Clematis Zhakmana: descrição de variedades e dicas para cultivo
Clematis é uma planta trepadeira incrível com flores enormes. É difícil passar por uma videira em flor sem parar e admirar. O segundo nome de clematis é clematis, surgiu do cheiro acre e queimado do suco desta planta. Existem mais de 300 espécies desta cultura, e os criadores estão criando mais e mais novas variedades.
Características gerais
Uma das espécies mais espetaculares é a clematite de Zhakman. Na descrição deste grupo de clematis, deve ser mencionado que o seu nome deriva do nome da creche na Inglaterra (creche Jackman), onde a primeira clematis de Zhakman foi criada em meados do século XIX. Foi obtido pela hibridização de clematite lanosa, roxa e Henderson. Este tipo de clematite inclui plantas que crescem até 6 metros de altura. As flores são inodoras, pintadas em várias cores, do branco ao roxo escuro, e impressionam pelo tamanho: o diâmetro pode chegar a 20 centímetros.
O grupo das clematites de Zhakman inclui plantas, cujo cultivo está sujeito até mesmo a cultivadores de flores iniciantes. Estas clematis podem crescer em solos de qualquer composição, em áreas ensolaradas e sombreadas, eles toleram bem verões quentes e invernos gelados.
Uma característica distintiva da clematite do grupo de Zhakman é que as flores desta videira desabrocham apenas nos cílios jovens. A clematite em flor pode ser vista desde o início do verão até meados do outono.
Revisão de variedades populares
Vale a pena conhecer algumas variedades.
- "Superba" - uma das melhores variedades de clematis do grupo Zhakman. Os rebentos crescem até três metros. Durante a floração, eles são completamente cobertos por grandes flores de veludo roxo brilhante.
- "Chama Azul" - uma das variedades mais famosas e populares. É bastante despretensioso e pode suportar invernos rigorosos. Ela floresce no início de julho e nos agrada até o outono com flores de um azul rico aveludado.
- "Nikolay Rubtsov" - flores roxas escuras desabrocham nesta clematite. Então, sob os raios do sol, eles ficam rosa pálido. Portanto, em um arbusto de clematis, você pode ver flores de vários tons ao mesmo tempo. Clematis "Nikolay Rubtsov" ficará melhor em uma área sombreada.
- "Rahvarinne" - o resultado do trabalho dos criadores da Estônia. As flores da clematite são roxas, com uma faixa longitudinal escura em cada pétala. As bordas das pétalas são onduladas. Esta planta floresce de julho a outubro. Os flagelos de "Rakhvarinne" atingem apenas 2 m de comprimento.
- "Bella" - a única variedade relacionada à clematite de Zhakman que tem pétalas brancas como a neve. Uma liana de baixo crescimento de 2 metros durante a floração é toda coberta com flores brancas de tamanho médio. "Bella" parece muito vantajosa quando plantada perto de plantas de folhas escuras. Esta clematis não requer rega frequente, sobrevive facilmente a invernos rigorosos.
Características de pouso
Em primeiro lugar, para o bom desenvolvimento da clematite, é necessário escolher o local certo para o plantio. Clematis adora o sol, mas pode crescer em sombra parcial. Se você plantou clematis em um local aberto e ensolarado, plante algumas plantas baixas sob o arbusto para que as raízes da clematite não superaquecem.
O local onde a clematis crescerá não deve ser inundado com água. É mais aconselhável plantar clematis no início da primavera.
Como plantar clematis corretamente:
- cavar uma depressão no solo, cujo tamanho depende diretamente do volume do sistema radicular da muda;
- drenagem por leigos (seixos, brita, argila expandida);
- preparar o solo - misturar turfa, húmus, areia e terra lisa na proporção 1: 1: 1: 1, adicionar fertilizante para clematis, seguindo as instruções da embalagem;
- plante a planta no centro da cova de plantio, aprofundando ligeiramente o colo da raiz e polvilhando com areia.
Dicas de cuidados
Para obter uma planta saudável e com flores abundantes, você deve seguir as regras simples para cuidar da clematite.
Regue a clematite regularmente e em abundância. Quando uma crosta começa a aparecer na superfície do solo, é necessário soltá-la.
Ocasionalmente, você precisa aplicar fertilizante sob o arbusto em crescimento. Na primavera, os brotos jovens precisam de fertilizantes de nitrogênio e, quando os botões são formados, de fertilizantes de fósforo.
Como mencionado acima, as clematis do grupo Zhakman florescem apenas no chicote do ano corrente. Não há botões nos cílios do ano passado. Portanto, antes do início das primeiras geadas, a clematis deve ser cortada rapidamente. Depois disso, forneça abrigo, por exemplo, com fiado, palha, serapilheira.
Reprodução
A clematite do grupo Jacquemann pode ser propagada de várias maneiras. Vamos nos deter em cada um deles com mais detalhes.
