Clematis "Varshavska Nike": descrição, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. Descrição da variedade
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Grupo de corte
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Exemplos em paisagismo

Clematis não pode deixar de causar deleite. Durante o período de floração, independentemente da variedade, fica totalmente coberto de flores, tornando-se uma verdadeira decoração da sua trama pessoal.

Descrição da variedade

A clematite híbrida Warshawska Nike é o resultado do trabalho do criador de monge polonês Stefan Franczak. A variedade foi criada em 1982. Seu nome é traduzido para o russo como "Noite de Varsóvia".

A planta é uma liana decídua trepadeira, caracterizada por um crescimento muito rápido. Em condições favoráveis, os rebentos podem crescer 5 a 10 cm durante a noite, mas no verão o híbrido consegue crescer no máximo cinco rebentos.

Como a clematite cresce rapidamente, é necessário fixá-la a um suporte para que não quebre e tenha uma aparência atraente. Basta amarrá-lo em um só lugar. Devido às suas antenas, o híbrido se orientará rapidamente na situação e começará a entrelaçar sozinho a estrutura que lhe é fornecida, subindo cada vez mais. O proprietário só precisará direcionar as hastes de vez em quando para que o arbusto tenha uma aparência esteticamente agradável e não informe.

O procedimento deve ser feito com muito cuidado, pois as hastes são frágeis e podem quebrar.

A cor dos talos crespos é verde. Os caules são cobertos por folhas coriáceas ovais verde-escuras. Seu tamanho varia de 10 a 15 cm de comprimento. A planta tem um sistema de raízes poderoso que pode crescer tanto em profundidade (cerca de um metro) quanto em largura.

No início do verão, a clematite é coberta por flores grandes (12 a 17 cm de diâmetro) e incrivelmente belas. Suas pétalas roxo-violeta são aveludadas e agradáveis ​​ao toque. O núcleo é decorado com um monte de estames amarelos brilhantes. O período de floração é bastante longo e dura até setembro.

A planta não tem medo de geadas. Ele pode até mesmo suportar temperaturas tão baixas quanto -35 ° C. Ele não precisa de abrigo.

Aterrissagem

A "Noite de Varsóvia" precisa de um lugar claro, onde haverá muito sol. No entanto, o superaquecimento excessivo afeta negativamente a condição da planta, portanto, se houver excesso de luz solar no local, será necessário sombreamento. Para este propósito, você pode usar anuários atrofiados. Clematis não gosta de correntes de ar e vento.

Se a região tem clima frio, o híbrido é plantado no final de abril ou início de maio. Nas regiões sul, isso pode ser feito ainda em setembro. É importante que a muda tenha mais de um broto.

A perene é plantada em solo fértil, leve e ligeiramente alcalino. Se o solo não atender a esses requisitos, adicione turfa ou areia (1 balde), composto (2-3 baldes), superfosfato (150 g), farinha de dolomita (400 g). Todos os componentes devem ser bem misturados e adicionados ao solo. Este procedimento é realizado 1,5-2 meses antes do desembarque previsto da clematite.

Para plantar uma planta, faça um furo com 60 cm de diâmetro e coloque no fundo uma camada de drenagem, por exemplo, pequenos fragmentos de tijolo. Isso é necessário para evitar a estagnação da água, que é contra-indicada na clematite. Isso é seguido por uma camada de solo nutritivo, a planta perene é colocada no topo, as raízes são cuidadosamente esticadas. A última etapa é limpar o pó com outra camada de solo.

Observe que a muda se aprofunda em cerca de 10 cm. O solo precisa ser despejado várias vezes durante o verão. Coloque outras culturas a uma distância de cerca de 70 cm da clematite.

Cuidado

A clematis deve ser regada abundantemente uma vez por semana.Se o tempo estiver muito quente, o que é típico das regiões do sul, a rega é feita duas vezes por semana. O volume de água é diretamente proporcional à idade da planta, mas em qualquer caso, serão necessários pelo menos 10 litros de cada vez. A planta por si só indicará falta de umidade: suas flores ficarão menores e perderão a cor brilhante, os ramos crescerão mais devagar ou seu crescimento será interrompido por completo.

