para que as flores recuperem a cor desejada.
Por mais de dois anos consecutivos, uma única e mesma muda de clematis não pode ser usada para forçar. Isso leva ao esgotamento severo da planta. Portanto, após dois anos de destilação, a clematis precisa ser assentada no jardim e deixada sozinha por alguns anos, permitindo sua recuperação. Condições naturais e bons cuidados contribuirão para isso. Assim que recomeça a floração intensiva, pode reutilizar a clematite na forçante.
Esta planta é relativamente despretensiosa e se sente muito bem ao ar livre. Não gosta dos raios brilhantes do sol, mas a sombra parcial é o melhor lugar para isso. Cuidar dele não é difícil, mas a regularidade é necessária em tudo - na rega, na alimentação, na identificação de doenças.
O transplante deve ser feito a cada dois a três anos sem falhar.
Doenças
As clematis são muito sensíveis a lesões no caule, através delas várias infecções entram na planta, incluindo a mais perigosa para elas - um fungo. Essa doença leva ao ressecamento do caule e, muitas vezes, à morte de toda a planta. Assim que notar os sinais de fungos, é necessário realizar uma poda total da clematite. - todas as hastes são cortadas no chão, só assim é possível salvá-lo. Se você teve sucesso e o fungo não causou danos radicais à planta, logo novos brotos aparecerão nos cortes e o arbusto crescerá novamente.
Clematis também são suscetíveis a pragas - pulgões, cochonilhas, moscas-mineiras e caracóis. Doenças como o oídio, manchas foliares e ferrugem não os contornam, embora existam variedades mais resistentes a insetos e doenças.
Onde a clematis é usada em recipientes
Estes arbustos são tão bonitos que são adequados tanto para decoração de casa como de exterior. A jardinagem vertical agora é usada tanto em instalações residenciais quanto em escritórios, e parece orgânica em qualquer lugar. No verão, a clematis fica linda em caixas compridas nas laterais do terraço. Pode ser utilizado na decoração de um restaurante, uma cafetaria e uma casa de campo. A variedade de variedades e cores da clematite permite enquadrá-la organicamente em qualquer interior, conferindo-lhe as cores do sabor mediterrâneo, relaxamento e frescura. Esta planta limpa o ar de várias impurezas prejudiciais ao liberar fitoncidas.
Você pode escolher variedades da mesma cor ou criar composições multicoloridas que formem belas combinações.
Para informações sobre como cultivar clematis em vasos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.