Sementes
É importante saber que, ao semear sementes de clematis, suas características varietais não são transmitidas. A partir de mudas, crescerão clematis selvagens ou espécies.
As sementes podem ser semeadas em caixas para mudas ou diretamente no solo. Clematis não gosta muito de transplante, então as plantas cultivadas em mudas se desenvolverão muito mais lentamente.
Existem duas maneiras de propagar a clematite por sementes.
- Outono. Realizado antes da primeira geada. As sementes devem ser semeadas a uma grande distância umas das outras em covas ou ranhuras de 3 a 5 centímetros de profundidade.
- Primavera. As sementes devem ser estratificadas antes da semeadura. Eles devem ser mantidos por três meses em temperaturas de 0 a 7 graus Celsius. Para fazer isso, você pode colocar as sementes misturadas com areia úmida na geladeira por 12 semanas. Na primavera, a semeadura é feita da mesma forma que no outono.
Quando o primeiro par de folhas aparece, a clematis deve mergulhar. É aconselhável proteger as clematis jovens do sol forte. É necessário regar, remover ervas daninhas e soltá-los regularmente.
Depois de um ano, as mudas podem ser plantadas em locais permanentes, aprofundando alguns centímetros e cobrindo o colo da raiz com areia. As plantas jovens requerem abrigo obrigatório para o inverno com poda preliminar quase na raiz.
Por estacas
A clematite de Jacquemann pode ser propagada por meio de estacas. Este método permite preservar as características varietais da planta-mãe, mas a floração terá que esperar muito tempo. Antes da floração, as estacas são cortadas dos rebentos do ano em curso com uma ferramenta desinfetada afiada. Destes, apenas as partes do meio são tomadas com um par de internódios de 4 a 12 centímetros de comprimento. Corte cada folha ao meio.
Se desejar, você pode usar um promotor de crescimento seguindo as instruções na embalagem. O solo do jardim com a adição de areia e turfa é adequado para o enraizamento. As estacas devem ser aprofundadas até o primeiro entrenó e feitas mini-estufas para manter um microclima favorável. Clematis criará raízes em 30-60 dias. Neste momento, você precisa de:
- regar as mudas, certificando-se de que não há estagnação de água;
- borrife com água de um borrifador, proporcionando assim maior umidade do ar;
- ventile regularmente.
No primeiro inverno, as mudas devem ser cobertas com palha, folhas ou ramos de abeto. Mesmo as variedades de clematis mais resistentes à geada do grupo Zhakman precisam inicialmente de um abrigo cuidadoso.
Na primavera, as mudas de um ano podem ser transplantadas para um local permanente.
Ao dividir o arbusto
Se a clematite tiver mais de 5 anos e tiver crescido o suficiente, pode ser dividida. Além disso, as plantas jovens florescerão este ano. Clematis não tolera um transplante. Portanto, a clematite pode ser propagada dividindo o arbusto apenas em casos extremos: quando ele está muito espesso ou é simplesmente necessário transplantá-lo para outro lugar.
Você pode dividir a clematis na primavera e no outono. No início da primavera, você precisa escolher o momento em que os botões já estão inchados, mas o crescimento ainda não começou. E, ao mesmo tempo, o solo é suficientemente quente. Mas a clematis transplantada na primavera vai doer por muito tempo e se desenvolver mal.
Portanto, floristas experientes aconselham dividir o arbusto de clematis no outono. Então a clematis terá tempo para ganhar força e se mostrar em toda a sua glória.
Vamos considerar mais detalhadamente a divisão da clematite no outono.
- Cave buracos para o plantio, regando-os bem com água.
- Corte os brotos curtos, deixando dois entrenós em cada um.
- As raízes da clematite são muito sensíveis, por isso é necessário desenterrá-la com muito cuidado, tomando cuidado para não danificá-la. Suavemente sacuda o chão.
- Divida à mão ou corte a clematite em divisões com uma ferramenta afiada, cada uma das quais contendo 1 a 2 rebentos com boas raízes. Clematis só pode ser dividido em 2-3 partes.
- As raízes danificadas devem ser removidas. Coloque o delenki em uma solução fraca de permanganato de potássio ou "fungicida" por 15-30 minutos.
- Plante em um novo local permanente, aprofundando o colo da raiz em 5 a 10 centímetros. Não é necessário regar a planta imediatamente plantada. Isso pode ser feito depois de uma semana.
Camadas
Esta é uma maneira muito simples e confiável de criar clematis de Zhakman. Com ele, o arbusto original não é ferido. Esta opção de criação é usada na primavera ou no início do verão.
Um longo buraco de 10 cm de profundidade deve ser cavado na base do arbusto-mãe da clematite. Selecione um broto saudável e coloque-o horizontalmente na ranhura, deixando o topo da cabeça livre.