Para evitar o apodrecimento das raízes das perenes, rega-se em todo o perímetro. A folhagem não é afetada. Para fazer isso, você precisa recuar 30 cm da parte central da planta.

Para o normal desenvolvimento das raízes, é necessário que o solo seja enriquecido com oxigênio. A este respeito, é necessário afrouxar. O processo de cobertura morta ajudará a reter a umidade.

Os fertilizantes podem ser aplicados duas vezes por mês. Antes de iniciar o processo, leia atentamente as instruções anexadas às substâncias. Cada estágio do desenvolvimento de "Noite de Varsóvia" precisa de sua própria alimentação:

  • os botões incham - fertilizantes contendo nitrogênio;
  • formação de botões - potássio e fósforo;
  • floração de outono - fertilizantes contendo um complexo de minerais;
  • poda de outono - cinza de madeira.

Um cipó alto requer necessariamente uma liga ou suporte. Caso contrário, os brotos se quebrarão sob o peso da folhagem e das flores.

Grupo de corte

Clematis é uma planta do segundo ou terceiro grupo de poda. A poda é um processo necessário para garantir uma floração abundante e flores grandes. O procedimento é realizado duas vezes. A primeira vez que toca o caule do ano passado após o final da floração. Em um arbusto muito denso, você pode remover completamente o broto.

Os rebentos do ano em curso são cortados no outono, antes de se prepararem para o inverno. Isso deixa um rim. Na primavera, ao acordar, a clematite dará um grande número de rebentos. Depois que esse procedimento for realizado no outono, você deve cobrir imediatamente a clematite. Não o deixe ao ar livre.

O aspecto da planta perene é influenciado pelo grau de poda do arbusto. Existem várias de suas variantes. Para que a clematite floresça no devido tempo, são removidas as partes floridas dos ramos que se formaram no ano em curso. A próxima opção é média. Envolve a poda até o nível onde a primeira folha verdadeira foi formada. Ao podar pesadamente, o galho é removido completamente.

A poda permite ajustar a aparência da planta: sua densidade, floração. Sem ele, a clematite perderá sua estética e decoratividade.

Preparando-se para o inverno

Apesar de sua excelente resistência à geada, "Noite de Varsóvia" requer uma série de atividades que o ajudarão a sobreviver ao inverno com calma. Isso deve ser pensado até mesmo no estágio de pouso. É necessário aprofundar bem o sistema radicular para que não congele.

No final do outono, quando o processo de floração é concluído, eles começam a preparação para o inverno. Para isso, toda folhagem é retirada dos brotos, já que se trata de um viveiro para o desenvolvimento de esporos de fungos. A palha velha e outras plantas sob o arbusto também são removidas.

O colo da raiz e os ramos são tratados com líquido bordalês (solução a 1%). Esta etapa deve ser realizada até que o solo esteja congelado. Uma mistura de areia e cinzas é derramada no colo da raiz. Você também precisará de estrume ou turfa podre.

É importante que todas essas substâncias estejam secas.

Os rebentos que ficam no arbusto após a poda são cuidadosamente torcidos e colocados no solo. Uma camada de ramos de abeto é colocada por cima e, em seguida, um material de cobertura especial. Na parte inferior, é necessário deixar um local para que o ar possa fluir livremente para a planta.

Na primavera, com o início do degelo, a camada protetora de inverno é removida. É aconselhável fazer isso em tempo nublado. Além disso, a clematite precisará de um curativo superior. Para fazer isso, dilua a uréia em água morna - 10 g por balde de água.

Reprodução

Qualquer um pode propagar Varshavska Nike clematis - não é nada difícil. Os métodos mais simples são apresentados a seguir.

