Clematis "Yulka": descrição da variedade, regras de plantio e cuidados
A "Yulka" é uma das mais belas clematis, destinada à jardinagem vertical e decoração de zonas ajardinadas. Esta luxuosa videira é ideal para pequenas áreas. Porém, ao cultivar uma planta ornamental, é importante entender como deve ser feito o plantio e os cuidados com a cultura.
Características da variedade
Clematis "Yulka" é uma videira herbácea de floração abundante, uma variedade cultivada por criadores poloneses e por sua extraordinária beleza e características úteis, em 2002 foi premiada com uma medalha de prata em uma exposição na Holanda. Aqui está uma descrição da variedade.
- Uma planta trepadeira ornamental tem ricas sépalas roxas. No interior, ao longo de toda a forma oval das pétalas, há uma tonalidade laranja-avermelhada escura de romã.
- Os estames prateados destacam-se contra este fundo profundo e parecem irradiar brilho.
- As flores são grandes, seu diâmetro é de 20 cm, durante a floração a clematite espalha um aroma único.
- A cultura não tolera lugares abertos e ensolarados, mas é ótimo se colocada nos lados oeste, leste e até norte.
- As videiras florescem durante todo o verão e terminam em agosto.
- Como todas as clematis, "Yulka" é imune a baixas temperaturas e tolera bem o inverno.
A planta é capaz de criar composições deliciosas em combinação com quaisquer plantas grandes de uma cor diferente, branco, amarelo, rosa pálido. Na maioria das vezes, rosas trepadeiras e dálias são usadas para isso. Graças às suas hastes flexíveis, "Yulka" pode se tornar um elemento de decoração para colunas, arcos, todos os tipos de toldos e pérgulas.
Liana pode facilmente cobrir qualquer arbusto ou árvore, se necessário.
Como plantar corretamente?
Para o plantio, você pode usar estacas cortadas no momento da formação do botão. No início, são mantidos em solução estimulante do crescimento, após a formação das raízes, são plantados em solo bem drenado. Deve-se ter em mente que nem todas as plantas serão capazes de criar raízes neste caso. Você também pode obter novas clematis dividindo - um arbusto-mãe adulto é cortado em várias partes com uma pá de jardim e plantado.
A melhor opção para a autopropagação é usar camadas. É muito mais fácil e também garante enraizamento. Quando os galhos se espalham pelo solo, eles devem ser colocados em um recipiente com turfa. As raízes aparecem literalmente em um mês, e então a muda pode ser separada da planta velha. O método da semente é usado para procriação posterior de clematis, portanto, quase nunca é usado por jardineiros.
Se você não quer se dedicar ao cultivo, faz sentido comprar uma muda em fazendas hortícolas especiais. Normalmente, a raiz é embalada em um saco de turfa e pode ser plantada imediatamente.
Ao plantar, considere:
- uma clematite diurna precisa de até 6 horas de iluminação intensa;
- a planta deve ser protegida de rajadas de vento;
- a água subterrânea ao desembarcar em terreno aberto deve correr acima de 1 m;
- nas regiões sul, a planta é plantada em sombra parcial, para evitar sua morte;
- se for necessário plantar uma videira ao longo da parede, é necessário um recuo de 40-50 cm - isso evitará a erosão do sistema radicular pela água da chuva que flui do telhado.
O pouso é realizado da seguinte forma.
- Previamente, é cavado um buraco com diâmetro de 0,5 me profundidade de 0,5 m, se o solo for leve, com solo argiloso, é necessário um buraco mais profundo e largo (0,7x0,7 m).
- Nele é feita a drenagem, constituída por brita e seixos de 15 cm de espessura.
- O substrato do solo é preparado a partir de solo de jardim misturado com húmus, cinza de madeira com adição de Nitrofoska e Superfosfato.
- A acidez ideal é pH 5,6–6,5. Solo muito ácido é diluído com cal apagada.
- 5-6 dias antes do desembarque, 25 litros de água decantada são despejados na cova.
- É necessário plantar uma safra em tempo nublado, de preferência úmido.
- A muda é colocada sobre um monte de terra, suas raízes são esticadas e cobertas com terra solta, compactando-a levemente. O colo da raiz fica imerso 10 cm abaixo da superfície do solo, assim, os botões ficarão protegidos do congelamento.
- Observa-se uma distância de 70 cm entre as plantas.
- Após a rega, o círculo do tronco é coberto com húmus ou composto.
A clematite pode ser plantada em terreno aberto no outono e na primavera. Mudas em recipientes - a qualquer hora.
Mais cuidados
O cultivo de clematis "Yulka" prevê a implementação de procedimentos de cuidados básicos.
Irrigação
As mudas novas devem ser regadas regularmente - uma vez por semana para que o solo seja umedecido a 50 cm de profundidade. Para plantas maduras, a profundidade é de 80-90 cm. Após a secagem, é importante soltar o solo para que as raízes respirem. No calor, a rega é aumentada em até 3 vezes em 7 dias. Uma liana adulta precisa de pelo menos 4-5 baldes de água.
Fertilização
Após o plantio por 2-3 anos, as plantas não perturbam, pois têm nutrientes suficientes embutidos no solo durante o plantio. Então, durante a estação de crescimento, a clematis é alimentada 1 vez em 15 dias: na primavera - com compostos de nitrogênio, e com potássio e fósforo durante a formação das flores e até o final do verão. Em momentos diferentes, a videira deve ser fertilizada com aditivos orgânicos - esterco de galinha, uréia. Nos últimos dias de agosto, a cinza de madeira é adicionada ao solo (2 copos para cada arbusto).
Poda
A clematis "Yulka" pertence ao 2º grupo de podas, portanto é imprescindível a retirada de brotos velhos com mudas após a primeira floração. Isso é necessário para o aparecimento abundante de flores no futuro. Antes do inverno, os arbustos são cortados, deixando 50-100 cm de altura do rebento. Para isso, a planta é removida da estrutura de suporte, os ramos secos e doentes são removidos e os brotos saudáveis são encurtados. Apesar da robustez invernal, costuma-se cobrir a clematis durante o inverno.
Também é importante amarrar regularmente a videira para que fique uniformemente distribuída sobre o suporte. O plantio adequado e a manutenção regular garantem o esplendor da clematite e sua floração vigorosa por um longo período.
Para obter informações sobre os cuidados com a clematite, consulte abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.