Cubra suavemente todos os entrenós com solo, sem borrifar as folhas. Fixe esse broto no solo prendendo-o com qualquer material disponível: arame, galhos, folhetos, grampos para plantas. Água em abundância.
Com muito cuidado, as raízes aparecerão de cada entrenó no final do verão. Mas não é recomendável plantar as crianças imediatamente. Na primavera do próximo ano, os brotos novos aparecerão e, no final do verão, poderão ser plantados, conforme as regras de plantio acima.
Existe outra opção para criar clematis por estratificação. É necessário furar o arbusto da planta-mãe com terra, não atingindo o 4º entrenó. Em 2 anos, e se você tiver sorte, em um ano, as plantas filhas aparecerão nos entrenós. Devem ser separados do broto enterrado e plantados em local preparado.
Doenças e pragas
Mesmo com os cuidados mais cuidadosos, as clematites de Zhakman são afetadas por doenças e atacadas por pragas.
Para derrotar a doença é necessário diagnosticar corretamente e prescrever o tratamento adequado. Vamos considerar algumas das doenças mais comuns que afetam a clematite.
Murcha (murcha)
Esta é uma das doenças mais perigosas que afetam a clematite. Um fungo do gênero Verticillium se instala nas plantas. O micélio desse fungo obstrui os vasos da clematite. Clematis para de respirar, comer, os brotos ficam marrons e murcham rapidamente. Cílios inteiros podem secar em um dia. Na maioria das vezes, esse fungo afeta clematites jovens, que não recebem luz solar suficiente. Lutar contra a murcha é quase inútil.
Você pode pulverizar a planta com fungicidas, mas, na maioria das vezes, isso não ajuda. É melhor arrancar e destruir um arbusto de clematis doente imediatamente para que outras plantas não sejam infectadas.
Podridão cinzenta
Quando essa doença é afetada, as folhas e pétalas da clematite são cobertas por manchas pubescentes cinza-acastanhadas claras. Este é o fungo da Botrytis. As folhas e rebentos afetados morrem, a clematis morre gradualmente. O fungo cresce bem em locais sombreados e úmidos. Os seus esporos, transportados pelo vento, instalam-se nas plantas saudáveis, e não apenas nas clematites, mas também em qualquer jardim, cultivo hortícola e ornamental.
Se o bolor cinzento não for eliminado, toda a área do jardim pode ficar danificada. As plantas infectadas devem ser tratadas com fungicidas, após a remoção de flores e folhas fortemente infestadas.
Oídio
É muito fácil distinguir esta doença de outras. As plantas afetadas parecem, como o nome indica, como se polvilhadas com farinha. O micélio crescido do fungo pode se parecer com uma penugem branca ou cinza clara. As plantas doentes se esgotam, murcham e morrem, à medida que o fungo suga todos os nutrientes da clematite. Assim como no caso anterior, as plantas plantadas à sombra adoecem com oídio. Eles lutam contra a doença tratando as plantas com sulfato de cobre ou uma solução de fungicidas.
Clematis do grupo Jacquemann também estão expostas à invasão de várias pragas.
Os nematóides são pequenos vermes que atacam as raízes e caules da clematite. O aparecimento de nematóides é evidenciado por suspensão do crescimento do arbusto de clematis, desfibramento das folhas e flores, feiúra dos botões, espessamento das raízes. A prevenção do aparecimento de nematóides é no plantio de mudas saudáveis e cuidado cuidadoso com clematis (rega oportuna, afrouxamento, remoção de ervas daninhas).
É impossível lutar contra os nematóides, portanto os arbustos doentes devem ser destruídos imediatamente.
Pulgões são pequenos insetos que se instalam na parte inferior da lâmina da folha e suga a seiva da planta. Ao mesmo tempo, as folhas se deformam e morrem, a clematis enfraquece, a floração cessa. A luta contra os pulgões consiste em:
- aumentar a umidade do ar ao redor da clematite borrifando-a com água;
- lavar os insetos com as mãos;
- tratamento com inseticida.
Ácaro-aranha - trança a parte inferior das folhas da clematite com uma teia de aranha fina. O ácaro em si é microscópico em tamanho, então muitas vezes a derrota da clematis pelo ácaro não é determinada imediatamente. Este aracnídeo suga os sucos da planta, a clematis enfraquece e seca gradualmente. Métodos de controle, como no caso anterior: aumento da umidade do ar e aplicação de inseticidas.
Lesmas - à tarde e à noite comem folhas e caules. Eles adoram umidade e lugares sombreados. Medidas de controle:
- coleta manual de pragas;
- cobertura morta com substâncias secas, como cascas de ovo, lascas de pedra;
- espalhar grânulos com "Metaldeído" ou sulfato de alumínio sob um arbusto.
Para as clematis dos grupos de Zhakman, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.