  • Divisão do mato. É adequado se a sua videira tiver de 5 a 6 anos. Clematis é desenterrado e dividido em várias partes. Nesse caso, o sistema raiz não pode ser danificado. Antes do plantio dessas mudas, elas são mantidas em uma solução que estimula o crescimento do sistema radicular.
  • Formação de camadas. Uma trincheira é cavada próximo ao arbusto, na qual o broto é dobrado e colocado. Adormeça com terra, derrame bem água e polvilhe com cobertura morta. O procedimento é realizado no outono. Se o galho estiver enraizado, na primavera novos brotos aparecerão nele. É necessário separar um novo arbusto e transplantá-lo para um local permanente no outono.
  • Reprodução por brotos verdes. Quando os botões da clematite começam a se formar, cortam-se estacas de 10 cm de comprimento, retira-se a folhagem da parte inferior e, da parte superior, corta-se ao meio. O corte é tratado com uma composição que promove a formação do sistema radicular. O caule é plantado em ângulo e coberto com uma jarra ou filme. A terra para tal colheita deve ser feita de uma mistura de turfa e areia. O fato de a planta ter criado raízes será indicado por novas folhas. O transplante é realizado quando a clematite finalmente fica mais forte.

Doenças e pragas

Como qualquer outra planta, a "Noite de Varsóvia" pode adoecer ou se tornar alvo de pragas de insetos. Considere os problemas mais comuns que o dono da clematite pode enfrentar.

  • Ferrugem. As manchas nos brotos e nas folhas indicam sua aparência. Sua cor é laranja brilhante, como uma casca de laranja. O problema não pode ser ignorado, pois com o tempo, os brotos começam a se deformar e as folhas vão secar. Preparações como "Hom", "Topázio", líquido bordalês (solução a 1%) eliminam a ferrugem. Eles precisam processar a planta. As medidas preventivas incluem a remoção de ervas daninhas e galhos afetados.
  • Podridão cinzenta. As condições favoráveis ​​para o seu aparecimento são a humidade muito elevada. Sinais - manchas redondas acastanhadas-acinzentadas com uma flor prateada. Você precisa começar a luta imediatamente, já que os esporos de podridão são facilmente carregados pelo vento e podem infectar as plantas próximas. Os meios de luta são "Azatsen" (solução a 2%), "Fundazol". Todos podem prevenir o problema: é importante evitar a rega excessiva e a estagnação da água no furo.
  • Oídio. A doença afeta absolutamente todas as partes terrestres da planta. O tratamento inoportuno levará à morte da planta: os rebentos cairão. Pulverizar com refrigerante ou "Topázio" ajudará a se livrar do oídio.
  • Wilt. A doença é causada por um fungo microscópico que vive no solo. Sua ação visa o entupimento dos poros da planta. Clematis não consegue respirar, perde folhas. Sinais da doença - aparecimento de manchas marrom-acastanhadas nas folhas. Você pode se livrar da murcha com a ajuda de fungicidas de amplo espectro de ação. O tratamento só ajudará se a doença estiver em um estágio inicial de desenvolvimento.
  • Nematóides. Eles são pequenos vermes que crescem nas raízes de uma planta perene. Você pode até comprar uma planta já infectada. Um sinal de dano é o aparecimento de espessamentos e crescimentos nas raízes. A exposição a pragas faz com que o crescimento da clematite pare. Nesse caso, as folhas ficam pequenas, as flores podem não se formar, os botões existentes caem. Se o problema estiver ocorrendo, a planta não pode ser ajudada. Deve ser removido do chão e queimado. Além disso, o solo é tratado com produtos químicos especiais no local da muda.

    Exemplos em paisagismo

    Com os devidos cuidados, a duração da Noite de Varsóvia é de cerca de 30 anos, então a planta é amplamente utilizada para gazebos de paisagismo, áreas de recreação no jardim.

    • Freqüentemente, os proprietários de lotes residenciais instalam um arco decorativo que envolve as clematis. Este design parece muito impressionante.
    • As malhas são utilizadas como suportes, que são esticadas como uma tela.Brotos de clematis o entrelaçam, transformando-o em um verdadeiro tapete vivo.
    • Os suportes forjados com aberturas não parecem menos impressionantes. Eles são duráveis ​​para que possam ser reutilizados.

    Para uma visão geral da Varshavska Nike clematis, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário