Clematis com folhas de uva: descrição, plantio e cuidado, reprodução

Clematis com folhas de uva: descrição, plantio e cuidado, reprodução
  1. Descrição
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Proteção contra doenças e pragas
  5. Reprodução

A clematite decorativa com folhas de uva é frequentemente usada para o paisagismo de um jardim ou quintal. Muitos estão interessados ​​em como cuidar dele, plantá-lo e propagá-lo.

Descrição

Clematis com folhas de uva pertence ao gênero Lomonos da família Buttercup. O arbusto se assemelha a um cipó. Cortes alongados de folhas nervuradas se enrolam, ajudando os galhos a agarrar a base de qualquer suporte e se agarrar a ela. Por sua capacidade de ondulação, a planta recebeu a definição "folha de uva".

Uma planta trepadeira é usada para decorar gazebos, terraços e várias cercas. Ele esconde perfeitamente várias falhas de construção. O arbusto fornece sombra adicional, trazendo frescor nos verões quentes e secos.

Na natureza, existem 2 formas de planta selvagem: clematite herbácea e semi-artesanal. Os rebentos herbáceos morrem após o período vegetativo, apenas as raízes permanecem. O tipo semi-artesanal tolera bem o inverno.

O sistema radicular de uma determinada cultura é de dois tipos:

  • haste fina;

  • fibroso ramificado.

As raízes estão localizadas nas camadas superiores do solo. Uma planta com o primeiro tipo de sistema radicular não gosta de transplantar. A cultura deve ser imediatamente colocada em um local permanente.

Os caules do arbusto são galhos finos e flexíveis com casca rachada marrom-escura. Muitos rebentos jovens aparecem neles todos os anos. Em uma temporada, o arbusto pode crescer fortemente.

As folhas pinadas complicadas consistem em cinco ou três lóbulos. Uma folha verde escura em forma de ovo com uma base arredondada e uma extremidade pontiaguda que lembra um coração. Dentículos grandes às vezes estão localizados ao longo da borda. As folhas lisas ou ligeiramente pubescentes podem ter um comprimento de 3 a 10 cm, largura de 3 a 4,5 cm. A floração começa 3 anos após o plantio.

Os botões são formados apenas em rebentos jovens. As flores brancas têm um aroma leve que lembra o perfume delicado das amêndoas. Seu diâmetro é geralmente de 2 cm. As flores assexuadas são coletadas em inflorescências paniculadas em pernas longas, que às vezes chegam a 12 cm. As flores têm a aparência de um asterisco. O núcleo é coberto por numerosos estames amarelos e rodeado por 5 ou 6 pétalas. A floração ocorre em junho-julho e pode durar até o final de setembro.

No final da floração, aparecem os frutos, coletados em cabeças guará. Suas bordas são espessas, o nariz penugento e pubescente pode ter 4 cm, enquanto as sementes alongadas marrom atingem 7 mm de comprimento e 4 mm de largura. Os frutos permanecem nos galhos por muito tempo.

Aterrissagem

Não é pouca importância a escolha de um local para o plantio de uma planta. A intensidade da floração e o desenvolvimento da cultura dependem disso. Um arbusto amante da luz requer a presença de uma sombra, caso contrário, as folhas queimarão e amarelarão ao sol. Ele precisa fornecer proteção contra correntes de ar e ventos. A cultura tolera bem a poluição por gás e fumaça.

Você precisa plantar brotos em setembro-outubro. Em áreas com invernos frios, é melhor plantar mudas no início da primavera.

Primeiro você precisa preparar o solo. Deve conter necessariamente areia, turfa, húmus em proporções iguais (cerca de 20% cada). A mistura resultante é despejada no solo escavado (30%) e, em seguida, deve-se adicionar giz, cinzas e fertilizante mineral complexo. Pedra britada é usada como drenagem.

O solo preparado é colocado em uma cova pré-cavada de comprimento, largura e profundidade de aproximadamente meio metro. As mudas são colocadas a uma distância de pelo menos um metro de outros arbustos. Eles são colocados em um buraco com uma profundidade de 15 cm, então regados e cobertos com uma camada de serragem. Cubra os brotos em baixas temperaturas noturnas.

Cuidado

Um arbusto despretensioso não requer muita atenção. Ele precisa de solo úmido, mas o excesso de umidade é indesejável. Regue conforme necessário. Em dias quentes e secos, rega abundante é realizada a cada 3-5 dias. Despeje 2 baldes de água sob a planta. O jato forte não deve atingir o centro do arbusto.

As plantas e flores anuais plantadas nas proximidades ajudam a manter a umidade e o frescor. O arbusto une-se lindamente com uma rosa trepadeira.

Para evitar o apodrecimento com o tempo chuvoso, é necessário inspecionar a parte inferior do arbusto. Os processos putrefativos contribuem para a morte da cultura. Para eliminar o apodrecimento após a secagem do solo, são usados ​​antifúngicos. Em seguida, o solo é polvilhado com cinzas.

A cobertura é feita no início da primavera com uma solução de cal: 1 copo por balde de água. Essa quantidade é suficiente para fertilizar 3 arbustos. Em seguida, afrouxe cuidadosamente o solo e polvilhe com serragem. Na primavera, fertilize com esterco de galinha em combinação com agentes de nitrogênio.

De maio a agosto, uma vez por mês, fertilizantes minerais complexos são alternados com meios orgânicos: esterco misturado com água. Antes da formação dos botões, fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados, então haverá muitas inflorescências exuberantes. No outono, use húmus e verbasco.

Recomenda-se podar o arbusto 2 vezes por ano. Na primavera, o procedimento é realizado antes do aparecimento dos rins. A poda na primavera e no outono dá à planta uma aparência cuidada e uma bela forma. As ervas daninhas são removidas conforme necessário.

Proteção contra doenças e pragas

Apesar da resistência a várias doenças, a colheita às vezes pode ser exposta à ferrugem, podridão das raízes e oídio.

  • A ferrugem é caracterizada pelo aparecimento de manchas nas folhas. A infecção se espalha rapidamente. Em um curto período de tempo, todo o arbusto fica coberto de manchas. O tratamento é feito com sulfato de cobre. Recomenda-se remover galhos danificados.

  • A podridão das raízes é causada por solo muito úmido. É necessário secar bem o solo, afrouxá-lo constantemente e seguir as regras de rega.

  • O oídio pode ser identificado por uma camada cinza nas folhas, que é removida com o líquido bordalês ou água com sabão.

Às vezes, os arbustos são dominados por pragas.

  • Os pulgões se alimentam do suco dos brotos e das folhas jovens, cobrem a cultura com uma camada pegajosa específica que provoca doenças fúngicas. Pode ser exterminado por pulverização com água com sabão.

  • O ácaro-aranha enreda as folhas e brota com teias de aranha, afetando todo o arbusto. O ácaro é reconhecido pelos pontos pretos na folhagem. O inseto é destruído com preparações Fitoverm e Actellik.

Reprodução

A planta reproduz em várias formas.

  1. As sementes são plantadas no início da primavera. Primeiro, eles são embebidos em água morna e depois plantados em um recipiente com uma mistura de nutrientes. Após a emergência, as mudas são mergulhadas e transferidas para a estufa. Lá ela fica por um ano inteiro. As mudas são transplantadas para um local permanente em campo aberto na próxima primavera.

  2. A clematis é propagada por estacas de 10-15 cm de comprimento por volta de julho. Primeiro, os pecíolos são colocados em um vaso com "Kornevin" por um dia, depois plantados em um recipiente com uma mistura de nutrientes. Um ano depois, eles são plantados em campo aberto.

  3. Por camadas, a reprodução é feita no meio do verão. O broto é jogado no chão, fixado com alguma coisa e deixado para germinar.

  4. A divisão do mato é realizada no final do outono ou início da primavera. Uma parte, junto com a raiz, é separada do arbusto-mãe adulto com uma pá afiada. O segmento de raiz danificado é polvilhado com cinzas e tratado com uma solução de permanganato de potássio. Após o plantio no solo, é necessário regar com água morna.

Veja abaixo para mais detalhes.

​​

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário